cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Academia de Piltover
Academia de Piltover

Você quer ser criador de conteúdo?

Por que ser Streamer?

Olá, pra quem não me conhece, eu sou o Goloh, sou criador de conteúdo a 1 ano, e como sei que provavelmente aqui tem muitas pessoas que desejam ser Streamers, resolvi vir falar do que me motivou a seguir meu sonho, e algumas considerações que daria a quem quer dar os mesmos passos!

Quem sou/o que me motiva:

Bom, eu trabalho fora desde os meus 16 anos, comecei fazendo estágio em uma Ferragem, depois disso fui chamado para ser Jovem Aprendiz numa Multinacional do Ramo alimentício, que viera a ser meu trabalho fixo. Logo durante meu primeiro estágio, também resolvi a aprender coisas novas, e uma foi editar vídeos, esse também foi meu primeiro contato com criação de conteúdo, e sou muito grato a aqueles que me deram oportunidades nisso. Segui editando pela noite, após estudar e trabalhar durante o dia, até que terminei a escola. Quando cheguei na faculdade, não conseguia mais conciliar tudo, e então parei de editar. 6 meses depois disso, apesar de ter um trabalho fixo, bom salário, e possivelmente uma promoção próxima na empresa, porém que demandaria me mudar, e não estava feliz, resolvi tomar uma decisão, e foi me demitir. Eu tinha juntado um dinheiro pra poder me manter um tempo, e desde então dou duro pra fazer lives todos os dias, e 3 vídeos por semana, fora trabalhos extras para receber mais, e mesmo assim não recebo nem perto que antes, mas ainda assim compensa. Hoje me sinto bem, me sinto feliz. Graças a essa decisão estou fazendo o que gosto, e apesar de ainda não ser grande, tenho uma comunidade muito boa, e me motivo dia após dia só de ver gente feliz com o que faço!

Fazer vídeos ou Streams?

Apesar de eu fazer ambos, sei que existem muitas limitações para isso, tempo, internet boa, bom processamento do computador etc. Então, talvez eu possa te ajudar com as diferenças, vantagens e desvantagens dos dois.

O YouTube, como sabem, é uma plataforma de postagem de vídeos, e hoje em dia a mais conhecida delas. Se seu foco for em League of Legends, ou outros jogos, você terá a opção de criar vlogs, ou seja, vídeos de você mesmo falando sobre um assunto, neste caso ligados a LOL, Gameplays ou animações. A vantagem dessa opção é que mesmo baixas taxas de upload, ou um computador ruim, são capazes de te permitir postar na rede. Este site também te permite boa visibilidade, graças ao sistema de Tags, ou busca por palavras, te permitindo ser encontrado por temas chaves. A desvantagem, é que no começo, dificilmente as pessoas vão atrás de você, mas sim de conteúdo, a menos que faça algo que está em alta, não será procurado.

Já se optar por Livestreams, o primeiro ponto será escolher a Plataforma: Twitch, Facebook, Mixer e até mesmo o próprio YouTube, e como faço na primeira citada, é dela que falaremos. Também sendo mundialmente conhecida, a plataforma te permite fazer Lives em diversas categorias: de jogos ou não. Fazendo lives de Gameplays, pode optar por ter só o jogo sendo transmitido, ou também microfone e webcam, e como usar desde artifício, pode dizer se obterá sucesso, ou não. Permitir que todos façam lives de qualidade é uma grande vantagem, mas divulgação e visibilidade não, necessitando de outras plataformas para isso, e por isso muitos criam um canal no YouTube também.

Como começar a fazer vídeos:

Não obrigatoriamente você precisa saber editar, mas é um grande diferencial. Hoje, assim como tem MUITA busca por conteúdo, tem MUITA gente fazendo, e você precisa ser diferente. A forma como eu tento ser mais, é tentando editar bem, criar boas Thumbnails e ser eu mesmo, e você terá de entender qual é o seu estilo também.

Pense num bom assunto, procure sempre algo que está em alta, crie um bom roteiro - o que não significa que o vídeo será grande, mais vale algo objetivo e bem feito, do que um vídeo grande -, grave em um local bem iluminado e de seu melhor, não tenha medo de errar 🙂 Quanto a edições, tente fazer algo simples, uma música de fundo (sem direito autoral, por favor), pequenos cortes nos erros e etc.

Não conte somente com a divulgação do próprio YouTube, faça pequenos “teasers” do vídeo e divulgue em suas redes sociais, poste a Thumb também, e alguns memes pode ser uma boa, quanto mais visualizações você tem, mais o mecanismo irá recomendar seu vídeo.

Algo legal ligado a Gameplays e a Lives, é aproveitar suas partidas, transformando-as em vídeos 😬

Como fazer Livestreams:

Depois de criar seu canal na plataforma desejada, baixe algum programa de transmissão, recomendo o OBS Studio, ou Streamlabs OBS, o segundo é mais fácil de usar, faça login no programa, e sua conta será vinculada. No painel do canal, busque usar títulos que indiquem como você joga, ou que chamem a atenção. Quanto a configuração da sua Live, esses programas têm boas opções de filtros de áudio e imagem, teste pra ver se algum te ajuda, quem sabe melhora a qualidade da sua transmissão. É importante também criar um design para sua Stream, e isso pode ser comprado, feito por você mesmo, ou utilizado os gratuitos fornecidos por vários sites... Por fim, basta ligar a Live e se divertir, é bem importante interagir bastante com o chat, viu? Aproveite algo que foi clipado de sua live, momentos divertidos ou legais, crie banners e divulgue nas suas redes, isso ajudará mais gente a chegar até você.

PS: NUNCA, nunca mesmo, é legal divulgar suas coisas na dos outros, isso não fará seu público aumentar, só gerará desgosto.

Bom, eu espero que isso tenha ajudado alguém a refletir sobre o assunto, e se ficou algo em aberto, estou disposto a ajudar vocês, tanto por aqui mesmo, como minhas redes sociais:

• Youtube: http://bit.ly/YTGoloh

• Twitch: http://bit.ly/TwitchGoloh

• Instagram: http://bit.ly/InstaGoloh

• Twitter: http://bit.ly/TwitterGoloh

Um abraço, e até mais! 😊 :Champion65:

7 RESPOSTAS
Highlighted
Tropa
Tropa

Deu até vontade de ser criador de conteúdo depois dessa 😄
Highlighted
Duo da Rito
Duo da Rito

GGzaço pra esse post, meu querido!

Quem sabe um dia não começo o BISCOITO GAMES hahah

Valeu pela contribuição aqui no fórum ❤️
Highlighted
Academia de Piltover
Academia de Piltover

Eu apoio, em? Só gameplays insanas de Sett e Sova kk
Highlighted
Academia de Piltover
Academia de Piltover

Achei este tópico interessantíssimo e acho que pode ajudar muitas pessoas.
Por isso gostaria de deixar um singela contribuição.

Toda vez que alguém me pede dicas para começar a produzir conteúdo eu costumo dizer que 3 coisas são muito importantes pra mim: Foco, frequência e referência.
Pra mim o foco é muito importante pra saber onde a pessoa quer chegar. Se vc quer produzir conteúdo apenas por diversão, ou distração, tudo bem. Isso é bastante legal, e mesmo que você faça de uma forma muito casual, ainda pode te render bons frutos se você for bom nisso. Porém, se você cria expectativas em cima disso e tem como objetivo fazer disso um trabalho, ou um projeto pessoal, é bom saber que você vai precisar de um certo esforço e dedicação. Ter o mindset alinhado aos objetivos pra mim é crucial. Isso leva ao segundo item, que é a frequência. Nas duas plataformas que eu trabalho hoje, Twitch e Youtube, se você não tiver frequência, dificilmente você irá crescer. E, novamente, está tudo bem se você estiver fazendo isso só por hobby. Mas, se quiser ter resultados o ideal é criar uma rotina com horários e dias fixos. Isso irá ajudar seu público a se familiarizar com seu cronograma, aumentando as chances de retorno, além de ajudar na hora de divulgarem seu trabalho.
Por último, mas não menos importante, vem a referência. Vejo MUITA gente começando a produzir conteúdo com a ideia de que vai fazer algo inovador. Isso é legal, mas na maioria das vezes a pessoa está fazendo algo que dezenas de outras pessoas já fazem. Ela só não tem aquela referência. Pra quem trabalha com criatividade, e, querendo ou não, produzir conteúdo também é um exercício criativo, ter uma biblioteca de referências diversificada é crucial para desenvolver um bom trabalho. Logo, eu sempre digo pra quem tá começando: Quer produzir vídeos no Youtube? Assista canais no Youtube! Quer fazer livestreams? Assista livestreams! Parece óbvio, né? Mas eu lhes garanto, não é!
Por incrível que pareça, muita gente tem preguiça de acompanhar outros canais, principalmente canais que a pessoa não é tão fã assim. E esse é o passo básico, pois você sempre pode trazer uma referência de uma outra mídia e tornar o seu trabalho ainda mais incrível. Leia livros, assista filmes, veja séries, mas sempre com um olhar observador. Assim você, mesmo sem perceber, vai estar absorvendo diversas referências. E isso pode fazer uma diferença crucial na sua produção de conteúdo.

Espero que minhas dicas possam acrescentar algo, assim como espero que este tópico cresça e ganhe muito mais dicas e insights!
Produzir conteúdo é uma verdadeira paixão e conhecimento nunca é demais! 😃

Thiago do Diário Planinauta
:Champion65: twitch.tv/diarioplaninauta
:Champion73: youtube.com/diarioplaninauta
:Champion61: twitter.com/Dia_Planinauta
Highlighted

Nice tópico cara, UP!
Highlighted

Excelente contribuição! Concordo muito contigo 😬
Academia de Piltover
Academia de Piltover

Obrigada pelo tópico e creio que será útil pra motivar não só quem quer começar mas também quem já faz. Valeu ❤️
Syane