cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Anë
Tropa
Tropa

RAKAN SUPORTE

Boa tarde!!

jogo há pouco tempo como suporte, adoro jogar na lane inferior.

já joguei com vários suportes e agora quero aprender jogar com Rakan porém não entendi muito bem seus combos e nem quais runas e build devo usar/fazer 😞

poderiam me ajudar? :Champion85:

Tags (1)
1 RESPOSTA
Dio Kujo
Tropa
Tropa

A runa padrão dele é determinação com Guardião, pós choque te ajuda a ficar mais tanque se for uma lane com muito burst que talvez possa tentar virar em você em vez do Adc e ajuda em TF também, mas eu não recomendo, o escudo da passiva e a mobilidade já te deixam safe o suficiente pra tankar um pouco e não ser o primeiro alvo de um assassino em TF. Feitiçaria com Aery também é viável, providencia um dano a mais legal no Q e também um shield a mais no E. Nas secundárias é de acordo com os champs que tu vai contra, praticamente todas são viáveis.

De primeiro item tu sempre começa de gume do ladrão arcano ou escudo relicário, pega gume contra campeões que você tem liberdade pra ficar dando dano com o Q e tentar ir pra cima com o W, de relicário naqueles em que é preciso ficar mais safe. De bota as de mobilidade ajudam bastante dar roaming e gankar, e creio que hoje em dia com sup gankando lv 4 elas sejam a melhor opção, mas as ionianas tb ajudam bastante com o cdr. De sup não existe exatamente uma build específica pra seguir, tu analisa o jogo e modifica de acordo. Itens legais pro rakan em geral são Graal, Devaneio de shurelya (o buff de move speed comba com a ult e ajuda seu time a te seguir quando tu passar ultado a 300 km) Turíbulo (padrão pra sup que dá shield), Convergência de Zeke, Redenção, Solari se teu time tá apanhando muito, Juramento se tem aquele cara específico que acha que é tanque no teu time, Cadinho se tem muito controle de grupo, etc. Você também pode fazer alguns itens AP ou defensivos, tipo Zhonyas ou Bhansee. Como eu disse, depende muito da situação.

Na lane tu só fica tentando acertar o Q, se o Adc ou sup deles vacilar e chegar muito perto já mete o W+Q, só não fica spammando sem ter certeza de que vai acertar. Tente sempre trocar enquanto estiver com o shield e lembre de usar seu E pra mitigar dano.

Alguns combos:

Pra lane:
Poke: W+Q+volta no E.
E+W+Q+volta no E. (é o modo mais imprevisível de acertar o W na lane, fique atrás do adc no limite do range do E)
Engange: E+R (encante o adc e o sup e conduza os dois pra dentro do range do seu W)+W, sempre tente encaixar AA e Q no meio, lembrando que isso é o básico, você pode flashar, ativar o Devaneio, usar o W antes, etc.

Pra TF:
Combo pra iniciar: 2 E, pule no seu adc e dps no tanque + Ative o Devaneio de Shurelya + R (sempre tentando conduzir os inimigos pro range do W) + W
Combo pra entrar: 2 E novamente, R+Flash+Devaneio (de preferência vá para o mago adc ou sup deles, alinhe com o range do seu W)+W.
Mas obviamente isso são só exemplos, claro que se seu adc estiver sendo alvo de um assassino, por exemplo, você não vai ignorar ele e combar a retaguarda inimiga kkkkk, é tudo muito situacional. E os combos também devem ser modificados de acordo com a situação, em umas você vai precisar usar flash, em outras vai aproveitar que o time inimigo tá muito colado e usar o W em geral, etc. Coisa que só pega na prática.

E ouça esse conselho de um ex mono sup: apesar de Rakan ser muito divertido de jogar, como dá pra ver, ele também é muito dependente do adc e do time em geral, por isso é um dos melhores sups em elos mais altos onde a galera sabe jogar junto com ele, mas não está tão bom nos mais baixos. Se você é iniciante e quer subir eu recomendo pegar uns sups mais individualistas, tipo Pyke, Brand, Leona ou Nautilus, que têm potencial de carregar o adc e ajudar bastante o time.