cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[Edu Conversa - Debate Desenhista] Meus estudos e + um pouco

Este tópico está organizado em:

1. Conversação
2. Sketch
3. Conversação
4. Sketch
5. Dicas para escoteiros iniciantes do batalhão do Teemo

6. Referências

7. Se você leu tudo, meus congratulations!

1. Conversação

Fala galera, tudo bem com vocês?

Hoje eu resolvi criar um tópico sobre o que eu tenho feito ultimamente: desenhar! caraio, q novidade...

Embora eu desenhe desde criança, tudo o que eu fiz até pouco tempo atrás foi através de observação, intuição e prática.

Há um mês atrás eu venho me dedicando nos estudos. Acho que o que eu estudei nesse tempo pode ser equivalente a minha vida toda!

-  Ravenilson:

• "QUE?! como um mês equivale a  todos esses anos? e *observação não é estudo tbm? Ora!"

*pensei sobre isso enquanto criava o tópico

Calma amiguinho(a)!

Bom, primeiramente, deixe eu apresentar o meu amigo. Esse é o tal do Ravenilson. Ele é tímido, por isso n se mostrará hoje a vocês, mas em breve sim. Aliás, ele estará conosco nesse e talvez nos próximos tópicos do quadro "Edu Conversa". Se ele gostar de vocês, talvez traga os amiguinhos dele pra bater um papo com a gente!

E agora irei explicar, e a situação é bem simples, repare: 

Embora observação seja uma forma de estudar, eu me refiro a parte mais técnica da coisa. Ao estudo isolado dos  aspectos do desenho, isto é: anatomia, perspectiva, composição, valores, cenários, materiais de uso para desenho digital ou não, entre outros. Então, sim, basicamente todos os meus desenhos foram feitos através de um estudo... digamos, primitivo da coisa.   Ata kkkkk

-  Ravenilson:

•        " Vejamos um pouco dos benditos estudos que vc anda fazendo então, mostra ai. "

Ora, essa, sinta-se a vontade. Mas vou logo avisando, eu mal comecei!

2. Sketchs

(estudo sobre proporções e ângulos da cabeça masculina)

Parece pouco? cara... acredite, isso é muito e pouco ao msm tempo. Contraditório? normal, a vida é assim.

Mas e vc? o que tem feito pra melhorar? 

3. Conversação 

•     - Ravenilson:

" Parece bom, vc vai ficar rico com esses desenhos, Dudu! "

Muita calma nessa hora, jovem! Eu não sou tão bom assim e ainda nem entrei no mercado com minhas ilustrações. Na minha cabeça, eu ainda preciso melhorar algumas coisas antes de me aventurar. Embora eu tenha uma certa insegurança nesse sentido, pensei em algumas coisas... ideias que estou desenvolvendo pra começar no universo freela, commissions, enfim...

Querem saber de uma coisa boa? minha mesa digitalizadora chega até o dia 18/09/2018... cara, como eu to ansioso! sério, todos os meus desenhos digitais foram feitos com o mouse, pra alguns estilos com contorno e cor sólida, n interfere tanto, mas pra outras coisas, creio que a mesa digitalizadora seja muito mais eficiente. Imagino o tempo que poderei economizar e o nível de produção que posso alcançar com ela. 

Bom, é importante lembrar que a ferramenta por si só não desenha sozinha. O que se aplica no digital, na maioria das vezes é aprendido no estilo lápis-papel-borracha. 

4. Sketchs

(estudos sobre anatomia e musculatura masculina, alguns rabiscos e um leão muito brabo)

Mano... se parar pra pensar na quantidade de coisas que temos ao nosso redor e o quanto delas diferente de mangá eu representei no papel, acho que posso contar nos dedos. Caraio, como vc é burr

Com algumas referencias, creio que esse seja o primeiro leão que eu desenhei na vida. Bom pelo menos é o primeiro, seu merda 

Hora de sair da zona de conforno e enfrentar aquilo que nos prende no chão, certo? Let it go, baby!

5. Dicas para iniciantes                                                                                                                 Ok, agora algumas dicas de desenho pra quem quer  começar  a caravana dos escoteiros do Teemo . Algumas coisa que eu acho importantes para todos nós.

1.  Desenhar não é dom. VOCÊ TAMBÉM PODE APRENDER                                        Acho que você deve ter escutado muito a frase acima. "Desenhar é pra poucos? ""tem que ser msm escolhido?"  saiba  que ninguém nasce sabendo e que quem diz isso, geralmente(eu acho), é quem ver apenas o desenho pronto em cima da mesa, o produto final e dificilmente o processo, o qual demoramos pra caraleo pra entender. Então fique esperto(a), pois todos nós temos que estudar e praticar para nos desenvolver-mos!                                                                                                               
  2. Desenhar é difícil. TENHA PACIÊNCIA                                                                     Desenhos são feitos em meses ou até anos. Não se esqueça disso! É muito importante vc entender que para se chegar naquele resultado maravilhoso é preciso de muito tempo pra se estudar tudo aquilo em que ele é composto, seja anatomia, cenários, composição, valores. Cada peça dessa possuem variantes, detalhes técnicos preciosos e que vão levar tempo até que você pegue a maestria 1x **cogumelo do teemo**    e possa estilizar a sua maneira!                                                                                                                       
  3. Não tenha medo. VOCÊ TEM TUDO O QUE PRECISA                                              Lápis HB, uma borracha branca e uns dois lápis B é o suficiente pra vc começar a desenhar. Se quiser colorido, recomendo muito os da Faber Castell 12 cores mesmo. Mas se quer investir nisso e tem condições de comprar coisa melhor, vá em frente!

6. Referências

Chegamos a uma parte interessante aqui!

Bem... como eu disse que estou estudando, provavelmente alguém ficou curioso pra saber quais são as minhas referências, certo? Pois bem, eu recomendo 2 canais no youtube que possuem conteúdo muito bons, são eles:

William Soares:
https://www.youtube.com/channel/UCyL5CE_ZqnOw2n18l5fGB9w

• O canal dele é mais voltado ao ensino das técnicas do desenho. Anatomia, perspectiva, iluminação, aqui tem o que voce quer!

Crás Conversa Oficial
https://www.youtube.com/channel/UCY4AijV6mi8mCYVukJh3yQA

• Se você tem curiosiodade sobre os mais variados temas sobre desenho, então vc certamente encontrará muitas recomendações e dicas nesse canal. Embora seja mais voltado a parte teórica, da profissão desenhista, o canal é excelente, recomendo D+

• - Ravenilson

"Ora ora, Dudu, parece que vc escreveu um textão, num é msm? li até o final e gostei, mas precisa melhorar umas coisas aqui, outras ali.... hm, no geral ta bem bacana. Bom trabalho!"

Obrigado Ravenilson. 

Este foi o primeiro quadro do "Edu conversa - bate-papo desenhista". Espero, assim como a sua, poder contar com as críticas e opiniões dos nossos amigos(as) aqui do fórum. Então, por enquanto é isso. 

Muito obrigado a voce que leu até aqui ou a você que leu um pedacinho do tópico.

Até a próximaaa! não sei quando

Ah sim, minhas redes:

Confira meus desenhos no meu instagram ou Deviantart

https://www.instagram.com/edubr064/

https://www.deviantart.com/edubr064

Assista aos meus speedpaints dos meus desenhos por aqui, ó:

https://www.youtube.com/edubr064

https://www.twitch.tv/edubr064

Byeeee

caralho, de onde eu tirei a ideia de criar esse quadro?

Faço ilustrações de LOL, animes e outros. Quer dá uma conferida? Clique na imagem abaixo para ser redirecionado para meu canal no youtube. Ou vc pode procurar por "edubr064" no google! Obrigado e fique a vontade xD

8 RESPOSTAS
Maëvë
Tropa
Tropa

Excelente topico , abriu meus olhos quanto a aprendizado e dom .
Obrigado colega .
Dovahkïin
Aronguejo
Aronguejo

Acho legal alguém ter tocado nesse assunto de "dom" em relação a desenhar. Sempre concordei com essa ideia, até porque eu nunca tive "dom" para desenho. Fui me interessar a uns 6 anos atrás por desenho e pintura, nunca me achei muito bom desenhando, mas as pessoas a minha volta incentivavam bastante(inclusive meus pais me colocaram durante esse tempo em curso de desenho). Passando os anos a minha técnica foi melhorando sim, e rapidinho as pessoas começaram a falar que eu tinha "dom" pra desenhar e eu nunca admiti isso.

Dom é uma palavra perigosa.

Como você disse, desenhar não é fácil. Falar para alguém que ela tem dom para a coisa pode ferir os iniciantes a volta dessa pessoa, vem na cabeça na hora da pessoa, "ei ele é tão bom porque tem dom pra coisa, já eu que não tenho vou ficar preso fazendo desenhos feios até morrer".

Não é assim que funciona. É como diz o filosofo, "a pratica leva a perfeição", isso é verdade sim, com o treino sua visão pra detalhes e a sua mão ficam acostumadas e vão melhorando, assim como fazer exercicios fisicos, da pra ver o próprio progresso no seu traço e pintura.

Eu não acredito ter alcancado a perfeição com passar dos anos, até porque é isso é impossivel, nós melhoramos e progredimos constantemente, mas eu acredito sim que eu melhorei muito em comparação a antes e hoje eu gosto muito dos meus desenhos, realmente acho eles bonitos

Ta aqui o primeiro e o ultimo que eu fiz pra mostrar que dom não existe, é tudo fruto de treino e dedicação 

Primeiro desenho feito

Primeiro desenho feito

Ultimo desenho acabado

Ultimo desenho que terminei

Desenho em produção

Desenho em produção

Espero ter ajudado ou inspirado quem ta começando 😄

@Maëvë@  escreveu:
Excelente topico , abriu meus olhos quanto a aprendizado e dom .
Obrigado colega .

Fico feliz que tenha te ajudado de alguma forma e obrigado tbm pelo tempinho gasto comigo^^

@iMoX

Obrigado por compartilhar suas ideias com a gente. Mesmo que  eu fosse pouco religioso,  sempre que alguém olhava meus desenhos e me dizia que era "dom", eu  ficava de alguma forma incomodado, mas enfim, hehe.

Aliás, suas pinturas ficaram muito boas, gostei bastante!

Faço ilustrações de LOL, animes e outros. Quer dá uma conferida? Clique na imagem abaixo para ser redirecionado para meu canal no youtube. Ou vc pode procurar por "edubr064" no google! Obrigado e fique a vontade xD

TdB MrRolim
Arauto
Arauto

Eu achei o post muito bom, parabéns
Eu sou estudante de artes plásticas, concordo com o que vc escreveu, principalmente nas dicas
O que eu posso acresentar nisso é sugerir que quem esteja aprendendo também comece a experimentar em materiais diferentes, desenhando com lapis, canetas diferentes em papeis diferentes. Muias descobertas surgem desse processo, algumas são tão boas que você vai acabar levando pra frente, e outras nem tanto, mas que vão servir como aprendizado
(meu ponto de vista) Uma sugestão pra vc @EuDsenho Hentai é que você tente fazer desenhos mais rápidos, soltos e descompromissados, pq eles são muito importantes pra atingir certa precisão do traço e uma identidade sua nos seus desenhos. Sua anatomia ta muito boa, mas eu to achando o desenho meio duro demais, às vezes muito preocupado em encaixar exatamente com as medidas (nos seus desenhos as medidas estão muito aparentes, principalmente as linhas que vc usou pra fazer as medidas de proporção), aí o que mais ajudaria nessa questão seria se vc fizesse as medidas de um jeito mais suave, às vezes até sem registrá-las no papel, ou fazendo um esboço sem usar regua, fazendo desenhos gestuais e rápidos, e o mais importante, sem usar borracha( a borracha acaba sendo uma ferramenta prejudicial se você usa mais ela que o lápis. Todo mundo já tentou desenhar mãos e ficou mais tempo apagando que desenhando. A borracha não precisa ser usada se tudo foi medido corretamente, e isso a gente só aprende errando)
vou deixar aqui algumas imagens de desenhos que fiz nos meus sketchbooks (se você não tem, tenha, pq é uma das ferramentas mais importantes de um desenhista)

Quando falamos de desenho, estamos sempre em processo de aprendizado
Boa sorte com a jornada de desenhista, e sempre que quiser trocar ideia é so me procurar
enois

@TdB MrRolim

Obrigado pela presença e palavras aqui meu bom.

Concordo muitíssimo com vc sobre o traço livre. Eu tenho treinado bastante gestual ultimamente pra tentar encontrar forma e movimento dos objetos e ter mais fluídez no traço, assim como estudado outros fundamentos do desenho como anatomia, pespectiva, cores, etc.

Na real, menos o sketch do Leão e da folha com o gestual e o casal, o restante foram apenas alguns estudos de proporção sem ligar muito pro acabamento, pq o objetivo era apenas entender umas coisinhas, dai eu so deixei como tava kkkk

Tbm concordo com vc sobre os materiais. Do rabisco no fundamental ao adulto de hj, so desenhei com lápis hb,2,4 e 6b. Porém, quando comecei a estudar um pouco mais sobre a teoria das cores, percebi que seria foda utilizar outros materiais pra pintar, sem ser o digital. Futuramente, com certeza vou tentar buscar ferramentas de trabalho do desenho diferenciadas.

Enfim, nesses últimos meses, desde o momento em que comecei a levar o desenho a sério, tenho estudado bastante, mas ainda falta muuuuuuuuito pra encontrar o básico do que eu achava que sabia kkkkkk

SeventhYuu
Dragão
Dragão

Sim, eu sei como é essa parte da observação.
Mas, ainda tenho algumas problemas de anatomia (não é fácil kkkk).
O negócio é treinar frequentemente e ver vídeos e tutoriais (tem muito no DeviantArt).
Eu ainda desenho com o mouse, mas, se td der certo eu compro a minha mesa digitalizadora.
Bom tópico!

@SeventhYuu@  escreveu:
O negócio é treinar frequentemente e ver vídeos e tutoriais (tem muito no DeviantArt).
Eu ainda desenho com o mouse, mas, se td der certo eu compro a minha mesa digitalizadora.
Bom tópico!

vlw bro.

Desenhar com o mouse, sei como é kkk.

Tem algumas coisas que sao menos dificeis que outras. Atualmente to caminhando em passos lentos, assistindo uns tutoriais e praticando tbm. 

A mesa facilita pra fazer esboço e pressao na pintura, mas se quiser fazer lineart com contorno bem preciso, prefira usar uma ferramenta mais apropriada pra isso, hehe. 

@EuDsenho Hentai@  escreveu:

@SeventhYuu@  escreveu:
Bom tópico!

vlw bro.

Desenhar com o mouse, sei como é kkk.

Tem algumas coisas que sao menos dificeis que outras. Atualmente to caminhando em passos lentos, assistindo uns tutoriais e praticando tbm. 

A mesa facilita pra fazer esboço e pressao na pintura, mas se quiser fazer lineart com contorno bem preciso, prefira usar uma ferramenta mais apropriada pra isso, hehe. 

Eu também estou em passos lentos. Mouse não é bom para fazer linhas precisas, por isso que vou ter que comprar a mesa, rs.