cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
1LICH1
Barão
Barão

Atualização da ban list do TCG

Olá, ontem saiu a atualização da ban list que passa a valer a partir do dia 14 desse mês.

(Para quem não sabe a ban list é a lista de cartas que são proibidas, limitadas e semi-limitadas, isso significa que cartas proibidas não podem ser usadas em jogos do TCG, cartas limitadas só são permitidas uma copia no deck e semilimitadas são permitidas a duas copias e as liberadas são permitidas a 3 copias por deck, isso é uma forma de balancear o jogo).

E essa ban list traz muitas surpresas. Vou deixar abaixo a lista de cartas e meus comentários sobre:

FORBIDDEN

Block Dragon. fiquei um pouco triste, esse banimento foi para dar uma segurada nos deck rocks atuais que tem boa consistência além de decks genéricos que encaixam ele facilmente.
Jet Synchron. Esse apos anos foi direto para o banimento por um simples motivo, ele é muito bom para qualquer deck abusar de invocação Synchron.
Mecha Phantom Beast O-Lion. Idem ao de cima, eu diria que ate mais.

LIMITED

Double Iris Magician. Sainda do banimento de pois de anos esse cara já foi um tanto quanto forte no cenário de jogos mas agora uma copia deve ser aceitável,  Z-ARC Dragon vai voltar mais facilmente ao jogo com isso.
The Phantom Knights of Rusty Bardiche. Agora que Orcust foi consideravelmente nerfado eles liberam a uma copia, mas mesmo a uma copia ele pode trazer de volta um pouco do poder de antes então não sei se isso é bom ou ruim já que ele pode voltar a ser usado da mesma forma a diferença é que não pode mais se abusar sem gastar recurso para reciclar ele.
Called by the Grave. Isso foi surpreendente, provavelmente foi para devolver poder as Hand Traps, isso pode ser muito significativo para devolver poder de resposta a todos os deck.
Harpie’s Feather Duster. Esse sim foi a maior surpresa, depois de anos essa carta que ate então apenas o OCG usava finalmente poderá ser usada a uma copia pelo menos no TCG, para quem não lembra é a carta que destrói TODAS as cartas magicas e armadilhas do campo do oponente. É uma carta forte mas como hoje em dia tem um numero de cartas consideráveis que o usuário QUER que sejam destruídas para alavancar efeitos isso torna o espanador de penas das Harpias uma possível faca de dois gumes, mas na maioria dos casos não é assim, mas como não destrói as suas cartas é uma opção segura e muito eficiente para o usuário mas se o usuário quer destruir as próprias cartas tem de buscar outras fontes, e considerando o poder dos decks atuais de lidar com cartas do oponente liberar essa carta a uma copia é uma ajuda significativa para decks mais fracos e não necessariamente vai deixar os decks mais fortes abusivos, vão apenas ter uma forma a mais de lidar com cartas do oponente.

SEMI-LIMITED

Cir, Malebranche of the Burning Abyss. Isso vai ajudar o deck a fazer mais invocações especiais mas não vai ser exatamente o fim do mundo ter dois dele.
Graff, Malebranch of the Burning Abyss. Agora o poder do Graff é mais significativo, poder invocar um monstro do deck é muito bom para acelerar o deck e ajudar em suas invocações especiais.

ABC-Dragon Buster. Obrigado por liberar novamente ele a duas copias, decks maquina ABC agradecem ele é forte mas a duas copias não vão abusar tanto sem gastar recurso para reciclar ele, eu acho...
Toadally Awesome. Obrigado!!! A uma copia era triste mas a duas novamente os decks frogs vão poder voltar a exercer seu poder, claro decks water genérico vão poder abusar mais dele (assim como decks shark) mas isso vai ser muito bom considerando que os demais decks tem seus boss bem fortes e consistentes individualmente enquanto que frog usa trabalho de equipe.

UNLIMITED

Makyura the Destructor. Bem essa carta (banida tipo a uns 20 anos) foi liberada a uma copia esse ano por um único motivo, eles refizeram sue efeito com uma errata para que ele pudesse ser usado apenas uma vez por turno e por isso liberar ele a 3 agora não é mais um problema, claro usar uma armadilha no seu turno é forte mas não é mais abusivo (originalmente você podia usar quantas quisesse).
Tour Guide From the Underworld. Ela já foi forte por ajudar nas invocações do extra deck  ela é perfeita para decks com cartas genéricas e/ou decks dark/fiend de modo geral que encaixem leveis 3, ele foi liberada a duas copias a pouco tempo mas  como não se mostrou abusiva está agora liberada a 3 copias comparando o meta atual e antigo ela não é mais um problema comparado a decks que podem fazer muito mais invocações sem ela.
Evigishki Gustkraken. Finalmente liberar ela vai ser um bom reforço para dekc gishki e rituais, não sei se é pelo estrutural dos ice barrier que deve vir no OCG e depois provavelmente para o TCG, mas de maneira geral ela não é mais uma carta opressora considerando que temos respostas a ela.
Pantheism of the Monarchs. Monarcas e suas versõe smistas com Vanity Fiend são decks antimetas legais mas se não tiverem algum controle sobre o oponente são inúteis, liberar o panteismo ajudara o deck a ser mais forte mas não necessariamente conseguira conquistar uma posição melhor entre os decks antimeta mais usados que são realmente fortes.
Sky Striker Mecha – Widow Anchor. Sky striker está no meta a muito tempo, se reinventando sempre que é nerfado, agora que sua aparição deu uma caída estão fortalecendo ele de novo. Mas sim isso é uma boa ajuda e de qualquer modo o deck continua sendo um meta viável.

 

Fonte: yugioh-card ban list oficial 

 

"Alguma vez você já escutou o chamado?"

1 RESPOSTA
1LICH1
Barão
Barão

A sim, pelo visto eles querem trazer de volta o PK com BA.

 

"Alguma vez você já escutou o chamado?"