Eu sou jogador de LOL a duas temporadas, a S8 é minha terceira temporada. Comecei a jogar pois meu filho estava jogando. Começamos apenas em Normal Game e fomos evoluíndo. No final da S6 resolvemos jogar partidas ranqueadas. Pegamos, óbviamente, Bronze. Jogamos toda a S7 em busca do Prata ou do Gold. Conseguimos o Prata e na pré-season pegamos Gold.
No meio da S7 fomos ao Rio de Janeiro assistir o MSI, compramos itens de fans e nos aprimoramos no jogo. Após o MSI o servidor BR começou com uma enxurrada de trolls. Em várias e várias partidas alguém virava troll, fosse no meu time ou no adversário. Particularmente não gosto de nenhum dos casos.
Pensei comigo que a S8 seria diferente. Pois bem, acabou o primeiro split e os trolls continuam sendo a maioria no servidor. Os motivos que levam alguém a ser troll são vários: um pickoff, um gank, um ban, uma movimentação, um roubo de farm... Enfim, diversos motivos que não se justificam por si só pois é um jogo de equipe e mesmo com uma falha, deveríamos, os 5 ganhar.
Vendo isso notei algumas coisas:
1) Todo jogo que tem um troll desmotiva a equipe inteira.
2) Os mais velhos ao encontrarem um troll em uma partida, acabam a partida e buscam outra coisa para fazer.
3) Os mais novos vendo aquilo acabam por fazer o mesmo e a trollar uma ou outra partida.
4) Os trolls não são punidos e isso estimula novos trolls (que só o fazem por terem sido trolados e pela consciência plena de que nada irá acontecer com eles).
Pois bem, essas considerações me levaram, como no item 2, a buscar novos mundos e estimulei meu filho a não mais consumir itens do LOL. Ano passado gastamos em torno de R$ 700 em itens ao longo do ano, mais a visita ao MSI que foi fenomenal. Este ano, até agora, não gastamos sequer um real.
Isso me diz algo: a RIOT está perdendo o BOM público, ou seja, aquele que financia a expansão da empresa e do eSport por conta de insandecidos que nada querem fazer para melhorar a comunidade. Veja o caso da KBM no MSI 2018. Um time ridículo operacionalmente que mostra como está o nosso cenário. Quem já está no D1, Mestre e Challanger, lá fica, mas os outros que querem crescer não conseguem chegar lá pois ganham 50% das partidas que jogam mesmo melhorando o gameplay. Notem as partidas de profissionais querendo subir do Bronze. Nesta S8 vários desistiram da tarefa pois mesmo sendo excepcionais mecanicamente não conseguem carregar um time com um ou dois trolls.
Qual é a solução então? Enquanto empresário, olhando o lado da RIOT, entendo que uma medida drástica precisa ser adotada uma vez que irão perder, cada vez mais, financiadores e consumidores dos produtos. A medida que entendo ser válida é muito simples e, para quem é pai, entendível: punição exemplar, com rigor, a quem não obedece as regras do jogo e, um estímulo aqueles que não o fazem.
Para isso entendo:
a) Deve existir uma fila EXCLUSIVA para os trolls. Caso um jogador seja denunciado por uma atitude anti-desportiva, e apenas uma punição lhe seja dada, ele fique em uma fila de Normal Game exclusiva onde ele terá que ganhar 10 partidas para poder voltar a jogar SoloQ/Flex. Isso fará com que os trolls pensem sinceramente em fazer uma besteira e, se fizerem, perderão completamente o estímulo de jogar estas 10 partidas ficando de fora do jogo o que melhorará muito a comunidade já que estes caras não servem para um jogo em equipe.
b) Ao jogar uma partida que tenha um AFK ou que o time tenha tido alguém que ficou na base (facilmente identificado pelo LOG do jogo e não precisa de muita análise), o jogo então daria PDL aos ganhadores MAS NÃO TIRARIA PDL dos perdedores. Estes ainda teriam a derrota mas não teriam a perda de PDL ou, se for o caso, que tenha uma perda simbólica de 1 PDL.
c) O AFK, aquele que quita da partida, não importa se por problemas de internet ou computador, deve receber uma notificação sem punição (primeira em uma season), caso reincida no mesmo problema ele toma uma fila com delay (10 minutos), depois em uma terceira outra fila com delay (30 minutos). Caso ele reincida a quarta vez então ele deve procurar a solução pro problema dele na fila de trolls exclusiva.
d) Aquele AFK de malvadeza, que ficou na base, ou que trolou e saiu, após análise, deve ir direto para a fila de trolls.
Isso estimulará, muito, os bons jogadores a crescerem e aos pais a investirem neste eSport. Sem isso, me desculpe RIOT, mas vocês estão fadados a respostas sem sentido, como o Acampamento Yordle, que nada fez de bom pela comunidade. Coloquem regras CLARAS e PUNIÇÕES EXEMPLARES que a comunidade irá crescer exponencialmente. Deixem como está e vejam o constante ENTRA E SAI de jogadores.
Atenciosamente, HannielK (Do Bronze ao Gold)
Resolvido! Ir para Resposta em Destaque.
Ser um jogador ruim não é a mesma coisa que ser troll. Ter uma atitude troll eventualmente não te configura como troll. Tendo isso em conta refaz teu textão. MSI não tem nada haver com o "aumento de troll's". Coloca na mente você e toda a comunidade que a Riot ta cada vez mais pouco se importando com a SoloQ e o balanceamento cada vez mais voltado pra competitivo, como também campeões e rework's. Muita gente não notou, mas ta cada vez mais dificil carregar o jogo solo, por mais que você tenha mêcanica superior(ex um smurf em low elo) quando tem 1 afk ou um feder, ou como vc mencionou 183412491 vezes um troll.
Na teoria é tudo lindo,maravilhoso,bonito,justo.Na prática não e vou te dizer o porque :
A RIOT por ser uma empresa de grande porte,assim como algumas em outros jogos,ela não tem como controlar TODO o sistema feito por ela.Obviamente esse quesito sobre a toxicidade e a má conduta dos players durante os jogos é algo a ser mudado,mas isso não cabe à ela,cabe a nós players amadurecer conforme o tempo (o que nem todos fazem) seja por bem ou mal (tomando punições quando executadas).
Mas tu já parou pra pensar que esse sistema poderia ser ou é falho?
Pare para pensar alguns minutos e me diga se TODAS as denúncias feitas são de bom caráter e corretas.Muitos players usam isso de má fé e pra RIOT investigar um a um não é tão simples assim e tão rápido quanto parece.
Parou pra pensar também que o problema não são as empresas,as regras ou qualquer tipo de assunto que formos discutir e sim a famosa MENTALIDADE e CARÁTER (incluindo a educação) das pessoas?
Como eu disse,tudo é muito bonito falando,montando uma lista de prioridades e alguns ajustes que precisam ser feitos,mas o buraco é muito mais embaixo e difícil de lidar para por em prática.
Hoje em dia como em qualquer sistema,o que não faltam são pessoas agindo de má fé seja pra se beneficiar ou prejudicar as outras.
@cocafe@ escreveu:Sua visão sobre as coisas me parece bem clara e certa, mas completamente inviável financeiramente para riot. Sem falar que o comportamento dos jogadores não é um problema localizado em uma parcela sem importância da comunidade que você possa isolar e eliminar. O comportamento que nos deparamos nas nossas jogatinas nada mais é do que um reflexo da deficiência cultural e inversão de valores com a qual estamos mais do que acostumados a presenciar no dia-a-dia.
Eu siceramente não acredito que os trolls seha reflexo da nossa cultura ou qualquer coisa relaciona ao nosso país, pois existem trolls em todo o mundo e segundo relatos dos proprios jogadores os bootcamps os troll nas outras regioes são piores!
a) Deve existir uma fila EXCLUSIVA para os trolls. Caso um jogador seja denunciado por uma atitude anti-desportiva, e apenas uma punição lhe seja dada, ele fique em uma fila de Normal Game exclusiva onde ele terá que ganhar 10 partidas para poder voltar a jogar SoloQ/Flex. Isso fará com que os trolls pensem sinceramente em fazer uma besteira e, se fizerem, perderão completamente o estímulo de jogar estas 10 partidas ficando de fora do jogo o que melhorará muito a comunidade já que estes caras não servem para um jogo em equipe.
Essa foi a melhor ideia que eu já vi.
Bastaria jogar os trolls na fila de normal game. Se não querem jogar pra subir... e jogar por jogar e encher o saco - vão no normal game. É o mesmo jogo, o mesmo mapa e os mesmos personagens. Não precisa ir testar campeão na rankeada - e nem jogar lá com 156k de ping.. rsrs
E só quando vencerem um número X de partidas, voltarem para a rankeada.