cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Tem curso que ensina a montar pc gamer?

Sempre quis aprender algo realmente de meu interesse,e uma das coisas que eu quero aprender é montar um pc gamer.Comprei um nootebook só para jogar LOL,saiu 2.000 mil reais e com esse dinheiro eu poderia montar um computador melhor,isso sim seria interresante.Enfim,tem curso para isso?
15 RESPOSTAS
Skelun
Arauto
Arauto

Tem diversos tutoriais no youtube pra você aprender de graça.

Montar computador não é um bicho de 7 cabeças não. A única coisa que você tem que aprender é qual peça é compatível com o que antes de comprar. E na hora de montar é praticamente um Lego de adulto, é bem óbvio descobrir "o que encaixa onde".

Exemplo de compatibilidade de peças:

Você começa com o processador (CPU), que é a parte principal do computador, quase todas as peças dependem dele.
Vamos pegar um intel i7-7700k como exemplo.
Ele tem um socket "LGA 1151". Então a gente tem que achar uma placa-mãe compatível.
Esse processador também da suporte à memórias DDR4, com velocidades de 2133Mhz ou superior.

Tendo escolhido a placa-mãe que suporta esse soquete, agora é escolher as memórias que tem que ser DDR4.
A velocidade de largura fica a gosto e necessidade.

A placa-de-vídeo (GPU) não depende do processador, mas de um slot compatível na placa-mãe e potência da fonte de alimentação (PSU). A partir da GPU você escolhe a fonte e assim por diante.

Qualquer coisa você posta aqui no fórum que o pessoal geralmente ajuda e tira dúvida. Se quiser me marcar, é só digitar @ e colocar meu nick que eu respondo.
Teemo.GG!
BurningInFire
Dragão
Dragão

Curso pra montar PC? RLY?

o pessoal do adreneline fez um video uns anos atras ensinando passo a passo como montar um pc e explicando todos os procedimentos

@Skelun nossa agora com a explicação sua ficou simples até demais,mas e quanto ao gabinete e a fonte,e qualquer gabinete que serve?E que tutorial do YouTube você me recomendaria?
Arqueiro DKT
Academia de Piltover
Academia de Piltover

Man, não precisa de curso pra isso, 

faz um curso básico de montagem e manutenção e na pratica você vai ver como é que funciona, as peças que se adapta com qual, isso vem de olhar, pesquisar e ver o google.

MetalCrawler
Arauto
Arauto

Tem alguns na internet, é algo bem divertido de fazer eu mesmo montei alguns.

Mas assim, sendo bem honesto, no momento não vale a pena não, recentemente estive pensando em montar um para minha namorada e desisti.

Dificilmente você consegue montando por conta própria bater o preço de um MOBA Box, ou um gamer usado.

Então minha dica é: Compre um mobabox, pichau.com.br tem uns preços bons.

Abraço.

https://www.youtube.com/soutipoplayer - ♥
Honda CG 125 Fan
Aronguejo
Aronguejo

Mano, não precisa de muita coisa, só muita paciência e pesquisa antes de comprar, justamente pra saber a compatibilidade das peças e só, e olha que eu sou técnico em informática, a parte mais chata mesmo é formatar, que as vezes demora

@Honda CG 125 Fan O principal problema é saber se os componentes que irei comprar irão rodar os jogos que pretendo instalar,por exemplo quero jogar LOL,PUBG,entre outros...Vou passar as configurações do meu notebook e vocês me digam o principal componente que faz o LOL rodar nesse Nootebook.Os componentes são:
Processador:Intel core I5-6200U 2.3GHz with Turbo boost up to 2.8GHz
Essa peça aqui que eu não sei o que é:Intel HD graphics 520,up to 4157 MB Dynamic Video Memory.
Memória RAM:8GB DDR3 L
E o HD de 1TB

@Acredite Sempre O gabintete vai depender do tamanho da placa-mãe, da placa de vídeo, do tipo de sistema de resfriamento que você vai utilizar pro processador - Você pode deixar a ventoinha (cooler) original do processador, ou optar por colocar um watercooler, ou um aircooler mais potente. E também do tamanho da fonte.
Resumindo: O gabinete obviamente tem que caber todas as suas peças encaixadas.

Então, depois de ter decididos as peças, você verifica o comprimento da placa de vídeo, o comprimento da placa-mãe e leva em consideração o sistema de ventilação que você vai usar.

Pra facilitar muito a sua vida, a maioria dos fabricantes de gabinete disponibilizam os detalhes, pra que você não precise fazer nenhum cálculo.

Exemplo: https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-corsair-carbide-200r-preto-cc-9011023-ww

Suporte da placa-mãe: Mini-ITX, MicroATX, ATX

Comprimento máx da GPU: 420mm

Altura máxima da ventoinha da CPU: 165mm

Comprimento máximo da PSU: 180mm

Se quiser ter vários HDs

Slots de expansão do gabinete: 7 (Pra HDs. São chamadas também de "Baias")

Adicionais do Gabinete:

Ventoinhas incluídas: Frente: (x1) 120mm  / Fundo: (x1) 120mm

Caso vá usar um Watercooler (que precisa de radiador):
Pontos de montagem do radiador: 
Topo: 240mm  / Fundo: 120mm / Parte de Baixo: 120/140mm

Coolers líquidos da Corsair compatíveis: H55, H60, H75, H80i

Veja essa série de vídeos da Adrenaline, que é muito boa pra você aprender:
https://www.youtube.com/watch?v=UhE3SJw8XW4

Teemo.GG!

@Skelun Andei dando uma pesquisada sobre processador,e falaram que mesmo ele sendo compatível com a placa-mãe ou seja,posuir o mesmo socket,tem placa mãe que não suporta a potência mesmo sendo do mesmo socket.Isto é verdade?Outra pergunta,um processador de um I3 para um I5 tem MUITA diferença de desempenho?

@Acredite Sempre Nunca ouvi falar sobre isso. A placa mãe deve suportar qualquer processador compatível em qualquer velocidade.

i3 pra i5 tem diferença sim, mas as diferenças variam muito com os modelos. Porém tudo depende pra quê você vai precisar. Se você pretende usar programas que usem mais núcleos e saibam utilizar melhor as threads adicionais, vai ser melhor ter um i5 ou i7. Caso use programas que usem apenas um núcleo, não vai fazer tanta diferença.

i3, geralmente, tem 2 núcleos e 4 segmentos (= Threads = Núcleos Emulados)
i5, geralmente, tem 4 núcleos e 4 segmentos
i7, geralmente, tem 4 núcleos e 8 segmentos.
Alguns modelos mais recentes de i7 tem 6 núcleos com 12 segmentos. Os mais novos de i5 tem até 6 núcleos e até 8 segmentos.

Quanto mais núcleos ou segmentos, mais atividades simultaneas o processador vai conseguir realizar. Mas vários programas ainda não aproveitam desses núcleos adicionais ou segmentos, então a frequência de processamentos (os Ghz), vai influênciar bem mais.

Exemplo: Um i3 com 3.7Ghz pode ser ter um desempenho bem melhor que um i5 com só 2.2Ghz, em alguns aplicativos. Como, por exemplo, rodando um emulador de Nintendo Wii no PC.

E se fosse pra pegar um i3 de 3.7Ghz ou um i5 de 2.2Ghz, eu te recomendaria esse i3.

Teemo.GG!

Tem uma série de vídeos aulas sobre isso no YouTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=cRTKooap_Lo

@Skelun na verdade acho que ele tá falando de uns processadores da amd, que mesmo com a placa com socket am3+, alguns processadores usavam 125w enquanto algumas placas entregavam só 95w. Na linha mais nova, a Ryzen (que eu aconselho considerar porque atualmente são superiores aos da intel) não tem mais isso

Opa eae, tb to com esse pensamento de montar um pc gamer, se n este ano, ano que vem (se Goku quiser meio do ano que vem), então, eu comecei com tipo, conhecimento zero, mas é como os caras disseram, se vc tiver um pouco de paciencia, e começar a pesquisar na net vc encontra tudo muito bem explicado, e um video leva a outro, conectando os conteudos, mas enfim, vo tentar passar uns links bem massas e interessantes que encontrei ate agora, acho que ainda falta um punhado de coisas, mas ta aqui o grosso:

"Sem experiência e quer montar um computador? Mostramos o passo-a-passo para você!"-adrenaline

https://www.youtube.com/watch?v=cRTKooap_Lo&t=246s

O vídeo é longo, 2 h e meia, mas em relação a como conectar tudo e um esquema geral de como funciona o pc ele é um dos mais completos, pega um dia que vc ta com paciencia e interesse e ve ate o fim, já da uma boa noção.

-Dica de canal: MacarovTecnologia 

https://www.youtube.com/user/felipemakarov

Deve ter outros por ae, mas este cara faz bons videos sobre pcs, incluindo vários e vários videos, recentes ou não, sobre comparativos entre linhas de marcas diferentes de produção de processadores, placas de video, fontes etc comparando qual vale mais apena comprar, custo beneficio, etc, além de muitos outros assuntos, dá uma passada lá,

queria destacar alguns videos aqui:

"Para que serve a pasta térmica ? dicas e como trocar.."

https://www.youtube.com/watch?v=mpXSfCQvzeo&index=18&list=PLZlITL4q9b1R3MDkdO0cGs3KHbka6Qx5M

Vários comparativos e dicas na hora de escolher a pasta termica.

obs importante: Uma dica, que ele mesmo fala no vídeo, mas há dois pontos principais que voce deve ficar atento na hora de escolher qual pasta termica ce vai pegar:

Primeiro é se ela é corrosiva ou não, há pastas termicas corrosivas para certos tipos de metal, por exemplo, umas são corrroem cobre, outras aluminio etc, ce vai tr que ver se ela é corrosiva, qual metal ela corroe, e se as peças que entraram em contato com ela, a base do seu cooler, aquela estrutura de metal que fica em cima do processador, não sofrerá corrosão pela pasta.

Segundo é se ela é condutora ou não de eletricidade, se não me engano todas as pastas termicas metálicas são condutoras, isso vai influenciar na hora de passar a pasta, cuidado para não deixar restos dela cairem de cima do processador para o circuito em baixo, ou errar na hora de passar em cima, colocar em excesso, e na hora de espremer ela com o cooler, ela podendo ser bem líquida, pode acabar escorrendo e ja viu ne.

Há mais alguns pontos a se considerar, ta no video, mas queria deixar mais dois videos aqui:

"Uma gota de pasta térmica ou espalhar por completo?"

https://www.youtube.com/watch?v=-SbbHTZ3Lik

Como o título já diz, kkkk é sobre essa frequente duvida que há por ae, ele até fez a comparação ae no video, testando e vendo a temperatura, no video deu um resultado, mas na minha opnião pessoal tanto faz, só que se vc for fazer no dedo mesmo, ou cotonete, espalha uma camada fina, o máximo possível uniforme, mas na gota é mais facil mesmo, só espremer.

"Vale a pena fazer Delid?"

https://www.youtube.com/watch?v=AcHGlDyCkn8

Se não souberes o que é, tranquilo que o video esplica, não vais precisar se preocupar durante tempos dps que comprares seu processador, mas dependendo das temperaturas e o quanto exijas dele, pode ser interessante considerar isso dps de uns 2 3 anos de uso.

Segunda dica de canal:Adrenaline

Mais especificamente, a série Escola-Hardware, que começa com este video:

"Placa-Mãe - Escola de Hardware - Episódio 1"

https://www.youtube.com/watch?v=UhE3SJw8XW4

É uma serie com informaçoes do tipo do primeiro video que citei, só que cada episodio ela aborda um componente diferente do pc, muito util e detalhada, explica até o que quer dizer e o porque dos nomes de algumas linhas de peças e tals, recomendo muito.

Ok, vamos lá, sobre a velha questão do que usar:conectar a fonte do pc direto na tomada, usar um estabilizador, um filtro de linha ou um no break?

Recomendo estes 3 videos do Clube do Hardware:

"Por que não devemos usar estabilizadores de tensão"

https://www.youtube.com/watch?v=ozxqu6kpRtM

"Tudo o que você precisa saber sobre "filtros de linha""

https://www.youtube.com/watch?v=T4_lKz1tEvg

"Tudo o que você precisa saber sobre nobreaks"

https://www.youtube.com/watch?v=wJZrRyR9XGk

Basicamente ele divide cada video em duas partes, uma parte geral, e outra parte meio tecnica que ele demontra atravez de alguns esquemas e tals e tals porque do ponto de vista dele, eu  so vi o primeiro video sobre os estabilizadores, não sei se vc vai perceber a parte tecnica dele, mas se vc pegar os pontos principais e bem legal, qq duvida me marca que eu tento explicar, pelo menos sobre o primeiro video.

obs:ainda no primeiro video, mais um ponto:Se voce for comprar uma fonte generica, a qual NÃO RECOMENDO, ainda mais se vc for investir em componentes gamers, ai sim, um estabilizador ajuda, no caso de computadores domesticos basicoes saca.

Aproveitando essa parte sobre as fontes, lá no canal mararov e na serie escola hardware do canal adrenaline tem videos muito bem explicados sobre as fontes, qual escolher, como, e qual de acordo com a voltagem dos seus componentes.

Tem dois bons do makarov:

"Como escolher uma boa fonte de alimentação para seu computador ."

https://www.youtube.com/watch?v=dAYfZF9HRdw

"Fontes de alimentação: Mais potência nem sempre é melhor!"

https://www.youtube.com/watch?v=Uz4TrAravqk

E o video da coletanea escola hardware:

"Fontes - Escola de Hardware - Episódio 7"

https://www.youtube.com/watch?v=J4HpGfUiaag

E.. acho que é isso, mintira:

Hmm sobre refrigeração, voce, basicamente, pode optar por 4 tipos:

Refrigeração por ar:

--Não há muitos segredos aqui, é feita somenta por fan/ventoinha e cooler do processador, mas há alguns esquemas de rotação de ar e tb de fluidos quentes e frios que ce tem que ter noção, dps explico.

Refrigeração por WaterCooler ou FluidCooler(feita por líquidos, podendo ser uma mistura levando agua destilada ou por uma mistura outros liquidos, dai os nomes)

--Aqui é dividida em duas partes:

--WaterCoolers fechados e compactos: Por exemplo, este daqui:

Resultado de imagem para water cooler fechado

São watercoolers feitos para, supostamente, seus liquidos "durarem para sempre" e não precisarem ser trocados, supostamente porque, sim, creio eu que teem uma durabilidade maior que os liquidos de water coolers customizados, porem se vc percorrer a net por ae encontras varios e varios videos monstrando que apos anoe e meio, ou no max 2 anos, os usuarios enfrentavam problemas de aquecimento, e quando desmontara o cooler, o volume do liquido era menor e apresentava impurezas.

---Water cooler customizado: Basicamente é isto aqui:

Resultado de imagem para water cooler customizado

Como voce pode ver, seu sistema é todos composto por peças, como reservatorios para o liquido, bomba, tubos ,valvulas, junçoes e radiadores:

kit water cooler pacific r360 cl-w115-ca12bu-a thermaltake

Ele pode ser vendido em kits por empresas, so pesquisar ae, ou voce pode comprar as peças vc mesmo, para montar conforme sua imaginação, porem um detalhe muito importante, pesquise e certifiquese que o tamanho de cada peça seja o correto para que tudo se encaixe perfeitamente, há varios tamanhos por ae.

OBS: Tanto no water cooler fechado quanto no custom, eles são compostos por uma peça fundamental, o "bloco" (asjassad é esse o nome, só) por exemplo:

Resultado de imagem para bloco water cooler processador

este é um bloco de water cooler para o processador, se passa a pasta termica em cima do processador e prende ele em cima,

OBS:Atenção mais uma vez, a dois detalhes, se a pasta termica não será corrosiva a base do bloco, e se o tamanho e tipo de formato pra colocar os parafusos e encaixar direitinho em cima do processador é compativel com esse tamanho do processador na placa mae, por exemplo, é diferente para a linha amd e intel, pesquisa mais que eu não sei direito te dizer.

Há vários blocos, para o processador, gpu, placa de video, e memoria ram, mas acho que uma ordem de investimento aqui seria vc investir em rerigerar o processador, dps, se vc quiser, mete um blocozin simples em cima da gpu e compra um bloco especifico para sua, ou suas, placas de video, mais uma vez, há tamanhos especificos de blocos para certas placas de video, já que esse processo envolve vc retirar a camada externa da placa e colocar o bloco, provavelmente tb viola a garantia da placa, entã não é interessante, a não ser que seu pc seja uma máquina mesmo e vc realmente queira por necessidade comprovada ou pq vc é um entusiasta.

Refrigeração Híbrida: É feita utilizando-se fans que ventilam o ar no gabinete e pelo sistema de refrigeramento líquido.

Embora nesses casos vc vai ter um sistemao de refri. a ar e em conjunto com o sist e refrigeração a agua, é sempre bom vc pelo menos colocar uns dois coolers em conjunto com o sistema de refri liquido, pois os fios, placa mae e demais componentes tb vao aquecer.

Numa noção geral, tanto ar, quanto massas de liquidos quentes sobem, e o ar e liquidos frios, descem, voce quer manter os componentes mais tempo em contato com o ar frio, assim, eles dispersao calor ao ar frio, tornando-o quente, ele sobe, e entao deverá ser jogado para fora do gabinete, e um ar mais frio devera ser dnv jogado na peça.

Então voce vai querer manter o que der mais em baixo do seu gabinete, dai em gabinetes modernos a a fonte foi colocada em baixo na traseira:

Resultado de imagem para gabinete com fonte embaixo

antes ela era colocada na traseira so que em cima, estando em contato sempre com o ar quente.

Em um esquema de refrigeração a ar somente, é ideal que voce coloque coolers que servirao de exaustores na parte de cima do gabinete, em cima mesmo, ou nas laterais, so que mais elevados possivel para mandar o ar mais quente para fora, e coolers em baixo do gabinete, ou nas laterais, traseiras etc so que o mais em baixo possivel para pegar o ar frio de fora e manda-lo para dentro, fora os coolers que ficam colados no processador ou placas devideo para mandar um vento forte direto pra eles, mais ainda, uma sitema de refrigeração liquida que va dar no processador, ou outr peça, onde o seu radiador, ou seja, aquela peça retangular, onde há ventoinhas que veio no seu kit, deve ser posta seguindo esse pensamento, eu colocaria por exemplo uma lateral mais em baixo, pegando o veto de fora e tacando para dentro do gabinete, esfriando o liquido em suas tubulações, que ira dar direto a peça alvo, e de bonus jogando mais ar fresco dentro do gabinete.

Refrigeramento por imersão: Aqui duvido que alguem faria com um recnte investimento gamer, mas calma, jogue todas sujas duvidas fora, porque sim, há empresas que comercializao, testes feitos, e blogues postados, que indicam uma durabilidade e eficiencia de anos, claro, de acordo com o tipo de liquido, mas coloquei mesmo assim pq e massa.

Vamos lá, no que consiste?

Consiste em voce submergir praticamente todas as peças, so os hds, ssds, e leitores e gravadores de dvds e tals não podem, em um liquido dentro de um recipiente, nos casos normais,  seria um tipo de óleo, que pode ser óleo mineral, óleo vegetal de cozinha mesmo, ou outro mais especifico, aaa ta grande e to com preguiça de escrever e com fome, mas se tiveres curiosidade em so saber da uma pesquisada por ae, bem massa.

Bonus:Refrigeração complementar com placas de peltier

Usando estas amiguinhas aqui:

Resultado de imagem para placa de peltier

Ficaria num esquema parecido com este:

Resultado de imagem para placa de peltier arrefecimento de pc

Onde teria dois suportes de arrefecimento de aluminio, um e em cada lado, com pasta termica entre a placa e eles, e um cooler em cima do suporte de aluminio do lado quente, jogando ar contra ele, e outro em baixo do lado frio, pushado ar pra fora.

É possivel dar uma turbinada no refrigeramento da sua torradeira nordestina que mora dentro dum vulcao, basicamente, aplicadndo uma certa voltagem nelas, um lado pusha calor do outro, fazendo com que um lado fique frio e o outro quente, quao frio?Frio a ponto de congelar a umidade do ar e fazer gelar uma bebida a temperaturas proximas ou a baixo do 0 celsius.

Mas, como voce leu, ela congela a umidade do ar proximo dela, então deve ser usada ou em sistema de refrigeramento liquido, onde a o suporte da parte fria está em contato com o liquido dentro do reservatorio, e a parte quente estaria fora do gabinete, ou entao, numa refrigeração por ar, um duto, ligado no cooler da parte fria, onde ele deveria ser meio longo, para dar tempo da umidade não condensar muito no ar, ai ele so esfriaria o ar, ou um duto cheigo de bolinhas de silicone, aquelas que veem em sapatos, para absorver a umidade do ar, enfim, ce saco a ideia.Creio eu que a maioria funciona com 12 v.

É isso ae, ce tb pode customizar e fazer seu proprio gabinete, uzando ou metal mesmo, se vc tiver acesos a recursos para tal, para moldar, cortar e soldar, ou em mdf , há varias videos e ideias legais por ae, so pesquisar e fazer o que vem na sua mente

Ah e me esqueci, na parte dos watercoolrs customizados, eles teem um tempo para trocar o liquido, se não me engano é de 6 em 6 meses, mas pode ser menos, ve em alguns videos.

E se voce optar por customizados na hora de comprar o liquido, procure sempre ou marcas com bom historico e ja estabelecidas ou com um bom review, e sempre, sempre, pesquise mais sobre a qualidade de qualquer marca, pois liquidos ruins podem arruinar com seu sistema de arrefecimento ou ate corroer e formar pontos de vazamento que danificaram seu pc.

Tb tem como voce mesmo fazer seu próprio liquido, não ruim ou dificil, mas eu não pesquisei completamente sobre essa areea e tals, da uma olhada na web se quiseers