cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Sky01
Arauto
Arauto

Por que as fanbases femininas das coisas não agem como as masculinas?

Começando já como um adendo: Sim, eu sei que existe uma boa parte que age, eu conheço e interajo com esse parte em varios grupos, em boa parte não é raro eu ter uma boa conversa e só depois ler o nome da pessoa pra ver que era XX, pois o tipo de comportamento dela é igual ao tipo de comportamento do grupo, e são por pessoas assim que eu me recuso a levar a serio relatos de que "a comunidade gamer ou similar é machista e o baralho a 5", então vamos começar o texto.

Não é raro ver materias em portais de "noticias" feitos pra millenials com um artigo escrito por algum bacharel de jornalismo em alguma uniesquina falando sobre como a comunidade de jogos e relacionados é um "clube da bolinha" ou algo do tipo. Mas participando desses meios, vi que não podia ser mais mentira, a verdade é que meis assim não buscam um genero, mas buscam um (Ou varios) "tipos de comportamento": Modos de agir, pensar, etc.

Para o bem geral e ordem de tais grupos são reforçados esses tipos de comportamento, o motivo de haverem poucos individuos do sexo feminino em tais locais se deve ao fato de que poucos desses individuos se adaptavam aos tipos de comportamento, então vinha de boa parte dos proprios individuos femininos o distanciamento desses meios: Discutir sobre a best girl de Fate/Stay Night ou chamar o OP que disse que Code Geass R2 é melhor que o R1 de macaco não são pra todos, e em boa parte nunca foram feitos pra ser.

Em verdade é que nunca ouve obstaculo nenhum prevenindo a entrada do sexo feminino nesses maios (Aos menos nada de nivel maior que "O Programa do Gilberto Barros sobre Yu-Gi-Oh"), e a entrada desse ocorreria de nivel natural conforme este se adaptasse aos tipos de comportamentos requisitados, todavia, não foi isso que ocorreu.

Eu pergunto a você: Games/Anime são mainstream? Boa parte de vocês erroneamente responderia que sim, por que erroneamente? Bem, na epóca do Guga muitos responderiam que Tennis era mainstream, mas foi só a saida do mesmo que não se falou mais de tennis (Idem formula um e Ayrton Senna), em comparação ao futebol que, mesmo que Neymar se aposentasse hoje, continuaria mainstream por aqui. Levando a comparação á anime: Certo, você vai achar bastante de gente que gosta de Naruto ou DragonBall, mas vai achar gente que acompanha seasonal anime com facilidade? La por 2014-2016 já vi guia de "Anime que você provavelmente não conhece" me botando Kill la Kill, que, para quem participa ativamente de grupos com REAIS fãs, é EXTREMAMENTE mainstream. O mesmo para games e coisas do tipo, apesar de que este caso tambem tem mais a ver com dinheiro: Você provavelmente vai achar alguem que jogou Mario ou GTA:SA em um PS2 pirateado (Ou varias "gamers" jogadoras de Angry Birds que compoem mais da metade de todos os "gamers", de acordo com a pesquisa que o formado na uniesquina adora linkar), agora, perguntem quantos deles compraram Nier:Automata esse ano? Isso vale pra qualquer coisa, como os "SUPER FÃS" de Pokemon durante a febre do GO que ficavam tocando a abertura em PT-BR mas nunca jogaram um jogo da franquia nem reconheceriam a opening japonesa que MISTERIOSAMENTE não estavam mais jogando 3 meses depois. Apenas isso ja quebra a teoria de ser por "machismo", é por comportamento.

Mas se eu disse que "não foi isso que aconteceu", mas ainda não da pra negar que aumentou a presença feminina, então, o que ocorreu? Estas criaram o proprio "Clube da Luluzinha", porem, apesar de genero ter um papel forte nesse, o que predomina é tambem "tipos de comportanto", os presentes nestes grupos sendo os abominaveis em grupos """masculinos""". Não é raro nesses encontrar ideologias extremistas, """memes""" de baixissima qualidade que exaltam arrogancia, prepotencia, vaidade, egocentrismo e outros vicios, mensagens como "É um prazer pra mim que vocês me odeiem", "amore, não te ouço aqui da Europa, "vocabulario irritantissimo "amore", "berro", "lacre", "boy **cogumelo do teemo**", atitudes tipicas de bolha social como os trocentos topicos reclamando que "suporte não era valorizado" sendo que na mesma epoca eu jogava de suporte e via que tais topicos não falavam a verdade, que no final eles estavam quase que pedindo que o pessoal os louvasse apenas por terem feito o proprio trabalho (Se eu não dou parabens pelo meu ADC farmar um Siege Minion, por que eu daria ao meu sup por ter posto uma ward?), e isso quando a pessoa não passa tempo demais nestes grupos e perde a capacidade de interpretar a realidade (Quem não se lembra das acusações destes mesmos do Kami ser um "homofobico biscoiteiro"?), em resumo: Uma parte extremamente toxica, feita a partir de todos os vicios que o "clube da bolinha" filtrava, que piora a experiencia de todo o resto da comunidade.

Nenhuma mulher tem culpa disso, pois como eu ja disse, nunca foi uma questão de "genero", foi uma questão de "tipos de pensamento", é uma questão de ideias, cujo aqueles que ficam presos no filtro querem transformar em "questão de genero".

Mas então ainda falta uma peça na minha logica, que eu vim perguntar a vocês: Por que? Por que estas comunidades são diferentes? Por que eu noto que tem uma parcela alta de individuos do sexo femininos ou LGBT que ao não se adequarem ao comportamento "padrão" de grupos de bom convivio (Bem, """bom convivio"""), recorrem a cesspools bolhas ideologicas toxicas e arrogantes assim?

123 RESPOSTAS

@renji1000 escreveu:

@BurningInFire escreveu:
Não era contigo, era com o BRZI.
Não sei como eu marco alguém para responder.

Só citar o comentário de quem você quer responder.

Obrigado.

Brave Bird
Lenda
Lenda

Oh o pau quebrando, eta poha, briga na baixa pai

zero874
Arauto
Arauto

Você é o cara que eu ouvia falar que tomava um monte de downvote? Como assim? Excelente texto, só verdade.

@zero874 escreveu:

Você é o cara que eu ouvia falar que tomava um monte de downvote? Como assim? Excelente texto, só verdade.

Eu mesmo, essa fama veio la do primeiro forum em 2013-2014 por minhas opiniões sobre o balanceamento do jogo serem controversas e a qualidade dos meus posts ser duvidosa. Dai virou meme downvotar todo e qualquer post meu independente dele ser bom ou ruim, meu recorde foi esse: http://forums.br.leagueoflegends.com/board/showthread.php?t=309231

Foda é que quando chegou no boards isso pesou, GD eu podia estar -10 que o topico ainda tava no topo e aberto, boards se levava 2 nego nem via mais seu topico. Se esse topico fosse no boards nem ferrando que ia dar 6 paginas.

Pra afofar meu ego um pouquinho, me diga o que você mais gostou no texto?

Você falou a verdade, conhece o que muita gente não conhece sobre a política (ideologua marxista, guerra de classes por exemplo), não fica usando eufemismo com medinho de mimimizento se sentir ofendido. E é capaz de entender a própria realidade das coisas, o que é não é muito comum nessa sociedade imbecil.

Tava dando uma olhada em uns prints antigos meus, tinha esquecido que foi você que tinha deixado essa perola, pra quem disse que "eu não mudei nada", é melhor se olhar no espelho :v

@Sky01 o seu nível de tópicos diminuiu muito. Estou preocupado com vc;

@BurningInFire escreveu:
@Sky01 o seu nível de tópicos diminuiu muito. Estou preocupado com vc;

Seja mais especifico, como assim? Que tipo de topico voce quer?

@Sky01  Tipo, como há 3 anos atrás que vc tocava terror com a sua otakisse, todo mundo discutia legal. E hoje, cara...perguntas que não precisam de respostas

Eu esperava mais de vc nesse novo fórum, Sky01.

@BurningInFire escreveu:

@Sky01  Tipo, como há 3 anos atrás que vc tocava terror com a sua otakisse, todo mundo discutia legal. E hoje, cara...perguntas que não precisam de respostas

Eu esperava mais de vc nesse novo fórum, Sky01.

Poh, só mandar umas ideias.

Hitagi
Tropa
Tropa

Que discussão besta, até pq todos sabemos que a Saber/Arthuria é a melhor de Fate/Stay Night

@Sky01 escreveu:

Tava dando uma olhada em uns prints antigos meus, tinha esquecido que foi você que tinha deixado essa perola, pra quem disse que "eu não mudei nada", é melhor se olhar no espelho :v

Ela já "ignorou" umas 10 pessoas e volta e meia fala que vai parar de usar o fórum...

→Thepgfk←
umbran tears
Aronguejo
Aronguejo

O que você classifica padrão pode ser tóxico também, porém você está dentro do meio de convívio, gosta e não consegue ver.

Eu, sinceramente, não tenho interesse algum em entrar numa IDM ou em qualquer outro grupo de lol simplesmente pelas brincadeiras escrotas que os caras fazem e um bando de "hurrdurr clã fiz certo?" aplaude.

Concordo sim que os grupos femininos e LGBT podem ter criado sua própria bolha, mas não culpo, nem todo mundo aguenta esse tipo de ambiente descriminatório. Aliás, sobre essas coisas de "berro" "tiro" "lacre" e síndrome de Regina George, eu concordo, é bem tóxico e desagradável, porém classifico como menos desagradável que chamar as meninas de "depósito" ou fazer associações entre LGBTs + lâmpadas e afins.

Ilha da macacada tambem não presta.

To falando de outro tipo de grupo.

Tio Akama
Tropa
Tropa

Sky01 nos trouxe mais um shltpost de qualidade exímia. 

Seria nossa segunda shltposter favorita, Mystara, capaz de realizar o irrealizável e superar esta maravilha da internet contemporânea?

Descubra no próximo episódio...

@Tio Akama escreveu:

Sky01 nos trouxe mais um **bleep**post de qualidade exímia. 

Seria nossa segunda **bleep**poster favorita, Mystara, capaz de realizar o irrealizável e superar esta maravilha da internet contemporânea?

Eu não vou mais postar aqui nesse fórum, não se preocupe.
 E meu nick não é mais Mystara desde 2014!!! Vocês tão vendo Mystara? Será que tá bugado!?!?

@Macdealer escreveu:

@Tio Akama escreveu:

Sky01 nos trouxe mais um **bleep**post de qualidade exímia. 

Seria nossa segunda **bleep**poster favorita, Mystara, capaz de realizar o irrealizável e superar esta maravilha da internet contemporânea?

Eu não vou mais postar aqui nesse fórum, não se preocupe.
 E meu nick não é mais Mystara desde 2014!!! Vocês tão vendo Mystara? Será que tá bugado!?!?

Não adianta ficar triste só por que você foi bamboozleada por um punhado de underages. 

Seria uma tremenda irresponsabilidade sua abandonar este recinto e deixar que Sky01 assuma o monopólio do shltposting local. 

E você não é irresponsável, é?

@Tio AkamaPor mais que eu goste de brincar, de bafões, tretas e etc; algumas vezes eu estou falando sério. Meu tópico sobre o PBMMR (Performance based matchmaking ratio) era algo muito sério. Pois de uma perspectiva de desenvolvimento de software/games (área da qual eu estudo e atuo) é algo muito relevante, pois o atual sistema, onde julga 10 jogadores únicos (variáveis voláteis com resultados muito diferentes interno que define o toal) é extremamente antiquado e limitado. E por mais que todos aleguem que PBMMR tem suas falhas, eu ainda acho descabido o fato de não enxergarem as falhas de um sistema puramente vitória/derrota, onde você está julgando 10 variáveis completamente únicas em seu potencial dentro de uma partida apenas por Vitória x Derrota.
O que mais me estarrece é um bando de desenvolvedores, em quase 9 anos de popularidade do gênero, que estuda pesadamente em cima de lógica e pensamento "aprimorador e depurador" não veja isso com clareza.
Quem faz faculdade de Ciência da computação e suas derivadas acaba treinando muito a lógica e ver os jogos com uma perspectiva muito diferente, porém são poucos que anexam a isso um senso de criatividade e inovação.
Talvez eles até vejam isso, só que um sistema PBMMR vai contra a filosofia e política deles de forçar os jogadores a gastarem mais tempo jogando e presos a uma esperança de subir demoradamente.

Pois se for parar para analisar pesadamente, claramente e logicamente, o sistema atual Vitória x Derrota é uma maneira extremamente lenta de julgar o MMR de jogadores. PBMRR embora imperfeito, aceleraria muito o encontro do verdadeiro MMR do jogador.
E o pessoal trollou no meu tópico sério, parecendo a santa inquisição atacando e condenando alguém que veio trazer uma nova perspectiva de aprimorar os cálculos de MMR em todos os jogos baseados em times.
Vocês são aquelas pessoas medievais que queimam as pessoas na fogueira por dizer que a terra é redonda.
E eu não vou ficar aqui para morrer na fogueira, então tchau.

PS: Outra coisa também, trazendo o assunto a este tópico. Acredito que as mulheres estão evoluindo muito mais, a 20 ~ 15 anos atrás nem 20% de mulheres se formavam academicamente em relação aos homens, enquanto hoje em dia se forma mais mulheres do que homens em universidades e o número está crescendo.
 Eu acho que isso acontece devido ao fato de que homens estão muito presos aos egos, e daí ficam entrando em embates e discussões inúteis, tentando "vencer" paliativamente em jogos, em razões medíocres ou ganhar guerras idiotas como "Bolsonaro vs Mária do Rosário" ou "Anti-feminismos", em vez de estarem estudando, aprimorando as coisas, ou tendo visão e pensamentos científicos como as mulheres vem ascendendo.

Enquanto o Sky01 está gastando maior tempo da vida dele tentando suprimir a minoria e atacá-los argumentativamente. Eu estou lendo artigos acadêmicos internacionais em inglês e me preocupando em como posso criar uma inteligência artificial futura baseada em emoções humanas, para ser implementada na internet das coisas e trazer uma tecnologia menos empresarial e mais humana, que reconheça e cuide de transtornos de personalidade.
 Como por exemplo eu estava discutindo com um professor, de como seria legal no futuro ter uma TV que reconhecesse atividades de um humano, talvez até expressões faciais e tom de voz, reconhecesse a depressão ou o perigo dela através de dados estatísticos, e assim através de uma rede neural fosse unindo pessoas de certas regiões ajudando elas a mudar de atividades e exibindo eventos regionais para todas fazerem juntas, como pique niques no parque, festas, ou mostrando shows e lugares para elas ir, além de outras várias opções, evitando assim a depressão que está em crescimento.
 Construir umm sistema para a internet das coisas que reconheça e amenize, ajude ou até trate transtornos e sofrimentos psicológicos é um dos temas do meu TCC e projetos futuros.
 Existem atualmente várias cidades inteligentes ou cidades do futuro (na verdade 3) sendo construídas na China e na Coréia do Sul, para que muitas tecnologias sejam implementadas.
 Enfim, eu não sou de ficar falando da minha vida pessoal, da minha faculdade, dos meus planos e projetos e minhas atividades. Eu apenas estou fazendo isso aqui, hoje, para que talvez alguns percebam a ampliar os horizontes.
 Meu plano para esse ano é me mudar para o Canadá e terminar minha faculdade lá.
 Eu faço Ciência da computação, embora não pareça pois 98% do que eu falo aqui no fórum sempre seja de psicologia e psiquiatria e humanas. É que ler é um dos meus hobbies, sobre diversos assuntos. Eu passo praticamente o dia lendo.
 E também como Ciência da computação é algo que eu falo tanto na minha vida pessoal, na faculdade, com colegas; então eu não gosto de falar aqui.
 E como esse fórum não me parece sério o bastante, eu não apresento um projeto super bem trabalhado e sério sobre PBMMR e mudanças no jogo.
 Até por que eu sou bem egoísta quanto aos meus projetos, pois são muito bem trabalhados e pensados, e eu não saíria distribuindo minha genialidade de graça ou exibindo a complexidade das minhas ideias. Então por fim o que eu quero dizer é que no final vai sobrar só a corja de vocês, pois vocês estão expulsando as pessoas.
 Eu tentei trazer um assunto um pouquinho mais sério e apresentado basicamente para testar, e só tomei patadas, ataques pessoais diretos e indiretos...
 PBMMR é o futuro, e vou rir na cara de todos quando daqui uns 2 anos a Riot implementar copiando de empresas pró-ativas, pioneiras e precursoras.

@Macdealer escreveu:

@Tio AkamaPor mais que eu goste de brincar, de bafões, tretas e etc; algumas vezes eu estou falando sério. Meu tópico sobre o PBMMR (Performance based matchmaking ratio) era algo muito sério. Pois de uma perspectiva de desenvolvimento de software/games (área da qual eu estudo e atuo) é algo muito relevante, pois o atual sistema, onde julga 10 jogadores únicos (variáveis voláteis com resultados muito diferentes interno que define o toal) é extremamente antiquado e limitado. E por mais que todos aleguem que PBMMR tem suas falhas, eu ainda acho descabido o fato de não enxergarem as falhas de um sistema puramente vitória/derrota, onde você está julgando 10 variáveis completamente únicas em seu potencial dentro de uma partida apenas por Vitória x Derrota.
O que mais me estarrece é um bando de desenvolvedores, em quase 9 anos de popularidade do gênero, que estuda pesadamente em cima de lógica e pensamento "aprimorador e depurador" não veja isso com clareza.
Quem faz faculdade de Ciência da computação e suas derivadas acaba treinando muito a lógica e ver os jogos com uma perspectiva muito diferente, porém são poucos que anexam a isso um senso de criatividade e inovação.
Talvez eles até vejam isso, só que um sistema PBMMR vai contra a filosofia e política deles de forçar os jogadores a gastarem mais tempo jogando e presos a uma esperança de subir demoradamente.

Pois se for parar para analisar pesadamente, claramente e logicamente, o sistema atual Vitória x Derrota é uma maneira extremamente lenta de julgar o MMR de jogadores. PBMRR embora imperfeito, aceleraria muito o encontro do verdadeiro MMR do jogador.
E o pessoal trollou no meu tópico sério, parecendo a santa inquisição atacando e condenando alguém que veio trazer uma nova perspectiva de aprimorar os cálculos de MMR em todos os jogos baseados em times.
Vocês são aquelas pessoas medievais que queimam as pessoas na fogueira por dizer que a terra é redonda.
E eu não vou ficar aqui para morrer na fogueira, então tchau.

PS: Outra coisa também, trazendo o assunto a este tópico. Acredito que as mulheres estão evoluindo muito mais, a 20 ~ 15 anos atrás nem 20% de mulheres se formavam academicamente em relação aos homens, enquanto hoje em dia se forma mais mulheres do que homens em universidades e o número está crescendo.
 Eu acho que isso acontece devido ao fato de que homens estão muito presos aos egos, e daí ficam entrando em embates e discussões inúteis, tentando "vencer" paliativamente em jogos, em razões medíocres ou ganhar guerras idiotas como "Bolsonaro vs Mária do Rosário" ou "Anti-feminismos", em vez de estarem estudando, aprimorando as coisas, ou tendo visão e pensamentos científicos como as mulheres vem ascendendo.

Enquanto o Sky01 está gastando maior tempo da vida dele tentando suprimir a minoria e atacá-los argumentativamente. Eu estou lendo artigos acadêmicos internacionais em inglês e me preocupando em como posso criar uma inteligência artificial futura baseada em emoções humanas, para ser implementada na internet das coisas e trazer uma tecnologia menos empresarial e mais humana, que reconheça e cuide de transtornos de personalidade.
 Como por exemplo eu estava discutindo com um professor, de como seria legal no futuro ter uma TV que reconhecesse atividades de um humano, talvez até expressões faciais e tom de voz, reconhecesse a depressão ou o perigo dela através de dados estatísticos, e assim através de uma rede neural fosse unindo pessoas de certas regiões ajudando elas a mudar de atividades e exibindo eventos regionais para todas fazerem juntas, como pique niques no parque, festas, ou mostrando shows e lugares para elas ir, além de outras várias opções, evitando assim a depressão que está em crescimento.
 Construir umm sistema para a internet das coisas que reconheça e amenize, ajude ou até trate transtornos e sofrimentos psicológicos é um dos temas do meu TCC e projetos futuros.
 Existem atualmente várias cidades inteligentes ou cidades do futuro (na verdade 3) sendo construídas na China e na Coréia do Sul, para que muitas tecnologias sejam implementadas.
 Enfim, eu não sou de ficar falando da minha vida pessoal, da minha faculdade, dos meus planos e projetos e minhas atividades. Eu apenas estou fazendo isso aqui, hoje, para que talvez alguns percebam a ampliar os horizontes.
 Meu plano para esse ano é me mudar para o Canadá e terminar minha faculdade lá.
 Eu faço Ciência da computação, embora não pareça pois 98% do que eu falo aqui no fórum sempre seja de psicologia e psiquiatria e humanas. É que ler é um dos meus hobbies, sobre diversos assuntos. Eu passo praticamente o dia lendo.
 E também como Ciência da computação é algo que eu falo tanto na minha vida pessoal, na faculdade, com colegas; então eu não gosto de falar aqui.
 E como esse fórum não me parece sério o bastante, eu não apresento um projeto super bem trabalhado e sério sobre PBMMR e mudanças no jogo.
 Até por que eu sou bem egoísta quanto aos meus projetos, pois são muito bem trabalhados e pensados, e eu não saíria distribuindo minha genialidade de graça ou exibindo a complexidade das minhas ideias. Então por fim o que eu quero dizer é que no final vai sobrar só a corja de vocês, pois vocês estão expulsando as pessoas.
 Eu tentei trazer um assunto um pouquinho mais sério e apresentado basicamente para testar, e só tomei patadas, ataques pessoais diretos e indiretos...
 PBMMR é o futuro, e vou rir na cara de todos quando daqui uns 2 anos a Riot implementar copiando de empresas pró-ativas, pioneiras e precursoras.

Sou formando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, curso 'irmão' de Compsci, especialmente no Brasil onde a grade é 70-80% a mesma. Curiosamente, meu TCC demoniza IOT e eu francamente acredito que o acesso de eletrodomésticos e amiguinhos à internet não deveria existir por motivos diversos. Isso inclui o conceito de 'cidade inteligente' e derivados também.

Dito isso, não é necessário conhecimento em nenhuma área acadêmica pra inferir que sua ideia, apesar de 'boa no papel', daria muito errado por conta de abuso, algo que já foi exposto por alguns indivíduos no outro tópico. 

Você parece ser inocente demais, não devia ficar surpresa quando vem postar algo 'de caráter sério' num fórum composto por crianças de doze à quinze anos de idade e recebe LE EBIN MENE como resposta. Evidente que esse não é o lugar certo pra você conversar sobre esse tipo de coisa, mas por que você achou que seria?

Patada você vai tomar em qualquer canto da internet, da vida também. Você é insegura e leva muita coisa que não deveria pro pessoal. E isso não é de hoje, desde dias do GD em 2013-2014 algum macaco te falava qualquer coisinha e você ficava remoendo aquilo pelas quinze semanas seguintes. 

Se 'ir para o Canada' se refere ao bolsa extensão oferecido por Federais, recuse. Eu tive a oportunidade de ir em 2016 e a galera que foi tá lá até agora sem visa pra voltar. Fora que o TOEFL é uma paulada.

Se você for mesmo assim, Canada é o país do shltpost, então acho que você vai se sentir em casa...

Eu soube de muitos problemas com intercâmbio, bolsas e etc. Porém eu vou ter ajuda financeira da família de back up e também tentar trabalhar por lá.
Canadá sempre foi meu sonho, por que eu gosto muito de frio (odeio calor) e por causa das montanhas russas Leviathan e Behemoth:

E como falei em outro post meu perdido aí pelo fórum. Eu estou em processo de parada de 2 remédios psiquiátricos que tomo, para ninguém ficar apavorado pensando que são antipsicóticos ou etc hehehe, são 2 anti-depressivos, Escitalopram e Bupropiona.
Eu sempre paro de tomar eles perto de dezembro (às vezes outras épocas também) e só volto a tomar eles em abril, por sentir falta de "sentir" e esses remédios causam vários tipos de bloqueios (que fazem parte da sua ajuda também). E durante esse processo eu não bato bem da cabeça mesmo, falo merda, xingo, perco a estabilidade mental, emocional e etc durante mais ou menos 1 mês... E eu parei de tomar eles dia 1 desse mês acho, daqui a pouco estabilizo.

Então naquele outro tópico eu perdi totalmente a cabeça, entrei em fúria e achei melhor me afastar, pois isso não acontece comigo normalmente, só durante essas paradas dos remédios.
Enfim, divirtam-se, os tópicos do Sky01 são sempre engraçados e os moderadores deixam a gente tretar neles rsrsrs.