cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

"Todo campeão exige habilidade!" - Uma discussão sobre Mecânicas de Jogo e campeões!

Olá! Gemada de novo aqui!

 

Hoje eu vou querer puxar um assunto que vai ser bem bacana de discutir com vocês, e que já discuti no fórum a muito tempo: Não existe campeões sem-dedo ou sem habilidade!

 

E para apoiar a discussão, vou usar como base um video feito pelo jogador Dong Huap que comenta essa situação.
Eu legendei o video completo e enviei a contribuição para que ele colocasse no video, então fiquem a vontade para assistir o video com as legendas em portugues que eu coloquei!

 

 

  • "Every Champion takes skill to play"

 

Essa é a fala que quero abordar para começar o assunto. 

 

Sim, todo o campeão exige habilidade para jogar. T O D O S. Sem exceção. 

A diferença está que alguns exigem mais mecanicamente, outros exigem mais em noção de jogo e conhecimento. Uns mais e outros menos, mas enfim, todos precisam de habiliade.

 

Como ele mesmo disse, existe diferenças como no caso: "Mecanicamente falando, um Kassadin é mais simples e facil do que Azir".

 

No inicio do video, ele comentou uma situação que pode ser bem frequente para muitas pessoas. Dong costumava jogar de Fizz, e quando ele se saia muito bem, pessoas davam hate nele sobre o champion. 

 

 

Isso se deve a uma coisa MUITO frequente no League: "Frustração se sobrepor ao conhecimento de jogo".

O que eu quero dizer é: Pessoas tiltam, e sua raiva faz elas não reconhecerem coisas simples e falar mentiras ou coisas obvias como se fossem algo absurdo, e esquecem do propósito de certos champs.

 

Ele comentou o exemplo: "Pessoas reclamam que fizz tem muita mobilidade e muito Burst. Mas adivinha, Fizz é um assassino. A maioria dos assassinos Tem mobilidade e muito burst!"

Entendem aonde que quero chegar? É como reclamar que a água é molhada.

 

A frustração de tomar pau pra um champion faz com que as pessoas percam noção de jogo a ponto de falar e achar coisas normais serem absurdas.

Estamos num ponto do LoL onde pessoas reclamam que:

-Tank é resistente
-Assassino bursta
-Lutador tem mobilidade
-Magos tem muita range

 

Poxa, é obvio, são caracteristicas da classe, e os champs dessas classes compartilham caracteristicas semelhantes.

Mas não sou hipócrita, eu também reclamo quando estou com raiva, e sei que todos nós fazemos isso.

Mas é importante manter o raciocinio limpo e evitar ideias erradas como essas.

 

Lembrem-se do seguinte: Champs da mesma classe compartilham pontos fortes semelhantes, mas também compartilham pontos fracos também.

 

Mas o assunto não é balanceamento, então continemos com o tópico..

 

  • "He has so many possibilities that makes him a very high skill-cap champion"

 

Skill-Cap/Skill-ceiling. Algo que muitos jogadores não sabem o que é, ou não entendem direito.

Isso significa o potencial maximo que se pode ter com um Champion.

 

Muitos champions podem ser faceis de usar, mas cabe ao jogador explorar o Kit dele ao maximo e todas as suas possiblidades. WW por exemplo, é um champ simples de jogar e pegar o jeito. Mas ele possui varios pequenos aspectos no kit dele que cabe ao jogador explorar ao máximo. Isso é Skill-Cap.

 

Ou seja, isso diferencia muitas vezes jogadores casuais e Mains. Master Yi é outro exemplo: É facil e simples de jogar em um todo. Mas se você pega aquele jogador que sab usar as skills na hora certa, e conhece cada detalhe do seu champion, ele fará um estrago. Isso é a prova de que todo o champ exige mecânica e habilidade e que nem todos os jogadores daquele champion são iguais.

 

E isso vem a um assunto bem interessante:

 

"If Garen takes no skill to play, we wouldn't have high-elo Garen and Low-Elo Garen..."

 

Ele abordou o tema em um dos champs mais simples do jogo e disse: "Sim, até Garen precisa de habilidade para jogar". E afirmou que, se não precisasse, não existiria Garen's low elo e High elo.

A maior diferença de um Garen High-elo e Low-Elo é "Conhecimento de jogo e Noção de Jogo".

 

De acordo com o exemplo dele: "Um Garen high elo pode trocar, farmar, wardar, e fazer tudo isso melhor que um Garen low-elo. Ele sabe os match-ups que perde e os que Ganha. Sabe quanto dano vai dar e com que itens."

 

Conhecimento de Champ entra no quesito de exigir habilidade.

Saber o que ele faz, como ele faz e o quão bem ele faz algo, é uma habilidade que se domina com cada champion e é importante ter isso em mente ao masterizar um champion.

 

E antes que digam que toda a parte de ward, trade e farm se aplica a todos os champs, ele complementa dizendo: "Mesmo que você saiba de todas essas coisas, é dificil aplicar em um campeão que você não está familiarizado"

Ou seja, você pode ser o deus do farm com seu main, mas ao mudar pra um champ de classe e mecanica totalmente diferente, você não vai aplicar todo seu conhecimento de farm com a mesma eficiencia. Você não está confortavel com esse champ diferente e pode esquecer coisas bobas como wardar e farmar direto.

E essas coisas são essenciais para todas as roles e lanes.

 

Mas agora, vou entrar acho que no meu tópico favorito do video: Relevancia.

 

  • "How relevant can I be compared to the enemy laner?"

Relevancia é algo muito importante que se deve pensar no League. Não importa o quão diferente seu champ possa ser, você tem que pensar em como você pode ajudar seu time MAIS DO QUE o seu oponente de lane.

 

Continuando o exemplo do Garen que foi dado, ele disse: "Então a uncia diferença de Garens bons e ruins é Noção e Conhecimento de jogo? Não." . Ele comparou Garen as 2 classes predomintantes no Top (Vale lembrar que o video é de 2015 e não existia colossos na época): Tanks e Bruisers/Lutadores.

 

Tanks são resistentes, muito CC e etc..

Lutadores tem otima mobilidade e um bom dano.

 

Garen... Não se encaixa em nenhum. É muito mais facil para essas 2 classes startar uma luta ou uma TF, do que um colosso como Garen. Tanks tem toneladas e CC e engage, e lutadores possuem muita mobilidade para tocar a back-line.
Garen tem um buff de 30% de Movespeed :v

Bom, Garen é bem resistente, e pode dar uma boa quantidade de dano, mas ele consegue ser TÃO UTIL QUANTO o Top-laner inimigo? isso que você deve sempre se perguntar.

E esse é o assunto que pode ser mais importante na hora de comparar champs limitados e faceis contra champs complexos e completos: RELEVANCIA IN-GAME.

 

Exemplo: Garen, um champ simples e direto, está contra um Gnar.

O que o Garen pode fazer pelo seu time para ser tão útil quanto um Gnar que pode potencialmente ultar um time inimigo inteiro?

 

Garens normalmente tem que ter um bom posicionamento para flanquear e tocar a back-line. Têm que campar em bushes para pegar kills ou seria simplesmente caitado.

Um Garen tem que pensar em VARIOS fatores como: Quem pode me caitar?  Quem pode me parar? Quanto dano vou tomar até alcançar a back-line?

 

Ou seja, para um Garen, que possui um kit simples e facil de se jogar contra, ser tão útil quanto outros toplaners, ele tem que se posicionar e pensar muito no que faz para poder se relevante contra outros tipos de Campeões.

 

Como um jogador de Garen, vou acrescentar que ele exige tanto planejamento ou senão mais, quanto outros champs mais complexos (Não estou tentando dizer que Garen é dificil ou defender ele de forma alguma por ser meu campeão, estou usando ele de exemplo). Pois os limites do kit dele põe ele em situações em que ele não pode sair.

Exemplo, Um momento onde um engage da errado. Um Jarvan IV por exemplo, poderia simplesmente usar E+Q para sair da zona de perigo caso seus CD's estiverem disponiveis. Um Lee Sin pode colocar uma Ward e apertar W. Garen não possui luxos assim e provavelmente morreria soterrado em CC e dps em situações que outros campeões poderiam fugir ou virar a seu favor.

 

E isso não se trata só de Garen. Ele foi só um exemplo. Mas personagens como Master e Annie, que são simples se comparados aos outros champs da mesma classe, podem entender o que quero dizer. Ser punido pelas limitações da simplicidade do kit e ter que planejar muito antes de fazer as coisas para não ser punido demais pelos erros que comete, pois essa é uma caracteristicas de champs faceis: São punidos absurdamente por seus erros.

 

Em suma, não se trata de apenas "Apertar botões" com esses champs. Se você quer ser bom e subir com eles, você tem que botar muito esforço da mesma forma.

Você pode resumir tudo em "apertar botões".

 

Riven é tão facil, é só apertar os botões.

Zed é tão facil, é só apertar os botões.

Xerath é tão facil, é só apertar os botões.

 

 Então, falar que é só apertar um combo não é justificativa alguma, e muito menos um tipo de argumento para criticar o campeão. Pois jogar League e jogar com um champ, vai MUITO além de combos e botões. E isso deve se ter em mente para todos os campeões do jogo.

 

 

Enfim, agradeço quem teve saco de ler até aqui e por todo o apoio que já tive aqui no fórum!

Adoraria conversar e ouvir as opiniões de vocês aqui sobre esse tema, pois se trata de um preconceito gigante dentro do League of legends!

Sugiro novamente que assistam o video por completo, e visitem o canal do DongHuap, pois ele possui MUITOS videos extremamente úteis e interessantes sobre o League!

 

Obrigado a todos e até a próxima!

Tags (1)
55 RESPOSTAS
Highlighted

@Mente Maluca
Você chama de complicar, eu chamo de simplesmente apresentar os fatos 🙂

Mas se seu ego alto de "jogador high-elo" não permite entender isso e prefere me rotular de jogador médio como um tipo de argumento pra se fazer de superior ou inferiorizar eu e meu tópico, já que provavelmente você se recusa a entender o que quero dizer, ou simplesmente ficou sem argumento melhor, não posso fazer nada.

Não preciso me fazer ou tentar algo pra me dar uma imagem de jogador melhor. Não tenho ego frágil a esse ponto, me desculpe parceiro. Até por que não ganharia nada com isso, pois eu não me importo.
A unica coisa que venho fazer no fórum é conversar e ajudar quem precisa. E acho que um tópico como meu é um bom assunto para pessoas como você, que inferiorizam e subestimam champs por pura questão de mecânica, repensarem um pouco seus conceitos.

Agora, creio que já provei meu ponto, e você não tenha nada de mais relevante para contribuir aqui, logo, acho que terminamos ^^

Não é um rótulo e eu não me referi a você em momento algum da mesma forma que previamente não havia falado que defende Garen por ser seu Main, que tal parar de achar que tudo gira ao seu redor?

Não vejo problema algum em jogar ou deixar de jogar com x Champ por questão de mecânica, só acho extremamente forçado distorcer diversos termos utilizados pela comunidade só pra fingir que o jogo é mais complexo do que realmente é.
→Thepgfk←
Highlighted

Nao se esqueça que ate o fato de estar ou nao "forte" influencia diretamente no Champ exemplo;

Imagine esse SER VIVO AKI ->:champion133: Feedado ele ano precisa acertar as shurikens ele so precisa-ra ultar e aperta E depois fica dando AA e pronto voce morre do mesmo jeito MAS;

Imagine ese SER VIVO AKI -> :Champion130: "1/7/3 KOF KOF" fraco ele vai precisar JOGAR com MUITA cautela para derrotar o :Champion133: e isso pode diferenciar a "mecanica" de cada champ;

Alguem que jogo com O cancer Poder de Demacia :Champion33: ele precisa nao so CONHECER a "mecanica" do champ com "principalmente" seus LIMITES ue sim oque difere um BOM :Champion130: Nutella de um :Champion130: Raiz o Primeiro SABE oque pode e nao fazer nao o JOGADOR mas o Champ ele sabe doque a Mecanica do Yasuo é capaz e doque nao é capaz.

Belo post TARICAO S2.

Obs:me ajuda a matar essa Desgraça beldade :Champion1: e o :Champion113: :Iten3115: AP? de Garen =)?

 

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."

Highlighted

@O Ultimo Samurai

Bom cara, Aatrox novo de Garen vou te ser bem sincero, é dificil. O que você pode fazer é deixar para usar o W quando ele jogar o ultimo Q dele, e tankar seu maior dano. Caso não esteja em condições de trocar, quando ele combar pra cima de ti, silencie ele e fuja.

Recomendo muito um bom Rush de armadura, e itens como Capa Solar, pois vão ajudar a sobreviver contra ele. Mas early game é complicado, pois a diferença de sustain e dano é imensa. Então é o seguinte. Tente precionar ele nos primeiros niveis: Trocas isoladas, pokes com o Q, e ve se consegue abrir vantagem. Se ele não der o braço a torcer, você vai ter que se contentar com ruhsar armor e ficar na defenciva.

Trynda não é muito diferente. O Early dele é forte naturalmente graças aos crits. E o trynda ap é tipo um Jax²: Ele da dano ad ainda com os AA's e com o E (escala com AP, mas é dano fisico), e tem o dano do nashor magico pra complicar. Então assim, Garen já não é um match-up dificil pro trynda, mas naturalmente vc rusharia armor e estaria OK, mas o caso do AP é diferente, pois ele da meio que 2 tipos de dano, e te da um out-sustain ferrado. Logo vai ser um match up igual o do aatrox, se não puder abrir vantagem, jogue na defenciva e tente conseguir ajuda dos seus aliados.

Desculpa nãoa judar muito, mas são match-ps bem chatos msm.
Highlighted

Mesmo assim, tem skills que possuem um efeito devastador que não tem quase counterplay nenhuma ou nem tem(Alô ult do Veigar)

Ai chega alguem e fala:"Ult do Zed é a mesma coisa!"

Não é pois ele prescisa estar colado com você praticamente pra te ultar(sem falar que a ult em si dele não dá dano) e ainda prescisa te acertar inteiro pra que a ult dele te exploda , enquanto Veigar é só apertar e tacar o foda-se e nem resistencia magica dá conta

Presta atenção nessa partida que fui agora , com 3 caras do outro time com skills on target pesadas(ult do veigar, E do fiddle e Ult do garen[no caso do Garen é a tonelada de True Damage nada saudável mesmo])

Era impossível lutar contra eles

https://matchhistory.br.leagueoflegends.com/pt/#match-details/BR1/1441539062/215241368?tab=overview

Highlighted

@iMiraZuke

1 a ult do veigar da dano baseado na vida perdida mas se vc estiver aos 40-50 minutos de jogo com 45% da vida sim ele vai te matar

2- zonias é so usar o projetil vai sumir

3- se o veigar perder visão alvo antes de completar a animaão da ult { balancar o cajado } a é cancelada amigo { tambem funfa pra ult do garen }

4- vc deve jogar é so guardar ult para desviar da ult ou para sair do stun dele

5- ult do garen da dano magica fazer uma malmortius vai salvar sua pele eu garanto, ela so da dano verdadeiro se você for o vilão e garen é bem kaitavel

6- o fidle vc so aceita ele vai dar silenc no seu time inteiro a cada 3 segundos

7- eu gosto do numero e espero ter ajudado

Highlighted

Noção de posicionamento, Noção de Mapa, Noção de Rotação , cara isso é Individual e separado da mecânica do boneco que vc tá usando.
Yi é cotoco e já era , ngm nunca vai respeitar o Champion .
Highlighted

@Mente Maluca Concordo , galerinha complicando o básico .
Highlighted

@payphone

Enquanto um champ exigir que vc aplique conhecimento geral nele para ser usado, já é considerado uso de macânica. Se existe diferença de win-rate desde a primeira partida até a 100º, nem que 2%, já é a prova de que existe curva de aprendizado, e que o champ tem algo para ser dominado.

Não é questão de champ cotoco, nem só de League of Legends em si. É uma questão de Design.
Não disse que todos os champs estão no mesmo padrão. Que Master é dificil de usar igual azir.

Simplesmente que todos exigem mecânicas, sejam simples ou não. Isso é fato, querendo você aceitar isso ou não.

Se você pudesse jogar com um champ, sem aplicar o minimo de conhecimento de jogo, ou se o champ não exigisse saber farmar ou conhecimento geral de jogo para ser jogado, aí sim poderia refutar meu post com facilidade e eu adimitiria meu erro. Mas não existe.
Mecânica não é só combos complexos, é aplicar noção de jogo ao personagem também.

Não tem o por quê de negar o que eu estou dizendo. Só estou simplesmente falando como o jogo funciona e é feito na realidade. Não tem nada de complicar o basico aqui.
Highlighted

N vou debater com um unranked , jogador de todos por um que acha que entende do jogo .

 Nego acha que ir Wardar, Rotacionar, Se posicionar bem, entra em Mecanica do Champion quando na verdade isso é Habilidade individual do jogador e Respectivamente separado de mecanica do Champion .

 Mals mesmo, tenho mais coisas a fazer do que abrir o olho de um ignorante me dizendo que Yi tem mecânica .
Abraço

Highlighted

@payphone

Poxa, tu usa elo como argumento? pq não disse antes!!

Se soubesse disso antes eu veria o quão irrelevante tua opinião é e teria me poupado tempo ^^

Pode sair que sua opinião consegue menos importante do que a de qualquer outro aqui, então não vai fazer falta.

Highlighted

tilta não biri biri hiiiii
Highlighted

Bom, pra em vez de argumentar e conversar, usar elo e gameplay de modo alternativo como desculpa pra sair, parece que não fui eu que tiltei :v
Highlighted

Ele tilto Pimp ? , Sim Jovi Tiltadinho Br, dizendo que Yi tem Mecanica e tals, pegou um vídeo qualquer , Legendou e se alienou usando os argumentos como se fossem dele, inclusive digitou um texto de 400 Linhas explicando o que o cara no vídeo já disse.
Nossa Jovi DALE DELE DOLY , Tiltou o fino do Tilt Fala tu
SIIIM RIIIIIII HIIIII ÉOQ MALUCO
Highlighted

Uhh... Ta bom né?...

Ok então...

 

 

Highlighted

quando um amigo fica brabo por estar perdendo eu falo " ninguém tem 100% de vitorias " , se muitas pessoas compreendessem isso o rage ja era cortado pela metade , sei que muita gente não tem tempo para jogar muitas partidas mas por favor né não precisa ficar falando "abobrinha" no chat e deixando as pessoas lendo uma coisa inútil e só levantar a cabeça e ir para próxima partida .