Fala ai pessoal, vamo conversar, contem suas opiniões, quais foram suas impressões da prova? como foram?
Olha, vou ser sincero, esse tema de redação, "manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet",achei ele uma porcaria, não é questão de ser fácil ou dificil, e sim por ele ser excludente, olha, querendo ou não, há regiões no Brasil que não tem acesso a internet, ai você pega pessoas dessas regiões e bota pra dissertar sobre um tema desses igualmente com outras pessoas que tem acesso a internet? sem contar os textos de apoio que não ajudavam em nada.
Agora, vamos ser sinceros, o ENEM está ficando cada vez mais injusto com o aluno do ensino público que não tem condições de pagar cursinho pré vestibular, vejamos, uma prova que teoricamente seria para alunos do ensino médio, está cobrando conteúdos do ensino superior, principalmente na parte da fisica e da quimica, e isso não é uma desculpa para quem foi mal na prova, é somente a verdade.
Quanto ao tema, eu discordo da sua opinião. Quando um aluno estuda para a prova, ele tem que tomar como base a matriz de referência. (http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_enem.pdf)
EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)
ii. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricogeográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
A internet é hoje é a essencia das comunicações e produção, então eu penso que é fundamental ao menos a sua compreensão. Se for tomar como base isso, ninguém teria como escrever sobre educação para surdos, eu sequer conheço um. Além disso, o inglês e espanhol da prova teriam mais características de exclusão do que o próprio tema da redação.
Agora, o Enem é injusto com os alunos da rede pública. Mas, pra mim o maior problema nem é essa questão da condição ou não de pagar um curso pré vestibular por parte do aluno da rede pública.
A prova esse ano foi PÉSSIMA no sentido dos conteúdos.
Eles cobraram NENHUM conhecimento de linguagens, e poucos de humanas. A interpretação de texto foi o único requisito para um aluno acertar pelo menos 20 questões.
Matemática embora as pessoas tenham dificuldades, eles fizeram uma prova médio/fácil. Quem sabe arranjo e combinação + regra de 3 + interpretação, acerta pelo menos 20. A matemática é muito mais que esses 2 conceitos, quase não caiu áreas e volumes, matrizes, funções do segundo grau, e outros assuntos aprendidos no ensino médio.
A prova de natureza foi uma PIADA. Totalmente excludente. Até para os alunos da rede particular.
Eu faço das minha palavras a opinião do Jubilut: https://www.youtube.com/watch?v=lf2EyIl4Q3w
Essa foi de longe a pior prova do Enem que já fiz, 4 de 2009 pra cá, mas sempre acompanhando.
Quanto ao tamanho dos textos e da prova, eu até concordo que é cansativo demais. Chega na questão 60 você já ta com um déficit de atenção maior, já nem sabe o que ta fazendo mais. Mas pelo menos é pra todo mundo, e a forma como você faz a prova também é estratégica. É bom que tenha muitas questões, o que não pode é a pessoa se enganar e ficar presa em 1 achando que vai baixar o Chico Xavier.
Só num componente curricular do meu ensino superior é que fui entender as bugigangas de química direito. Exemplo: nunca que ia entender aquele troço da pilha no ensino médio (nem ensinam isso nas escolas).
Algumas coisas em física também, como um som que ecoa num toróide oco, não sei a frequência de saída e nem saberei até terminar os currículos de física na minha universidade.
Valps