Olá, SrTeemoIrritante!
Bem, é um assunto delicado e não tenho exatamente muita noção de sua idade exata, mas suponho que seja, pelo menos, algo em torno de 17 ou 18 anos já que mencionou sobre vestibulares/enem/concursos. Vou considerar essa idade para lhe responder e, como não conheço os seus pais ou você, me perdoe por qualquer equivoco que possa haver. No entanto, algumas coisas que podem ser usadas para ajudar a convencê-los de que jogar ao menos um pouco por dia não irá comprometer seu desempenho em algo que sequer está perto e nem fazer com que fique o dia todo jogando:
1 - Ficar estudando 24 horas por dia durante 7 dias da semana não vai fazer com que aprenda mais ou melhor qualquer coisa. Há um limite do que o cérebro humano consegue absorver e precisa de descanso para se recuperar, o que o jogo poderia fornecer já que vai desviar sua atenção por 30~45 minutos para outra coisa.
2 - LoL é um jogo que vai, de um modo ou de outro, estimular seus reflexos (para reagir a jogadas e o que acontece por todo o mapa) e a pensar rápido, o que pode ser muito útil no futuro. Não que você tenha que lidar com tiros de rifle () ou pessoas te puxando (
) no seu dia-a-dia, mas com cerca de 3m (oi, enem, estamos falando de vicê) pra responder questões com textos enormes suponho que seja uma vantagem importante para você.
3 - A quarentena por si só gera grande estresse em todos nós e o distanciamento social com certeza causa danos. Permitir que você jogue um pouco é uma forma de garantir que você não pegue alguma doença - não sei como está o COVID ai, mas moro em uma capital e aqui a situação ainda está bastante ruim - e ainda permite que passe algum tempo se divertindo com amigos. Creio que um tempo com os amigos e em segurança não seja algo que a maioria dos pais vá se opor tanto, mas sempre pode ter exceções.
4 - Vocês podem combinar um horário para jogar, como por exemplo de 18:00 as 19:30, que não vá atrapalhar suas outras atividades e obrigações. Uma hora e meia da pra jogar uma ou duas partidas, talvez mais dependendo de modo de jogo e fila.
Enquanto eu digitava esta mensagem, são as únicas coisas que me vieram a cabeça que poderiam, talvez, te ajudar na conversa. Dizer o que você sente e pensa aos seus pais também é importante, pois auxilia em estabelecer uma relação de maior confiança entre vocês. Espero ter ajudado. ^=^
Camarada, com respeito, discorde, se te mandarem fazer algo, nao faça etc, voce tem que respeitar seus pais
mas eles também tem que respeitar voce, voce é um ser humano e por tanto que apresente bons resultados na escola o que fazer no seu lazer é direito SEU, se voce quer jogar entao jogue, se vao gritar com voce ou por de castigo é simples, aceite, respeite porem seja frio, na sua, n interage etc, eles vao perceber que há algo de errado e vao repensar a postura equivocada deles.
Espero ter ajudado.
Detroit é mt bom né, apelou ai kkk, Plano de Fundo mt bonito.
Eu vou me dedicar a te responder.
Se você não quiser ler tudo, só receba minha resposta principal: Não convença eles.
Vou te responder, com um texto, e ao mesmo tempo, contando um mínimo de porque eu acho que deveríamos parar com o game.
Se alguém quiser usar esse texto para qualquer fim, sinta se livre. Não me importo de divulgar (ou não) meu nick junto, fora do fórum (dentro acho que tem regras, não sei).
Para quem indico esse texto:
- Adolescentes e jovem adultos (>14):
Se você for muito mais velho que +- uns 30 anos, não tem como eu te garantir que esse texto será plausível para você.
- Classe menor ou igual a C (classificação social do IBGE)
Se você recebe 10 a 20 sálarios mínimos (classe >=B), ainda pode ler o texto, mas muito provavelmente não seja importante para você.
- Viciados em LoL ( Verifique aqui → https://wol.gg/)
Se você joga, por exemplo, 2 horas ou mais, fielmente, todos os dias, então pode ser um vício.
- Ficou com preguiça de ler o Post, mas gastaria 10x mais tempo jogando.
(Não é piada)
- Tem Depressão, Fobia Social ou neurodiverso.
Se você tem alguma dessas condições, por favor, seja bem vindo a ler meu post!
- Está ficando tóxico
Se você tem 1 ou mais, vamos lá, talvez eu te ajude!
Sumario:
1 - Entendendo o problema:
O porquê de jogar..............................1
O que é importante para mim....................2
Eu estar jogando, prejudica alguém?............3
2 - Como resolvi o meu problema:
Recompensas....................................1
Desapego.......................................2
Objetivos......................................3
Outras atividades..............................4
Gatilho........................................5
3 - O jogo é bom?
1.1 o porquê de jogar:
É pra se divertir com os amigos? No meu caso, eu quase nunca me divertia, diferente do começo, onde eu ria o tempo todo, era pura diversão.
Com o passar do tempo, um simples casual já dava raiva de ver os feed. Hoje eu olho pra trás e penso, que perder ou ganhar nesse jogo, não me trouxe nada.
Não ganhei nada com LoL, digo, que ficou para mim. Se o LoL sumir HOJE, o que sobra pra você?
Olha só isso, quer saber a importância de algo, se pergunte isso!
Sua conta, é totalmente da Riot. Se você pagar 1 skin, ela ainda é deles. Se decidirem apagar metade das suas skins, você não pode fazer nada. Está nos termos de serviço.
Skin, Elo/rank, level, campeões, tempo, icones, emotes, isso é nada.
Não valem de nada, e daqui 1 ou 2 anos, podem estar lá, ou nunca mais, e você não vai poder revender legalmente.
Passe não é investimento.
** Leia o tópico 2.2, antes de pensar "ah, mas estou contribuindo com a Riot".
No começo eu jogava e só queria ver o tempo durar, mas o tempo passar mais rápido, era melhor.
Era como se eu quisesse sumir, e aquele tempo ali jogando, era um escape pra isso.
1.2 O que é importante para mim:
Pagar minhas contas, poder comprar o que preciso, ter um trabalho que eu goste, fazer o que quero.
Se sua importância é sair do bronze, pegar ouro até o fim da temporada, passar o ultimo rank da season passada, então... É f@@a.
1.3 Eu estar jogando, prejudica alguém?
Sim, me prejudica. Eu fico com menos tempo útil estudando e aprendendo coisas novas.
2.1 Recompensas:
Quando eu entendi meu vício, meu primeiro passo foi: Parar de jogar.
Mas não é tão fácil, uma hora ou outra você volta e joga. Então a recompensa era jogar.
Eu ficava 1 dia sem jogar, então no outro podia, e ai aumentava. Por exemplo, fiquei 2 - 3 meses sem jogar, estudei pacas, resolvi vários problemas,
e ai jogava 1 semana toda.
Dessa forma foi ficando mais fácil largar.
2.2 Desapego:
Cara, esse foi o ponto mais difícil pra mim. Largar minha conta, com várias ultimates, skins legais, todo o lv ganho, os jogos com os amigos, Clash, todo o tempo investido ali, pra largar tudo.
Mas ai eu resolvi meu problema, vendo que TUDO valia NADA.
Você pode perceber isso rapidamente, lendo os termos da Riot. A "sua" conta, é deles. Cansou do LoL? Jaera, sua conta não serve pra mais nada.
Então, entendi que aquilo, não importava, foi mais fácil largar assim. Elo e Clash, não valem de nada. A não ser que você seja um pro player.
Nunca tive o sonho de ser pro player, mas quem pensa assim, precisa ver o seguinte:
Lol é velho de mais, se você joga a 2 - 3 anos, e ainda não foi lenda, então é melhor rever seus planos. A vida é sua!
Vi que, os amigos de verdade, vão sempre estar ao seu lado, se você precisar, então não se apegue a quem só liga pro seu jogo.
2.3 Objetivos:
Parei pra pensar, na minha vida. O que eu queria dela. Fiz meus objetivos, e comecei 1 por 1.
Dessa forma, tendo os objetivos anotados em uma lista, eu via claramente em como JOGAR me atrapalhava.
2.4 Outras Atividades:
Para me divertir, vejo filmes, séries, jogo OUTROS jogos **, que me recompensem melhor.
Mas nunca fico no mesmo conteúdo pra não viciar outra vez, e evito gastar tanto tempo com isso.
Em quesito de diversão, você pode encontrar atividades produtivas que cumprem essa função.
** Vou falar disso no próximo tópico (3).
2.5 Gatilho:
Escolha seu gatilho. Foi muito mal em uma partida? Viu uma galera tóxica? Lançaram um campeão OP?
Aproveita pra parar.
No seu caso, seus pais não querem que você jogue muito, use isso como gatilho, se seus pais não deixam você jogar de mais, e jogar pouco te deixa "ruim" no game, então nem jogue mais.
** Vou falar disso no próximo tópico (3).
3 - Caraca, chegou até aqui?
Me diverti muito jogando LoL, várias vezes. Mas o jogo tem mais contras do que prós.
Entrei em um consenso que o LoL é um free fire. O jogo não é bom, ele só é super acessível e viciante, você quer subir de rank, pegar várias skins, ser bom, jogar bem, tem gente que quer ser pro player. Mas cara, olha o CUSTO disso, em tempo.
** No caso eu estava jogando CSGO, por exemplo, um tempo atrás. O que eu dropava eu vendia na Steam, com os poucos centavos que fui ganhando, fiquei comprando/revendendo itens, fazendo várias maracutaias, até que comprei mais de 40 games e inclusive itens dentro do CSGO (gastei por volta de R$80 - 100, ingame, sem tirar nada da carteira).
Isso sem gastar 1 real do meu bolso
Inclusive, escrevi um ebook, ensinando isso e fiz um app! Eu ia distribuir gratuitamente para todos, (distribui para poucos amigos, apenas), mas desisti, pois se eu o fizer, vou estragar o mercado Steam, ficando mais difícil pra mim, e vou ser egoísta com isso mesmo, valeu falou.
LoL sem limites, vai te deixar "capado".
Observações finais:
Entenda o seguinte, não estou martirizando você optar por jogar 1 hora, de vez em quando, e sim o fato de pactuar o jogo, adotando como ritual diário. Se você joga de vez em quando no final de semana, fica bem mais fácil de se tornar em uma atividade saudável e recomendada.
Adotar como desculpa de que isso pode virar profissão, é hipocrisia. Você tem que fazer jus se você realmente quer isso como profissão, tem que ver resultados, fazer testes. Isso inclui "convencer" seus pais. Se você não consegue passar dessa etapa sozinho, já é um grande alerta pra você de o que te espera nesse caminho. Dificuldades, rejeição familiar, vício sem lucro. Você vai ser o responsável por isso, ter permissão dos seus pais, deixa eles nessa posição.