cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Moderação
Moderação

Visões de Balanceamento - 08/05/2020

Hey pessoal!

Chegou mais um Visões de Balanceamento! Neste tópico o Meddler vai falar sobre comportamento prejudicial ao jogo e os próximos passos que a Riot vai tomar para cuidar disso. Então segue a tradução logo abaixo! Ah, não se esqueçam de comentar o que acharam destas informações e mudanças.

Publicação original: Meddler

Drill Barnacle_3-1589218603885.png

Oi, gente!

Nesta semana, decidi falar mais sobre feeding intencional (inting) e ociosidade (AFK), já que isso tem sido um tópico de discussão bem constante. Também é uma questão que devemos abordar mais, pois é um incômodo contínuo para muitos jogadores.

Resumindo: comportamentos que deliberadamente prejudicam as partidas é um problema quemerece ser priorizado. Em breve, vamos melhorar os feedbacks de denúncia e incluir um sistema de denúncia na Seleção de Campeões. Em médio prazo, vamos testar métodos mais eficazes para detectar feeding intencional e ociosidade deliberada. Ainda estamos considerando os próximos passos, mas nosso plano é continuar trabalhando nessa questão emlongo prazo. Vamos manter a comunidade atualizada mensalmente sobre o progresso interno eo andamento de testes em regiões específicas.

Drill Barnacle_4-1589218603886.png

A versão mais longa

Antes de mais nada, vamos deixar o assunto claro:

• Estamos falando de jogadores que estragam o jogo dos outros de propósito, tornando a vitória da equipe muito difícil ou impossível.

• Não estamos falando de pessoas que se esforçam de verdade, mas que acabam tendo uma partida ou uma série de partidas ruins. Um jogador pode ser absolutamente esmagado na rota, morrendo várias vezes. É bem diferente de um jogador decidindo que a partida já era e que vai ficar trollando os outros em vez de tentar vencer.

• Esse tipo de comportamento envolve atitudes como morrer de propósito enquanto finge que tentou, sair por aí roubando o farm alheio, ignorar objetivos e confrontos de equipe etc. Não é tão fácil de detectar quanto um simples AFK ou feeding intencional constante, mas ainda estraga partidas.

• Acontece em todos os níveis de jogo, mas costuma ser mais comum entre pessoas que jogam há um tempo e sabem como evitar o banimento pela nossa detecção de AFK e feeding intencional óbvio.Por terem mais destaque, é comum que streamers sejam punidos por esse tipo de trollagem. Porém, esse não é um problema exclusivo de streamers.

Bom, vamos explicar o que estamos pensando:

• Pra começar, essa área precisa ser mais priorizada do que tem sido ultimamente. Não fizemos o suficiente se constatarmos os problemas que esse tipo de comportamento ainda causa atualmente. Já estamos organizando os profissionais de outros projetos que podem ser alocados para este trabalho.

• Outra questão é que as soluções precisam ser realmente focadas nesses problemas específicos. Outras iniciativas de comportamento também são importantes: Honra, outros sistemas sociais e de reconhecimento, recursos com impacto social como o Clash etc. Nada disso substitui a ação necessária para lidar com esse tipo de comportamento prejudicial.

Bom, para ser mais específico, quais são as mudanças que planejamos?

Drill Barnacle_0-1589130639246.png

Agora - Melhorar o feedback de denúncia

Acabamos de estrear melhorias experimentais no nosso sistema de denúncias e notificações. Por enquanto, essas mudanças estão sendo testadas na América do Norte. Se tudo der certo, vamos implementá-las no resto do mundo em algumas semanas. Isso deve gerar um aumento considerável no número conhecido de punições.

Parte disso se deve a uma mudança em como as notificações de punição são geradas. Antes, os jogadores só eram notificados sobre denúncias que renderam punições SE a punição ocorresse imediatamente após a partida denunciada e SE a punição fosse aplicada seguindo a categoria específica da sua denúncia. No entanto, o sistema de punição acompanha as partidas ao longo do tempo e agrega denúncias de diferentes categorias. Assim, as notificaçõeseram bem menores do que as punições que de fato ocorriam. O novo sistema notificará sobre apunição de um usuário seja qual for a categoria da denúncia, e essa notificação será enviada mesmo que o jogador seja punido várias partidas depois.

Curto prazo - Denunciar e silenciar na Seleção de Campeões

Comportamento inadequado na Seleção de Campeões é um problema do qual os jogadores não têm tanta escapatória. Por volta do segundo trimestre, vamos incluir a opção de denunciar jogadores na Seleção de Campeões. Essas denúncias nos ajudarão a estabelecer uma base de dados para o comportamento na Seleção de Campeões. Depois, quando tivermos dados suficientes para identificar comportamentos diferentes com precisão, vamos lançar um sistema de punição.

Médio prazo - Detecção rápida e falsos positivos

Depois das mudanças acima, queremos reexaminar nossa postura anterior de detecção rápida e automática de jogadores que estão tentando perder uma partida. Sempre fomos bem cautelosos com isso por causa do risco de identificar (e punir) erroneamente um jogador que não estivesse trollando. Evitar banimentos temporários injustos é importante para oferecer uma boa experiência aos jogadores. Mesmo assim, é igualmente importante controlar trollagem proposital, autossabotagem e outros comportamentos. Em retrospecto, reconheço que podemos ter priorizado um tipo de problema à custa de outro, então queremos reavaliar nossas opções.

Compreender o que vocês pensam como jogadores de LoL pode nos ajudar bastante. Qual é a proporção aceitável de banimentos incorretos se isso trouxer uma queda notável na ociosidade e feeding intencional? Vale a pena banir por duas semanas um jogador que estava realmente tentando vencer se isso também banir 19 trolls? E se o banimento for injusto em 1/100 dos casos? 1/1000? Banimentos incorretos não são aceitáveis em hipótese alguma?

Longo prazo - A definir

Além disso, ainda estamos analisando as próximas abordagens que devemos investigar. Depois que esses projetos forem implementados, pretendemos trabalhar em mais elementos do que os apresentados aqui. Daqui a um mês, vamos atualizar vocês sobre o andamento das coisas!

42 RESPOSTAS
Highlighted
Lenda
Lenda

Re: Visões de Balanceamento - 08/05/2020

São ótimas mudanças, finalmente dps de tanto tempo eu li algo oficial da Riot relacionado a melhorar quanto a punições do trolls. Parece q estou sonhando, um tópico falando sobre melhorar o Client esse ano, e o outro sobre o Sistema de punições a jogadores trolls, feedback de denúncia, estaria a Riot finalmente ouvindo a comunidade? Antes tarde doq nunca, espero q não me iludir.
Highlighted

Finalmente, uma boa notícia. A Riot, enfim, toma decisões simples para resolver problemas complexos. Isso é muito importante para a comunidade, que tem reclamado do aumento constante de jogadores tóxicos nas filas ranqueadas em número exponencial.

A questão relativa à denúncia no lobby é muito importante, porque o lobby pode gerar um efeito snowball. O mid laner dá lock no Yasuo open, o adcarry bane o Yasuo porque pensa que é open, ambos já começam a discutir no lobby, o mid laner pega Soraka e trolla a partida propositalmente. Ambos estão errados e ambos devem ser punidos, tanto o adcarry quanto o mid laner. O mid porque agiu como uma criança mimada bestializada e prejudicou a partida dos outros três jogadores, e o adcarry por ter banido propositalmente o campeão previamente lockado.

Sobre a questão do feedback da denúncia, isso é essencial e reduz a impressão de que nada é feito contra os trolls. Como já disse em outras postagens, o Instagram, que tem milhões de usuários a mais que o LOL, concede feedback de toda e qualquer denúncia realizada, sendo ela procedente ou improcedente. O contrário disso é pura desídia por parte da Riot. Este passo também é importante.

Sobre os banimentos injustos: invariavelmente vão acontecer, mas nenhum deve ser tolerado. Portanto, se o jogador sofreu uma punição injusta, o ideal é que a Riot disponibilize um sistema de resposta imediato à solicitação do jogador, para avaliar a sua conduta e verificar se ela efetivamente se enquadra em um contexto de violação de regras. A impressão que tenho é de que as coisas no LOL demoram demasiadamente para acontecer, como se o foco sempre estivesse em pontos fora do objetivo central e daquilo que incomoda de fato a comunidade. Destarte, numa situação de banimento injusto, o jogador deve ter acesso a quem possa solucionar essa controvérsia imediatamente. Fatalmente isso atrairá o adolescente que foi banido com justiça e que quer espernear, por isso o sistema deve ser indene de falhas nesse aspecto.

Por fim, gostaria de ressaltar dois pontos que, aparentemente, não constam da lista de prioridades da Riot: o meta e o balanceamento.

Neste momento, tem sido terrível ser adcarry, e vencer partidas tem sido extremamente difícil por causa do fator top lane. A Riot introduziu alterações na rota para torná-la mais "relevante", e chegou à pachorra de publicar um vídeo dizendo que o "objetivo" foi "alcançado". Isso é um disparate. A top lane se tornou uma dor de cabeça pelo bem e pelo mal. É excelente quando o seu top vence e stompa a partida. É péssimo quando o top adversário vence e stompa a partida. Embora se trate de um jogo de 5 contra 5, é surreal e utópico imaginar que todos os 5 jogadores agirão corretamente para evitar o efeito "snowball" que essa circunstância cria. Geralmente, os bruisers agressivos - Ornn, Garen, entre outros - vão destruir a partida sozinhos. Destruir. Isso inclui ignorar as outras lanes e simplesmente descer o sarrafo, porque além de não morrer, o campeão bate como Satanás. Assim, essa reversão é imperativa, ao menos para que os jogadores da bot lane não sofram desproporcionalmente com o que acontece nas outras roles. Tem sido uma experiência frustrante, irritante, que não traz ao jogo a mesma diversão que ele gerava antes. Ultimamente, o LOL tem sido um game muito mais de estresse do que de alívio. Tornou-se um fardo e tanto.

Sobre o balanceamento: simplesmente ridículo. Em todas as partidas, ou meu time stompa, ou meu time é stompado. Raríssimos são os jogos equilibrados e definidos nos detalhes. A Season 10, com todas as alterações introduzidas no mapa (essa estupidez que fizeram com o dragão ancião e o acúmulo de almas, que foi um mismatch terrível e escabroso), modificou o jogo de tal modo que as coisas simplesmente não se resolvem mais como antes. O que quero dizer é que, embora a ideia seja boa, sua implementação agressiva foi precipitada, e isso se associou à falta de acesso que a Riot dá aos patches prontos para lançamento. Em síntese, com o início da nova Season, simplesmente os jogadores (em especial os junglers, maiores prejudicados) não tiveram tempo para se adaptar à nova realidade. Para quem começou a jogar há pouco tempo (como eu, 2018), essas modificações tornaram o jogo muito mais fácil de ser aprendido hoje do que reaprendido por quem já estava na ativa. Além disso, tem o tal do smurf, o verdadeiro câncer da SoloQ. O cara destrói dois ou três jogos até o seu MMR (ficção jurídica, aparentemente) se balancear. O resultado é que, em duas ou três partidas, ele já frustrou dez ou quinze jogadores. Quinze jogadores emputecidos porque tinha um cara do outro lado destruindo com o jogo do pessoal do Ferro, do Bronze, do Prata. O cara que geralmente chega no Platina e não consegue subir mais, porque ele não é nem bom o suficiente para estar no Diamante, nem ruim o suficiente para estar no Ouro. Além disso, como o cara tá no level 30, o brilhante sistema de MMR coloca outro level 30 do outro lado. Aí você tá na MD3, tem um newgen fazendo a MD10 no seu time que fica 0/todos, porque o adversário de rota dele é um smurf que resolveu surfar no Prata porque não consegue sair do Platina. Acho que já me fiz entender.

Essas são as minhas considerações e sugestões. Sei que não serão lidas, mas vocês fingem que leem e nós fingimos que estamos satisfeitos. Geralmente é assim que funciona com a Riot.

E consertem esse client escroto.
Highlighted

Olhem só, uma nota oficial da Riot se posicionando sobre o atual sistema. E ainda admitindo que não estão dando a atenção devida à esse problema (o que todo mundo já sabia).
É um começo.
Espero que essas mudanças sejam implantadas em breve e sejam eficazes.
Highlighted

Sensacional a Riot estar dando atenção específica e detalhada a essa questão. Vou falar pelos elos que naveguei (ferro, bronze e prata). São elos baixos, iniciantes... vejo muitos jogadores ainda aprendendo e que cometem muitos erros, porém com um comportamento positivo ou ao menos neutro. Os afks sao simples de serem detectados. Feeding intencional e declarado vi muito pouco... nao declarado acho extremamente difícil de avaliar. O que utilizo para meus reports é ver se o comportamento verbal do player é negativo/ofensivo e com isso farei meu report, se nesse contexto ele também morreu muito, vai fazer parte do report o feeding intencional. Com isso entro no ponto principal que vejo, ao menos nesses elos, a maior trollagem que podem cometer... são os haters / jogadores tóxicos... que em grande parte nem jogam tão bem qto cobram dos outros, fazendo isso de forma ofensiva e agressiva. Isso é um grande determinante para uma partida ir por água abaixo. Desmotiva os jogadores e tira o foco do game, que fica voltado para as discussões e brigas. LoL é um jogo de foco e persistência, com isso quantos jogos não saem de uma situação catastrófica no earlygame para uma virada maravilhosa no mid/late game. Faz parte da mágica do jogo. E quebrar essa possibilidade com essas brigas exageradas faz com que muitos players desses elos percam o engajamento com o game. Mutar é sempre uma opção madura e viável. Mas nem sempre optamos por esse caminho, fora que isso tira a possibilidade de vc identificar o hater e fazer o report adequado. Espero que abordem o tema também nesse espectro. Obrigado time Riot, contem conosco!
Highlighted

Você trouxe alguns pontos super importantes, outros são apenas sua perspectiva inflexível sobre a realidade. Mas o que me pergunto lendo tudo isso é... será você mais um dos haters tóxicos que vemos por ai? 🤔
Highlighted

@Cogumelo~, se a referência for para mim, reforço que xingar de "hater" e "tóxico" diante de fatos é somente uma forma de ser preguiçoso e não os avaliar.

Highlighted

Uma coisa que não foi abordada e que ate hoje eu acho que nunca ouvi a Riot falar sobre é a questão dos EloJobs (Jogadores que pagam para subirem suas contas de divisão) seria ótimo saber se a Riot esta fazendo alguma coisa sobre isso e quais os planos para combater essa pratica e punir jogadores (Quem sabe implementar uma categoria de reporte especifica?), lembro de um tempo em que se falava bastante dos EloJobs mas nunca ouvi um pronunciamento oficial da Riot, é não e como se não existisse ou fosse uma parcela insignificante de jogadores que o utilizam, qualquer jogador de LOL já entrou no Facebook, Instagram, etc.. e viu um anuncio de EloJob de varias empresas com milhares de curtidas e compartilhamentos, ou seja existem muitos jogadores EloJobs no jogo e me parece que a Riot simplesmente os ignora e deixa eles saírem impunes, sendo que eles acabam com a experiencia de jogo tanto quanto um troll, afk ou feedintencional, por mais que eles não cometam essas praticas, veja bem um jogador que e Prata paga para subirem sua conta para o Platina, por mais que ele realmente tente ganhar a partida não cometa feedingIntencional ou fique troll ele simplesmente não consegue pois o seu elo e nível de jogo não e de um jogador Platina e sim de um Prata ou seja ele acaba com o jogo dos outros 4 integrantes da equipe por ter pago o EloJob para aquela divisão, e com o sistema de proteção de queda de Divisão Plat/Gold etc... ele demora muitooo ate finalmente voltar para a sua real divisão pensem em quantos jogos ele vai estragar ate realmente voltar para sua divisão, isso se ele não voltar a pagar EloJob que pelo que eu vejo nos anúncios do Facebook esta cada dia mais barato justamente pela grande impunidade.
Highlighted
Tropa
Tropa

Amem que irão tentar solucionar esse problema, que aumentou assustadoramente nessa época de quarentena!!!!
Highlighted

Bom, já é um grande começo.
A questão de report na seleção de campeões vai ser de grande ajuda, pois ocorre muito de jogadores da própria equipe banirem o seu campeão já pré definido por vontade própria e sem nenhuma justificativa. 😕
Highlighted
Tropa
Tropa

Ótimo texto, cara. Eu senti que você expressou em boas palavras o que grande parte ou toda a comunidade brasileira do League of Legends vem enfrentando desde essas grandes implementações no jogo, até mesmo a mais antiga que joga desde o início. Eu percebo que o jogo se moldou de uma forma que está insuportavelmente impossível de contornar, no sentido de que existe ainda muitas melhorias a serem feitas. É uma pena mesmo redigir um texto eloquente como o seu e ter a sensação de que nunca seremos ouvidos ou atendidos de forma eficiente pela empresa...
Highlighted

Fico bem feliz com estas mudanças mas é importante salientar uma coisa @Real Caffrey:

"...que tem reclamado do aumento constante de jogadores tóxicos nas filas ranqueadas em número exponencial"

Não só devemos pensar nas filas ranqueadas, mas também no normal game e EM ESPECIAL no ARAM. Cito em especial o ARAM porque boa parte dos jogadores não respeitam o modo. Realmente o utilizam para feeding proposital, comportamento tóxico e ociosidade sem pensar nas consequências e prevendo não serem reportados por isso. Por mais que seja um modo que seja feito mais para diversão aos olhos da Riot, devemos lembrar que a própria Riot reconhece que alguns jogadores jogam exclusivamente o ARAM e a importância destes jogadores para a comunidade, então é importante também ter respeito por este público. É importante se colocar no lugar do outro: eu gostaria que atrapalhasse propositalmente minha partida ranqueada? Da mesma forma o jogador exclusivo de normal game e ARAM não quer que sua partida seja atrapalhada propositalmente por outro jogador. Não à toa as mesmas ferramentas de reporte que temos atualmente na fila ranqueada se aplicam ao ARAM. Temos essas ferramentas inclusive no TFT! Concordo com tudo que foi dito mas só gostaria de ressaltar que a ferramenta deve ser para todos os modos do jogo, e não exclusivo para as filas ranqueadas. Isso ajudará a termos um jogo melhor.

Highlighted
Tropa
Tropa

isso tem haver com a retirada das filas rankeadas?

Highlighted
Tropa
Tropa

Amigão, a Riot não balanceia o jogo para players do prata 4 não, ela balanceia o game para os cara do chalenger, que se deixar um champ um pouquinho mais forte, carrega solo o game ou o chamo vira insta ban. Não significa que você não sabe lidar com os champ no seu elo ou algo do tipo, que eles são fortes e quebrados, muito pelo contrário, eles são assim pq vc n sabe jogar contra, o seu time não sabe. Então revise os seus conceitos.
Highlighted
Tropa
Tropa

Isso sim é uma boa noticia, sinceramente o unico ponto que me traz uma experiencia negativa no game é exatamente os trollls e afks q encontro com muita frequancia nas partidas.
Highlighted
Tropa
Tropa

Estava ansiando por uma atenção nessa questão. Sobre o penúltimo tópico, minha opinião e "chute" (porque não tenho dados pra analisar): acho que se houver erro em algo entre 1/200 e 1/500 dos casos e o cara tomar suspensão da conta por 1 semana (duas é tenso), se eu fosse esse "um" ficaria feliz sabendo que outros 19 trolls estão sendo disciplinados.

Highlighted
Tropa
Tropa

Acho que a avaliação de bans também deveria passar por aqueles problemas no "client", pois volta e meia da bug na seleção de página de runas, selecionamos as nossas runas e quando vemos na página de carregamento da partida, estamos com uma página de runas pré pronta da riot ao invés da nossa editável e tem gente que acha que estamos trollando.
Eu já tomei ban por conta do "client" travar na seleção de campeões e parece que eu "esquivei" de uma partida, já levei ban por ter aceitado uma partida e o "client" não sair nunca da tela com o botão de aceitar, tendo que fechar o jogo e quando volta, volta depois da fase de banimentos, daí aparecem os erros em páginas de runas, feitiços de invocador.
Acho que outras questões deveriam ser abordadas pra de fato considerar que alguém está trollando o game. No mais os esforços até aqui são louváveis. E pra finalizar acho inaceitável que alguém leve ban injustamente, mesmo que puna quem de fato trolla, pois o que foi injustamente punido não poderá aproveitar de um server menos tóxicos, por justamente ter sido um alvo incorreto de um sistema que deveria protegê-lo.

Highlighted

Cara, finalmente punições até nas escolhas. Uhuuu!!! Mas se aceitam uma sugestão, seria muito interessante se vcs mudassem o sistema de pdl, como acontece no TFT. Como assim? Se os pdl`s que a pessoa recebe ou perde dependece exclusivamente dos seus atos mesmo em uma partida 5x5. Mesmo se vc perder uma partida vc nao perderia tantos pontos, pois se torna muito injusto 4 perderem muitas vezes 20 de pdl por causa de 1 uma pessoa. Acredito que isso ja impactaria nas trolagens do game. Pq a galera trola mesmo e pra ferrar com os caras do mesmo time. Mas se puderem fazer o que estao fazendo mas diminuir o impacto causado pelo troll na partida, inibi este tipo de atitude. Pq o cara vai pensar, pq vou trolar se nada vai acontecer com os caras da minha partida, vai perder a graca para este tipo de gente. Porque todo os teus ganhos de pdl ou perdas vai vir de acordo com os objetivos que voce fez e conquistou durante a partida. Exemplo, numero de drags, arautos torres, farm, assistencias e kills.
Highlighted
Tropa
Tropa

Interessante saber que estão preocupados com esse tópico, que tanto assola a comunidade há anos.

Bom, com relação ao tópico "Médio Prazo", me parece razoável dizer que quanto mais baixo o elo, maior deve ser a proporção. É mais comum um iniciante no Bronze ou no Platina?! Como foi dito, alguns "velhos de guerra tiltados" costumam culpar iniciantes pela derrota, quando eles realmente feedaram, mas não intencionalmente. 

Mas por outro lado, são, também, mais comuns os feeders nos elos baixos, visto que estão lá por indisciplina, já que "sabem jogar" mas não cooperam. Logo, 1 inocente ser banido enquanto outros 1000 culpados também o são, pode ser inviável, visto que esse "1" aumentará e muito devido ao alto número de jogadores iniciantes em elos mais baixo.
É necessário se ter os números para que haja um estudo. E a Riot os tem. Será que agora o LoL terá mais paz? :Champion38: :Summoner1:

Highlighted

Sabe eu acho muito bom o novo sistema e tudo mais...
Mas sobre o bug de fps e ping...
Alguém tem algum cometário?