Torço para que as pessoas que vão ficar desamparadas possam resistir.
O governo de Cuba que decidiu retirar os seus "Médicos" do país justamente por não concordar que os mesmos recebam o salário integral e que eles passassem por uma prova de proficiência para permanecer exercendo a profissão no Brasil. Cuba não passa de um país mizerável que mantem sua população presa.
"Acreditamos que existe um universo de cerca de 15 mil a 20 mil médicos aptos a participarem do edital. Estamos trabalhando de forma emergencial para que, à medida que o médico cubano saia, tenhamos outros médicos brasileiros que possam ocupar esses lugares", afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi."
https://www.bemparana.com.br/noticia/programa-mais-medicos-tera-convocacao-imediata-de-equipes
Pra você , qual o problema de uma prova e o médico receber seu salário integral?
Bom, se a proposta dessa prova vai tirar 8.332 médicos, que vão fazer falta pra uma cacetada de gente, então sou contra. Agora, com relação ao salário, cara, injustiça é injustiça e pronto, porem o depoimento dos médicos cubanos foi, que apesar de receberem esse salário eles sabiam que aquelas pessoas precisavam e eles apesar de tudo sentiam acolhidos, não todos, mas pelo que eu vi dos depoimentos pareceu que a maioria foi bem recebida.
Mas eles não recebiam também pouquíssimo, eles recebiam R$3.000,00, então eles não estavam recebendo salário de escravo, porem seria bom mesmo se eles recebessem o justo, mas eu penso de forma mais calculista, penso que entre os 8.332 estarem recebendo R$3000,00 para trabalharem onde ninguém quer, que pessoas vão morrer sem eles, se eu botar na balança com certeza eu prefiro que eles fiquem.
Resumindo pra mim não tem problema nenhum;"uma prova e o médico receber seu salário integral", se isso não fizesse eles saírem daqui e isso botasse em risco a saúde de milhões de pessoas.
Então pra você está tudo bem "médicos" incapazes de responder uma prova tomarem conta da vida de outras pessoas? Você tem idéia de que um medicamento com a dosagem errada pode matar uma pessoa? Se VOCÊ tivesse que ser atendido agora, você optaria por um médico que não fez a prova ou por um que a fez? ( Independente da nacionalidade ) Qual a fonte de "lugares onde ninguém quer ir"?
Você não me respondeu.
"Então, mas quem disse que eles são incapazes?" - Meu amigo , os médicos que vem de lá para cá não tem nem a sua proficiência no Português testada.
https://veja.abril.com.br/saude/nossa-medicina-e-quase-de-curandeirismo-diz-doutor-cubano/
Como é a formação de um médico em Cuba?
Muito ruim. É uma graduação extremamente ideologizada, as aulas são teóricas, os livros são velhos e desatualizados. Alguns tinham até páginas perdidas. Aprendi sobre as doenças na literatura médica, porque não tinha reativo de glicemia para fazer um exame, por exemplo. Não dava para fazer hemograma. A máquina de raio-X só podia ser usada em casos extremos. Os hospitais tinham barata, ratos e, às vezes, faltava até água. Vi diversos pacientes que só foram medicados porque os parentes mandavam remédios dos Estados Unidos. Aspirina, por exemplo, era artigo raro. É triste, mas eu diria que é uma medicina quase de curandeiro. Você fala para o paciente que ele deveria tomar tal remédio. Mas não tem. Aí você acaba tendo que indicar um chá, um suco.
Já um Doutor cubano diz que a medicina naquele lugar é um inferno. Você não tem argumentos e muito menos respondeu aos meus questionamentos.
Não considero certo o Brasil basicamente financiar Cuba para tentar resolver problemas causados pela própria má gestão do governo brasileiro e sua regularização sem noção do setor médico.
Alias, pedir que os cubanos possam trazer sua família para o Brasil, que ganhem o salário de forma integral e façam a prova do REVALIDA fez com que Cuba abandonasse o projeto. Olhem que isso foi ordem das autoridades cubanas, e não Temer, Bolsonaro ou qualquer outro brasileiro. Nós não devemos satisfação a nenhum país estrangeiro.
Valps
Você não tem coragem de responder se preferia ser atendido por um médico que fez a prova ou um que não a fez. Significa que pra você que no dos outros é refresco, nem adianta debater com você.