cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Osmanthus
Arauto
Arauto

Utilidade pública, melhorando levemente o desempenho do pc com Memória Virtual

Ir para a solução

Salve pessoas, vim aqui dar uma dica sobre a Memória Virtual que pode ajudar a "desafogar" seu pc, bom, como diria Jack, o Estripador, vamos por partes...

Nota: Os textos em amarelo são links com informações adicionais.

Mas o que é memória virtual?

Memória virtual é uma técnica que usa a memória secundária como um cache para armazenamento secundário. Houve duas motivações principais: permitir o compartilhamento seguro e eficiente da memória entre vários programas e remover os transtornos de programação de uma quantidade pequena e limitada na memória principal.

A memória virtual consiste em recursos de hardware e software com três funções básicas:

• (i) realocação (ou recolocação), para assegurar que cada processo (aplicação) tenha o seu próprio espaço de endereçamento, começando em zero;
  • (ii) proteção, para impedir que um processo utilize um endereço de memória que não lhe pertença;
  • (iii) paginação (paging) ou troca (swapping), que possibilita a uma aplicação utilizar mais memória do que a fisicamente existente (essa é a função mais conhecida).

Simplificadamente, um usuário ou programador vê um espaço de endereçamento virtual, que pode ser igual, maior ou menor que a memória física (normalmente chamada memória DRAM - Dynamic Random Access Memory).

A memória virtual deixou os programadores despreocupados com quanto de memória seu programa irá precisar para rodar no computador e se o respectivo programa poderia rodar com outros sem travar, podendo o programador se preocupar mais com a tarefa de programação do que com quanto o programa irá gastar de memória.

Para o usuário que está com pouca memória RAM, paginação é muito útil pois possibilita que os seus programas utilizem um tamanho à sua escolha para usar como uma memória "RAM" virtual. Mas caso a memória do programa exceda a memória real do seu sistema, apenas as partes mais utilizadas pelo processo atual estarão na memória, enquanto o resto ficará armazenado no disco rígido.

Como o disco rígido é um hardware mais lento do que a memória RAM, essa memória virtual que foi dimensionada não será igual como se estivesse a utilizar uma memória RAM normal no computador. A melhoria é significativa quando você usa memória virtual em um computador que não tem a mesma. Em outras palavras, a Memória Virtual é um aquivo oculto do sistema que funciona como uma memória RAM adicional, e sim seu pc usa isso e vc nem sabe, ou não.

Pergunta 1: Isso significa que todo meu HD pode ser usado como memória RAM?

R= Óbvio que não do contrário ninguém compraria memória RAM né, acontece que comparado com a memória RAM o HD é lento demais e mesmo o SSD não chega nem perto da velocidade da RAM, por isso o ideal é que o valor da memória virtual não seja nem muito alto nem muito baixo pois se for alto demais o sistema vai ser forçado a usar ela ao invés da principal, ficando assim extremamente lento e se for baixo demais ele o sistema vai ter dificuldade em executar aplicações que exigem processamento elevado, mesmo em máquinas com 8 gigas de RAM.

Pergunta 2: Qual o valor ideal de memória virtual então?

R= Ok, Vamos lá, senta que lá vem texto...

Vamos agora ao passo a passo para configurar da melhor forma possível a memória virtual no seu Windows, o processo será ilustrado no windows 10 mas funciona com todos os Windows desde o XP.

Passo 1: Abra o Windows Explorer, não confunda com Internet Explorer, pra fazer isso basta abrir qualquer pasta do computador ou clicar com botão direito do mouse no ícone do menu iniciar e selecionar "Explorador de Arquivos".

Com o Explorador de Arquivos aberto, no menu lateral a esquerda, procure o ícone "Este Computador" clique com botão direito e selecione "Propriedades"

Novamente a esquerda clique em "Configurações avançadas do sistema"

Na aba "Avançados" em "Desempenho" clique em "Configurações"

Na aba "Avançado" em "Memória virtual" clique em "Alterar"

Por padrão o Windows vai estar com a opção marcada "Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação para todas as unidades" desmarque-a.

Clique na opção "Tamanho personalizado:"

Agora insira os seguintes valores:

Em "Tamanho inicial" insira "2048" sem as aspas.

Em tamanho máximo insira 2048" sem as aspas.

Clique em "Definir" depois em "OK"

Na janela anterior clique em "Aplicar" e depois em "OK"

Novamente, na janela anterior clique em "Aplicar" e depois em "OK"

O Windows vai perguntar se deseja reiniciar, reinicie.

Pronto, procedimento completo, vamos tirar algumas dúvidas agora.

Porque não deixar o próprio Windows gerenciar esses valores de memória?

R= Essa é fácil, o Windows aumenta ou dimunui a quantidade de memória virtual de acordo com os programas que você abre nele, isso acarreta em 2 problemas, 1 ele fragmenta HD com mais frequência já que o tamanho do arquivo varia e as rotinas de leitura/escrita no disco são maiores o que também pode ciminuir a vida útil de seu HD/SSD e 2 Não há um limite para o sistema o que pode fazer ele usar mais memória virtual do que consegue administrar ocasionando lentidão.

Porque esses valores? "2048"

R= 2048 é o equivalente a 2 gigas em megabytes, o valor ideal não sendo muito nem pouco.

E é isso pessoal, estou disposto a responder qualquer dúvida na medida do possível.

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas

@Batiumas3hj  escreveu:
Essa realocação de memória ajuda no PC em geral ou só no gráfico integrado? Se for o segundo caso, normalmente dá pra fazer pela BIOS, mas eu não sei se faz alguma diferença...

No PC em geral, funciona como RAM extra, esse tipo de configuração só pode ser feito pelo sistema operacional não tendo envolvimento da BIOS. O Linux por exemplo possui uma partição só pra isso.

Ver Resposta em Destaque no post original

6 RESPOSTAS
Batiumas3hj
Aronguejo
Aronguejo
Essa realocação de memória ajuda no PC em geral ou só no gráfico integrado? Se for o segundo caso, normalmente dá pra fazer pela BIOS, mas eu não sei se faz alguma diferença...

@Batiumas3hj  escreveu:

No PC em geral, funciona como RAM extra, esse tipo de configuração só pode ser feito pelo sistema operacional não tendo envolvimento da BIOS. O Linux por exemplo possui uma partição só pra isso.

Ver Resposta em Destaque no post original

Valeu irmão, vou ver se eu consigo fazer isso... se bem que dos 8GB, 2GB foram alocados pro Vega 8
Eu entendo a ideia, mas acho que essa config era mais funcional com o windows xp e 7, tendo um ganho de 10fps em games(claro que com travadas pois está usando a memoria do hd).Mas no windows 10 por exemplo já faz constantemente o uso dessa memoria para o próprio uso no SO e também há alguns programas que já automaticamente usam por necessidade própria, dependendo a quantidade de memoria disponível no pc em uso alem do padrão vai é trazer lentidão em tarefas diárias, se for o caso aumentar a memoria só para jogar e depois retornar ao padrão de uso.

Lembrete, não estou banindo o uso dessa config, mas quem quer usar testar bastante e considerar a quantidade de memoria no pc e se ela também é usada como vídeo (gráfico integrado), e lembrar que tudo é relativo pra depois não vir reclamando com o dono do post. Alerto isso pois é uma alternativa questionável por ser relativa demais

@STHSilqueira  escreveu:
Eu entendo a ideia, mas acho que essa config era mais funcional com o windows xp e 7, tendo um ganho de 10fps em games(claro que com travadas pois está usando a memoria do hd).Mas no windows 10 por exemplo já faz constantemente o uso dessa memoria para o próprio uso no SO e também há alguns programas que já automaticamente usam por necessidade própria, dependendo a quantidade de memoria disponível no pc em uso alem do padrão vai é trazer lentidão em tarefas diárias, se for o caso aumentar a memoria só para jogar e depois retornar ao padrão de uso.

Lembrete, não estou banindo o uso dessa config, mas quem quer usar testar bastante e considerar a quantidade de memoria no pc e se ela também é usada como vídeo (gráfico integrado), e lembrar que tudo é relativo pra depois não vir reclamando com o dono do post. Alerto isso pois é uma alternativa questionável por ser relativa demais

O segredo é não usar muito nem pouco, por isso 2 gigas é o ideal.

Ficar alterando o tamanho do arquivo toda hora somente pra jogar pode prejudicar o o funcionamento do HD.

Werra du Kerd
Arauto
Arauto
Up! Bom tópico mano!