cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Qiyana Reeves
Aronguejo
Aronguejo

Viego, o Rei Destruído - Análise da mecânica

Olá pessoal, pode parecer bem cedo para eu estar aqui fazendo um tópico sobre isso, mas brinquei um pouco com o Viego no modo de treino do PBE e quero compartilhar com vocês combos, runas e itens legais para o campeão. Vou dar uma recapitulada e fazer uma observação nas habilidades dele antes de começar a falar sobre o a jogabilidade dele:

Dominação Monárquica (passiva): Viego pode possuir temporariamente campeões inimigos que ajudou a abater, recuperando parte da vida máxima do alvo. Durante a possessão, os itens, ataques e habilidades (exceto a ultimate) de Viego são substituídos pelos do adversário abatido, e ele ganha uma conjuração da própria ultimate, Destruidor de Corações. Enquanto possui o inimigo, Viego também recebe velocidade de movimento adicional ao avançar em direção a campeões inimigos.

Observação: é bom que usemos a passiva dele com cautela, pois não vale muito a pena possuir alguns campeões. Devemos nos perguntar se vale a pena possuir um suporte ou um oponente que está mais fraco que você. Temos que levar em conta se a possessão será realmente útil para os próximos dez segundos. Porém, apesar de às vezes possuir um campeão inimigo ser cilada, a possessão lhe garante uma carga instantânea do R (do Viego) pelo tempo que ela durar (dez segundos), além de curar você em 10% da vida máxima do inimigo que você abateu, ao possuí-lo. Então, você não precisa, necessariamente, possuir um campeão inimigo e usar suas habilidades. Você pode usar a possessão para se curar e pra usar seu R de novo.

 

Espada do Rei Destruído (Q):

Passivo: os ataques de Viego causam uma porcentagem da vida atual do alvo como dano adicional ao contato. Quando ele ataca um inimigo no qual acertou uma habilidade recentemente, o ataque atinge duas vezes. Em vez de causar dano comum, o segundo ataque drena a vida do alvo, mas ainda aplica efeitos ao contato e pode causar acerto crítico. Esse efeito passivo permanece durante a possessão.

Ativo: Viego dá uma estocada com a espada, causando dano a todos os inimigos atingidos.

Observação: o Q do Viego é uma ferramente com baixo tempo de recarga (três segundos no nível máximo, escala com CDR também). Porém, ela tem um dano reduzido, bem como o Q da Samira. Essa habilidade funciona mais para ativar a própria passiva dos dois golpes, mas não deixa de ser útil, pois o dano é parecido com o dano de um ataque básico. Além disso, a passiva dos dois golpes só funciona em inimigos atingidos pelas habilidades.

 

Posse Espectral (W): após carregar, Viego dá uma investida à frente, lançando uma explosão de névoa que atordoa e causa dano ao primeiro inimigo atingido. A duração do atordoamento e o alcance da névoa aumentam com o tempo de carregamento, mas o dano e o alcance da investida, não.

Observação: apesar de no vídeo demonstrativo o Viego permanecer imóvel, ele pode andar durante a conjuração, porém terá a velocidade reduzida durante o tempo dela. Uma coisa importante é que essa habilidade não atravessa paredes, então, nem tente escapar através de uma.

 

Domínio Atormentado (E): Viego espalha uma onda de névoa negra em uma parede próxima. Enquanto está na névoa, Viego fica camuflado e ganha velocidade de ataque e velocidade de movimento.

Observação: essa habilidade só vai ser melhor entendida conforme os jogadores forem jogando com ela, pois é bem situacional, mas creio que você pode tentar enganar seus inimigos quando for gankar uma lane, colocando a névoa numa parede e escolhendo um dos lados dela para gankar sem que nenhuma sentinela te revele (exceto para as sentinelas de controle), mesmo que os dois lados estejam iluminados. Use-a também para adquirir velocidade na hora do gank ou para fugir de alguém, mas lembre-se que dentro dela você está camuflado, não invisível. Você pode usar essa habilidade longe de paredes também, criando um campo bem parecido com o W da Cassiopeia, onde você ficará camuflado se estiver dentro. E só mais uma coisa, use-a para lutar também, pois você ganhará efeitos especiais dentro dela.

 

Destruidor de Corações (R): Viego descarta o corpo que está possuindo e teleporta-se para a frente, golpeando o campeão inimigo com a menor porcentagem de vida ao alcance e causando dano adicional com base na vida perdida. Todos os outros inimigos ao alcance são afastados.

Observação: essa habilidade é parecida com o R do Pyke. Você pode usá-la para fugir se quiser e pode atravessar paredes com ela. Ela aplica efeitos de contato nos inimigos, então alguns itens (inclusive a própria passiva do Q) podem ter sinergia com ela. Runas também são ativadas, tais quais Pressione o Ataque ou Aperto dos Mortos-Vivos. Ela tem um dano base gigantesco e pode servir de engage.

 

Observações Gerais:

1) Viego é um campeão de dano crítico e algumas de suas habilidades escalam dano conforme você aumenta sua chance de acerto crítico.

2) Espada do Rei Destruído é um bom item para ele (seria ironia se não fosse, né?). Ao todo, com a passiva e com o item, ele pode causar 16% da vida atual do alvo como dano físico adicional.

3) A runa Pressione o Ataque tem uma sinergia enorme com ele por causa da passiva dos dois golpes (é bem parecido com a sinergia que ela tem com o Lucian). Utilize essa runa e irá ativá-la bem rapidinho. Além disso, como dito anteriormente, o R do Viego também ativa a runa.

4) O R do Viego não ativa a passiva dos dois golpes, só aplica efeitos de contato. A passiva dos dois golpes só funciona para habilidades básicas.

5) Por incrível que pareça, VIEGO NÃO GASTA MANA.

6) O alcance de ataque dele é 225 (maior que o da Irelia!).

 

Itens para o Viego: para o Viego, o ideal é fazer dano crítico. Mata-Cráquens funciona muito bem com ele por causa da passiva dos dois golpes, fora que o R dele também aciona o contador do item e o dano do item. De resto, Gume do Infinito, Espada do Rei, Lembranças do Lorde Dominik e A Coletora são itens excelentes para ele, além das Grevas do Berserker (bota).

Combos do Viego: o Viego possui um combo bem danoso e vou dar três exemplos para vocês.

WR: avance com o W no inimigo (você precisa acertar o W) e depois use o R.

Depois que atingir o inimigo com o W, quando você utilizar o R, irá ativar uma marca de Pressione o Ataque e ativará o contador do Mata-Craquéns. Como anteriormente Viego atingiu o inimigo com uma habilidade (W), ele poderá acionar a passiva dos dois golpes nele quando aterrissar com o R e o bom é que quando ele usar o R os ataques básicos são resetados. Ou seja, o R aplica efeitos de contato e depois dele, virão dois ataques básicos resetados. Então, R + passiva dos dois golpes = ativação de Pressione o Ataque e do dano do Mata-Cráquens. Nisso você já dá IK no inimigo.

QR: cause dano com o Q no inimigo e depois use o R.

Para esse combo vale a mesma explicação que para o de cima.

QW: avance com o W e acerte-o para ativar a passiva dos dois golpes, depois, ataque o inimigo com os dois golpes e utilize o Q nele, ativando novamente a passiva dos dois golpes e, então, utilize-os.

Esse combo é básico, pois só utiliza as duas habilidades básicas de dano dele. Esse combo também pode garantir IK e lhe garante quatro ataques básicos e, quem sabe, quatro acertos críticos.

Trouxe esses combos, pois são mais simples e lhe garantem IK fácil. De resto, você pode inventar outros combos com as três habilidades se quiser. Notem que esses combos só dão IK se o Viego estiver muito forte ou se o alvo for bem papel. Digamos que com build fechada ele pode dar IK num inimigo com até 3000 de HP sem armadura (no caso dos combos com o R).

Bom, é isso então. Sei que um texto assim cheio de frescuras é cansativo, mas tentei ser bem didático pra vocês.

 

 

Tags (1)
5 RESPOSTAS
Buuno
Aronguejo
Aronguejo

Essa análise ficou muito nice mano, eu tava bem confuso em relação as skills dele tu ajudou demais, vlw.
Guarasui
Aronguejo
Aronguejo

Valeu o review, gostei da explicatividade. Parece um monstro na team fight.

Boa análise!

Esse novo champ parece que vai entrar na listinha de campeões difíceis de balancear pq o kit parece ser mt forte,colocaram a passiva de um item no kit dele.


@Galo De Julliett  escreveu:
Boa análise!

Esse novo champ parece que vai entrar na listinha de campeões difíceis de balancear pq o kit parece ser mt forte,colocaram a passiva de um item no kit dele.

Era só a Riot criar o Kit ao redor disso. Mas ela como sempre adora enfiar um tanto de coisa no campeão pra deixar broken.

Dizzie
Lenda
Lenda

"Viego pode possuir temporariamente campeões inimigos que ajudou a abater, recuperando parte da vida máxima do alvo. "

Isso lembra a ultimate do antigo Mordekaiser.