Ace: É o termo usado quando uma equipe elimina a outra inteiramente.
AFK: É a sigla para 'away from keyboard', que significa estar longe do teclado/computador, ou seja, ausente.
Aggro: Usado em diversos jogos, inclusive em League of Legends, Aggro pode se referir ao ato de puxar a atenção de um monstro para si, por exemplo, para 'segurar' uma horda de minions, monstros (Alô, Ragnarok!) ou os danos de criaturas como o Dragão! Em League of Legends também é usado para caracterizar uma postura agressiva de uma equipe. O termo pode se referir à um tipo de combinação de cartas agressivas em Hearthstone, cujo objetivo é acelerar o ritmo do jogo e pressionar o adversário.
Aim: O termo aim é utilizado de diversas maneira em inglês. O mais comum, principalmente em eSports, é para se referir à sua mira/pontaria. Termos que utilizam adaptações de aim são referente à precisão do jogador.
Armor/Armor Penetration: Armor em inglês significa armadura. No CS:GO é utilizado para se referir as proteções como capacete e colete protetor, já em League of Legends, se refere à soma de seus itens de defesa, em diversos jogos armadura/defesa é o fator que diminuir o dano recebido por danos físicos. Armor Penetration é o fato que ignora/perfura o valor da armadura.
Back Door: Um movimento em que um ou mais jogadores tentam - em uma partida de MOBA - conquistar um objetivo (Normalmente as torres da base) sem que a outra equipe esteja presente ou consiga reagir imediatamente.
Base Rush: Nada mais é do que uma 'corrida' pela conquista da base adversária, normalmente simultaneamente entre as equipes.
Buffed/Buff: Em eSports, é o termo usado para se referir à uma atualização que eleva os atributos e características de algum item, personagem (campeão), arma ou aspectos do jogo.
Build: Normalmente se refere ao conjunto de habilidades, equipamentos e itens que um jogador escolhe para seu personagem.
CC (Crowd Control): CC ou Crowd Control se refere ao conjunto de habilidades ou itens cuja função é prender/prejudicar/controlar os adversários. O termo também originou o Hard CC, que normalmente se refere à habilidades que param os adversários completamente por um período de tempo.
Camping/Camp: O termo já foi abrasileirado e é conhecido como 'campar' por muitos. No CS:GO, o famoso 'camper' é aquele que fica parado em uma posição esperando alguém para matar, normalmente com uma arma de longo alcance. Em League of Legends, 'ser campado' é ter a presença de um ou mais jogadores constantemente em sua lane, pela tentativa de tentar abate-lo constantemente.
Comp: É o termo simplificado de composition, que é o conjunto de campeões que irão compor uma equipe. Em partidas competitivas as composições são pensadas para valorizar os campeões que serão jogados com usas habilidades e características.
Cooldown: Cooldown é um dos termos com mais significados no mundo dos jogos. Em CS:GO se refere ao tempo de espera que um jogador deve aguardar para jogar partidas competitivas devido a inúmeros fatores, como suspeita de programas ilegais ou abandono de partidas. É também utilizado por pessoas para se referir ao tempo de espera que um usuário deve aguardar quando é abatido no jogo. Em jogos como Overwatch e League of Legends, se refere também ao tempo de espera para o uso de habilidades que, quando ativadas, entram em 'cooldown'. Em alguns MMOs, cooldown se refere não só ao tempo de espera de uso de habilidades mas também no tempo de intervalo entre habilidades que o jogador deve aguardar.
Counter: Normalmente utilizado antes de alguma outra palavra (Como Counter Jungle, Counter Flash, Counter Move), é o termo que engloba uma resposta na mesma moeda de alguma ação. Por exemplo, se um caçador em League of Legends invade sua selva, você pode fazer um counter jungle e invadir a selva adversária.
Drop: Um termo com inúmeros significados! Em CS:GO, se refere aos prêmios (customização de armas) que são aleatoriamente adquiridos depois das partidas; Em MMO's, se refere aos itens que são 'derrubados' por diversos monstros quando os mesmos são eliminados; Em PlayerUnknown'sBattleGround, drop pode se referir aos airdrops, que são caixas recheadas de itens depositadas pelos aviões que transitam o jogo; Em StarCraft II, drop se refere à colocar unidades (de diversas maneiras diferentes, principalmente aéreas) no jogo.
Double-Kill; Triple-Kill; Quadra-Kill; Penta-Kill; Hexa-Kill: Termo diretamente relacionado ao número de abates feitos por um único jogador, geralmente em sequência.
Engage/Disengage: O ato de tentar engajar ou desengajar em uma luta durante uma partida.
Fake: Pode ser usado como prefixo de diversas atitudes cujo objetivo é enganar o adversário. Em CS:GO, por exemplo, pode se referir ao Fake Defuse, onde o counter-terrorist finge iniciar a desativação da bomba para atrair os inimigos. O mesmo vale para League of Legends, onde os jogadores porem fazer um Fake Baron ou Fake Dragon, fingindo que irão iniciar um dos dois grandes objetivos do jogo mas não estão.
Farm: Mais um termo que ganhou uma versão 'abrasileirada', farmar se refere ao ato de destruir minions para conseguir dinheiro em jogos como League of Legends e Dota 2. Em Heroes of The Storm, apesar dos minions não droparem gold, é preciso estar presente para coletar a XP ganha.
Fog: É a região do mapa - normalmente em MOBAs - que não há uma visão sem a utilização de itens que façam essa função, a névoa que cobre lugares como a selva e grama de alguns jogos.
Frag: O termo é utilizado como variável para 'abate'.
Gank: já ganhou o termo 'gankar' para facilitar! O termo se refere à um ataque surpresa em um adversário que pode ou não estar ciente e tentar um Counter Gank.
GG / GH / GL / GJ: As siglas significam respectivamente good game, good half, good luck e good job. Todos se referem a uma postura positiva para com os companheiros de equipe ou adversários. Normalmente, good game - bom jogo, é dito quando um jogo é finalizado ou quando algo inacreditável acontece; Good half - Boa metade, é mais usado em CS:GO e jogos que possuem mais de um tempo, e seguem com a mesma postura positiva em espirito esportivo; Good Luck é traduzido diretamente para Boa Sorte e Good Job para Bom Trabalho.
Harass: Dano causado por habilidades ou ataques básicos para danificar e intimidar os adversários. Normalmente, quando se baseia em habilidades de longa distância, como as lanças de Nidalee em League of Legends, o termo Poke também é utilizado.
Juke: Um termo que, em um português bem divertido, pode ser traduzido como 'drible', onde o jogador pode utilizar habilidades ou movimentos habilidosos para escapar de situações de risco.
K/D/A: As estatísticas de abates (Kills), mortes (Deaths) e assistências (Assists) durante a partida.
Kill Assist: O termo mais extenso de assistência, onde outro jogador auxilia no abate de algum adversário.
Kill Streak: Uma sucessão de abates.
Last Hit: É o último ataque em uma unidade, criatura ou minion que garante bônus, em diversos MOBAs, como Dota 2 e LoL, garante dinheiro para o personagem que o executou.
Nerfed/Nerf: O oposto de Buffed/Buff, onde ao invés de uma melhoria, há uma mudança que pode enfraquecer ou diminuir as propriedades de algum item, personagem ou aspectos do jogo.
OP (OverPower): Quando algo está muito forte! É mais de 8000!!!!
Pick Off: Quando um jogador é pego fora de posição e é abatido.
Pushing/Push: Mais um termpo que ganhou uma adptação para 'pushando', em que um ou mais jogadores tomam uma postura mais agressiva e avançam para pressionar os adversários.
Ward: Em alguns mobas, existem habilidades ou itens que garantem visão em áreas de fog, esses itens são chamados de ward ou sentinelas. Há o termo popular 'wardar' que se refere ao ato de colocar um desses itens de visão em uma área escolhida pelo jogador.