Como main adc, posso relatar um pouco sobre a experiência de ter jogado com os recentes 'buffs' na lane.
Primeiro, esses 30 de hp não fizeram nenhum diferença. E isso eu falo sem exagero. Esses 30 de hp servem no máximo para aguentar 1/2 skill de um supp mago no earyl game e talvez você tenha tempo de gastar seu flash antes de ser completamente estourado por um nautilus/leona + adc de hard engage. O problema dos adcs não está somente nos adcs e m seus status base, mas, sim, nos personagens que eles vão contra. Todas as demais classes foram constantemente atualizadas, remodeladas e construídas, ao longo dos últimos 4 anos, para se encaixar na proposta de jogo cooperativo da riot. O problema é que esse jogo cooperativo é muito menos interessante quando a única função da sua classe é dar dano em objetivos. É claro que o maior DPS no final do jogo tende a ser o adc, no entanto, mesmo se levarmos em consideração esse ponto, há uma clara disrupção entre "eu ser o maior DPS do jogo" e "se eu tomar uma skill eu morro imediatamente". O jogo apresenta CCs demais, habilidades de burst demais, gap closers demais, itemizações demais contra essa classe e muitos outros fatores que fazem que, mesmo você sendo o maior DPS do jogo no late game, você simplesmente não consiga aproveitar disso porque o seu personagem morre para literalmente todas as demais classes. Antes de prosseguir, vou contra-argumentar alguns possíveis argumentos.
I)Ah, mas você precisa se posicionar melhor.
É bem mais fácil falar isso do que fazer. Isso porque muitas das habilidades que eu citei acima são maiores do que o próprio range do adc, o que significa que de duas uma:ou ele fica no range e pode tomar a skill a qualquer momento ou ele não dá dano porque vai estar fora do seu range de AA. Isso, sem contar, é claro, as um milhão de skills que todos os personagens têm para chegar no range do adc. Não há literalmente nada que você possa fazer contra um personagem que tem uma skill point in click e cujo range do pulo é até maior que o seu range de ataque básico (me refiro ao R do Rengar), ou, então, um personagem que tem 3 dashs num cd de 30 seg no nv 16. É simplesmente impossível conseguir desviar de tudo e continuar focando em dar dano.
II)Ah, mas é para isso que servem os suportes.
Ninguém joga de supp peel nos dias de hoje. Você da Riot infelizmente acabaram com essa ideia de um suporte ser um suporte. Tanto isso é verdade que 98% dos jogos eu caio contra ou um supp com um cc em cada habilidade ou um mago. Personagens como Brand, zyra e lux não deveriam sequer pisar na bot lane, justamente porque eles quebram toda a ideia de você ser um suporte; enquanto isso, os jogadores que pickam personagens tanks com muito cc só conseguem ver o inimigo e esquecem completamente do peel (claro, existem jogadores que não, porém isso é tipo 0.0001% dos jogadores de supps tanks...)
III)Ah, mas a função dos personagens é matar squish.
Eu entendo, o problema é que todos os magos e demais squishs conseguem fazer itens contra tais personagens. Magos têm uma infinidade de itens que dão sobrevivência a eles. Enquanto isso, o máximo que um adc pode fazer é uma cimitarra (cujos 30 de mr são completamente irrelevantes) e uma GA para garantir que ele morra 2 vezes na mesma fight.
Segundo, entendam de uma vez por todas que o problema dos atiradores NÃO reside apenas na classe, mas, sim, é um problema conjunto. Não somente os atiradores são a classe mais deslocada do jogo (leia-se: a classe que menos faz sentido com a proposta da Riot para o game) mas, principalmente, as demais apresentam MUITAS possibilidades. É tanto que somente dois adcs conseguiram causar um impacto real fora de suas rotas (Lucian e Kalista) e os mesmos foram instantaneamente nerfados sequencialmente. Enquanto isso, temos magos na bot lane que literalmente matam os adcs no nível 1 porque o range das skills é maior que o do AA do adc, o que significa que ou ele tenta desviar e não farma ou toma muito dano para tentar farmar alguns minions. E, claro, nada acontece com esses personagens, no entanto, é só um adc ser minimamente viável nas demais rotas que a Riot tenta apagar ele imediatamente.
Terceiro e último ponto, alterem URGENTEMENTE o EXP desse jogo. O sistema de nível no League está completamente quebrado. Isso porque os laners solos conseguem criar uma discrepância tão grande de EXP que, mesmo estando atrás em farm e em kills do que os adcs, eles jamais estarão níveis atrás. Para entender melhor o que eu tô falando, vejam esse post do Reddit:
https://www.reddit.com/r/leagueoflegends/comments/gvu30x/sneakys_thoughts_about_adc_role/É literalmente nesse nível de desbalanceamento que o sistema de EXP do game se encontra. Isso é uma clara desvantagem para a bot lane, pois, mesmo em situações muito favoráveis, o nunca estará nos leveis dos solo laners (mesmo que esses estejam 2/7 e o adc 15/1, como no vídeo).
Saindo um pouco da questão analítica e falando sobre a questão emocional, eu sinceramente não sei como a Riot não se tocou dos problemas citados. Não é como se eu fosse o único que falasse isso, no entanto, os rioters continuam ignorando quase que por completo os reais problemas dos adcs e, para dizerem que fazem algo, dão +30 de hp para a classe. Procurem, na postagem do Reddit, um comentário de um rioter e coloquem no tradutor caso não entendam inglês. É literalmente por esse tipo de ação dos rioters que eu fico completamente desmotivado a continuar no League, pois eu vejo que literalmente a classe que eu jogo há anos (desde que comecei no jogo em 2012) simplesmente é ignorada e rechaçada pela própria empresa. E, não contentes com isso, existem rioters completamente caras de pau que vão nos fóruns do jogo dizer "não vejo nada de errado com a situação"...
~Silver Bolts.