Criei uma teória que você SEMPRE vai estar abaixo do seu elo de habilidade. Pois para subir tem que carregar, carregar não é ganhar a lane, é ganhar mesmo. Então eu Ouro II pode ser que eu perca para você Prata IV, mas ai meu jungle Ouro II te campa... Ou seja, você não está enfrentando apenas eu, sua habilidade pode ser melhor do que seu adversário, o que faz pensar que merecia estar acima (e merece), mas não vai ser recompensado por isso.
Dito isso, a dica é: ganhe laneS (plural). E o jeito de fazer isso é ser MUITO superior ao ser adversário (não só empatar, ai vai estar dependendo do time).
De top: split, leve torres, fique tank, fique forte. O jungler adversário vai ter que começar te campar, e isso alivia para seu jungle gankar outra lane, ou fazer objetivos. Um exemplo é a partida Coop vs IA (contra computador), você vai perceber que ao destruir a t2 e começar bater na torre do nexus os bots vão sair de suas lanes e começar ir em você, no jogo acontece quase isso. Obs: recomendo Nasus, é fácil, e em elos baixo que demoram o jogo terminar você só tem a ganhar.
Jungle: a lane mais difícil, mas a que mais carrega, boa visão e ajudando as lanes certas pode garantir a vitória. Cuidado não deixar só 1 forte, gankar uma lane fraca pode ajudar seu aliado não sofrer snowball.
Mid (a minha): aqui é a que acho mais difícil, mas a segunda com grande potencial de carregar o jogo, após matar seu adversário umas 3x e o jungle 1x, você já vai ter uma boa vantagem, podendo empurrar a rota rápido e dar roaming, ajudando o bot ou top (eu prefiro o bot onde é mais fácil sair kill), ou geralmente pegar o jungle passeando e infernizando o jogo dele. 4/0 = grande chance de vitória.
Adc: farme, e sinceramente não tenho muita dica pois desanimado com essa lane recentemente. São chances "aleatórias".
Sup: Ajude o time, você pode pegar algo agressivo para pressionar o bot, mas não esqueça que tem que ajudar todo o time, então quando poder dar aquela wardada no drag ou jungle adversário ajuda bastante. (isso vale para todos, pois o suporte... bem, todos do time tem que dar suporte para o time vencer kkkk).
Extra: minimapa, se estiver a vontade no jogo, ou seja se garante prestar atenção em várias coisas, fique de olho no mini mapa, muitos jogadores não observam a movimentação mesmo com ward, então se você viu um personagem passando por ward, geralmente para gankar uma lane, pinga naquela lane.
"Ah, mas não foi a minha lane que sumiu". Estou falando exatamente disso, ser o diferencial no jogo, não apenas ganhar a sua lane e sim laneS, ajudar outra lane, mesmo com informação, pode ser uma vantagem.
Novamente, você tem que estar em vantagem para usar as dicas, pois corre risco de perder sua lane (saindo vai deixar o gold e xp) e ajudar alguém nem sempre vai dar certo. Inclusive olhar no mapa que disperça parte da atenção.