cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

[MINI-GUIA] Novos jogadores

Ler este pequeno texto pode demorar, mas após conclui - lo seu desempenho vai aumentar no minímo 10%. Eu garanto.

Antes de começar selecione uma boa playlist

[Mentalidade] Voce tem que entrar no jogo sabendo o que você vai fazer, quando você é mais forte que o inimigo, quando você é mais fraco. Nunca entre achando que vai perder ( muitas pessoas olham elo e mmr dos adversários em sites como teem.gg, op.gg entre outros ) isso talvez seja o pior erro, pois não significa quase nada. Se você estão contra ele, alguém na sua equipe é tão bom quanto ou quase, e caso cai alguém que você considere muito abaixo isso também se aplica. Saber o que está no meta ajuda muito pois claramente é o que está mais forte no momento, podendo citar no momento ( 7.24 ) :Champion129::Champion43: pois devem estar com alguma Habilidade buffada ou dano base alto, resistencia, regeneração, defesa etc. NUNCA começe discutindo/julgando, desda da tela de picks e bans até o fim da partida, o rage não ajuda em nada, você declarou sua escolha alguem baniu com ou sem intenção, não tem problema, você sabia que isso poderia acontecer é por isso que o LOL tem mais de 130 champs, não precisar ficar preso a um.

[Comunicação] Aprenda que em qualquer jogo que não dependa apenas da sua performace para a vitória você precisara de comunicação com os seus aliados. LOL é um jogo que possui muitas mecanicas a quais você não precisa ficar parando pra digitar toda hora pra conseguir passar seus recados aos aliados. Desculpe se eu esqueçer algum pois são muitos mais os principais e que você sempre deve usar são :

-Inimigo desaparecido ( famoso ?????? ) que deve sempre ser usado quando um inimigo desaparecer em alguma parte do mapa e PRINCIPALMENTE DA SUA LANE ( famoso mia ). 

-Ajude-me este serve para quando seu aliado esta concentrado demais em algo e existem inimigos atras de voce ou tambem para dar leash ( dano ) ao jungle em monstros, levar torres, dar cover, entre outros.

-A caminho este é usado para quando você vai dar roaming( ir até uma lane para ajudar ) ou receber também, ou até mesmo quando seu jungle vai gankar ( ir na sua lane em busca de kill/vantagens) PS: quando o suporte vai wardar ele também deve usar este para sinalizar que vai sair por um momento da lane para que seu ADC ou aliado qualquer não se posicione de modo perigoso, é bom também logo em seguida que usar clicar na ward seguando alt que assim ira pingar o totem/ward ( só pra ficar fácil de entender kk ). 

-Perigo este é usado quando algum aliado percebe algo como armadilhas, inimigos indo a seu encontro ou qualquer forma de perigo que esta te cercando, poderia muito bem se chamar recuar, pois é na maioria das vezes o que os players querem notificar.

[Estratégia] Parecido com a mentalidade estratégia você usa antes, durante e depois da partida. Saber os itens core do seu campeão, que nível +/- ele fica forte e como são parte da estratégia e noção macroplays do jogo. Percebo muitas vezes todos os jogadores ( principalmente junglers ) andando sem rumo no mapa, parados, errando skill sozinhos, você deve sempre pensar o que irá fazer como próximo movimento.

Exemplos : 

- Alguns jogadores da botlane talvez não reparam mais o level 2 nessa lane é muito importante pois é quando geralmente acontece a primeira troca de dano e geralmente as mortes. Por isso quando for dar leash ao jungle e perceber que os adversários já estão na lane, não tentem trocar, pois eles chegaram primeiro, pegaram xp e ouro antes de você, logo pegaram level 2 primeiro podendo forçar a troca favoravel a eles. Outro caso que tambem acontece nessa lane, ocorreu invade você como talvez estava de :Champion115: :Champion118: :Champion8: :Champion135: :Champion102: ou qualquer outro champ que não possui escape  ( habilidades que podem lhe proporcionar fuga/alta locomoção ) terá que gastar seus feitiços o que ira te gerar desvantagem na lane, logo você também não deve trocar. PS ( Tudo isso deve ser ignorado [em relação a trocas] caso você perceba que seus adversários não pegaram qualquer vantagem, ou você perdeu, ou claramente eles são inferiores em relação de jogabilidade, nesse caso você deve explora-los ao máximo).

- Puxando ao acaso a questão do invade, é de EXTREMA IMPORTÂNCIA que você não upe suas skills até o começo da ação no jogo ( como trocas, necessidade de escape, ou caso seja o jungle ), pois caso você errado custara caro. certo :Champion111: que deu insta no E ? kkk

- Geralmente no low elo os jungles começam no bot, o que até é bom pois ganham leash de 2 campeões, logo perde menos vida e faz o monstro mais rápido, porém, você deve saber que come eu citei acima caso os jogadores inimigos saibam ao menos o básico consiguiram vantagem sobre sua botlane, então amigo jungle agilize o processo, não espere que algum deles bata no monstro primeiro ( não que isso não seja indicado ) mas inicie você, caso esteja com algum tank puxe o agro ( foco do monstro ) você talvez não tenha percebido mas se ficar em meio aos 2 eles possivelmente tambem tomaram dano, então tentem ficar ao lado contrário deles, como se voce ficasse na frente do monstro e eles batendo atras igual ao Arauto.

- Muitos morrem na jungle no começo, você precisar treinar com seu campeão para saber a sua rota, não é indicado caso você esteja com algum campeão que não tenhar clear ( "matança" ) rapido ou em area fazer monstros como as galinhas ( Acuâminas ) ou pedras ( Krugs ) com level baixo como 1 ou 2, ( alguns casos são excessão como :Champion93: :Champion5: :Champion23: :Champion96: ) recomendo pegar level 3 antes disso;

- Porem no level 3 geralmente é quando o jungle ganka ( por volta dos 3:00min+/- ) ( então use suas :Iten3361:  com sabedoria  ) pois é quando ele tem suas principais habilidaes para combar ( alguns casos isso pode ser melhor no level 6 ).

- No lowelo quase sempre você encontra oportunidades prontas para gankar, e caso não tenha, voltamos a [Estratégia] o jogo acabou de iniciar até os 1:29 você pode passar suas calls  ( orientações ) ao time, pedindo pro TOP ficar recuado pois level 3 voce ira gankar, falando pro mid forçar um :Summoner1: uma :Summoner21: ou :Summoner4: com o :Summoner14: dele, assim você criar o gank tambem.

- Seu aliado acabou de pingar que o inimigos não tem :summoner4::summoner12::summoner7::summoner6::summoner21: você precisa dar alguma vantagem a ele, talvez a lane não esteja táo avançada aos inimigos mas você pode gankar mesmo assim, PS: observer SEMPRE antes de gankar :

- Mapa : você esta indo gankar, mas logo atras vem o mid inimigo junto com um :Summoner12: do top, vai dar ruim 😞

- Mana e Vida : você gankou não viu sua mana, morreu 😞 ou tinha mana combou ultou smitou, adc e sup sem vida e mana, deu ruim 😞

- Level : você fechou smite, tem 1kill, ta nivel 6, ult pronta, o mid ja ta 9, deu ruim 😞

- Minions : inimigos saindo com 200 de hp, você ganka da 170 de dano, mas morreu rapido, tinham só 2 waves inteiras de minions te hitando, deu ruim 😞

- TAB : talvez a mais importante para os que olham pouco o mapa, voce pode notar detalhes no TAB como itemização, kills e level o que te da noção se voce consegue ou não matar

- ULTs : Nem todos percebem mas em cima do mapa ou no canto superior esquerdo aparece seus aliados logo com um circulo em cima, isto significa o tempo de recarga da ult deles, caso esteja verde ele estao ultado, caso esteja cinza, esta em CD ( cooldown - recarga ), isso ajuda muito em gank, geralmente os laners escrevem quando o inimigo ulta ( DEVERIAM ao menos ).

- Midlaners geralmente os carregadores, pois suas principais classes são magos e assassinos, e também porque é a rota mais curta do jogo, logo os minions chegam antes, logo gera mais XP e Gold. O mid e a rota em que maioria quer jogar, porem nem todos conseguem 😞 . Claramente é uma rota dificil, você deve prestar atenção a muitos detalhes pois existem 6 caminhos de acesso e você claramente não possui 6 slots de ward. O jungle deve auxiliar os lanes com visao no jogo, seja wardando perto de suas lanes ou a jungle inimiga, para que possam saber por onde o inimigo passou. Algo que reparei nos midlaners é que por mais que eles vençam a lane, não sabem passar a vantagem para o time, e esse aconteçe com todos, por isso você partidas que terminam com time inimigo todo negativo e alguem do seu time 24/7, ele não soube passar vantagem ao time, já o time inimigo jogou em conjunto e ganhou.

Então vamos falar de roaming, como eu ja citei roaming e o ato de ir a determinada lane dar vantagem ao aliado; Você ganhou sua lane tem 2,3kills mas não sai do mid,bot,top,jg vocÊ nao esta ajudando seu time, se voce matou seu inimigo e ainda tem nem que seja 60% de vida ou mana ( valor relativo pode ser +/-, voce deve julgar pela situação ) ele nao vai poder cobrar no momento, invada a jungle inimiga roube buffs, warde, mate o jungle se ele moscar, vai no mid mata ele, força flash, ignite, barreia, da TP no bot, mata todo mundo, destrói torre, faz baron, faz arauto, faz drag.

Isso e um dos principais fatores que vejo, a qual os players não conseguem "carregar" partidas, é extremamente necessário coletar o maior numero de vantagens possíveis durante a partida. Isso não quer dizer que você jungle ficar farmando até os 40min de jogo vai ficar full build e carregar, não quer dizer que você não vai sair do TOP só vai farmar e bater em torre, MID que só quer matar pra mim é piada, ja ouviram falar do KamiKat ? ele tem uma gameplay totalmente safe, o inimigo errou ele pune, errou denovo pune tambem ( alias otimo proplayer para acompanhar, vou citar mais depois )

- Toplaner talvez a lane mais tranquila para começar pois é a mais isolada, com uma ward e uma pink ( :Iten2055::Iten3340: ) a possibilidade de ser gankado é bem baixa, e caso for seu escape é bem grande. Geralmente no top e onde os guerreiros e tanks ficam, existem sim tops carregadores como Fiora, Jax, Camille mas são mais complexos de usar do que lutadores off-tank ( Guerreiros que possuem bom dano e defesa ) como Garen, Darius entre outros. Sobre o top os principais erros que vejo são a falta de visão e falta de presença. Como eu disse com duas wards ( 75G ) voce consegue ficar safe em relação a visão, porem, por algum motivo eles não wardam o que e um erro, deixando com que tomem ganks bobos. Eu cite no começo que os junglers gankar no nivel 3, e sim geralmente é o top, por causa da rota que eles fazem, entao posicionar uma ward no rio ou bushs ( matos ) aos 2:30min é uma otima escolha. Sobre o :summoner12:, quantas partidas voce ja jogou em que usou o :Summoner12: só pra voltar pra lane ? isso é bem triste, você poderia ajudar seu time a virar algumas lutas, contestar objetivos como torres, barons, arauto ou drags e isso só pra pegar alguns minions; Sua presença de mapa e algo fortissimo e que só de os inimigos não saberem se você tem ou não TP, causa medo e pode fazer com que eles não sejam tão ousados, assim como a furtividade que os junglers deveriam ter.

Rapaziada fiquei umas 2,3 hrs fazendo essas dicas não são nem metade do que eu posso dizer, e já estou ficando com sono kk, então creio que vou postando de pouco em pouco o resto.

Existe muito sobre macro e microplays ainda, visão de jogo, mais estratégias, composições de time, e tambem coisas muito bobas que todos deveriam saber como as wards com maior raio de posicionamento.

Se você gostou da um GG aew e me segue que eu vou postar mais

:Champion86: Ok !

:Champion14: Coração é o musculo mais forte !

4 RESPOSTAS
Highlighted

Re: [MINI-GUIA] Novos jogadores

Tipo ngm respondeu msm um topico q deu trampo e q n vi quase ngm falar disso ? ou fiz merda e n da pra responder ?
Highlighted

Nice man, já jogo há uns dois anos. Mas esse artigo me foi bem útil. Kkk relaxa, a galera só não viu o tópico ainda. Me add lá pra jogarmos meu Nick é Tormenta Azul 😉
Highlighted
Arauto
Arauto

Nossa que tópico bom ❤️ Pena que tava escondido ( só vi mesmo porque o @Tormenta Azul comentou aqui kkk ) Parabéns xDD
Highlighted

kkkkk tadinho, fica assim nao, como disseram é pq neste novo fórum está dificil para as pessoas vizualizarem as coisas mesmo, só quando tem muito GG que as pessoas leem... pois só assim ele aparece na pagina inicial...

btw

muito legal seu topico!

GG pelo esforco ao escrever este topico e pelas boas intençoes 🙂

Da 'up' nele gente!