Por que ser Streamer?
Olá, pra quem não me conhece, eu sou o Goloh, sou criador de conteúdo a 1 ano, e como sei que provavelmente aqui tem muitas pessoas que desejam ser Streamers, resolvi vir falar do que me motivou a seguir meu sonho, e algumas considerações que daria a quem quer dar os mesmos passos!
Quem sou/o que me motiva:
Bom, eu trabalho fora desde os meus 16 anos, comecei fazendo estágio em uma Ferragem, depois disso fui chamado para ser Jovem Aprendiz numa Multinacional do Ramo alimentício, que viera a ser meu trabalho fixo. Logo durante meu primeiro estágio, também resolvi a aprender coisas novas, e uma foi editar vídeos, esse também foi meu primeiro contato com criação de conteúdo, e sou muito grato a aqueles que me deram oportunidades nisso. Segui editando pela noite, após estudar e trabalhar durante o dia, até que terminei a escola. Quando cheguei na faculdade, não conseguia mais conciliar tudo, e então parei de editar. 6 meses depois disso, apesar de ter um trabalho fixo, bom salário, e possivelmente uma promoção próxima na empresa, porém que demandaria me mudar, e não estava feliz, resolvi tomar uma decisão, e foi me demitir. Eu tinha juntado um dinheiro pra poder me manter um tempo, e desde então dou duro pra fazer lives todos os dias, e 3 vídeos por semana, fora trabalhos extras para receber mais, e mesmo assim não recebo nem perto que antes, mas ainda assim compensa. Hoje me sinto bem, me sinto feliz. Graças a essa decisão estou fazendo o que gosto, e apesar de ainda não ser grande, tenho uma comunidade muito boa, e me motivo dia após dia só de ver gente feliz com o que faço!
Fazer vídeos ou Streams?
Apesar de eu fazer ambos, sei que existem muitas limitações para isso, tempo, internet boa, bom processamento do computador etc. Então, talvez eu possa te ajudar com as diferenças, vantagens e desvantagens dos dois.
O YouTube, como sabem, é uma plataforma de postagem de vídeos, e hoje em dia a mais conhecida delas. Se seu foco for em League of Legends, ou outros jogos, você terá a opção de criar vlogs, ou seja, vídeos de você mesmo falando sobre um assunto, neste caso ligados a LOL, Gameplays ou animações. A vantagem dessa opção é que mesmo baixas taxas de upload, ou um computador ruim, são capazes de te permitir postar na rede. Este site também te permite boa visibilidade, graças ao sistema de Tags, ou busca por palavras, te permitindo ser encontrado por temas chaves. A desvantagem, é que no começo, dificilmente as pessoas vão atrás de você, mas sim de conteúdo, a menos que faça algo que está em alta, não será procurado.
Já se optar por Livestreams, o primeiro ponto será escolher a Plataforma: Twitch, Facebook, Mixer e até mesmo o próprio YouTube, e como faço na primeira citada, é dela que falaremos. Também sendo mundialmente conhecida, a plataforma te permite fazer Lives em diversas categorias: de jogos ou não. Fazendo lives de Gameplays, pode optar por ter só o jogo sendo transmitido, ou também microfone e webcam, e como usar desde artifício, pode dizer se obterá sucesso, ou não. Permitir que todos façam lives de qualidade é uma grande vantagem, mas divulgação e visibilidade não, necessitando de outras plataformas para isso, e por isso muitos criam um canal no YouTube também.
Como começar a fazer vídeos:
Não obrigatoriamente você precisa saber editar, mas é um grande diferencial. Hoje, assim como tem MUITA busca por conteúdo, tem MUITA gente fazendo, e você precisa ser diferente. A forma como eu tento ser mais, é tentando editar bem, criar boas Thumbnails e ser eu mesmo, e você terá de entender qual é o seu estilo também.
Pense num bom assunto, procure sempre algo que está em alta, crie um bom roteiro - o que não significa que o vídeo será grande, mais vale algo objetivo e bem feito, do que um vídeo grande -, grave em um local bem iluminado e de seu melhor, não tenha medo de errar 🙂 Quanto a edições, tente fazer algo simples, uma música de fundo (sem direito autoral, por favor), pequenos cortes nos erros e etc.
Não conte somente com a divulgação do próprio YouTube, faça pequenos “teasers” do vídeo e divulgue em suas redes sociais, poste a Thumb também, e alguns memes pode ser uma boa, quanto mais visualizações você tem, mais o mecanismo irá recomendar seu vídeo.
Algo legal ligado a Gameplays e a Lives, é aproveitar suas partidas, transformando-as em vídeos 😬
Como fazer Livestreams:
Depois de criar seu canal na plataforma desejada, baixe algum programa de transmissão, recomendo o OBS Studio, ou Streamlabs OBS, o segundo é mais fácil de usar, faça login no programa, e sua conta será vinculada. No painel do canal, busque usar títulos que indiquem como você joga, ou que chamem a atenção. Quanto a configuração da sua Live, esses programas têm boas opções de filtros de áudio e imagem, teste pra ver se algum te ajuda, quem sabe melhora a qualidade da sua transmissão. É importante também criar um design para sua Stream, e isso pode ser comprado, feito por você mesmo, ou utilizado os gratuitos fornecidos por vários sites... Por fim, basta ligar a Live e se divertir, é bem importante interagir bastante com o chat, viu? Aproveite algo que foi clipado de sua live, momentos divertidos ou legais, crie banners e divulgue nas suas redes, isso ajudará mais gente a chegar até você.
PS: NUNCA, nunca mesmo, é legal divulgar suas coisas na dos outros, isso não fará seu público aumentar, só gerará desgosto.
Bom, eu espero que isso tenha ajudado alguém a refletir sobre o assunto, e se ficou algo em aberto, estou disposto a ajudar vocês, tanto por aqui mesmo, como minhas redes sociais:
• Youtube: http://bit.ly/YTGoloh
• Twitch: http://bit.ly/TwitchGoloh
• Instagram: http://bit.ly/InstaGoloh
• Twitter: http://bit.ly/TwitterGoloh
Um abraço, e até mais! 😊
E ai, eu e meus amigos estamos com projeto de divulgação de streams!
Cola ai no discord para dar uma olhada, vamos no ajudar! - https://discord.gg/KJ3D9rR