cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

[GUIA] Parte 1 - Rotas e para que servem

Bom galera todos sabemos que o LoLzinho tem 3 rotas correto? Errado. Na verdade são quatro rotas: Top, Mid, Bot e Jungler, cada uma tem suas peculiaridades, mas poucas pessoas conseguem entender ou ao menos tentam entender suas funcionalidades e peculiaridades.

E é justamente isso que tentarei explicar aqui!

Então peguem seus caderinhos e bora pra aula!

A primeira rota que falaremos é a rota do Topo("Eu acredito que a rota será fácil porque o top deles não me apresenta perigo").

A rota do topo é a rota onde serão mais eficazes campeões de alguns segmentos especificos: Lutadores, Tanques e Colossos(Uma criançar da Riot que é uma fusão de Tanques com Lutadores).

Mas titio Gripe Suina, por que eles são melhores na rota do topo?

Simples caro buscador de conhecimento, essas "classes" de campões tem seu "kit de habilidades" voltados para sustento na rota, mobilidade ou simplesmente são "parrudos" demais, isso torna eles difíceis de mais de serem mortos pelo caçador da selva adversário em um possível "gank".

Então a função do jogador da rota do topo é tancar e sobreviver tio Suino?

Não apenas isso pequenino! O jogador da rota do topo por ser o mais capaz a sobreviver a lutas desvantajosas também é o responsável por fazer o famoso "split push" e atrair a atenção do time adversário para uma rota permitindo que seu time conquiste algum objetivo. 

Obs.: Por isso é sempre importante levar o feitiço de invocador Teletransporte :Summoner12: para que você possa fazer isso mas em caso de crise se juntar rapidamente ao seu time!

Bom agora falaremos sobre a rota da selva("CALIBRA ESSE :Summoner11: AI REVOLTAAAA!")

A rota da selva, em minha visão é a rota mais importante do jogo, já que é a rota com maior visão de jogo, visto que se desloca por todo o mapa, é também responsável por chamar ou criar oportunidades para que seu time conquiste objetivos de jogo(Dragões e Barão Na'shor). Nela se destacam quase todo tipo de classes: Lutadores, Assassinos, Tanques, Colossos, até alguns Atiradores conseguem fazer esse papel, porém escolher qual você usará dependerá do que você e seu time pretendem nessa partida!

Mas titio Gripado, então o dever deles é conquistar objetivos e visão apenas?

Errado mais uma vez caro aluno, o caçador da selva além de buscar o maior número de objetivos de jogo que dão vantagem ao seu time, e conseguir visão, tem o dever de direcionar esforços para que os jogadores de cada rota aliada tenham vantagem sobre o inimigo, com os íncriveis "ganks".

Bom agora iremos da selva para a rota do meio!("Jogo no meio, eu sou tipo um mid")

Na rota do meio, se destacam campeões magos de controle, mago de poke, assassinos e alguns poucos atiradores, o dever da rota do meio é dar apoio ao caçador da selva visto que eles está mais próximo de todos os lados do mapa que as demais rotas, e também fazer o chamado roaming pelo mapa.

Titio Bacon Gripado, então na rota do meio são campeões com mobilidade mais elevada apenas?

Quase acertou! Boa parte dos campeões que se destacam na rota do meio são assassinos ou alguns atiradores com um pouco mais de mobilidade, mas os magos de controle e os magos de poke não tem tal mobilidade, e seu dever é garantir o controle de grupo ou uma massiva quantidade de dano(na maioria das vezes mágico) contra os adversários, a chamada explosão de dano, que geralmente acontece no inicio de uma luta de equipes.

Bom agora iremos falar da rora inferior("GG suporte **cogumelo do teemo**" ou "Atirador sem dedo que não sabe farmar" para os jogadores tóxicos)

Na rota inferior ficam 2 jogadores, cada um tem o seu dever na rota.

O Atirador, é o causador do maior dano fisico do time, geralmente dependente de ataques basicos muito poderosos e rápidos, sua função da rota, é proteger seu Suporte causando muito dano à quem atacá-lo e buscar o "Farm perfeito" para conseguir juntar quantias bem altas de jogo, geralmente também é responsavel por junto com o caçador conquistar os objetivos como Primeira Torra Destruida e Dragão já que estão em numero maior que as outras rotas

E o Suporte, que é responsável por não apenas dar auxilio ao atirador como a todo o time, porém com foco maior ao atirador na fase de rotas de uma partida, o suporte geralmente é munido de várias habilidades em seu "kit" que lhe dão pleno poder de defender seu time ou avançar sobre o time adversário causando muito controle de grupo para que seu time com seu auxilio consiga abates importantes.

Alguma pergunta além dessa caro pupilo?

Não senhor Toicinho, a rota inferior foi mais fácil de entender!!!

Bom aqui vai um glossário sobre as palavras em Ítalico durante o GUIA.

Kit -> Conjunto de habilidades unicos de cada campeão

Gank -> É o ato de ir para outra lane para tentar o abate sobre o inimigo

Roaming -> É o ato de andar pelo mapa tentando ajudar o time a conseguir objetivos e abates, similar ao gank

Farm -> Ato de matar as tropas dando o último ataque para conseguir o ouro

Poke -> Ato de causar dano continuo e incomodo ao adversário a uma distancia segura em que o mesmo não possa responder

Split Push -> Ato de avançar a rota e forçar o time adversário a fazer uma escolha dificil. Ex: Defender a rota inferior ou Lutar pelo Barão? Geralmente o time que está vencendo exerce o Split Push, pois o time que está perdendo não tem como fazer os dois, e terá que escolher perder algo

7 RESPOSTAS
Highlighted
Arauto
Arauto

Re: [GUIA] Parte 1 - Rotas e para que servem

Adorei o Tópico, parabéns maninho ❤️

@Gripe Suina escreveu:

E o Suporte, que é responsável por não apenas dar auxilio ao atirador como a todo o time

Imagina um mundo que as pessoas entendam isso e não vão me dar rage por que eu to dando Peel pro frontline ou impedindo outras mortes...

Highlighted
Arauto
Arauto

Que tópico lindo! Valeu pelo conteúdo ❤️

Highlighted

Hoje em dia jogo de atirador como rota principal mas ja fui main suporte, te entendo kkkkkk
Highlighted

Meu Deus mais um moderador comentando algo meu assim vou virar main forum
Highlighted

Uma dica, quando o jg inimigo estiver no blue do lado azul, faça o dragão. Quando o jg inimigo estiver no blue do lado vermelho, faça o arauto.
Highlighted
Tropa
Tropa

Não sei se ainda é necessário, mas vou escrever mesmo assim, a dupla do bot poderia trocar com o top sem problemas, o que era bem comum antigamente, porém o que praticamente obriga a dupla no bot é o DRAGÃO no inicio da partida, portanto a dupla do bot deve ficar muito atenta neste objetivo, assim como o jungle.
Highlighted

isso tudo se tiver pressão nas rotas