cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Brave Bird
Lenda
Lenda

Feedback sobre o fechamento dos clubes

Estou bem decepcionado com essa notícia e vim aqui deixar meu feedback sobre os clubes devido à minha experiência nesse meio.

O argumento de que o teamspeak + discord são ferramentas mais eficazes que os clubes não é justo, a função dos Clubes dentro do client é totalmente diferente da função desses outros programas. Por que então temos voice no LoL se o Discord é melhor para isso??? Será pq muita gente não tem PC bom o suficiente para abrir um navegador ou um programa junto com o LoL?! A função dos clubes no LoL é reunir jogadores com gostos semelhantes e aumentar o círculo de interação entre os jogadores, no próprio client. Se você é LvL 400 seu limite de amigos está em torno de 320, se vc está em 3 clubes fulls seu círculo de interação sobe para 620 jogadores, com grande probabilidade de serem pessoas que te interessam.

Tá certo que o sistema de clubes hoje tem inúmeras falhas, caracteres limitadíssimos, limitação de clubes com tags idênticas, quantidade limite de membros muito baixa... mas mesmo assim é uma ótima ferramenta, facilita a criação de amizades, conclusão de missões em equipe fica mais fácil, discutir sobre seu champ favorito e pedir dicas sobre ele para outras pessoas que amam aquele champ também fica muito fácil, tudo isso já dentro do client sem necessidade de buscar outros meios.

LoL é um jogo único em que vários jogadores se identificam com os campeões virando mains e monos, se apegam a seus champs à um nível que ter uma simples tagzinha do seu champ favorito AO LADO do seu nick dentro do jogo já faz ele se sentir realizado, estar em um grupo dentro do client onde existem diversos outros amantes daquele champ é acolhedor. É muito diferente de fazer parte de um servidor no discord ou no facebook tendo que abrir o navegador/programa e buscar alguma interação, isso no client é muito mais fácil e rápido.

Poucas mudanças e sistema de clubes seria mais bem aproveitado: aumento de membros limite, caracteres sem restrições (Estilo PBE tudo liberado), e uma tag # escondida para tornar um clube único mesmo que ele tenha a mesma sigla que algum outro (tipo Riot ID).

Eu já recebi muitos, mas muitos agradecimentos de um montãaaaaao de jogadores que conseguiram achar os clubes que procuravam, isso foi o que sempre me fez continuar ajudando, com isso tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas que me ajudaram nisso também. É isso, eu fiz a minha parte, e vocês tão decepcionando pra valer não só a mim mas muitos outros jogadores com essa atitude.

Edit: Criaram uma petição para mostrarmos para a Riot que não queremos que isso aconteça https://www.peticao.online/peticao_para_riot_nao_apagar_os_clubes_do_lol
Assinem

65 RESPOSTAS

Concordo plenamente XD awnnnn

você esta certo
Hookei você
Tropa
Tropa

Caaaaraca tropinha vão tira os club 😞
Duchess Evie
Tropa
Tropa

É clara a revolta dos players quanto à isso, muitas pessoas se dedicaram para juntar as informações dos clubes de mains principais mas a maioria em si quis pela tag para ser exibida junto do seu nickname. Até pelo que eu sei, já foi pedido por alguns donos que aumentasse o limite de membros pois é muito requisitado e eles se dão o trabalho de cuidar de servidores, controle de players ativos já que a'demanda' é gigante e o limite atual não comporta, enfim. É triste que vocês estão com essa ideia de exclusão dos clubes mas é ótimo saber que estão aceitando feedbacks quanto à isso, o que resta é que sejamos ouvidos de verdade. 😕

forever rain
Tropa
Tropa

Eu entendo a Riot querer aposentar os clubes, já que esses basicamente só foram introduzidos e depois esquecidos por ela.. limite de 50 pessoas e de tags, um monte de bugs que tornavam a função uma dor de usar, os componentes externos desatualizados que mencionaram... É compreensível.

Mas não deixa de ser decepcionante. Sei, em parte pelas respostas aqui, que não estou sozinho em pensar que um dos principais motivos para usarmos os clubes eram as tags, e é meio triste ver isso ir embora assim, mesmo que essa parte de tags também tivesse seus problemas (possivelmente difíceis de encontrar, vendas, inacessíveis por sumiço/surto dos donos...). Não sei se vão dar um jeito de as reintroduzirem. É a minha maior insatisfação com esse fechamento, uma vez que de resto eram basicamente inutilizáveis mesmo.

Lúna
Tropa
Tropa

Espero que eles repensem sobre. 😧
rumors
Tropa
Tropa

Os clubes dão identidades aos jogadores, vejo como um sobrenome até. Por favor repensem isso riot 😞
Draicker
Lenda
Lenda

Parece q a Riot sempre toma o caminho mais fácil. Twisted Treeline é um mapa pouco jogado, melhor fazer update e tentar deixar o modo mais atrativo ou tirar do game? Tira do game.

Eh melhor combater a toxicidade com punições mais severas com um sistema de punições mais efetivo ou colocar a opção de desabilitar o chat all?Coloca o desabilitar o chat all.

É melhor tentar melhorar o sistema de clubes ou remover do jogo? Remove do jogo, essa é a impressão q a Riot passa aos seus jogadores, sempre vai pelo caminho menos trabalhoso.
Tenka Adachi
Tropa
Tropa

Ok Riot, você foi longe demais agora!

Discord Da Kazoch: https://discord.me/Kazoch

Cola lá!
cocô
Aronguejo
Aronguejo

Tá certo que o sistema de clubes hoje tem inúmeras falhas, caracteres limitadíssimos, limitação de clubes com tags idênticas, quantidade limite de membros muito baixa... mas mesmo assim é uma ótima ferramenta, facilita a criação de amizades, conclusão de missões em equipe fica mais fácil, discutir sobre seu champ favorito e pedir dicas sobre ele para outras pessoas que amam aquele champ também fica muito fácil, tudo isso já dentro do client sem necessidade de buscar outros meios.

Não sinto essa ótima ferramenta que disse, em relação aos clubes.

Mas não me entendam mal, é divertido se sentir parte de "algo maior", como entrar numa guilda no Warframe ou num outro jogo, como grupos de GTA V. Porém, a Riot não declarou que vai remover a função de criação de comunidades no LoL, como declararam na matéria: "Há diversas ferramentas incríveis por aí, mas o Discord está entre as melhores, na nossa humilde opinião. Por isso, fechamos uma parceria para facilitar essa transição. Assim, todos vocês poderão manter suas comunidades unidas."

De certa forma, irão modificar essa ferramenta, dado que a utilização atual de clubes no LoL se virou somente à utilização de tags legais. Então, é lógico que focariam em pontos que de fato seriam mais úteis aos jogadores, ou seja, trabalhar numa forma mais produtiva de comunicação, discussão de ideias, e entre outras funções. Usando de base, o Discord, que praticamente todos têm.

E você mesmo sabe que no teu servidor do Discord é muitas vezes mais fácil a comunicação, do que se fizéssemos isso em clubes no LoL. Seja pela facilidade de entrar em canais de voz, em vez de usar o League Voice (útil somente em formação de filas), mandar imagens, compartilhar tela e, principalmente, interagir com a comunidade.

Bom, sobre as tags, acho que é um consentimento praticamente unânime de que são muito boas num jogo. Talvez mudem como isso será possibilitado, ou removam completamente, o que é mais provável, dado que é uma utilidade meio ultrapassada, na minha visão. Mas digo que é triste ver o pessoal relutando para a existência de clubes somente para continuarem com as tags nos seus perfis.

Sobre o que o pessoal diz sobre melhorar essa ferramenta, de fato seria bom. Como implementar uma ferramenta de busca de clubes, recompensas de acordo com a atividade, etc. Mas sinto que já fizeram isso com o Clash, de certa forma. Só que, ainda assim, não deixo de apoiar isso, que seria uma boa ideia, somente não sinto que seria o caminho certo para esse tipo de comunidade e jogo em si.

(E perdão pelo textão, não consigo me segurar quando escrevo ;^D)

"Não posso ser bom, preciso ser perfeito." Jhin

Rangetsu
Aronguejo
Aronguejo

Espero que eles voltem atrás ou pelo menos mantenham as Tags porque todo mundo que quer clube é somente pela tag e poucos usam para interação

Tem muita gente que queria ter tag de main/mono e finalmente conseguiu e não vai poder usar mais isso é bem triste

Eu fiquei bem decepcionado com a Riot nessa parte, eu sempre quis ter a tag Oficial da Ahri e infelizmente eu vou perder ela

E outra coisa uma pessoa que eu conheço disse que estava mantendo um clube porque o Dono desse clube morreu anos atrás e decidiram manter em homenagem a esta pessoa e isso vai ser PERDIDO!

Já ouvi casos de pessoas que pagaram pra entrar em certos clubes e agora não vai poder participar mais

Acredito que nós que gastamos nosso salário para poder comprar skins temos o direito de reclamar e pedir para que a Riot não remova os clubes

Meu deus, kkk uma terceira conta pra vir me encher o saco kk
Primeiro aprende a escrever, pois com seus erros ortográficos quase não entendi o que você falou.
Eu não tenho que te informar nada, nem eu sei por que estou dando trela pra uma criança kk 
Pra mim ja deu, a conversa com você não vai chegar a lugar algum, espero que um dia você cresça e vire alguém na vida, não um frustradinho na net, que sia xingando os outros por ai, vai upar seu elo m vez de pagar elojob. ate.

Kinetic
Tropa
Tropa

Concordo

Mas cara, clubes não são só tags, tá certo que a maioria esmagadora só usa pra isso, mas ao menos nos clubes de champs quando são BEM administrados aquilo se torna um lugar muito acolhedor e ativo, o problema é esse, hoje em dia não tem motivos pro pessoal gastar tempo administrando, tirando inativos e chamando novos mais ativos, muitos clubes tem só o dono com nenhum oficial, praticamente ninguém incentiva a comunicação e não tem como ter uma comunicação boa com 50% dos membros sem logar há mais de 2 meses.

Ainda continuo batendo na tecla que Discord não faz a mesma função que os clubes, eu tenho um server no discord, vários j-o-g-a-d-o-r-e-s chegam mandando mensagem para mim falando que tão totalmente perdidos, nunca usaram discord na vida, entraram só para buscar um Clube. Também tem o fato de muita gente não ter PC para abrir um navegador ou programa junto com o LoL e isso é real não adianta rir e ignorar só pq você tem PC bom (já vi vários fazendo isso por aqui), é muito mais prático e efetivo uma comunicação dentro do client do que com outros meios. Já cansei de pedir dicas sobre matchups no chat do clube na hora que estou na seleção de champs e recebi dicas preciosíssimas dos companheiros mains.

Então não, clubes não são só tags, se alguém tem essa visão é pq entrou em um clube mal cuidado, o que comprova a péssima administração da Riot perante a esse sistema. Mas NÃO É MOTIVO para a exclusão, não aceitem essa política de que se algo não é popular = ruim tem que ser deletado, Twisted Treeline era muito bom, quem jogava gostava muito, os caras resolveram excluir sem mais nem menos pq não queriam fazer mudanças nele, olha que a gente jogava anos e anos com o mesmo meta, mesmos itens... e aí? o client melhorou com a exclusão de TT? Acho que não né pq encheram o client com coisas inúteis de TFT, alguém acha que vai ser diferente com os clubes?

Uma simples mudança no sistema revitalizaria ele TODO, sugestões não faltam em todo esse tempo, se adicionassem LvL de Clube, como se fosse uma Guilda mesmo, recompensas para os membros por serem ativos, MISSÕES, isso ia incentivar demais a administração dos clubes, ninguém ia querer ficar num clube morto só pela tag mais. 

Durnnon
Lenda
Lenda

nunca vi petição dar em algo, mas como foi tu que fez @Brave Bird, darei uma força.
haverá um dia onde pedirão no fórum: farm automático no lol

É brave, infelizmente é isso, a riot mais uma vez nos decepcionando... Consegui entrar nos meus clubes tranquilo e estava bem feliz com isso, mas como você disse, esse argumento do discord + teamspeak é bem vago mesmo...

Acho que você me entendeu meio mal, não disse que clubes são só tags, mas que uma grande maioria da comunidade vê dessa forma. E você sabe beeeem disso...

Sobre o TT, eu até que jogava pouco, mas fiquei meio triste quando a Riot tirou o modo do ar. Mas bom, vocês podem ver tanto como uma questão de perda de foco ao modo da comunidade em si, por isso a Riot removeu, ou falta de atuação de equipes da Riot em desenvolver o modo. Porém, sobre isso, seria basicamente somente especulação, mas eu vejo que faltam vários profissionais a mais em certos "departamentos" da empresa, como poderia ter faltado para TT e, consequentemente, fez com que a comunidade perdesse o foco.

Bom, não quero falar sobre Twisted Treeline, então vamo lá...

O que eu digo sobre a reformulação de clubes para guildas [e falarei um pouco a frente] tem um ponto de experiência e gosto. Jogava bastante Toribash, que possuí grupos basicamente como o Clash, mas numa junção com os atuais clubes de LoL. Falávamos todos através de IRC e tudo mais, competíamos por prêmios e rankings mundiais (aos interessados, fazia parte da Infinity).

Comparando atualmente o IRC com o Discord, não preciso nem dizer qual tem mais opções... O IRC servia como um "servidor" de comunicação através de chat, e somente isso — funcionavam como os clubes atuais. E de fato é uma chatice aos que não tem um computador bom terem que utilizar o Discord. Mas afinal de contas, há celular para isso e, caso não queiram baixar o programa, há meios de entrar pelo aplicativo através de navegadores.

Além disso, espero que concorde comigo nisso, o Discord prove muitas formas a mais de organização e moderação. Seja através das configurações de canais, de servidor, de usuários ou até mesmo de cargos. Tal que, a Riot deve estar consciente de que para facilitar a transição de clubes ao Discord é necessário que essa transição seja apresentada de uma forma simples a comunidade, o que diminuiria o sentimento de "ah, estou perdido, como eu mexo nisso?". O Discord é bem organizado, convenhamos, e a Riot caso faça essa mudança, explicaria todas etapas para a transição e métodos de comunicação novos, como os updates de campeões que tanto vemos.

Sobre a facilidade de comunicação dentro do próprio client que disse, eu concordo. Apesar que, nessa possível transição, essa interação com outro aplicativo poderia não ter efeito negativo nenhum, dado a possível utilização interativa entre os dois. Mas ainda assim, para àqueles que ligam para matchups seriamente, não bastam clubes, necessitam eles de meios mais técnicos para ver certas estatísticas, como os .gg da vida.

E claro, vendo por outro lado, de fato a comunicação por dentro do client seria melhor, sem dúvidas nisso. Todavia, não é algo que a Riot está priorizando, dado que mesmo com a existência de clubes, a comunidade não utiliza tanto e, mesmo que melhorassem essa ferramenta, seria proveitoso esse risco? Talvez não seria melhor fazer essa parceria que dizem?

Para poupar esforços, vou só correlacionar com a matéria que a Riot postou: "Criar jogos como o League of Legends (e agora o TFT!) é o que fazemos de melhor. Quando vemos uma oportunidade de melhorar a experiência de jogo (como na época de lançamento dos Clubes), nós nos dedicamos ao máximo para poder criar algo útil para vocês. Por outro lado, quando estamos proporcionando uma experiência inferior às de outras empresas do setor, devemos deixar as coisas fluírem naturalmente." [Então, como disse, a Riot não quer correr riscos desnecessários de mesmo que transformando os clubes, ainda assim não seja tão bom quanto outras ferramentas de comunicação]

Por fim, sim, caso formassem as guildas, incentivariam administração, atividade (no jogo e nos "clubes"), recompensas, etc. Quanto a isso eu não vou debater, é uma boa ideia. Mas não vejo ela sendo possível, dado o perigo dos esforços monetários e funcionais serem em vão, de usarem esse trabalho em prol de outras necessidades do client e do jogo em si (que o pessoal tanto reclama), e por aí vai...

x

TL;DR: O Discord apresenta ótimos e fáceis meios de organização e moderação, além do que, não se prende somente ao aplicativo em si, pode ser usado em navegadores e celulares. Além disso, a ideia de guildas é boa, mas são riscos que a Riot não visa correr, sendo uma mecânica que tem que ser trabalhada desde o início do jogo, considerando boas funcionalidades, atualizações, balanceamento, otimização, etc.

Eu entendi seu ponto e concordo sim o discord é uma ferramenta melhor de comunicação, mas não é mais pratico do que ter esse ferramenta no próprio client.
Mas é como eu vi um carinha falar "Tchau clubes pagos, bem-vindos servidores pagos", vamos supor que a Riot faça uma parceria e queira só migrar os clubes e membros dos clubes para servidores no discord e quem tivesse nesses server iria continuar com a tag ingame, quem tomaria conta deles??As tags continuariam únicas e exclusivas, ela já afirmou que não quer mover 1 dedo mais nessa questão de clubes, pq então ela gastaria um esforço tremendo analisando clube por clube para ver quem é bom e mau administrador do clube, quem cobra e quem não cobra?? Ela vai é jogar todo mundo pra lá de uma vez, vai continuar a mesma porcaria senão pior, donos inativos, donos arrogantes se achando os donos da rua, donos que não tão nem aí pro clube, donos que cobram por vaga $$ vão continuar lá tomando conta dos servidores, aumentando o negócio mais ainda.
Não boto fé mais na Riot, só faz besteira.

Sim sim, antes mesmo eu concordei que se tivesse uma forma de comunicação como o Discord, dentro do próprio client, seria maravilhoso. Mas seria aterrorizante ver o quão pior ficaria a otimização, nem tem debate nessa história...

Sobre os grupos praticamente inativos, realmente não sei o que poderia ser feito. Talvez a Riot faça, na integração dessa funcionalidade, que entrássemos nas nossas contas do Discord e víssemos se gostaríamos de entrar nos clubes que pertencíamos, que no final das contas, se tornaria somente mais um servidor, mas talvez até mesmo sem moderação.

É como aquelas crianças que não comem papinha por acharem nojenta, em teoria, a Riot viu que não estávamos usando os clubes (comendo a comida), tanto por desatualização dos mesmos ou por quaisquer motivos, e então tirou o prato da mesa. Mas antes disso, também analisou se seria mais proveitoso se ela refizesse o almoço, ou qualquer comida. [Desculpa pela comparação ridícula.]

Mas não sei, é uma dialética que a comunidade vai entrar e que, por fim, vai resultar tanto em esperar e aceitar as mudanças, ou fazer com que a Riot dê os clubes de volta, colocando mais opções. Porém, é algo que dificilmente vai acontecer, já que os departamentos da empresa fizeram a parceria e provavelmente planificaram o que vão fazer, quais métodos utilizar, etc.

Nos textos que escreveram, ficou claro que ela não liga tanto mais para essas interações em segundo plano, agora o foco é encher a comunidade de conteúdos e fazer novos jogos, então é de fato complicado que o resultado ficaria bom. Só que, não consigo ver qual realidade seria melhor, a utilização de clubes praticamente se reduziu à utilização de tags, e esse é o problema sobre os "monopólios" de clubes que disse, tal como inatividade de membros, já que os clubes não são uma parte trabalhada do jogo.

Sim, seria bom que reformulassem coisas básicas dos clubes, as que você cita frequentemente e que eu também falei, em partes. Ainda assim, seria um sistema defeituoso, que estaria lá só pela nostalgia ou utilização com base na estética, em nomes.

O ser humano é algo que tem medo das mudanças, acho que temos que esperar e prezar por mais esclarecimentos sobre isso, e só aí teremos opiniões e talvez medidas a serem somadas nesse "projeto". Onde poderiam também adicionar enquetes para somar mais opiniões, claro.