cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Entenda o que é ladder stress, e como minimizar seus efeitos negativos (guia atualizado)

Boa noite gente!

Quem é mais antigo ao fórum, deve me conhecer, e aos que não conhecem, me chamo Raphael Rocha!

Parte 2 do guia :

https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Novos-Jogadores/Entenda-o-que-%C3%A9-META-e-como-se-adaptar-...

Em homenagem ao ano novo, resolvi fazer um guia geral, para jogadores que desejem melhorar ingame.

O que este guia promete ;

Ajudar você a entender o que é Ladder Stress, e como minimizar os efeitos negativos dele

Aumentar sua diversão enquanto joga

Direcionar você, a melhorar seu índice de vitórias, e assim, aumentar seu elo.

O que este guia não irá fazer ;

Mostrar formas milagrosas, de subir sem esforço (isso não existe, não acredite no que te falam)

Te fazer ganhar todos os jogos (mesmo os jogadores de nível profissional, tem próximo a 55% de índice de vitórias, ao longo do tempo)

Simplesmente, te deixar jogando como um desafiante da noite pro dia.

Glossário

1- O que eu preciso saber, para aproveitar este guia?

1-1 Informações sobre Offgame e Ingame

2- Entenda o que é o Offgame!

3-1 O que é Ladder Stress?

3-2 Como minimizar os efeitos de Ladder Stress?

3-3 Quais os maiores efeitos que a Ladder Stress causa?

3-4 Considerações 'finais' sobre Ladder stress

4- Como utilizar Offgame para melhorar no Ingame?

5- Considerações finais sobre offgame x ingame

Então, vamos lá!

1- O que eu preciso saber, para aproveitar este guia?

O ideal, é que você já saiba as gírias do jogo, saiba o básico sobre ganho de ouro (matar tropas, monstros e heróis dão ouro), e itemização básica dos personagens (Annie ser AP, e Sivir ser Ad).

1-1 Sabendo disso, vamos separar entre informações INGAME e OFFGAME. Esse é um aspecto importantíssimo, que boa parte dos jogadores de low elo ignoram, mas que qualquer jogador high elo sabe o quanto influencia ao jogo.

2- Entenda o que é o Offgame!

Offgame são todos aspectos, fora do jogo, que influenciam internamente nele.

Exemplos de aspectos offgame, são seus reflexos, qualidade do pc, estado de saúde (física e mental) quando for jogar, e, principalmente, seu nível de Ladder Stress (explicarei abaixo).

3-1 O que é Ladder Stress?

Ladder stress é um aspecto psicológico que afeta a todos, sem exceção, que nada mais é, do que a pressão psicológica que você sente, ao ser testado. Você sofre ladder stress na escola, você sofre ladder stress ao ir buscar um emprego, todo dia no emprego, devido a natureza competitiva do mundo aonde vivemos, esse é um aspecto comum de nossa vida. Quanto antes você entender, e aceitar isso, mais fácil é para você se tornar uma pessoa mais responsável e forte (tanto em sua vida pessoa, quanto ingame).

Ingame, ladder stress é mais sentido em suas md3, md5, e acima do diamante 1, aonde, comumente, os jogos são mais competitivos, e você exige mais de si mesmo, do que nas outras partidas. Todos sofrem disso, alguns são mais acostumados, enquanto outros, mais afetados pelo estresse causado da pressão.

3-2 Como minimizar os efeitos de Ladder Stress?

Cada jogador possui uma forma de diminuir sua própria ladder stress. Seja falando com seus amigos, comendo algo enquanto joga, ouvindo música (meu caso), o ideal, é ficar o mais relaxado o possível antes, durante, e após o jogo.

Quanto mais acostumado a esse aspecto competitivo, mais fácil é de minimizar aos efeitos dele, jogadores profissionais, por exemplo, tem uma tolerância bastante superior a ladder stress, a um jogador comum, mas, nem eles estão 'imunes' a esse tipo de pressão, principalmente, em jogos presenciais e / ou com importância grande (mundial, por exemplo).

3-3 Quais os maiores efeitos que a Ladder Stress causa?

Agora que já falamos como combater, vamos começar sabendo como identificar se você sofre de ladder stress.

Primeiramente, e mais comum, é você achar que não deveria jogar a partida ranqueada, pois acha que irá perder, medo de ir mal,  ou que alguém irá afundar ao seu jogo,etc.... (ser negativo), esse aspecto, é o mais comum, e mais destrutivo de todos, pois antes mesmo do jogo começar, você já está 'desistindo' dele.

Outro ponto comum, é você sentir mal estar, dores no corpo (ombros, e estômago principalmente)na seleção de personagens, carregamento, ou início de lane phase.

Cometer erros que, você não cometeria em uma partida comum, iniciar na hora errada, se focar em áreas erradas,etc.

E por último, e mais sério, é você se sentir irritado com o jogo (pelo estresse causado), e acabar dando rage e / ou ser negativo na partida.

Estes, são os principais aspectos de ladder stress, são coisas comuns, e que sempre que possível, se deve resolver antes da partida iniciar, para evitar problemas ingame.

3-4 Considerações 'finais' sobre Ladder stress

Ladder stress, é a causa mais comum de problemas de melhorias de mmr dentro do jogo, sempre, nas partidas que mais importam (ou no caso de algumas pessoas, em qualquer partida com ranques oficiais), fazem você jogar abaixo do seu melhor, causando aquela sensação de ser impossível de melhorar no jogo (e que os vendedores de elo job amam se aproveitar, btw).

4- Como utilizar Offgame para melhorar no Ingame?

Seu offgame afeta diretamente o seu ingame. 

Por exemplo, um jogador, em seu melhor dia, super motivado, vai jogar bem melhor, do que alguém, que por exemplo, acabou de romper com a esposa, e perdeu o emprego.

Além do aspecto psicológico, outras coisas offgame também ajudam você a melhorar em League.

Jogar FPS's, ou jogos que exigem muitos reflexos, como Osu, melhoram um bocado sua playskill, além de ajudarem você a diminuir seu ladder stress, vão ajudar seu reflexos, visão de jogo (e mapa), além do mais importante, te divertirem!

5- Considerações finais sobre offgame x ingame

Sabendo sobre Ladder stress, e formas de como lidar com isso, deve ficar muito mais simples de melhorar no jogo, ainda mais em conjunto de outros jogos que melhorem seus reflexos.

Se tudo der certo, este será o primeiro de uma sequência de guias, de 'como se tornar um jogador melhor em League of Legends', que pretendo lançar durante este ano.

Em caso de quaisquer dúvidas, não hesitem em perguntar, aqui ou ingame!

Atenciosamente,

Raphael 'Elfomal' Rocha

Assinatura aleatória só para não deixar em vazio : Antes estávamos a beira de um abismo, nos falaram que não conseguiríamos, então, demos um passo adiante * - *
51 RESPOSTAS
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

muito bom o tópico parabens!!!

Highlighted
Tropa
Tropa

Muito boa explicação eu sofro do primeiro ladder stress citado em seu texto ( o do medo de errar) mas estou superando isso jogando outros jogos antes de iniciar uma partida no lol ( Como osu o joguinho e mais rapido que o :Champion98: ultando) 

Highlighted

Bom tópico! Até to jogamdo Osu! e Call of Duty: WWII para aumentar reflexos kkk
Highlighted

Muito obrigado!

Espero que tenha lhe sido útil!!

Assinatura aleatória só para não deixar em vazio : Antes estávamos a beira de um abismo, nos falaram que não conseguiríamos, então, demos um passo adiante * - *
Highlighted
Arauto
Arauto

Me vi obrigado a dar o meu GG no seu post. Sinceramente nunca soube de um termo especifico para oq eu tinha (felizmente está melhorando), antes de jogar, na tela de carregamento principalmente, era comum minhas pernas tremerem (sim, e isso em jogos normais ainda, é meio loucura, eu sei) e de uns tempos pra cá jogando com amigos acabei relaxando antes dos jogos, e isso melhorou meu desempenho no early game (eu sentia esses sintomas nos primeiros minutos do jogo, depois relaxava) e venho me preparado para jogar rankeds, não joguei no ano passado por diversos motivos, tais como falta de tempo, preguiça e tal, mas o principal era o medo, de ser o bronzão da roda de amigos (o ser humano tem essas coisas né, é complicado) mas vi que isso tudo era bobeira e esse ano bora que bora buscar minha skin vitoriosa d:

Highlighted

Nem se preocupe com isso, no fim, a vitoriosa acaba sendo um side effect da diversão, te aconselho, a pegar elo nas 3 filas, por exemplo, assim que tu pega prata na SQ, vai pro flex ou x3, e fica jogando lá, até tu subir, assim, tu já sabe que ao mínimo tal recompensa está garantida já, é o que eu faço, sempre, em todas temporadas!

Highlighted
Arauto
Arauto

Acho que eu não tenho muito ladder stress, jogo bem tranquilo sempre.
Highlighted

lindo tópico! finalmente algo que nao é besteira / irrelevante ;x

btw, vc é psicólogo? kkk ou só pesquisou sobre isso msm pra postar aqui?

Highlighted

Não sou psicólogo, mas na área de trabalho que eu atuo, preciso aumentar minha empatia no geral, aonde acabo tendo que pesquisar mais a fundo sobre o assunto ;

Junto disso, com ter sido obrigado a melhorar meus próprios aspectos pessoais, para crescer na vida, que sinceramente, é dificil pra caramba!

Highlighted

Cara eu tinha exatamente isso, não chegava a tremer, mas fica tenso, nervoso, suava muito....tensão em até partidas normais....mas jogar com amigos, como isso me ajudou mt, comecei a ver que era só ter calma e apenas fazer o que sei, aprender a cada partida e não cobrar tanto de mim e nem do meu time. Não sou de dar rage, mas eu cobrava mt tanto de mim como do proprio time. To aprendendo ainda, e vou aprender muito mais ainda....quem sabe esse ano eu não consigo alcançar aquele rank tanto esperado. GG pra todos nós que estamos evoluindo um passo a cada dia.

Highlighted

@Elfomal
tendi :3 vc é um exemplo de pessoa, GG
Highlighted

Bora jogar lá algum dia (ou noite, no teu caso!) haha
Highlighted
Arauto
Arauto

Ótimo tópico cara, hoje em dia as pessoas são muito mais exposta a isso, principalmente com todo mundo podendo opinar na sua vida o tempo todo. Obs: Tetris lvl 100 > Osu (kkbrinks).
''Quando perdemos nossos princípios, convidamos o caos''
Highlighted
Tropa
Tropa

util, recomendei ja
Highlighted

por um lol melhor! valeu cara.
Highlighted
Arauto
Arauto

Eu que sempre me considerei em ótimo estado mental tenho que reconhecer que evito partidas ranqueadas, acho que sofro disto também! Planejo ficar bem atento e buscar melhorar constantemente me policiando nessa área. Obrigado pelo guia, muito bom!

Highlighted
Arauto
Arauto

Um texto bem elaborado.
Ótimo tema, tomara que mais jogadores leiam e sigam essas dicas.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

tl;dr
Highlighted

Esse post é o TL:TR já, o da versão antiga do forum possuía mais de 5 mil palavras.