Highlighted
Tropa
Tropa

Yuumi e seu estado atual

Tenho observado a ação da campeã Yuumi nas filas do elo d2+, onde estou no momento, e após refletir um pouco sobre o papel da campeã nos jogos em que ela está presente se mostra tóxico e desinteressante ao jogador.
A Yuumi é uma campeã com a qual adoro jogar, porém, sinto que depois das mudanças, o papel dela se tornou super distorcido e tóxico para o jogo, e para argumentar a favor disso, farei uso de alguns argumentos.

1 - Sua habilidade Q (Projétil Errante) dar dano por base na vida atual do inimigo é uma anomalia sem tamanho, uma vez que nenhum suporte possui essa mecânica, e que permite a ela, enquanto linkada a um aliado, penetrar a vida do adversário (ainda mais se for um tank) com muita facilidade, ainda sem fazer ap. Em meus jogos, comumente faço a build de graal + turíbulo e itens de cura e regen de mana; concordemos que não é uma build com muitos status ofensivos, mas sim defensivos, de peel, mas ainda assim, consigo facilmente bater 300+ de vida em campeões como Vladimir, isso sem me expor, o que é extremamente errado para o propósito da campeã, que é proteger o aliado ao qual ela está linkada

2 - A mudança feita na habilidade E (Frenética), que proporciona uma cura maior, constante (sem depender, como antes, da vida perdida do aliado), além da velocidade de ataque ganha um valor muito grande, já que a Yuumi apenas precisa ficar parada dentro de um aliado curando e dando muito dano com seu Q, ou seja, é um jogo seguro e muito efetivo, o que não deveria acontecer, existe uma relação de risco/recompensa muito ruim aqui, já que ela não precisa se expor nem um pouco para curar com seu E

3 - Sua passiva (Bater e bloquear) não tem mostrado resultados efetivos, e acredito que o uso dela é o que diferencia uma boa Yuumi de uma Yuumi mediana, sua capacidade de sair, obter o escudo, voltar em segurança e proteger algum aliado deveria ser mais valorizada, porém, como disse no item 2, a cura do E é tão forte e tão confiável que faz com que não valha à pena se arriscar a descer de seu aliado para conseguir o escudo de sua passiva, já que a cura é incrivelmente maior do que o escudo, mesmo a Yuumi se arriscando menos para tal.

Todos os itens que listei acima são problemas devido ao papel da Yuumi no jogo. O fato de ela não precisar sair do aliado para obter o escudo torna a diferença entre boas Yuumis e Yuumis medianas quase nula, além de tornar o jogo dela muito mais monótono e vazio de ação, já que ela consegue apenas ficar grudada em alguém, de forma segura, spammando Qs e Es, sem se arriscar para pegar a passiva, que é o ponto crucial da campeã, já que, pelo menos na fase de rotas se mostra importante por causa da mana concedida, que a permite continuar cutucando e curando seu ADC.

Acredito que uma boa solução seria deslocar parte do poder do E da Yuumi para sua passiva, tornando mais gratificante o escudo que esta concede, além de que seu Q deveria ter menos dano, em troca de mais utilidade, com uma lentidão maior, acredito que essas medidas tornariam o papel da Yuumi menos tóxico e mais agradável aos main Yuumi e a todos os jogadores que convivem com esta campeã.

Grata pela atenção, espero que reflitam sobre

Tags (1)
31 RESPOSTAS
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: Yuumi e seu estado atual

Quando o campeão foi lançado, o escudo do AA era mais forte que a cura dela (a cura dela stackava até 2 vezes, mas juntava essas duas curas antigas e não dava 1 da atual) e apenas por conta disso sairam nerfando ela até matarem ela de vez, dai então fizeram esse mini rework com mais alguns buffs atual.
Yuumi é um campeão extremamente difícil de balancear porque qualquer nerf mata ela, enquanto qualquer buff deixa ela absurda.

Acredito que pra deixar ela usável sem ser OP ou um peso morto, primeiro teria que:
Tirar essa passiva de causar dano pela vida do Q, tornar o Q uma habilidade que cause dano em área assim que bater em alguém e dar slow em todo mundo que tomar o dano do Q.
Reduzir um pouco a cura do E pra forçar os jogadores a buildar mais itens de sup.
E deixar o resto do jeito que tá.
Highlighted
Arauto
Arauto

Nem lembrava que existia esse boneco de carregado, n precisa nem de QI no cérebro pra jogar com isso.
N tem diferença de uma Yumi boa pra uma Ruim pq é um campeão q até um iniciante extrai 100%.
nick>payphone
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Uma solução pra deixar ela mais fraca seria tirar o escalamento do dano do Q na vida atual do alvo,no caso ter um dano fixo que aumenta por nível e ,também, aumentar o casting do Q.Assim ela daria um dano fixo conforme o nível da habilidade(sem dar dano baseado na vida atual,o que diminuiria seu potencial de dano) mas tendo mais liberdade pra poder acertar o Q e usar o seu potencial de slow
Highlighted
Arauto
Arauto

As mudança que fizeram no W dela e de tirar a mecanica de ir no tp e algumas ult me broxou totalmente com esse champ
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Minha opinião:

A passiva dela é facilmente ignorada após a laningphase (e as vezes até na própria laningphase) então, o ideal seria fazer com que você reduzisse o cooldown da sua passiva em 1 segundo pra cada ataque básico que você dá no inimigo, e então diminuir um pouco da mana dada, aumentar um pouco o escudo nos níveis iniciais, pra que você possa realmente dar ataques básicos e diminuir o escalonamento de movespeed da cura dela.

O dano do Q tá aceitável, só essas duas coisas que, pra mim, estão ou fortes demais ou fracas demais atualmente.
"Eu vou na frente!". - MO, Tee.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Eu definitivamente detesto esse campeão. Tem uma mecânica pobre e se resume a ficar dentro de algum campeão forte e jogar duas mil curas por segundo. Pior ainda se for um boneco mais tank, tipo um Darius. Não precisa de QI pra jogar com isso. O mais batatão dos batatões consegue ser carregado sem problemas.
Simplesmente detesto o fato de ser um boneco que fica intocável fazendo um total de vários nadas em cima do esforço do outro. Nem pra wardar direito serve. *odeia o gato*
Infelizmente não sei nem como apontar algo pra melhorar. Bem, tem a desvantagem de que se você mata um campeão inimigo logo ganha outro abate de brinde. Isso acontece na fase de rotas, mas depois que aparece algum monstro feedado nem faz mais diferente. 😞
Highlighted
Tropa
Tropa

Completamente errado.O que faz diferença em um bom suporte é a noção de jogo e a habilidade com o campeão.Se você não tem noção nenhuma de jogo,usando a Yummi ou qualquer outro cmapeão,você será ruim de qualquer forma.Não entendo porque tanto preconceito contra essa campeã.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Completamente errado a sua colocação sobre a utilidade da Yuumi como suporte.

Sendo usado por alguém com o minimo de noção de jogo e tomada de decisões a campeã faz sim diferença em uma partida...

É como dizem, opinião é igual ** e cada um tem o seu.

Highlighted

@Ankou  escreveu:
Eu definitivamente detesto esse campeão. Tem uma mecânica pobre e se resume a ficar dentro de algum campeão forte e jogar duas mil curas por segundo. Pior ainda se for um boneco mais tank, tipo um Darius. Não precisa de QI pra jogar com isso. O mais batatão dos batatões consegue ser carregado sem problemas.
Simplesmente detesto o fato de ser um boneco que fica intocável fazendo um total de vários nadas em cima do esforço do outro. Nem pra wardar direito serve. *odeia o gato*
Infelizmente não sei nem como apontar algo pra melhorar. Bem, tem a desvantagem de que se você mata um campeão inimigo logo ganha outro abate de brinde. Isso acontece na fase de rotas, mas depois que aparece algum monstro feedado nem faz mais diferente. 😞

Tu pensa igual a uma Miss Fortune que peguei uma vez, que literalmente ficou indo base pra que eu desgrudasse dela (ela literalmente começou a spammar no chat "ain eu não sei jogar com isso em cima de mim) enquanto eu tirei quase metade da vida do ADC e garanti kills pra ela diversas vezes de Yuumi.

Eu quase sempre tenho a quantidade de warding mais alta da partida dos dois times, mesmo quando perco, e mesmo jogando de Yuumi (na verdade, eu comecei a melhorar meu warding justamente quando inventei de jogar com ela - se prevenir de gank é essencial jogando com a gata gorda).

Mas sim, é verdade que ela é bem simples de se jogar, e fica roubada com bruisers e tanks com muita regeneração de vida/roubo de vida. Por isso mesmo eu gostei das ideias da OP de balanceá-la e forçar a pessoa a sair mais de dentro dos champs. Eu já tenho um costume de sair pra procar o escudo, que eu acho bastante útil no early game.

Enfim, não precisa de tanto ódio. Boas Yuumis saem dos champs e wardam direitinho. A questão é a Riot ser esperta e botar mais estímulos pra gata gorda não ficar AFK em um parceiro. Gostei bastante das ideias da Seijuku por causa disso.

Highlighted

Yummi eh uma Janna soh q mais toxica.
Faz nada, soh precisa de UM forte no time, gruda nele e reza.
Nao vou dizer q eh o pior design do jogo mas ta nos top 30... comp queria q esses 30 fossem removidos, refeitos. Jogo ia melhorar bastante.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Você só citou os pontos fortes do campeão. Mas aqui vai os fracos (pelo menos os que eu observei nos meus games)

1 - Yuumi praticamente não existe na lane, tornando o ADC um alvo FÁCIL
É a questão do 'Suporte morrer pelo adc'. A Yuumi não tem isso porque se você pega o adc no qual ela está linkado, você também pegou ela, a proteção é quase nula (principalmente se você conseguir forçar ela a usar escudo ou heal). Em suma, um bom engaje simplesmente acaba com os adversários (ou com você, caso ela seja seu sup).

2 - Uma vez atrás, sempre atrás.
Outra coisa que eu percebi foi: Se ela morre 1 vez (sério, uma vez) praticamente acabou a lane pra ela (já que o sustain e o escudo que ela fornece são praticamente ridiculos se comparado a campeões como Soraka, Janna, Taric e pah). Combinado com o fato do ADC estar 'solo' graças ao parasitismo (XD) invulneravel dela, a lane simplesmente está perdida.

3 - Uma utilidade PORCA
Sério. Eu odeio Yuumi, com força mesmo, porque ela é um retalhe de um monte de suportes só que piorado pra caramba com (como eu já disse) a droga da habilidade de deixar o adc solo na lane. Um engage bem dado e é double kill.

Bom, essa é só minha opinião pra interagir com o post 😕
Highlighted
Barão
Barão

Morte é o melhor controle, Assinado Pyke.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Uma solução seria remover essa porcaria do jogo.
Campeão escroto! O mínimo de QI para jogar com essa gata nojenta é o mesmo QI de um rato, e olhe lá.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

@EnrabadoraComuna  escreveu:

@Ankou  escreveu:

Tu pensa igual a uma Miss Fortune que peguei uma vez, que literalmente ficou indo base pra que eu desgrudasse dela (ela literalmente começou a spammar no chat "ain eu não sei jogar com isso em cima de mim) enquanto eu tirei quase metade da vida do ADC e garanti kills pra ela diversas vezes de Yuumi.

Eu quase sempre tenho a quantidade de warding mais alta da partida dos dois times, mesmo quando perco, e mesmo jogando de Yuumi (na verdade, eu comecei a melhorar meu warding justamente quando inventei de jogar com ela - se prevenir de gank é essencial jogando com a gata gorda).

Mas sim, é verdade que ela é bem simples de se jogar, e fica roubada com bruisers e tanks com muita regeneração de vida/roubo de vida. Por isso mesmo eu gostei das ideias da OP de balanceá-la e forçar a pessoa a sair mais de dentro dos champs. Eu já tenho um costume de sair pra procar o escudo, que eu acho bastante útil no early game.

Enfim, não precisa de tanto ódio. Boas Yuumis saem dos champs e wardam direitinho. A questão é a Riot ser esperta e botar mais estímulos pra gata gorda não ficar AFK em um parceiro. Gostei bastante das ideias da Seijuku por causa disso.

Mas é obvio que você melhorou no quesito visão e prevenção, só pelo fato de você não precisar de uma das coisas mais básicas do game, vulgo o posicionamento, você acaba tendo uma visão em segundo plano do game, onde consiste em previsão, visão e jogadas.

Highlighted

deletem a yummi
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Primeira coisa que a gente deveria ter em mente ao discutir em que ponto a Yuumi está é: este campeão foi um erro da Riot e eles próprios devem estar arrependidos por este trabalho.
Agora, focando sobre como trabalhar o campeão, é muito delicado. O campeão tem um grave defeito... ele é muito forte e consistente se está tudo bem, mas se sua fraqueza for exposta, a derrota é certa. O que eu quero dizer com isso é que ela é um campeão que não trabalha com o conceito da razão risco/recompensa porque:
a fraqueza da Yuumi é não oferecer saídas caso o seu companheiro jogue mal. Isto quer dizer que se o seu ADC se posicionar mal numa troca na lane e morrer, você morreu. Então durante a lane phase, se seu ADC morrer, você basicamente perde a rota.
Eu acho que o campeão está num ponto equilibrado (ou quase) neste momento. Eu digo isto porque a lane phase dela é bem duvidosa, mas você reclamar que ela tem um late game forte é algo questionável se você considerar que o Pyke carrega partidas quando está forte. Porque a Yuumi não pode carregar um jogo também? O Garen carrega partidas sozinho e tem uma mecânica muito simples também, ele se resume apenas a usar o cd das runas certo e esperar até ficar tanque o suficiente para matar qualquer coisa antes de morrer. A Yuumi diferente do Garen, ela depende do ADC para carregar o jogo lá pros 30min. Não acho que ela está fraca, mas não acho que ela está forte. A mecânica única dela não deveria existir no jogo, mas já estando aí, eu acho que ela está no ponto certo.
Highlighted

Eu gostei bastante disto
Highlighted

@Hannah Fellows  escreveu:

Mas é obvio que você melhorou no quesito visão e prevenção, só pelo fato de você não precisar de uma das coisas mais básicas do game, vulgo o posicionamento, você acaba tendo uma visão em segundo plano do game, onde consiste em previsão, visão e jogadas.

Total mentira. A questão é que eu muitas vezes dependo da qualidade do posicionamento da pessoa a quem me agarrei de Yuumi - o que significa que, por exemplo, eu terei que sair dessa pessoa e me reposicionar caso ela cometa um erro de posicionamento. Eu ainda tenho escolhas de posicionamento a fazer. Se eu não me preocupo com isso, é porque sou um jogador idiota, ainda incapaz de usar a Yuumi - e não por causa da campeã em si.

Isso acontece em todas as fases do jogo. No early, às vezes até sair do ADC e recuar serve de sinal para que ele corrija o próprio posicionamento. Se não há ninguém do meu time para me levar em um roam (o que é bem frequente - o ADC e o jungler não podem sempre me levar pra algum lugar), eu que preciso fazer isso, sozinha. Em uma teamfight a questão do posicionamento é central e basilar pra Yuumi - a diferença é que normalmente suas escolhas de posicionamento são em quem grudar, e não para onde me mover (apesar de não ser incomum eu ter que me expor para fazer algo quando nenhum colega de time está numa posição ideal para mim).

Deus queira que eu nunca jogue contigo se você joga de Yuumi, porque só essa asneira de "Yuumi não precisa de posicionamento" já garantiria sua derrota.

Highlighted

@Senit  escreveu:
a fraqueza da Yuumi é não oferecer saídas caso o seu companheiro jogue mal. Isto quer dizer que se o seu ADC se posicionar mal numa troca na lane e morrer, você morreu. Então durante a lane phase, se seu ADC morrer, você basicamente perde a rota.

Nisso tenho que discordar parcialmente. Ela é uma campeã frágil e que não é tão boa para escapar de enrascadas como, por exemplo, Morgana ou Ezreal. Mas não só isso não é incomum em suportes, como ela tem sim ferramentas de fuga na lane phase para se salvar caso o ADC cometa um erro. A derrota na lane ainda é meio que garantida caso o ADC não se recupere (o que é válido para diversos matchups e não é algo exclusivo da Yuumi - invente de ser uma Senna sozinha numa lane contra um duo que jogue bem de Nautilus e Caitlyn ou Leona e Ashe, e veja a desgraça acontecer), mas Yuumi literalmente tem duas ferramentas de fuga - o Q (que é bem ruim por ser um projétil lento), e a velocidade do E (que é significativa, especialmente quando você itemiza a Yuumi com Botas da Mobilidade ou Sombras Gêmeas - algo que faço quando meu ADC tá cometendo muitio erro de posicionamento).

Nem estou contando com o ultimate, que é uma boa ferramenta de fuga individual a depender da situação