Antes de começarmos, devemos falar que o preconceito, independente de onde ou da forma que vier, deve ser repelido com as mais duras penalidades.
Pois bem, a palavra macaco já deu suporte para justificar uma quantidade de Bans sem precedentes. Estimo, de forma humilde, que os banimentos por rage, não chegam nem perto dos banimentos que ocorreram por que o jogador A utilizou o vocábulo ora estudado e o jogador B printou abriu ticket alegando racismo. O que importa aqui é analisar se é racismo e se todas as penalidades se justificam.
É inegável que a palavra macaco quando dirigida a uma pessoa de pele escura tem conotação racista e é profundamente repugnável, devendo haver todo o rigor não só da administração do jogo de bani-lo como também da lei penal pátria.
Agora imaginemos a seguinte situação, JOGADOR A após se frustrar por perder a lane e ''não ter ajuda do jungler'' resolve fedar propositalmente e não ajudar mais sua equipe, no que o jogador B diz : cara você está agindo que nem um macaco.
É necessário perceber que o jogador B ignora a cor de A e que nesta situação o foco da palavra macaco é o comportamento pouco inteligente e integro do jogador A. A pergunta a seguir é imperativa : O JOGADOR B É RACISTA E MERECE BAN ?
Fica demonstrado assim que a palavra macaco pode ter conotação racista, mas que o que vai determinar isto é o contexto, não sendo ela por si só suficiente para banir o jogador. Assim ela também pode significar a falta de inteligência, o comportamento anormal, a falta de compostura, entre outras situações.
Claro que mesmo com o significado diverso do racista é desrespeitoso e deve ser evitado, entretanto utilizado neste sentido é um xingamento menos ofensivo que os que xingam a mãe, expressam desejo de morte, etc .
Logo a equipe da RIOT games deve se ater, na minha humilde opinião, no contexto do uso da palavra, pois muitas pessoas que não são racistas podem sofrer graves consequências por uma análise apressada.
Resolvido! Ir para Resposta em Destaque.
Não importa, se quer chamar uma pessoa de animal fale outro nome simples.
A palavra macaco tem uma carga histórica PESADÍSSIMA e está enraizada na sociedade atual. Não faz nem 150 anos que a escravidão acabou no mundo, ainda existem avós que eram filhos/netos de escravos.
É muito recente pra querer desvincular a palavra "macaco" dessa conotação racista.
Quem usa tem ban merecido.
Só é um pouco triste usar a palavra "macaco" sem intenção de ofender alguém (exemplo que dei) e ser chamado de racista.
Seu ponto é compreensível btw e eu concordo com ele.
Ou usar uma suástica porque "originalmente era um símbolo sagrado no oriente" e reclamar de ser taxado de nazista...
@Chokkus escreveu:
Ou usar uma suástica porque "originalmente era um símbolo sagrado no oriente" e reclamar de ser taxado de nazista...
Exatamente isso
@Brave Bird 150 anos "VIRGULA", a escravidão de fato ainda não acabou, até podemos pegar o EUA como exemplo e colocar que a escravidão tinha acabado, mas não existia leis que defendiam os negros por lá. Até 1960~1964 você podia espancar um negro na rua que não tinha lei para punir.