Highlighted
Arauto
Arauto

Pensem no valor das palavras

Gente, é sério, esse post é pesado. É uma verdade triste, mas é pesado. Talvez faça voce mudar, mesmo que minimamente, a maneira de pensar. Talvez nao lhe mude nada. 

Mas se voce que for ler esse post for alguem sensivel, pense um pouco antes de descer a pagina. Pode parecer exagero para um post do Forum, afinal a depressão é um exagero pra todos que nao a tem.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Gente, é normal vir no Forum e ver post reclamando de Ban por causa de rage e etc, e ficarem tentando defender que  Ban nao era justo, que ele só xingou por causa que era tava jogando mal e etc, mas gente, vou ser direta :

 

Nao interessa se a pessoa é trol ou nao, se tu ta caindo contra iniciantes na ranqueada, se tu ta perdendo 40 minutos da tua vida, nao interessa.
A unica coisa que interessa é que tu xingou a pessoa simplesmente por causa de um jogo, pela habilidade de uma pessoa apertar teclas e clicar o mouse.
Infelizmente hoje em dia muitos humanos não prezam mais pelo ato de pensar antes do fazer, ignoram a lei de que toda ação tem uma reação, deixam se levar pelo calor do momento simplesmente por causa que uma pessoa, a qual voce nem ao menos conhece, esqueceu de clicar num botão do teclado.
Vocês esqueceram de que palavras tem poder, sendo ditas ou escritas, e podem ser mais fatais do que uma ação impensada, pode-se cortar o ultimo fio da vida de alguém, por mais banal que seja isto para aquele que as diz. Aquele que nao pesa suas palavras pode envenenar alguem ja fragil emocionalmente, sendo mais fatal que qualquer outro veneno.

.

.

Enfim, o que quero dizer é que voce xinga alguem quando ela joga mal sem saber se ela esta abalada ou emocionalmente fragil.

Voce xinga uma pessoa que esta trolando sem saber se ela esta frustrada demais para jogar serio.

Voce xinga uma pessoa sem saber se ela esta com os olhos marejados ou se simplesmente gosta de irritar os outros.

Sem saber se ela esta frustrada demais pra jogar bem ou se quer apenas estragar o jogo

.

.

.

Você nao conhece a pessoa que esta do outro lado do monitor.

Nao sabe o sabe oque esta passou, se corta os pulsos a noite e os esconde com um casaco ao dia. Você pode estar tirando a madeira aos pés da forca sem nem perceber. Aquele que diz a sentença ira pensar que isto é um exagero, que um simples xingamento nao faria tanto dano a alguem. Antes fosse isto.

 

Para a pessoa que ja esta mentalmente abalada, fisicamente machucada e emocionalmente fraca, esse insulto pode ser o ultimo centimetro que a forca que a sufocava precisava para lhe esgotar a vontade de respirar.

 

Se voce ainda acha isso um exagero, então pense, apenas por um instante, esta situação:

Voce nao sente felicidade, e as pessoas ao seu redor, por mais que tentem lhe ajudar, nao a alcançam simplesmente por agirem como se voce fosse diferente.  

Sua mente lhe mata a cada dia, transformando um elogio em um insulto, criando a ilusão de que todos o odeiam, e que neste mundo sua existencia nao importa nem para voce mesmo.

E por mais que voce tente manter a mente quieta, ela se mantem ativa, a espreita como se tivesse vida propria. Qualquer conversa se tornará uma tormenta, se manter do lado das pessoas sera uma tortura, ao passo que se trancar sozinho sera mil vezes pior, porem inebriante, enquanto voce se sente morto por dentro, chegando até a pensar que a dor fisica aplacara o veneno que lhe corroe. 

 Afinal, voces realmente conseguem imaginar a tortura que alguem passa a ponto de contar os proprios pulsos? De fazer o proprio sangue correr pelo chão com a leve esperança de que essa dor acabasse ? De se matar pela pequena chance de paz ?

 

Apenas pensem nisso gente. Eu sei que voces passam raiva quando jogam algo, que se irritam com alguma caracteristica de um estranho. Alguns até desejam a morte de alguem simplesmente por que esta esqueceu de apertar um botão.

.

.

.

.

.

.

Nao sei sei voces conseguiram entender esta dor, mas por favor, entendendo ou nao ela, por favor apenas pensem antes de falar. Isto nao ocorre apenas no LoL, e sim no dia a dia.

Se voce tem aquele amigo que parece rir por tudo, mas vez ou outra voce vê ele sozinho pressionando o pulso por baixo da manga, tente fazer algo. Nao pergunta a ele o problema, nao o faça sentir-se diferente. Apenas chame ele para jogar algo junto, conversem sobre assuntos aleatorios, qualquer coisa. Faça-o sentir-se seguro,  calmo ate o ponto de a voz em sua cabeça se torne muda.

.

.

Apenas peço isto:

Antes de xingar alguem, antes de julgar alguem, tente por um unico instante descobrir oque ele ja passou. Tente lembrar-se que existem pessoas quebradas.

 

Desculpem pelo post longo. Isso era um desabafo que eu guardava comigo a anos., Mas espero que, algum dia, alguem que leu este desabafo deixe de insultar alguém, que tire este alguem deste buraco a que chamamos de depressão.

 

 

Apenas tolos não aceitam seus erros...
17 RESPOSTAS
Highlighted

Re: Pensem no valor das palavras

Além de que, levar a calma para si também lhe ajuda bastante.

O correto é o incentivo a melhoria, em vez da crítica a falha.

Quando repreendidos de forma errada se frustram muito e isso piora tanto seu desempenho no jogo como pode influenciar em suas vidas de acordo com o que estão a passar. Então de nada adianta ofender. Mas se bem incentivados tudo isso pode mudar.

Esses dias me mantive mais calmo que o normal e tentei transparecer para meus companheiros e o resultado foi muito satisfatório. Pessoas que estavam prestes a "estourar" em frustração e raiva gerada por partidas anteriores ou na atual, mas acabavam por se tranquilizar e voltar ao jogo, no fim agradecendo a mim por não ter dado rage neles e os ter tentado ajudar.

Gostaria que a comunidade tivesse mais cabeça para pensar nas ações e palavras. Pq uma pessoa que você ajuda e acalma pode fazer o mesmo por outra e assim por diante, é uma ligação boa que gera de pessoa para pessoa.

E reconheço a dor, o isolamento, o pensamento de que tudo pode acabar; sei exatamente como é. Eu não cheguei ao ponto de me cortar (só 1x quase desisti) mas conheci quem fez isso e foi difícil fazer com que parasse ainda mais eu entendendo que a dor física parece um alívio perto do que sentimos internamente. E que nos passa em mente que a morte não seja tão ruim assim... Lutei muito pra me manter vivo por todo esse tempo e talvez por isso tenha tanta empatia pela dor do próximo, não gostaria que passassem pelo que passei em vida.
Highlighted
Lenda
Lenda

Re: Pensem no valor das palavras

Gostei do seu tópico, uma coisa q eu levo pra minha vida é a lição q meus pais me ensinaram "Não faça com os outros oq vc não gostaria que fizessem com vc. É uma simples questão de respeito vc n xingar outro ser humano q vc nem conhece.
Highlighted

Re: Pensem no valor das palavras

Primeiro... as pessoas sao responsaveis por suas ações se a pessoa vai jogar pra atrapalhar você quer que os outros passem a mão na cabeça?. por que ela não para? por que ela não vai procurar ajuda? me poupe do seu sentimentalismo barato.
Highlighted
Tropa
Tropa

Re: Pensem no valor das palavras

mano, vc tá falando de pessoas q estão lá para jogar e descontrair. Elas não estão lá pra "atrapalhar" o jogo e sim para participar dele .  O fator de encontrar jogadores "ruins" no seu time é devido ao balanceamento da Riot Games, não culpe o jogador.   Se a pessoa quiser continuar jogando não é a decisão de outro player que deve o fazer parar. A ajuda não cai do céu, depressão é um caso sério e muitas vezes precisa de auxílio e de apoio para até mesmo identificar o transtorno. Não é sentimentalismo barato e sim uma empatia/solidariedade que a sociedade sempre precisou e sempre precisará.
Highlighted

Re: Pensem no valor das palavras

Para alguns, o jogo é a única forma de "escape", e por algumas atitudes de outras pessoas acabam por tirar a única chance de quem precisa de ajuda!!!
Highlighted
Arauto
Arauto

Re: Pensem no valor das palavras

@Shadow Kawai Cat

E não é tao simples assim, muitas pessoas entram em depressão sem nem ao menos perceber, e quando percebem já estão tão frustradas consigo mesmos que procurar ajuda passa a ser inviável, como se nenhuma pessoa, seja especialista ou nao, fosse entender oque acontece.
Pesquise sobre casos de depressão, sintomas similares e o que causa na pessoa.
E, exatamente, que pergunta é esta de '' por que ela não para?'' acha que alguém quer se matar por pura vontade e livre arbitro ?
Apenas tolos não aceitam seus erros...
Highlighted
Barão
Barão

Re: Pensem no valor das palavras

Não faça aos outros o que não quer que façam com você.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Highlighted

Re: Pensem no valor das palavras

Se o cara chega nesse ponto e nn ativou o /muteall é pq ele quer sofrer msm. Ta bom, ta bom, nn é tão simples assim kk.
Mas o cara que ta xingando nem deve ta frustrado tambem né? e oq eu posso fazer, não é como se eu fosse acabar com a maldade no mundo falando "ei cara, para de xingar.".
No fim os 2 tão errados.
Highlighted

Re: Pensem no valor das palavras

Mano se o cara tem problema na vida dele e ta frustrado no dia em que ta jogando eu quero que ele se fod@, mas bastante msm, vou ter empatia com quem ta jogando e querendo vencer, as palavras tem o poder pra aqueles que não aguenta a verdade ou não sabem seu verdadeiro valor, textinho de vitimismo ate no lol slc.........................

Highlighted
Tropa
Tropa

Re: Pensem no valor das palavras

Espero que muitas pessoas leiam seu post e reflitam sobre isso.
Antes de reclamara da comunidade que temos, nós devemos ser a comunidade que queremos ser.
Paz e bem, amigos.

Oração de São Francisco

Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado
Compreender do que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois, é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado;
E morrendo que se vive
Para a vida eterna
Highlighted
Arauto
Arauto

Re: Pensem no valor das palavras

@Dolores Haze
@Michael vincent
Este tópico nao é sobre LoL. Eu o usei como exemplo, sobre o fato de nao sabermos nada sobre a pessoa que esta do outro lado do monitor. O Topico é sobre uma doença que pode custar sua vida, ainda mais com pessoas conhecidas e desconhecidas lhe insultando por qualquer erro.

Apenas tolos não aceitam seus erros...
Highlighted

Re: Pensem no valor das palavras

@Akira Yuuk Se tivesse falado que nn era sobre lol antes (vc falou?).

Isso é muito complicado cara, o certo não seria explicar para essas pessoas que o mundo nn é do jeito que elas querem?

Toda vez que eu me deparo com uma situação dessas eu lembro daquele discurso do rocky balboa e penso "Sim! É assim que funciona!"

Highlighted
Arauto
Arauto

Re: Pensem no valor das palavras

Quanto mimimi, rapazeada hoje ta muito sensível, se te ofendeu é só mutar e segue o baile, quem se ofende profundamente com xingamento em joguinho online não é mais do que um fresco.
nick>payphone
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: Pensem no valor das palavras

Já defendi muito jogador vitima de jogadores assim e defendo e tento conforta-los de alguma forma sempre que eu vejo....
Eu até hoje me lembro de um jogador que foi atacado por jogar mal...No final ele explicou que estava jogando mal pela vó dele ter acabado de falecer, e o outro cara simplesmente disse coisas horriveis na maior ignorância a respeito da situação...Usou o motivo do cara para atacar ele ainda mais por uma coisa besta...

Spoiler
"Você deveria morrer junto com ela, Tenho certeza que ela morreu por não suportar um inutil como você"


Eu me senti horrivel depois de ler aquilo...E me senti na obrigação de defender aquele jogador e eu defendi mesmo! do jeito que eu podia ...Ajudei ele voltar no jogo dando o meu melhor e ele quem nos levou para vitória no final da partida enquanto o cara que fez todo esse show desnecessário, ficou na base propositalmente "porque nós não mereciamos a vitória"...No final das costas só ele quem não a merecia mesmo. 
O jogador ainda estava triste mas agradeceu da mesma forma por eu ter o defendido e pelo time ter valorizado as jogadas dele.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: Pensem no valor das palavras

Esse tipo de coisa me deixa muito triste...A ignorância e falta de respeito me deixa triste, não só no jogo mas em tudo.
Highlighted

Re: Pensem no valor das palavras

O ideal seria que independentemente de qualquer coisa a gente pensasse que é uma pessoa do outro lado, e que ela não merece ser ofendida, esteja ela passando por problemas ou não, é como eu sempre digo : pode xingar o tanto que quiser mas do seu lado da tela
Highlighted
Dragão
Dragão

Re: Pensem no valor das palavras

por isso eu só xingo quem ja ta no chat xingando