cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
OLHA O CORNO
Arauto
Arauto

Qualquer curso seja superior ou de instituições como SENAI e ETEC é emprego garantido ?

Tipo, sei lá vejo pessoas falando "À fiz SENAI to feito na vida", mas ela nem empregada está... mesma coisa é faculdade independente curso dela é o mesmo discurso " Ah, fiz X curso em determinada faculdade vou conseguir emprego rapidinho" eu fiz curso no SENAI, mas principalmente em relação à faculdade esse discurso é real ou não é tão simples assim ? Sei lá, discurso de futuro garantido. E uma pessoa que é medico (a) ela é médica ou ESTÁ como médica ? Tem a possibilidade dela virar mendigo(a) ?

12 RESPOSTAS
Kayne02
Arauto
Arauto

Não são emprego garantido. Nem mesmo a faculdade. Estou fazendo Engenharia de Energia, mas tenho total consciência de que isso não é garantia nenhuma.

A grande maioria cai nesse mito e acaba desempregada no futuro. Eu digo, sem brincadeiras, que muitos mendigos são pessoas bem estudadas que acabaram confiando demais em empregos e graduações, acabaram perdendo o emprego ou nunca conseguindo um, e se viram num beco sem saída. Outros tantos acabam se tornando empregos de quaisquer áreas que não tenham a ver com a graduação: se tornam garçons, recepcionistas, caixas, etc.

Se você quer "garantia" de emprego, então seja o que mais se destaca na faculdade. Mais estágios; mais trabalhos extracurriculares, como projetos, estágios, etc. Só assim. E eu entendo que isso acaba sendo mais desgastante do que muitos podem suportar.
Tanto que, em vez de cair nesse mito, eu me tornei corretor de consórcios por um tempo, e também estudo sobre o Mercado (não tenho muito dinheiro atualmente, não venho de família riquinha, mas quando eu tiver um emprego, mesmo que de garçom, eu vou saber cuidar do meu próprio dinheiro).

eu disso q eu falo nem sempre fazer faculdade ajuda,oq faz a diferença e a demanda de trabalho,como esta sempre mudando faça cursos de ate 2 anos, meu tio fez isso e esta bem de vida kkkkk
1LICH1
Barão
Barão

Olha nada é garantido, depende do mercado, e muitas fezes você acaba indo para uma área diferente.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"

Rydrake
Barão
Barão

Graduei e mestrei em ciências econômicas, e hoje trabalho em uma área totalmente diferente: negociação. O mercado de trabalho tende a moldar sua carreira de uma forma que você nem imagina. Mas cursos sempre ajudam a abrir portas. Garantido na vida nada além da muerte.

Então a possibilidade de fazer algo que não gosta é muito grande ? Mas isso não quer dizer que eu não tenha que fazer faculdade, né ? Tipo, 19 (vou fazer 20 em janeiro) ainda não faço ideia do que quero fazer... já trabalhei de jovem aprendiz 1 ano (contrato determinado) e depois dos 18 (aos 19) esse ano mesmo eu consegui um emprego no qual eu não fui efetivado segundo a chefe por eu ser tímido, o mercado de trabalho depois dos 18 é triste por causa desse período de experiência de 3 messes ? Basicamente você depende da decisão de uma pessoa pra permanecer no emprego ou não ? É foda não ficar nem 1 ano empregado de carteira assinada 😞

Ninguém PRECISA de cursos/graduações. Pessoas sem Ensino Fundamental podem ficar milionárias. Essa é a realidade.

Mas sim, amigo, faça e termine uma faculdade. Pode não ser uma garantia, mas é um 'diferencial', é também um conhecimento que você adquiriu, que inegavelmente vão te ajudar e vão ser úteis. E pode ser por esses cursos ou por essa faculdade que você consiga um emprego no futuro ou acabe trabalhando com algo que você ama. Essa também é a realidade.

Eu, por exemplo, sonho em ter minhas próprias patentes das minhas invenções. Tanto na área de engenharia, como na de empreendedorismo. Eu não posso negar que a graduação de engenharia me ajuda nisso. Já tive muitas propostas de emprego que não consegui por não ser Graduado mesmo. E outros trabalhos eu só consegui por ser um Estudante de Engenharia kkk (ironicamente, foi um diferencial que me fez entrar como Corretor).

@Kayne02 Pelo que eu presenciei nesse emprego que eu fiquei 3 messes esse ano eu vi que "técnico de enfermagem" pega bastante aparenta ser bem difícil da pessoa ficar desempregada ( um curso técnico) eu conheci uns lá que ganham 3mil por mês, eu era recepcionista de UBS. Outros cargo também que são cursos superiores que aparentam ser "garantia" é enfermagem (curso superior) e médico, conheci um médico lá ganhava 30k, mas infelizmente ele faleceu... por falar nesse salário todo que ele ganhava, assim que terminar faculdade nenhum médico vai ganhar essa quantia, né ? Acho que o que mais influencia nesse salário ai era tempo de serviço dele ou não ? Ele com 90% de certeza parecia ter mais de 50 anos de idade. Eu não sei se eu iria pra qualquer uma dessas áreas ai, porque é só de eu ver um vídeo que o técnico de enfermagem me mostrou da pessoa tirando vermes da ferida de uma mulher fiquei com ansia de vomito, não quero imaginar nem como deve ser isso pessoalmente e eu sei que tem coisa pior que esse negócio de vermes.

Nesses casos não são garantias de empregos mas sim disponibilidade das áreas, minha irmã fez técnico em enfermagem e demorou 2 anos para conseguir o emprego, meu irmão fez produção industrial e achou emprego facilmente pois ele estudou o que era requisitado pela região e fez o curso pensando nisso, determinadas carreiras tem as facilidades de busca por conta da disponibilidade e não pelo curso em si, no caso da medicina como você citou mesmo sem emprego registrado você é considerado um médico, pois você ainda paga um valor anual para manter o registro ativo, assim como advogados e engenheiros dentre várias outras áreas, a visão de futuro garantido é bem vasta para se pensar, quando terminou meu tempo no exercito eu procurei uma área que eu conseguiria empenhar o que aprendi e por isso fui pra segurança privada porém nesse caso eu sabia que teria a vaga garantida por conta da disponibilidade pois não é uma área que eu goste muito atualmente, pretendo cursar ciência da computação porém a partir do momento que eu me formar eu não vou achar vaga tão fácil, então resumidamente nenhum emprego é garantido por cursos técnicos ou superiores, pra conseguir um emprego "facilmente" precisa estudar a disponibilidade onde você mora e as necessidades da região.

OFF: eu tenho certeza que já joguei alguma partida com você, dificilmente esqueceria esse nick kkkkk

Sua irmã mora onde ? Considerando que eu moro no município do estado de SP aqui à demanda por profissional técnico de enfermagem é bem alta... kkkkkk tu já me viu no fórum, ultimamente não tenho jogado muito lol, muito merda ser suporte e não tem ninguém pra me ensinar à jogar top ou mid, queria ter amigos pra me dar coach presencial 😞

Interior de sp, no interior geralmente não tem tanto investimento do governo na saúde e os hospitais privados preferem manter os funcionários a longo prazo.

Nenhum serviço e garantido, mas cursos tecnicos ajudam, não em todos os casos.
Eu por exemplo, fiz curso na Etec de eletrotecnica (16 anos), porem eu não fazia parte dessa area fiz para conhecer, acabei nem gostando muito e não investi mais, porem outros alunos q ja trabalhavam de assistente de eletrica ou algo ja relacionado a isso se beneficiaram muito.Eu não tinha nenhum envolvimento na area de eletrica, isso dificulta a entrada em empregos, ou seja esse curso pra mim não ajudou muito na area em que atuo, apesar de fazer este curso quando muito novo e não sabia onde ia trabalhar, se eu tivesse feito um curso de adminstração daria mais negocio pra mim.

Aconselho fazer algo que ja faz parte da sua vida, ou algo que te motiva muito, como por exemplo o cara que @Kayne02 que ja tem algo que o motiva, de ter suas próprias patentes, e os cursos de engenharia dão mais valor e credibilidade para quem faz invenções, ou algo novo, ou seja ele buscar aprender tudo aquilo que engloba em seus sonhos.

Se a tua praia for ter estabilidade recomendo estudar para entrar em algum concurso publico, advocacia tbm e uma area que vai depender mais de vc do que de terceiros para exercer a profissão. Bom mais e aquilo depende do quanto tu ta empenhado em estudar e construir uma carreira.
OLHA O CORNO
Arauto
Arauto

Aquele preconceito com pessoas com tatuagens, piercing e alargadores no mercado de trabalho ainda existe ?