cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

"Improvise, Adapt, Overcome" - A arte do Counter-Play!

Olá galera! Gemada aqui!

Bateu uma pequena dose de inspiração hoje, então pensei em fazer mais um post explicativo pra galera do fórum!

Dessa vez, abordando um assunto bem comentado: Counter-Play.

Resultado de imagem para counter-play meme

Aqui, pretendo abordar um pouco sobre a definição de counter-play, e aplicação em situações basicas e especificas, mas não me aprofundado em casos muuuito especificos.

Tudo isso baseado em conhecimento próprio ao longo de anos de jogo. Lembrando que não sou nenhum pro-player, mas isso não me impede de tentar ajudar com o que eu sei, não é mesmo? Então, bora pro post!

• Counter-Play! - Definição

Primeiramente, o que é Counter-Play?

Counter-Play é o ato de realizar algo com o objetivo de anular uma ação específica do seu oponente.

Isso pode ser definido também como "Janelas de Contra-Jogada".

Counter-Play pode ser aplicado de varias formas: Um Item especifico contra um champ em especial, uma ação feita para anular a estratégia do oponente, um pick feito para ser forte contra um pick do oponente, etc...

Tudo que você faz para tentar dar a volta por cima da estratégia do inimigo, pode ser considerado um Counter-Play.

E como estamos falando de um jogo de estratégia, não tenho que explicar o quão importante é isso, não é?

Você pode entender e aplicar Counter-Play com 3 palavras:

-Improvise

-Adapte

-Supere

Você se adequar a uma situação desfavoravel, também pode ser considerado um tipo de Counter-Play, e eu explicarei isso logo logo.

Agora, vou entrar em detalhes em alguns tipos de Counter-Play que podem ser feitos e aplicados:

• Itemização

"Quando você é um colosso, mas faz build de assassino para poder ser relevante" _ Garen

Uma coisa que muitos jogadores erram no jogo, é fazer "builds automáticas", comprando sempre os mesmos itens independente da situação que se encontram nas partidas. 

Sim, champs possuem itens core, mas não significa que você sempre vai poder rushar esse item em todos os jogos.

Trindade por exemplo, é um item extremamente caro (o mais caro do game), e muitos champs dependem extremamente desse item. Porém, sem uma vantagem de gold boa, tentar força-la de primeira num jogo onde você está morrendo muito ou jogando muito recuado pode prejudicar muito seu desempenho.

Como disse antes, se adequar à situações desfavoraveis também é um tipo de counterplay. Optar por variantes de itens que podem trazer bons resutados rapidamente enquanto está em desvantagem é algo interessante de se pensar, ou comprar um item alternativo e adiar seu item core para segundo item também é uma ideia.

Resultado de imagem para lol feridas dolorosas meme

Alguns itens são otimos para situações especificas. O melhor exemplo que posso dar são os Corta-Curas.

Esses itens, ajudam muito em situações onde o carry inimigo ou a composição em si depende muito de sustain e cura nas lutas.

"Ah, mas corta curas atualmente são inúteis! Quase não fazem diferença!"

Sabe o que faz menos diferença que um corta cura? Não ter um corta cura.

Não subestime o poder desses tipos de itens. Podem parecer fracos ou não trazer os resutados que esperava, mas ainda é melhor que não te-los.

Fazer Cutelo contra comps de tanks, Randuim contra times de Critico ou Lyandri contra inimigos com muita vida são situações que devem sempre ser levadas em conta baseado na sua situação no jogo, seu personagem, e a coposição inimiga.

Itemização é algo que cada champ tem a sua, mas cada partida vai exigir algo diferente na maioria das vezes. Sempre preste atenção para ver o que você e seu time mais precisam no momento.

• Counter-Picks

Fazer um pick baseado em seu oponente de lane ou composição inimiga é outra forma de counter-play existente.

League of legends é um grande jogo de Pedra-Papél-Tesoura, onde varios champs counteram uns aos outros, e abusar disso pode conceder muita facilidade em certos match-ups e partidas!

Nisso, entram também os campeões de Nicho, aqueles que são champs medianos em situações comuns, mas extremamente poderosos quando estão na situação certa. Comentei sobre isso em um post fique fiz chamando Campeões de Nicho! Os Herois de Certas Ocasiões!

Pegar um Malphite contra uma composição FULL AD, é uma escolha absurda devido ao foco do seu kit em acumular armadura e devolver o dano com base nela. Um Kassadin contra um oponente mago, um Mundo/Galio contra times AP, uma Vayne ou Kog contra times de tanks...

Cada champ tem seu lugar de destaque, seja como nicho, ou como counter individual de um champ em especial.

Levar em conta seu pick baseado nos seus oponentes, é uma otima estratégia de se levar em conta!

• Estratégias/Adaptações/Decisões

Atitudes que você toma na sua lane/partida podem ser levadas como uma medida de counter-play.

Mudar sua estratégia de engage, inverter seu combo, focar uma habilidade alternativa...

Essas pequenas ações podem ser levadas em conta para tentar realizar contar jogadas.

Quando você estiver contra um oponente, você tem que tentar estar varios passos a frente dele e tentar prever acontecimentos e decisões que ambos tomariam nas trocas. 

"Eles estão a 2 passos de perceberem, que estou 10 passos a frente deles" _Swain

Tente seguir uma linha de raciocinio e pense nas seguintes coisas:

1. O que meu Champ pode fazer, e o que o champ inimigo pode fazer.

2. O que meu inimigo pode fazer contra minhas ações, e o que eu posso fazer contra as ações dele.

3. Analise os padrões do seu oponente.

4.Pense como jogar atravez das ações dele, e como jogar atravez das ações que ele vai tomar contra você.

É uma questão de um tentar prever a previsão do outro, o que torna counter-play algo tão complicado de realizar.

Lembre-se que se você conseguir abusar do padrão inimigo, isso será o seu padrão, e seu oponente pode mudar a estratégia dele para counterar a sua.  Logo, é algo que sempre está em desenvolvimento durante o jogo.

Um exemplo aplicado, meu match-up de Garen contra Quinn:

- Match-up desvantajoso para o Garen.

-Troco minhas runas e feitiçoes padrões: Uso Predator e Exaust em vez de Conquer e Ignite

- Vejo o padrão dela na lane e como ela tenta me punir ou counterar meu engage.

-Foco meu Q para ter melhor gap-close em vez do E. Espero Quinn usar seu desengage para eu poder remover slow com o Q e tocar nela.

-Abuso de oportunidades para tentar reduzir a vida dela com pequenos pokes.

-All-in de predator seguindo com exaust para evitar que ela possa evitar meu engage.

Isso é algo bem resumido, mas é um exemplo de como eu mudo TODA a estratégia base do meu champ para me adequar ao match match-up. 

Enfim, eu abordei tudo que eu queria focar: Definição e algumas aplicações.

Counter-play é algo que normalmente exige experiencia com as situações e pode ser dificil de ser aplicado, mas é necessario. Por isso, ao menos peço que TENTEM jogar contra algo que tem dificuldade. Se esforcem, procurem estudar o match-up dificil em vez de sair reclamando no fórum que champ X é op demais. 

Espero que tenham gostado do post, e qualquer coisa que queiram saber, posso tentar ajudar se possivel! E se tiverem algo que gostariam de acrecentar ou corrigir, fiquem a vontade pois até eu adoraria aprender mais!

Agradeço desde já! Paz!

Tags (1)
20 RESPOSTAS
Highlighted
Lenda
Lenda

Re: "Improvise, Adapt, Overcome" - A arte do Counter-Play!

Bom tópico.
Highlighted

Highlighted
Lenda
Lenda

kkkkkk q eh isso
Highlighted

Só demonstração basica de respeito :v

Mas no fim das contas, acho que esse post vai floppar tbm. Sipá preparo outro qualquer hora. Tava pensando em atitudades de joagares com competitividade ou a pseudo-obrigação de jogar rankeadas e desmerecimento de jogadores casuais :V
Highlighted
Moderação
Moderação

Posts que a gente não sabia que precisava até serem postados. 

Gente, eu perdi TUDO com a thornmail ali. FIUDSGVUIKDSGIFKJDS 

Highlighted
Lenda
Lenda

@Gemada de Taric  escreveu:
Só demonstração basica de respeito :v

Mas no fim das contas, acho que esse post vai floppar tbm. Sipá preparo outro qualquer hora. Tava pensando em atitudades de joagares com competitividade ou a pseudo-obrigação de jogar rankeadas e desmerecimento de jogadores casuais :V

Isso q me dá desânimo em postar tópicos grandes e explicativos, vc tem um trabalhão para no final ter menos de 10 GG e ele nem aparecer na aba dos pegando fogo, ficando assim esquecido no fórum.

Highlighted

Normal
acontece algumas vezes comigo. As vezes é questão de postar no momento certo quando a glr certa ta aqui no fórum, ou as vezes só n construi um post bom o suficiente mesmo :v
Highlighted

Agradeço de coração mesmo o pessoal do fórum pelo credito e visibilidade, colocando meu post na page principal do fórum BR!

Muito obrigado mesmo, e fico feliz demais que o post seja reconhecido e útil para alguém!
Highlighted
Lenda
Lenda

É gratificante quando isso acontece, uma vez aconteceu comigo eu tirei até print pra guardar de lembrança.
Highlighted

kkkkkkkkkkk mt bom, gosto de tópico assim

Highlighted
Dragão
Dragão

Uma pena q o pessoal q realmente precisa ver esse post vai ignorar ele.
*center>
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Eu lendo um tópico do @Gemada de Taric:

Highlighted

adhshuahudshu, agradecido
Só tento fazer um post utilitario, acho divertido e gosto de ajudar. Fico feliz que a qualidade agrade o pessoal ahaha
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Post fantástico e bastante útil,quando eu tava lendo sobre a parte dos counter picks eu já imaginava que cada champ é fraco contra outro,mas,pra mim,tem champs que eu olho e digo:mano,não tem o que fazer aqui,eu não vou conseguir solar,tipo Illaoi,Mordekaiser(esse só de ver dá vontade de desistir kkk),Quinn(Essa ai é chata demais)Teemo(se o cara é bom,ai eu não consigo fazer mais nada),Pantheon(jesus,esse é nojento de tão injusto de lutar).Enfim,esses champs eu não tenho ideia de counter pick,ai eu tenho que rezar pra alguma rota ganhar vantagem kkk,mas bem,é um bom tópico.
Highlighted

ae cara comecei a entrar no fórum hoje e a primeira postagem que vejo é sua, cara... muita foda tua postagem ta de parabéns , continua postando mais sobre o teu conhecimento do jogo.
Highlighted

Vlw pelos agradecimentos! Fico feliz em ajudar!

Vlw pelos agradecimentos! Fico feliz em ajudar!

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Faz o item par dar counter, o chamo inimigo clica em você e basicamente ignora o seu item
¡MAGNIFICO!
Hoje em dia é mais na hora dos picks, você não pode mais jogar com o que gosta, tem que seguir a meta, e quem pegar o champ mais overloaded possível ganha.
Highlighted

@Jean JOKERS

Se o item é ignorado, então não é um item de counter pelo visto :v

Mas n acho que a situação seja tão drastica sim. Eu lido com counter-picks direto na toplane, e nem sempre a lane é totalmente perdida pq meu pick foi pior que o do adversario. Noção de jogo e itemização valem muito também.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

@Gemada de Taric Certamente, mas realmente é muito frustante você estar jogando o fino do dino e vir um champ Target skill clicar em você e te deletar, ainda mais se você é um adc. eu acho que muitos champs estão virando assassinos, agora tudo tem que matar instantaneamente, se não matar rapido você morre.