cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Por que ser magro é considerado um padrão de beleza?

Mulheres magras, com barrigas negativas e cinturas finas; homens com abdômen tanquinho e braços fortes. Ser magro é o padrão de beleza reconhecido mundialmente (embora com algumas pequenas variações segundo as culturas) e você, provavelmente, tenta ou já tentou se encaixar nele. Não é mesmo?

Mas, porque será que ser magro é sinônimo de beleza? Quem disse que uma mulher com curvas e dobrinhas não é tão bonita quanto uma supermodelo longilínea, alta e com coxas finas?

Gordurinhas já foram desejáveis

Em entrevista à revista Superinteressante, a coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza e representante da Fundação Dove para a Autoestima no Brasil, a psicóloga Joana de Vilhena Novaes, explicou que o padrão de beleza está longe de estar apenas ligada à saúde. O conceito de beleza está estritamente ligado a status social e ao que está disponível apenas a uma pequena parcela da população.

Não entendeu? Então vamos voltar um pouco no tempo, mais exatamente no século 17, quando a oferta de comida era escassa e morrer de fome não era algo comum entre a maior parte da população.

Nessa época, por incrível que pareça, o padrão de beleza era o rosto redondo, coxas e quadris largos e algumas dobrinhas. Ser magro era coisa de plebeu e nem passava pela cabeça dos ricos restringir a quantidade de calorias ingeridas.

Ser magro x minoria

Por outro lado, hoje em dia, a maior parte das pessoas tem acesso a comida, especialmente à industrializada, rica em gorduras, açúcares e toda a espécie de aditivos que você já conhece. Além disso, para conseguir tudo o que você quer, é preciso apenas ir ao supermercado, escolher, pagar e armazenar na geladeira por longos períodos.

Logo, quando grande parte não tem mais problemas para conseguir se alimentar, ser magro é coisa para poucos. Como todo mundo sabe, é difícil resistir à tentação de se jogar nas calorias disponíveis por aí, no fast food e em tudo o mais que o a indústria alimentícia lança e é difícil também se manter em forma, comendo alimentos orgânicos, livres de gorduras ruins, lactose, glúten e assim por diante.

Isso, claro, sem contar o dinheiro necessário para as cirurgias estáticas, que deixam as pessoas ainda mais próximas à perfeição. Ou seja, ser magro, simplesmente, não conta. É preciso ser perfeito, ter o corpo tonificado, livre de imperfeições como celulite, estrias e assim por diante.

Imposição social

Entendeu o dilema? Mas o problema não é somente esse.

O fato de ser magro para ser bonito também tem muito a ver com a necessidade de aceitação da mulher na sociedade. Pelo menos é isso que a jornalista americana Naomi Wolf explica em seu livro O Mito da Beleza.

Segundo ela, a partir do momento que a mulher passou a fazer parte, ativamente, da sociedade, trabalhando, assumindo postos de liderança e assim por diante; novos desafios e barreiras foram impostas a elas. O mito da beleza e da juventude prolongada, as dietas malucas, o fato de passarem vontade de comer alguns alimentos, as cirurgias e assim por diante, estão ligados, diretamente, com a necessidade da mulher ser aceita.

Homens x Mulheres

Claro que os homens também sofrem pressão social para serem bonitos e apresentarem corpos esculturais, mas de uma forma menos intensa. Ninguém condena um homem por estar bebendo ou comendo algo gorduroso. As pessoas até exaltam a beleza masculina quando os cabelos do homem começam a ficar platinados.

Enquanto isso, se uma mulher bebe ou come, se não tinge os fios brancos, ela é mal vista. De alguma forma, ter vontades e envelhecer é entendido como algo ruim, como um desleixo. Dá para entender?

E você, o que acha do que acabei de postar? Acredita que é preciso ser magro para ser bonito? Você se encaixa no padrão de beleza atual ou já tentou (tenta) se encaixar nele?

20 RESPOSTAS
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Sabe sobre as mulheres, não sei muito como funciona. Até mesmo pq não sou mulher.

Mas no caso dos homens acredito q é muito simples...Eu gosto de seguir um grande filósofo com uma grande teoria consolidade, o famoso filósofo Píton.

Recomendo muito ele ilustra muito bem sobre o sentido da vida. 

Highlighted

Tudo na vida depende do quanto você quer comer alguém você trabalha, para comer alguém, você estuda, para comer alguém...

~Filósofo Piton
Highlighted
Arauto
Arauto

Pelo simples fato de ser um padrão de beleza, igual ao rosa que representa as meninas e o azul que representa os meninos. O ser humano, desde os primórdios, gosta de ter algo para acreditar, para seguir, impondo padrões sobre aquilo. E se você não fizer parte desses padrões, você é basicamente um esquisito dentro da sociedade. É a mesma coisa atualmente.

A moda tem um padrão, que bom que hoje temos mais representatividades, como as mulheres mais gordinhas sendo modelos (esqueci como se chama), que seria essas características que você citou no texto. Padrões sempre vão existir em nossa vida, mas se você quiser seguir ou não esse padrão, é a sua escolha, afinal ainda somos livres.

Não acredito que precisa ser magro para ser bonito, pois tem gente que gosta dos gordinhos, dos baixinhos, dos carecas, cabeludos e assim vai... como falei, ainda somos livres para escolher de acordo com o nosso gosto. Acho que não me encaixo atualmente, pois antes eu era muito magro, hoje em dia eu estou meio termo, tentando ir para a academia para ter um físico mais bonito. Eu pretendo focar mais na minha saúde indo para a academia, pois fazer exercícios é ótimo. Mas claro, se ganhar um físico e que me agrade é bom.

Como falei, vamos sempre ter padrões na sociedade, temos desde os primórdios. Mas é tudo questão de escolhas, e você faz a sua.
Highlighted

eu sou magro e nao me acho bunito e pior tiram sarro de mim e tambem gosto e de maninas carnudas por que nao sou cachorro pra rué osso

Highlighted

'' gosto e de maninas carnudas por que nao sou cachorro pra rué osso''

Tenho a leve impressão que as magrinhas são mais exigentes em relação a beleza, porém já presenciei caso que as gordinhas são mais exigentes ainda 😕 Sei lá, a sociedade é muito rígida com padrão de beleza..
Highlighted

Na verdade tenho medo de estar entre essa sociedade exigindo um padrão de beleza 😕

''Mas é tudo questão de escolhas, e você faz a sua.''
Highlighted

e porque se vc nao esta no pradrao voce e excluido deichado pra tras falo isso por experiencia propria e se vc nao estudar e ganha dinheiro vc so vai ser um bosta da vida

Highlighted

Eu sou tão magro que consigo atravessar partículas e por isso eu vou a quarta dimensão sem querer as vezes, não queira ser mago, é a pior coisa, mas ser gordo tbm, tenta ficar no meio termo k

Highlighted

Estou espantado com essa nova geração... Mulheres exigindo MUITO, porém os homens também... Já foi a época que os homens eram bem vistos por possuir um emprego, ser romântico etc...
Highlighted

Isso que é complicado, sempre temos que ficar no meio termo, porque a sociedade exige isso...
Highlighted
Arauto
Arauto

Por mais que eu concorde que não seja legal ser preconceituoso com gordinhos e gordinhas, eu gostaria de dizer que ser magro é questão de saúde principalmente e não de estética. Eu sou gordo, gostaria de ser magro pra parar de me preocupar o tempo inteiro em morrer jovem e com problemas de saúde devido a isso...
Isso é minha resposta ao OP, o resto da thread tá meio que nada a ver então não vou passar pelos pontos deles...

Highlighted
Arauto
Arauto

se isso fosse vdd quem tem o rosto completamente deformado seria atraente isso é besteira todos tem suas preferencias alguns gostam de mulheres magras outros de gordas alguns gostam de lol alguns de dota cada um gosta de algo diferente isso q vc disse n tem nada haver

Highlighted

eu n engordo mais nem fodendo msm bebendo 1 litro e meio de refri por dia

Highlighted

Porque quer ser gordo? 😕
Highlighted

Na sua opinião, mulheres mais fortinhas você acha atraente?
Highlighted
Arauto
Arauto

E dai man, quem liga pra "padrão de beleza", "pressão social" e etc, mó coisa de gado.

O bagui é jogar Transformice

https://imgur.com/ElcoaSk

Highlighted

Man LOL

Highlighted

Não acho que a palavra certa seria ser magro. Acho que seria um corpo mais normal mas, gordinhas também são fofas

Rex tremendae majestatis
Qui salvandos salvas gratis
Salve me, fons pietatis
Salve me, fons pietatis
Highlighted

Isso é uma questão bem mais complexa do que muita gente acredita

Ao longo dos séculos o ser humano desenvolveu crenças e as tomou comometa em sua vida, cada grupo de seres humanos criou suas crenças e as transmitia para as próximas gerações, entre essas crenças estão os chamados padrões de beleza

o Padrão de beleza que nos temos hoje(que descende do europeu cristão) é um resultado de séculos de desenvolvimento social, pode se dizer que as crençãos da sociedade foram evoluindo com os anos até o ponto em que estamos agora, ele foi evoluindo com base naquilo que o ser humano via, com o que acreditava e com o que acontecia com ele

eu acho muito estranho pois quando se fala desse tais padrões de beleza nunca, eu disse nunca falam da importância que ele teve para a nossa sociedade, apenas repetem e repetem como ele é prejudicial e faz as pessoas entrarem em depressão e tals.

Mas eles vão bem além disso, e essa visão raza da sociedade que é o verdadeiro erro, o que nos levou a ver algo como bonito e feio foi um prossesso muito mais complexo do que muita gente acredita, e pode ter sido a razão da ruina de muitas sociedades, veja como exemplo a civilização que fez a vênus de willendorf, onde eles estão hoje? bom eles pareciam gostar de gordinhas, porém naquele tempo ser gordo era bem perigoso, pois suas chances de sobreviver eram bem poucas, enquanto os que apreciavam mulheres "magras" sobreviveram, talvez por que mulheres magras tivessem mais condições de sobreviver a tais adversidades, e por eles virem isso como um objetivo de beleza, talvez tenha sido a chave para a sobrevivência dessa sociedade.

E talvez toda essa crise cultural que o mundo ocidental atravesse esteja diretamente ligado ao fato de que abandonamos as crenças que herdamos de nosso antepassados com o pressuposto de que elas eram prejudiciais para a sociedade, e agora estamos completamente perdidos culturalmente pois não temos mais um modelo a seguir, um objetivo a ser cumprido na vida. Eu vejo muita gente que vem com esse papo de padrões de beleza e essas pessoas quase sempre vivem vidas vazias, sem objetivo, o que as leva a ficarem deprimidas e neuróticas, jogando a culpa de sua infelicidade na sociedade que, por sinal eles nem sequer fazem parte mais(a maioria não compartilha cultura com o padrão social e vive numa bolha social) veja por exemplo nos comentários do seu próprio post, veja que por mais que vivamos em uma sociedade que tem um padrão de beleza muito exigente, as pessoas em particular não costuma ser tão exigente em termos de beleza, porém mantém os padrões de beleza mais como um exemplo a ser seguido, pois se fosse o contrário apenas super modelos conseguiriam um relacionamento, mas a verdade é que ninguem é tão exigente assim, eu mesmo durante minha vida vi muito cara que era louco de amor pelça mais gata da escola, orém no final casou-se com uma que nem era tão bonita assim, por quê? talvez seja que essa neurose por padrões de beleza seja só isso, uma obcessão de um grupo de pessoas e no final das contas nem é la essas coisas