cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: O NECESSÁRIO ENFRENTAMENTO DO SIGNIFICADO DA PALAVRA ''MACACO''.

Ir para a solução

@Twitch Girl  Negros são pessoas. E as LEIS que defendem pessoas, como os direitos fundamentais, existem desde 1791.

Highlighted

Ir para a solução
se vc não usa a palavra macaco numa conotação racista, usa então numa intenção de ofender a pessoa, afinal ninguém elogia alguém o chamando de macaco, tem que levar ban do mesmo modo, fim.
Highlighted

Ir para a solução

É simples. Não chame niguem de macaco. Diga: "Cara você não está sendo inteligente para joga um jogo de estratégia". Mão vai ofender ninguém e vai para de justificar um comportamento rascista de grande parte da comunidade.

Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução

Saudações, autor do tópico,

Hei de dizer que compreendi o seu ponto de vista e sua respectiva argumentação e contextualização.

Porém, contudo e entretanto, vou ter que concordar com quem discorda de você. Infelizmente, jovem camarada, vivemos em um país cuja história reflete no modo como se moldou nossa cultura e o respectivo modo de ver e interpretar as coisas. Em outras palavras: vivemos em um país racista - ainda que de modo velado - e você tem que entender isso quando pensa em seus argumentos.

O substantivo macaco faz sim função de adjetivo, ainda que não mencione o dicionário. Pior, um adjetivo que tem conotação racista e ainda faz analogia a ponto de inferiorizar um ser tão importante, que é o Pan troglodytes - o que discordo totalmente, dentro da minha visão de Gestor Ambiental, mas isso é outro assunto que não vou discorrer aqui, nem mesmo replicar.

Há uma certa ingenuidade da sua parte ao tentar remover a conotação racista da palavra, ainda que esteja no contexto que você colocou. É o racismo velado que está presente em nossas veias, artérias e mente, ainda que sejamos negros, que torna esse substantivo um adjetivo de conotação pejorativa, seja com intenção racista ou intenção de diminuir uma espécie e que não deve ser utilizado, pois tem um enorme peso sociocultural.

A palavra tem, e provavelmente terá por muito tempo, conotação racista e pejorativa, ainda que o interlocutor não tenha a intenção de ser racista.

Por fim, como disseram muitos camaradas acima, você tem, além de um leque de substantivos, adjetivos e pronomes, demasiadas formas de agir em situações onde haja um jogador agindo com desinteligência e/ou infantilidade, proposital ou não.

Espero que tenha maturidade para entender as minhas palavras, sei que foram um tanto quanto duras, mas às vezes necessitamos disso para amadurecer.

OBS.: quando digo "você", não estou exatamente referindo-me a sua pessoa, mas à pessoas de um modo geral que executam ações dentro do contexto que você introduziu.

Um grande abraço do camarada Shrimps!

Highlighted
Dragão
Dragão

Ir para a solução

Sorte que eu sempre escrevo Wukong quando cai Wukong no meu time.

Highlighted

Ir para a solução

@Shrimps 

Olá amigão, tudo sussa ?

Reforço, por estar pisando em ovos, que o intuito do tópico não é permitir o preconceito e sim analisar a sua extensão.

Como sua resposta, bem elaborada por sinal, é extensa, vou me permitir analisá-la por partes. Perdoe erro de portugues, preciso sair para o futebol, mas não sem antes de fazer esta réplica.

''Em outras palavras: vivemos em um país racista - ainda que de modo velado - e você tem que entender isso quando pensa em seus argumentos.''

Nesta parte acho haver um erro de generalização. Nem todos são racistas, logo o País inteiro no sentido de totalidade não é racista. Há uma parte, infelizmente, que é sim. Entretanto a exceção confirma a regra e não a destrói. Logo a maior parte da população Brasileira são pessoas de bem que sabem e aceitam a igualdade entre brancos e negros.

''O substantivo macaco faz sim função de adjetivo, ainda que não mencione o dicionário. Pior, um adjetivo que tem conotação racista e ainda faz analogia a ponto de inferiorizar um ser tão importante, que é o Pan troglodytes - o que discordo totalmente, dentro da minha visão de Gestor Ambiental, mas isso é outro assunto que não vou discorrer aqui, nem mesmo replicar.''

Nesta parte encontramos um equívoco e acredito que fundamentalmente preciso da sua boa vontade para entender a finalidade deste tópico.

Macaco na lingua portuguesa é substantivo, é um animal. Qualquer outro significado que se extraia daqui deixa de ser no sentido denotativo e passa a ser conotativo. Logo para se condenar alguém de racista precisa entrar no campo semântico da lingua portuguesa e através do contexto perceber ou não se a pessoa está usando esta palavra com intuito de insultar a cor negra. O que eu quero afirmar é que a palavra macaco por si só não condena alguém a ser racista e sim o campo semântico o qual é utilizado. Assim uma análise é precisa e, vou além, se usar a palavra macaco fosse motivo para taxar alguém de racista, entraríamos em um campo nebuloso e temeroso que é o do radicalismo. Sobre sua profissão a exalto e digo que é digníssima, por curiosidade trabalho na procuradoria geral do estado do rio grande do sul no setor administrativo, entretanto curso direito e busco meu sonho de ser exercer o cargo de procurador do meu querido estado.

''É o racismo velado que está presente em nossas veias, artérias e mente, ainda que sejamos negros, que torna esse substantivo um adjetivo de conotação pejorativa, seja com intenção racista ou intenção de diminuir uma espécie e que não deve ser utilizado, pois tem um enorme peso sociocultural.''

Cara, estamos vencendo isto. O racismo está perdendo e só não aceita isto quem não quer. Estamos colocando jovens negros nas universidades publicas e nas universidades privadas de forma gratuita. Negros tem acesso a cotas para acessar os diversos cargos da administração direta e indireta. Embora existam racistas sim, e sempre existirão, a maioria de bem sabe que o ser humano é uno e independe da cor.

E acredito que o próximo passo necessário, é tirar as medidas afirmativas por perda de sua necessidade, e terminar com esta separação histórica de nós e eles. somos todos Brasileiros independentes da cor.

''Por fim, como disseram muitos camaradas acima, você tem, além de um leque de substantivos, adjetivos e pronomes, demasiadas formas de agir em situações onde haja um jogador agindo com desinteligência e/ou infantilidade, proposital ou não.''

Neste trecho você tenta utilizar a expressão muitos camaradas acima, como se estivéssemos falando de um assunto sem polarização, o que não é o caso. Este tópico está entre os ''pegando fogo'' e atingiu sua finalidade que é levar a reflexão e a combater o radicalismo.

O preconceito não terá vez na nossa sociedade, e nem poderá ter vez aqui no nosso joguinho. Tão abominável quanto o preconceito são as pessoas que procuram banir pessoas sem que haja razão para isto, este é o foco do tópico. os que se vitimam para causar o mal utilizando a proteção concedida a uma parcela hipossuficiente.

Por fim, me julgo maduro, diferente do que disseste, e pronto para debater qualquer assunto de forma lúcida. O fato de você discordar de alguém não a torna imatura. Espero que um dia compreenda que na democracia a pluralidade de ideias é algo natural se debatido com respeito e tolerância.

Um abraço meu amigo.

Highlighted
Arauto
Arauto

Ir para a solução
Bah! eu acho ao contrário de todos,pra mim macaco vale mais que humano (aliás qualquer animal ta valendo),chamar um humano de macaco é ofender o animal e não outra pessoa '-' ainda sonho em o sol se apagar (Diana) e a humanidade morrer e se extinguir! "ain você também vai morrer" fds! quem disse que sou melhor que alguém? já tentei me matar 2 vezes então que eu morra também e a humanidade toda junto. Pena que chamar uma pessoa de "humano" não é pesado e nem palavrão é...porque se fosse o mesmo peso que tem a palavra "macaco" oque não faz sentido porque também somos primatas eu ia usar,abusar e tava nem ai pra ban.
Highlighted

Ir para a solução
Chamar alguém de macaco é errado e independe do contexto. Não precisa entrar no mérito de racismo, se você chamou o coleguinha de jogo de macaco, você está errado y ponto.
Highlighted

ãRe: O NECESSÁRIO ENFRENTAMENTO DO SIGNIFICADO DA PALAVRA ''MACACO''.

Ir para a solução

@Im No Angel 

Não tente se matar, vc é muito importante e pode fazer muitas coisas bonitas 🙂

Highlighted

hRe: O NECESSÁRIO ENFRENTAMENTO DO SIGNIFICADO DA PALAVRA ''MACACO''.

Ir para a solução

@Shiny Raccoon 

isso é verdade, entretanto existe um escalonamento de punição conforme a gravidade do xingamento. Logo ser racista é mais grave que difamação, por isto a discussão.

Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução
Meu camarada,

Encontramo-nos numa situação parecida: também tô saindo pro futebol de terça.

Li com muita atenção o que você discorreu e minha réplica será apenas de um ponto, pois o restante considerei puramente opinião sua e vou respeitá-la, ainda que discorde piamente por achar ingenuidade da sua parte.

"Por fim, me julgo maduro, diferente do que disseste, e pronto para debater qualquer assunto de forma lúcida. O fato de você discordar de alguém não a torna imatura. Espero que um dia compreenda que na democracia a pluralidade de ideias é algo natural se debatido com respeito e tolerância."

Não acho você uma pessoa imatura, pois não o conheço. Além disso, não acho que você está sendo imaturo porque tem uma opinião diferente da minha. Acho que você está sendo imaturo nessa situação em específica porque você você foi literal em seus argumentos a respeito do substantivo macaco, que tem um peso quando levamos em conta a semântica. Imaturo por acreditar que, em nosso contexto social, possamos assimilar macaco com desinteligência. Não funciona assim, ainda que sejamos transparentes ao dizer que no exemplo em específico não haja racismo. Em outras palavras: mesmo que não estejamos tendo a intenção de sermos racistas, não devemos assimilar macaco à desinteligência, porque há uma semântica acerca do histórico cultural do nosso país.

No mais, concordamos nos pontos que não citei: o racismo é abominável, deve ser combatido e as pessoas, independente da etnia, não devem usar da lei para burlar o sistema, que é o caso aqui.

Como o foco do seu tópico é justamente abolir banimentos onde o sistema bane a torto e direito qualquer situação que contenha o substantivo "macaco" por racismo, considero que você está certo, mas, friso que discordo da sua argumentação ao longo do tópico, por desconsiderar o fator sociocultural e histórico acerca daquilo que acaba, por vezes, tornando-se, infelizmente, um adjetivo.

Um abraço e sucesso na sua caminhada!
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Ir para a solução

Bom, sempre haverá essa sensibilidade quanto ao uso de certas palavras, eu acredito que não importa a intenção, somos capazes de pensar, então se escrevemos algo que sabemos poder ofender é porque era essa a intenção. É mais sensato evitar escrever algo como ''macaco'' ou qualquer possível palavra que seja ofensiva, não importa o contexto. Tem jogadores que até hoje falam ''Down'' como uso pejorativo, e isso é um absurdo tão grande, é falta de bom senso e respeito falar de uma doença de forma tão violenta, porque é assim que funciona, uma palavra carrega um significado, e não saber como usa-las não é desculpa. Eu me sinto ofendida  quando usam ''macaco'' quando é dirigida pra qualquer pessoa, imagina se fosse comigo? Sempre vou denunciar esse tipo de comportamento. Esse mundo virtual parece lotado de pessoas que acham que podem ofender alguém e arrumar desculpas pra isso, com todo respeito, falta de amor ao próximo, e sensibilidade. Só respeite, como você quer ser respeitado. Woman Happy

choconina.png
Highlighted

Ir para a solução
Não deixem chutar seu joelho como fizeram com o meu 😕

''mo o foco do seu tópico é justamente abolir banimentos onde o sistema bane a torto e direito qualquer situação que contenha o substantivo "macaco" por racismo, considero que você está certo, mas, friso que discordo da sua argumentação ao longo do tópico, por desconsiderar o fator sociocultural e histórico acerca daquilo que acaba, por vezes, tornando-se, infelizmente, um adjetivo.''

Show de bola meu mano, sua primeira frase demonstra que entendeu meu tópico. Diminuir os banimentos sem a devida análise. Abraço 😄
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Ir para a solução
Aqui no Brasil eles pegam pesado com a palavra "macaco" mais por conta dos quesitos raciais, a pessoa pode ser punida so por usar a palavra que o sistema da rito ja associa ao racismo.

Nos NA/EU eles assimilam a palavra macaco a aquele jogador que não sabe o que fazer pelo mapa ou que fica fazendo palhaçada, aqui agente associa isso ao termo "batata", quem nunca caiu com aquele ADC batata que não sabia se ia pra jungle ou pro mid depois que a t1 do bot caiu?

A rito devia analisar se o uso da palavra foi com a intenção de racismo e não por um bot pra punir todos que usam essa palavra mesmo sem a minima intenção de ofensa.
Sona Symphony Queen é a melhor custom skin.
Highlighted
Arauto
Arauto

Ir para a solução
Eu tenho um brother que tomou ban 14 dias hoje , porque chamou o cara de macaco ( era um wukong ) kk
?~
Highlighted
Dragão
Dragão

Ir para a solução
Basta não xingar, basta não dar rage, basta não dar pitaco ou ping em toda jogada errada que ver em um partida, como se nunca tivesse errado. Basta não dirigir a palavra a alguém que não conhece e nunca viu na vida de forma chula. Ou simplesmente de /muteall.

Problema resolvido.

Espero ter ajudado.
https://banjomanbold.files.wordpress.com/2012/12/pato_aviao.jpg?w=640
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Ir para a solução

@Shiny Raccoon  escreveu:
Chamar alguém de macaco é errado e independe do contexto. Não precisa entrar no mérito de racismo, se você chamou o coleguinha de jogo de macaco, você está errado y ponto.

Sim, mas há uma grande diferença entre ser racista e insultar a inteligência de um coleguinha em termos das próprias punições da Riot (já que o primeiro pode ser motivo para instaban logo na primeira transgressão, o que raramente acontece no segundo caso).

@Shrimps  escreveu:

Como o foco do seu tópico é justamente abolir banimentos onde o sistema bane a torto e direito qualquer situação que contenha o substantivo "macaco" por racismo, considero que você está certo, mas, friso que discordo da sua argumentação ao longo do tópico, por desconsiderar o fator sociocultural e histórico acerca daquilo que acaba, por vezes, tornando-se, infelizmente, um adjetivo.

Sim, da forma que é usada é um adjetivo. A questão que está sendo apontada é que este "adjetivo" pode ser usado de duas formas diferentes: uma de conotação racista, e outra como forma de insultar a inteligência do outro (e claro, pode se referir ao Wukong também, no caso do LOL).

Não é dificil entender porque chamar de macaco insulta a inteligência de alguém (afinal, são relativamente próximos ao seres humanos sob diversos aspectos, mas são menos evoluídos intelectualmente e jogam caca uns nos outros). Em outras palavras: bota um chimpanzé para jogar LOL, e você notará que o resultado será algo próximo a um Yasuo M7 com skin projeto.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Ir para a solução

@Chokkus, eu tentei escrever um texto (que ficou meio MUITO grande) sobre o significado real da suástica e como ela existe em dezenas de religiões (inclusive o cristianismo romano) por milhares de gerações, mas o fórum não deixou (não foi censurado, só deu erro), então vou resumir aqui minha opinião.

Eu pessoalmente acho a subversão de algo simples e corriqueiro por causa da crueldade humana de doer o coração. Algo tão representativo da vida e da felicidade como a suástica ter sido totalmente profanado por um grupo antissemita realmente me entristeçe. Pros hindus, a suástica é o sol e a vida. Pros budistas, o equilíbrio. Pro jainismo, o progresso humano. Pros abraâmicos, a boa sorte. Pros índios navajo, a cura.

O próprio nome "suástica" deriva do sânscrito "svastika", que signica "pequenas coisas que estão associadas ao bom viver".

Tudo isso destruído porque esse símbolo foi encontrado nas ruínas de uma cidade Ariana (Tróia) e usado em uma campanha de ódio que acreditava na supremacia Ariana.

Eu honestamente desejo que um dia, no futuro, esse símbolo volte a significar o que realmente deveria: felicidade.

Highlighted

Ir para a solução

Muito mimimi
Se querem xingar alguém por serem idiotas pq não os chamam de Burros ou simplesmente idiotas? Eu respondo, essas palavras são fraquinhas, só tem um significado mesmo, ao chamar alguém de macaco por ser burro vocês querem mesmo é agredir do pior jeito possível a pessoa, porque sabem o quão pesado é esse xingamento, vai agredir em dobro a outra pessoa e vocês tem noção disso
subconscientemente pq o racismo está tão enraizado na sociedade que as pessoas tem atitudes racistas em mínimas coisas.
Tao babando pra usarem esse xingamento livremente pq é o mais porco de todos, tem inúmeros significados esdrúxulos.
Se você quer usar "macaco" em vez de "burro" e defende isso você não passa de um mau-caráter pra mim

Highlighted

Ir para a solução

Cara, na minha modesta opinião, o uso da palavra "macaco" em League of Legends só se justifica se você estiver falando sobre o campeão Wukong. Em todos os outros casos, não existe nenhuma situação que, fora do contexto do racismo, torne a palavra tão essencial que não possa ser substituída.

Pra mim, relevância de "contexto" é a diferença entre chamar alguém de "put4" ou dizer "put4 merd4". Aqui, sim, há contexto. No primeiro dos casos, quem não liga pras próprias irmã, mãe, tia e afins. No segundo dos casos, o cara só tá se lamentando.

Em síntese, a gente nunca sabe quem está do outro lado e quem reage a determinados tipos de abordagem. Em todas as situações, ser urbano e humano é a melhor saída. Isso passa necessariamente pelas altercações de rage, de hate e também (por que não?) de racismo.