Olá forum. Estou feliz porque é muito gratificante ver seu esforço para promover o forum, postar coisas relevantes ser recompensada. Sei o que eu posto não é algo popular, nem muito menos divertido, mas estou feliz com as pessoas que iteragem comigo e fazer perguntas, comentam. Obrigado
Esses dias eu estava pensando, bom primeiro preciso contar que eu sou uma pessoa exigente comigo mesmo e depois de uma serie de jogos que eu achei que eu estava mandando muito mal, parei e fui treinar. E tive uma epifania, eu notei um padrão relativamente alto do caminho da jungle e como é extremamente facil saber onde está o jungle.
eu sou Main suporte, e o que eu tinha na minha cabeça "como eu vou saber quando é para agressivar ou quando é para ficar safe?". Notando replays de challenger e anotando o tempo das coisas, notei isto que vou relatar:
1 minuto é o que leva para sair de um buff para outro.
3 minutos (aredondado, geralmente 2: 45) o jungle faz os buff e o arongueijo.
5 minutos é o que demora para fazer a jungle toda - sem gank-
- tempo dos spawn ( consegui no lol wiki)
BUFF - Spawna 1:30 e tem 5 min de respawn
monstros da jungle spawna 1:27 e tem 2:30 de respawn
Arauto spawn 9:50
Barão spawn 20:00
Dragão 2:30 - O wiki diz que o respawn é aleatório, mas eu vi uma rotina de ter 7 min para respawn ( acho que estou errado)
Dragão ancião 35 min.
Arongueijo 2:00
com isso em mente dá para ficar imune a 90% dos gank (eu suponho)
entre 2:45 a 3:15 eu notei um padrão de tempo para o primeiro gank.
notei que o segundo ocorre sempre na lane oposta entre 4:45 a 5:15,
entre 6:45 a 7:30 o jungle está no buff que ele começou.
como tem 1 min para travessar o mapa ( buff a buff) entre 8 a 9:15 ele está nos segundo buff. ( geralmente aqui os caras fora do challenger fazem o jungle inteira antes, o buff fica parado um bom tempo, porque ele fez o primeiro caminho rapido e o segundo demorado, tem um brecha enorme para roubo).
12:00 ele volta para o primeiro buff que fez ( mas esse padrão é bem nivel alto, diamante em diante os cara tão andando pelo mapa e os buff estão parados)
os jungles sempre tendem a ficar perto onde seus buffs vão nascer, então se vc memorizar que demora 5 min para nascer, da para saber sempre onde o cara está. E sabendo que os outros campos tem 2:30 é só ver, por exemplo:
A bot lane demorou para vir, pode ser que, ele fez bot side (nesse exemplo será lado azul), então entre 2:30 ele vai fazer arongueijo, O top tem que ficar de olho, se até 2:50 o arongueijo perto não apareceu para vc, mostra que o jungle inimigo está perto da sua lane, porque foi feito pelo inimigo. Baixa a probabilidade do cara deixar o arongueijo sem fazer, mas tem sempre a chance. Não precisa ficar chorando quando levar o gank, só recuar, que o outro jungle perde o tempo dele e o seu ganha mais tempo, se for esperto rouba a outra jungle, se não ja vai limpando a jungle, porque pega vantagem e na primeira troca está mais forte. Outro fator, se o arongueijo que apareceu é na botlane, mostra que seu jungle está mais longe que o inimigo, mais fatores para ficar esperto.
A bot lane tem que fazer uma coisa no começo do jogo, ver se o seu arongueijo não foi feito pelo inimigo, porque mostra que o cara ta perto. O jungle inimigo com essa info que o jungle inimigo ta bot side, pode rotacionar para roubar o outro buff.
A ward trincket dura no level 1,5 minutos, se ao sair do leash (bot lane) ou o top sair e vc jogar ela no rio você vai cobrir o spawn no arongueijo e saber se ele foi feito, porque vc chega na lane, no maximo 2:00, no caso o top chega mais cedo, mas é só cronometrar, e vai estar com a ward até 3:50. perfeitamente evita o primeiro gank.
e assim sucessivamente, porque o item de ward começa a funcionar a partir das 10, que é o tempo minimo de conseguir a quest. Sabendo controlar a trinket, o jungle inimigo sempre vai ser frustrado.
Está meio tosco, mas é que eu estou aprendendo isso, e postei aqui para compartilhar e quem sabe alguem compartilhar o que sabe.
Para treinar e decorar isso na mente eu vejo streamer jungle de diferentes elos, pimp, okina, vejo o Rodil e o Rei Yi para treinar isso. É dificil treinar isso na soloqueue porque tem muita distração, acho melhor observar e quando estiver internalizado eu ir para a soloqueue treinar a prática.
Espero que tenha gostado, larga um GG ae se curtiu. vlw ❤️
São muitos números para se decorar e não da para prever quem o caçador vai gank com eles, mas tem como prever onde ele está. Eu não decoro números eu apenas entro na selva do caçador adversário e vejo se os campos estão feito, se não tiver é porque ele está base ou do outro lado do mapa.
Para saber de que lado o caçador começou é só olhar quem chega por ultimo na rota, se ambas as rotas chegarem por ultimo veja quem gastou mana, sempre que os bônus estão prestes a nascer eles ficam com uma ampulheta no mapa.