cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Soraka Sexy
Dragão
Dragão

Só um pedido de ajuda mesmo (Algo meio sério)

Primeiramente desculpa o textão, e desculpa os possíveis erros de gramatica, eu estou muito mal para fazer algo bonitinho para se ler.

Recentemente eu ando perdendo muitas partidas consecutivas.
e isso começa a despertar aquele sentimento bacana e amigável do meu cérebro

o sentimento da inutilidade.

Eu não sei até que ponto isso é normal / isso se torna prejudicial para mim. E como eu tenho certa vergonha de falar para gente que eu considero próxima, eu vou falar aqui, que só tem gente que nunca me viu na vida.

Eventualmente, principalmente após algumas derrotas consecutivas no lol, eu entro em uma espécie de desespero íntimo, algo que eu não consigo por pra fora em palavras, mas é como se eu começasse a analisar o mundo em minha volta e perceber o quão incrível cada ser humano consegue ser, e o quão irrelevante eu sou. Tenho amigos extremamente inteligentes, tenho amigos extremamente bons em esporte x ou esporte y, tenho amigos que sabem atuar no teatro de forma exemplar, tenho amigos que sabem tocar piano... E o que eu sei fazer?
Eu começo a tentar achar algo útil que eu saiba fazer, algo que não seja apenas algo idiota que qualquer um com um pouco de cérebro saiba fazer igual ou melhor do que eu, e eu simplesmente não encontro.

Em casa, eu busquei de alguma forma me sentir especial, mas aqui mora um grande problema, que é a minha mãe. Provavelmente vocês nunca ouviram falar sobre isso, mas minha mãe é narcisista, isso é: ela se ama mais do que ama qualquer um aqui (não é atoa que meu pai foi embora), o problema dessa condição é que por algum motivo, uma mãe narcisista escolhe um filho para tratar como "seu príncipe" e o outro para tratar como "aquele negocio que é minha responsabilidade". É. Acho que vocês entenderam onde eu quero chegar. Essa diferença de tratamento vem de muitos, muitos anos atrás, coisa de quando eu tinha 7 anos. Eu lembro de chegar para ela com meus desenhos, coisa de criança, e ela pegar da minha mão e dizer "você deixou espaços em branco na pintura". Lembro também de construir coisas aleatórias de lego e ela dizer "as cores não combinam.". Essas lembranças, somadas a minha solidão e essa falta de utilidade, eu começo a sentir esse desespero horrível, como se eu estivesse aprisionada em um inferno de torturas horríveis, e essas torturas fossem meus próprios pensamentos. É tanto caos nos meus pensamentos que chega um ponto que esse desespero que eu sinto começa a sair de controle, eu começo a chorar, tremer e até sentir falta de ar.

Eu busco outras formas de ser util, até o lol parece ser um lugar que eu busco essa sensação, tanto que escolhi essa campeã pra jogar, uma campeã que facilmente consegue ser útil. Mas acontece que nem com ela eu consigo me sentir útil, muito pelo contrário: Eu acabo sendo a raiz do problema. Morrendo repetidas vezes, deixando inimigos fortes, atrapalhando o jogo de 9 jogadores. A tentativa desesperada de buscar uma forma de ser relevante, de me sentir minimamente especial no mundo é falha e eu volto a sentir aquele desespero: "Por que eu estou aqui?"

E eu sei que muita gente vai falar "Você precisa de um psicologo" mas está fora de questão. Minha mãe disse que é desnecessário, e que isso que eu sinto é só coisa da minha cabeça. Eu juro que eu não sei mais o que fazer...

9 RESPOSTAS
Soraka Sexy
Dragão
Dragão

desculpa o textão

78 Saab
Arauto
Arauto

A verdade é que nenhum comentário irá fazer você melhorar, ninguém vai conseguir fazer vc ficar bem com algumas poucas palavras, pois isto precisa vir de você, de dentro. Tem certas coisas que o sentimento precisa vir de dentro e acredito que este seja o seu caso.

Se você não pode procurar um psicólogo na sua cidade, eu recomendo estes canais no youtube: https://www.youtube.com/c/GiselaVallin (esta é uma psicóloga/terapeuta) , https://www.youtube.com/c/MonjaCoen (e esta é a Monja Coen). Ambas abordam vários temas e acredito que uma das duas (ou quem sabe ambas) pode te ajudar. Estes canais me ajudaram muito quando eu passava por alguns problemas (quem nunca teve algum problema?), eu espero que te ajude também.

Billy Ostra
Dragão
Dragão

Isso é muito mais comum do que você acha. Não sei se você usa o reddit, mas lá tem um subreddit (pagina) chamada "desabafos". Você conta seu relato e as pessoas compartilham situações semelhantes, dão conselhos e etc. Acho que seria bom você dar uma chance la, possivelmente vai abrir um pouco mais a sua mente, vai se sentir menos culpado(a), talvez seja o primeiro passo pra você "superar" (entre muitas aspas, não é algo exatamente superável) isso
Alex Mars
Tropa
Tropa

Eu já passei pelo mesmo que vc e é bem simples superar isso. Se sua mãe sempre foi narcisista e nunca se importou com vc, não se importe com oq ela pensa pq ela tá errada e vc tá certo. Vc não precisa ser bom em algo pra se sentir bem não rlx, vc tem que ter em mente que vc é a pessoa mais foda do mundo (mesmo que não seja) e que se foda os outros. Se eu for jogar uma partida, e eu ficar 0/15 a culpa é do meu time, se eu jogar mal, a culpa é do meu time e se eu jogar 10 partidas e perder as 10 A CULPA É DO MEU TIME , se minha internet cair, a culpa tbm é do meu time e se algum deles falar um "A" eu trollo . No mundo tem 7 bilhões de pessoas e eu sou o mais foda, existe alguém melhor do que eu nesse mundo? Não, não mesmo então não fique triste e nunca se culpe por nada pq vc é incrível, eu sou incrível e os outros 7 bilhões de humanos que se fodam.
KennyOmega-4897
Aronguejo
Aronguejo

Olá Soraka, seu relato se parece muito com que minha companheira costumava me contar quanto sofria de depressão, acima de tudo recomendo que repense a ideia de ser útil aos outros, em primeiro lugar deve observar se é útil para si mesma, se está se cuidando, da sua dieta, dos seus estudos, seus hobbies, seus sonhos, e depois pensa nos outros, só podemos cuidar das pessoas que amamos quando nós mesmo estamos bem cuidados por dentro.

1LICH1
Lenda
Lenda

Isso acontece pelo balanceamento do sistema de te deixar +- 50% de vitórias. recomendo dar um tempo ler um livro, não jogar muitas partidas seguidas.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"

Bom pra começar eu quero te parabenizar por ter Coragem e vontade de expressar o que pensa em algum lugar q não seja dentro de sua cabeça kkk não sou psicologo nem o Deus da verdade, nem sla Buda apesar de ser Careca. Mas ja q vc pediu alguma opinião ire ime expressar aqui tbm (apesar de ser ruim com palavras e confuso nas ideias)

Sabe algo q muito acontece inclusive mais ainda devido a internet (redes Sociais) e a comparação de nos com os outros, e isso pode trazer muitas frustrações indevidas, vc se comparar a seus amigos, não nem motivo pra isso. Por exemplo vc é amigo do cara q toca piano, so por que ele toca piano? vc é amigo de um cara que joga volei so por ele saber jogar bem? provavelmente não, então isso tbm se reflete em vc, seus amigos são seus amigos pq vc é uma pessoa agradavel, talvez gentil, então não se preocupe sobre o que as pessoas pensam de vc.

A Comparação Antecede a o sentimento de FRUSTRAÇÂO. Quando nos comparamos muito com os outros achamos q eles são melhores pois so vemos os pontos positivos. Então tente trocar Comparação por INSPIRAÇÃO, tente se inspirar nas pessoas q vc admira e fazer algo q VC goste.

E tente não basear seus sentimentos em um resultado de jogo, sei q as vezes é difícil. E so um jogo tenho amigos diamante, mestre, e sabe o q isso muda...NADA. Eles nao ganham nada alem de uma borda diferente e um titulo fictício.

E tente se lembrar tbm, "seus pensamentos nem sempre estão certos", nem tudo oq vc pensa é o que vc é realmente. È meio estranho isso...mas pode ser q funcione, funcionou um pouco cmg.

E sera q as coisas q vc faz realmente qualquer um sabe fazer... bom eu não te conheço mas tenho certeza q vc sabe fazer algo q eu não sei fazer, isso inclui se expressar melhor q eu ou errar menos coisas q eu na gramática kkkk.

Um outro pensamento q me ronda sobre me sentir inutil tbm é que estamos sempre buscando a perfeição, logo tudo aquilo q não é perfeito é ruim. E contemporaneamente as pessoas (guiadas por uma "regra"social) buscam o Perfeito + Instantâneo + Volátil, ou seja, tem q ser muito bom, rapido e a ideia de perfeição muda constantemente. isso acaba sendo frustrante socialmente falando.

Bom essa é minha opinião, ou sla meu jeito de tentar te ajudar, desculpa se acabei atrapalhando mais ainda seus pensamentos as vezes (toda hora) sou muito confuso NAS ideias (não confunda "Confuso DAS ideias" eu não sou loko blz).

E fique tranquila(o), como diz o Braum:
"Quanto mais escuro o céu, mais clara as estrelas."

Kayne02
Arauto
Arauto

Todas as pessoas nascem com diferentes características. Alguns nascem com facilidade pra aprender instrumentos musicais com os dedos, como piano ou violão. Outros com instrumentos musicais de sopro. Outros nascem com facilidade para matemática. Outros para artes. Alguns nascem com facilidade para certas coisas que nem são ensinadas direito nas escolas, como organização (a gestão do próprio tempo e disciplina) ou comunicação interpessoal. Etc etc etc.
Mesmo em todas essas coisas, sempre tem muito foco esforço e treino para se tornar bom de verdade em algo, mas eu não vou entrar nessa parte.

Ao mesmo tempo em que você não precisa se comparar com os outros, é inegável que você sempre vai se sentir um pouco insuficiente até que tenha orgulho de algo por si mesma (e isso naturalmente é comparação - ninguém tem orgulho por saber andar, afinal todos sabem).

Procure algo que você queira fazer. O que você quer fazer da vida? Com o que quer "trabalhar" (em aspas porque eu digo no sentido de se dedicar a algo e saber que isso pode te dar retorno, não necessariamente só emprego de faculdade ou CLT)?
Descubra o que você se sente bem fazendo. O que você consegue se imaginar feliz fazendo.
E então treine, estude, e trabalhe duro pra focar nisso.
E então você vai ter algo para se orgulhar de si mesma.

Não adianta só tentar desesperadamente achar algo em que você é incrível pra estar no mesmo nível de alguém que toca piano.
Ninguém nasce especial.
Se você quer ser boa e útil em alguma coisa, trabalhe para ser boa e útil nessa coisa. Mas não se preocupe sobre não ser assim agora. Está tudo bem não ser assim (e eu acredito que você seja sim - tem muito mais coisa aí do que só atividades superestimadas). Como eu falei, ninguém nasce assim. Você tem a sua vida ainda pra ir buscar as coisas que te fazem se sentir bem.

lol é muito estressante mesmo, não tenho muito o que te responder mas que você fique bem ai