cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Tobirama Sejuani
Aronguejo
Aronguejo

Será que nós temos a capacidade de decidir o que é certo ou errado?

Hoje eu estava navegando no Facebook, até que me deparei com uma treta sobre hoje, o dia da "consciência negra", e pra variar estava rolando brigas em direita e esquerda, onde os de direita diziam que o dia da "consciência negra", promove o racismo e dá continuidade a ele, e os de esquerdas diziam que o feriado era uma forma de prestar respeito com aqueles que sofreram com a escravidão e lembrar do passado para não repeti-lo. E ai eu fiquei em cima do muro, sem saber qual lado era o correto e qual lado era o errado, eu sendo negro, não sabia dizer se o feriado da "consciência negra" era bom ou não, estava neutro nessa discussão .

E ai eu comecei a pensar qual é o lado correto?até que em um momento eu disse para mim mesmo: será que eu realmente posso responder essa pergunta? será que eu, um ser tão pequeno tenho o poder de decidir o que é certo e errado?

Após isso, eu entrei em um período de reflexão e fiquei pensando: Nós seres humanos, somos seres incertos, não compreendemos o passado e nem o futuro, pelo menos não de forma absoluta.Ficamos tanto tempo imaginando, o que são galáxias, quantas delas existem, será que há vida em algum planeta além do nosso, tentamos entender o que está tão longe, quando nós não entendemos nem a nós mesmos, que estamos tão perto.

Nós não compreendemos a nossa própria mente, já pararam pra pensar em: o que são "memórias"? como elas funcionam?porque um bebê consegue aprender com muito mais facilidade que um adulto?o que realmente é o sonho e porque eles são tão aleatórios?. 

Eu acredito que somos seres minúsculos, não podemos escolher o nosso passado, e nem decidir o que acontecerá conosco no futuro, quase tudo na vida é INCERTO....

A minha dúvida é: como nós seres tão incertos, podemos definir o que é certo ou errado?será que nós realmente temos a capacidade de fazer isso?

6 RESPOSTAS
O Sem Amor
Lenda
Lenda

Todos os questionamentos seus já foram respondidos.
Vida fora da terra? Oumuamua (Está atualmente no nosso sistema solar), tem também a descoberta do novo planeta no nosso sistema solar que ninguém sabe onde ele está, mas sabem que existe. Fora que a Galáxia mais próxima tem um sistema muito similar ao nosso tendo até planetas com água, mas lembrando é anos luz daqui então podemos estar vendo o começo do planeta enquanto no planeta deles podem estar até mesmo mais avançados que nós... É aquilo se você conseguir por algum motivo acenar a mão para alguém que está a 1km, embora ambos vejam a imagem quase instantaneamente ela vai ser recebida se me lembro bem por 0.0016 segundos mais tarde do que enviada.
Memórias: São armazenadas e registros feitos no cérebro humano cada vez que você ganha uma memória ela ativa no seu cérebro se você não utilizar ela muito ela automaticamente apaga, logo se você exercer a função várias vezes e pensar nisso várias vezes a memória X sempre vai estar ligada podendo ser lembrada.
O QI médio de um criança é infinito porque a grande maioria das crianças tem sede por conhecimento e quer aprender aquilo que é ensinado, ela vai crescer e ficar mais burrinha digamos assim, exemplo disso é você, eu, ele, ela... Pense naquilo que você mais gostava de fazer com sua mãe/pai quando era criança e se imagine fazendo agora, deu preguiça certo? Um exemplo grande disso é que eu sempre gostei de cozinhar e adorava separar feijões(eu até desenhava), atualmente morando sozinho eu prefiro pagar pelo que é separado e despejar do que separar.
Negros não foram escravos e não são, eles foram ESCRAVIZADOS, o que é diferente de ser escravo! Para um grupo X ser escravo nada pode ser tomado deles, você nasceu com isso, vai ser isso, não poderá mudar! É tipo aquilo que acontece na Índia se me lembro bem... Onde você nasce isso e vai fazer isso, mas na índia você ainda tem liberdade para escolher o que quer e ninguém lhe obriga a viver de certa forma.
Humanos não são incertos, eles ficam no meio disso tudo, sendo incerto e incerto tipo aquilo de Ying e Yang, pega qualquer coisa existente no mundo e pensa no negativo naquilo... Existe correto? Você acredita que aquilo existiria sem o negativo? Não né? Exemplo disso: Se não existisse maldade no mundo, não existiria bondade porque aquilo seria comum, logo não significaria nada e seria inútil.
Não acho que pessoas que fiquem presas em bolha social podem saber o que é certo ou errado... Então eu acho que nem mesmo pessoas de esquerda nem de direita sabe o que é correto. Eu concordo com ambos direita e esquerda, claro se resumir esquerda(humanismo) e direita(métodos para ter uma boa sociedade), mas acho que deve ser analisado coisas mais necessárias do que só aquilo que você acha certo, concordo com a esquerda de o país tem grande parte de racismo blablabla... Mas o que é mais necessário agora, arrumar a economia do país ou tentar gerar redes de apoio contra ? Segundo geraria gastos o que levaria a crise a aumentar.
Lembrando mais uma vez eu resumi tudo que queria falar porque na verdade o fórum tem um limite de caracteres!
Rex tremendae majestatis
Qui salvandos salvas gratis
Salve me, fons pietatis
Salve me, fons pietatis
Ríke
Dragão
Dragão

@Tobirama Sejuani, muito boa a sua reflexão... tive momentos assim, mas sobre outros temas... e cheguei a seguinte conclusão:

Não precisamos ter opinião formada sobre tudo e todos... atualmente parece que temos que ter um lado para qualquer tipo de assunto que surja, ou é isso ou aquilo, ou é direita ou esquerda, preto ou branco, etc etc...

Independente do assunto, sempre teremos qualidade e defeitos a respeito dele.. as vezes você pode concordar em partes com um lado, e também do outro lado... não precisa ser extremista. O problema é repassar uma opinião que não é sua, como se fosse verdade... este tipo de atitude ficou conhecida como Fakenews, e se você parar e observar o seu ciclo de amigos, você verá que facilmente alguns falam coisas repetidas vezes.. que são argumentos que eles viram na internet... ou seja, são tipo papagaios repetindo o que ouviram.

O que é certo e errado, é relativo... o que você pode achar certo, eu posso achar errado... isso tem a ver com educação, princípios, valores... por isso, dificilmente você verá pessoas concordando 100% com tudo... e isso é bom, porque se tudo fosse igual, teríamos grandes problemas...

Desculpe o textão... é que este tipo de tema me cativa bastante xD

Dizzie
Lenda
Lenda

Qual é a necessidade de um dia para enaltecer uma determinada raça? Quanto ego.

Realmente, hoje em dia  parece que as pessoas sentem necessidade de tomar um lado, seja qual seja a discussão, talvez não só hoje em dia, e sim desde sempre.

Quando estava rolando o perído de eleições e tals, eu ficava observando, que quase todas as pessoas de esquerda eram a favor do aborto, e quase todos de direita eram a favor da liberação do porte de arma, e em um momento eu me questionei: porque quem é de direita é a favor do porte de armas e praticamente odeia o aborto, e quem é de esquerda faz o contrário, é a favor do aborto e...

Tipo já parou pra pensar que vc pode ser a favor dos dois, ou contra os dois? e não necessariamente tem que amar a um e odiar ao outro?

Foi ai que eu percebi que algumas  pessoas não escolhiam a um e odiavam ao outro porque era isso que elas queriam fazer, e sim porque estavam seguindo a ideologia de um "grupo".

W4R Ensembl3
Arauto
Arauto

Pior é quando você tenta buscar mais respostas pra isso. Normalmente as discussões que entram no certo e no errado caem na discussão acerca da moralidade... aí a gente entra num bug que meu amigo....... percebemos que os pilares que dotam a moral são frágeis, um acaso.
collective
Aronguejo
Aronguejo

é normal que quem se intitule "de direita" não veja sentido nenhum nisso. quem é "de esquerda", como você viu, tem outro ponto.

enfim. eu acredito, também, que o ser humano não é capaz de decidir com exatidão o que é certo ou errado, porque nada no mundo é simples assim e nós não somos tão especiais como fomos acostumados a achar. acho que nunca poderemos afirmar se deus existe, por exemplo. não dá pra tomar decisões delicadas com 8 ou 80. eu acho que a subjetividade é o que faz a vida humana ser tão maravilhosamente f*dida.

lados políticos, por exemplo, nenhum deles está completamente certo ou completamente errado. por isso que eu acho importante incentivar as pessoas a pensar mais abertamente e não apenas o condizente com o que a sua "igreja" política prega por si só.