cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
esmagador rsp
Aronguejo
Aronguejo

Dicionário do League of Legends Parte 2

 

Ace: É o termo usado quando uma equipe elimina a outra inteiramente.

 

AFK: É a sigla para 'away from keyboard', que significa estar longe do teclado/computador, ou seja, ausente.

 

Aggro: Usado em diversos jogos, inclusive em League of Legends, Aggro pode se referir ao ato de puxar a atenção de um monstro para si, por exemplo, para 'segurar' uma horda de minions, monstros (Alô, Ragnarok!) ou os danos de criaturas como o Dragão! Em League of Legends também é usado para caracterizar uma postura agressiva de uma equipe. O termo pode se referir à um tipo de combinação de cartas agressivas em Hearthstone, cujo objetivo é acelerar o ritmo do jogo e pressionar o adversário.

 

Aim: O termo aim é utilizado de diversas maneira em inglês. O mais comum, principalmente em eSports, é para se referir à sua mira/pontaria. Termos que utilizam adaptações de aim são referente à precisão do jogador.

 

Armor/Armor Penetration: Armor em inglês significa armadura. No CS:GO é utilizado para se referir as proteções como capacete e colete protetor, já em League of Legends, se refere à soma de seus itens de defesa, em diversos jogos armadura/defesa é o fator que diminuir o dano recebido por danos físicos. Armor Penetration é o fato que ignora/perfura o valor da armadura.

 

Back Door: Um movimento em que um ou mais jogadores tentam - em uma partida de MOBA - conquistar um objetivo (Normalmente as torres da base) sem que a outra equipe esteja presente ou consiga reagir imediatamente.

 

Base Rush: Nada mais é do que uma 'corrida' pela conquista da base adversária, normalmente simultaneamente entre as equipes.

 

Buffed/Buff: Em eSports, é o termo usado para se referir à uma atualização que eleva os atributos e características de algum item, personagem (campeão), arma ou aspectos do jogo.

 

Build: Normalmente se refere ao conjunto de habilidades, equipamentos e itens que um jogador escolhe para seu personagem.

 

CC (Crowd Control): CC ou Crowd Control se refere ao conjunto de habilidades ou itens cuja função é prender/prejudicar/controlar os adversários. O termo também originou o Hard CC, que normalmente se refere à habilidades que param os adversários completamente por um período de tempo.

 

Camping/Camp: O termo já foi abrasileirado e é conhecido como 'campar' por muitos. No CS:GO, o famoso 'camper' é aquele que fica parado em uma posição esperando alguém para matar, normalmente com uma arma de longo alcance. Em League of Legends, 'ser campado' é ter a presença de um ou mais jogadores constantemente em sua lane, pela tentativa de tentar abate-lo constantemente.

 

Comp: É o termo simplificado de composition, que é o conjunto de campeões que irão compor uma equipe. Em partidas competitivas as composições são pensadas para valorizar os campeões que serão jogados com usas habilidades e características.

 

Cooldown: Cooldown é um dos termos com mais significados no mundo dos jogos. Em CS:GO se refere ao tempo de espera que um jogador deve aguardar para jogar partidas competitivas devido a inúmeros fatores, como suspeita de programas ilegais ou abandono de partidas. É também utilizado por pessoas para se referir ao tempo de espera que um usuário deve aguardar quando é abatido no jogo. Em jogos como Overwatch e League of Legends, se refere também ao tempo de espera para o uso de habilidades que, quando ativadas, entram em 'cooldown'. Em alguns MMOs, cooldown se refere não só ao tempo de espera de uso de habilidades mas também no tempo de intervalo entre habilidades que o jogador deve aguardar.

 

Counter: Normalmente utilizado antes de alguma outra palavra (Como Counter Jungle, Counter Flash, Counter Move), é o termo que engloba uma resposta na mesma moeda de alguma ação. Por exemplo, se um caçador em League of Legends invade sua selva, você pode fazer um counter jungle e invadir a selva adversária.

 

Drop: Um termo com inúmeros significados! Em CS:GO, se refere aos prêmios (customização de armas) que são aleatoriamente adquiridos depois das partidas; Em MMO's, se refere aos itens que são 'derrubados' por diversos monstros quando os mesmos são eliminados; Em PlayerUnknown'sBattleGround, drop pode se referir aos airdrops, que são caixas recheadas de itens depositadas pelos aviões que transitam o jogo; Em StarCraft II, drop se refere à colocar unidades (de diversas maneiras diferentes, principalmente aéreas) no jogo.

 

Double-Kill; Triple-Kill; Quadra-Kill; Penta-Kill; Hexa-Kill: Termo diretamente relacionado ao número de abates feitos por um único jogador, geralmente em sequência.

 

Engage/Disengage: O ato de tentar engajar ou desengajar em uma luta durante uma partida.

 

Fake: Pode ser usado como prefixo de diversas atitudes cujo objetivo é enganar o adversário. Em CS:GO, por exemplo, pode se referir ao Fake Defuse, onde o counter-terrorist finge iniciar a desativação da bomba para atrair os inimigos. O mesmo vale para League of Legends, onde os jogadores porem fazer um Fake Baron ou Fake Dragon, fingindo que irão iniciar um dos dois grandes objetivos do jogo mas não estão. 

 

Farm: Mais um termo que ganhou uma versão 'abrasileirada', farmar se refere ao ato de destruir minions para conseguir dinheiro em jogos como League of Legends e Dota 2. Em Heroes of The Storm, apesar dos minions não droparem gold, é preciso estar presente para coletar a XP ganha.

 

Fog: É a região do mapa - normalmente em MOBAs - que não há uma visão sem a utilização de itens que façam essa função, a névoa que cobre lugares como a selva e grama de alguns jogos. 

 

Frag:  O termo é utilizado como variável para 'abate'.

 

Gank: já ganhou o termo 'gankar' para facilitar! O termo se refere à um ataque surpresa em um adversário que pode ou não estar ciente e tentar um Counter Gank.

 

GG / GH / GL / GJ: As siglas significam respectivamente good game, good half, good luck good job. Todos se referem a uma postura positiva para com os companheiros de equipe ou adversários. Normalmente, good game - bom jogo, é dito quando um jogo é finalizado ou quando algo inacreditável acontece; Good half - Boa metade, é mais usado em CS:GO e jogos que possuem mais de um tempo, e seguem com a mesma postura positiva em espirito esportivo; Good Luck é traduzido diretamente para Boa Sorte e Good Job para Bom Trabalho.

 

Harass: Dano causado por habilidades ou ataques básicos para danificar e intimidar os adversários. Normalmente, quando se baseia em habilidades de longa distância, como as lanças de Nidalee em League of Legends, o termo Poke também é utilizado.

 

Juke: Um termo que, em um português bem divertido, pode ser traduzido como 'drible', onde o jogador pode utilizar habilidades ou movimentos habilidosos para escapar de situações de risco.

 

K/D/A: As estatísticas de abates (Kills), mortes (Deaths) e assistências (Assists) durante a partida.

 

Kill Assist: O termo mais extenso de assistência, onde outro jogador auxilia no abate de algum adversário.

 

Kill Streak: Uma sucessão de abates.

 

Last Hit:  É o último ataque em uma unidade, criatura ou minion que garante bônus, em diversos MOBAs, como Dota 2 e LoL, garante dinheiro para o personagem que o executou.

 

Nerfed/Nerf: O oposto de Buffed/Buff, onde ao invés de uma melhoria, há uma mudança que pode enfraquecer ou diminuir as propriedades de algum item, personagem ou aspectos do jogo.

 

OP (OverPower): Quando algo está muito forte! É mais de 8000!!!!

 

Pick Off: Quando um jogador é pego fora de posição e é abatido.

 

Pushing/Push: Mais um termpo que ganhou uma adptação para 'pushando', em que um ou mais jogadores tomam uma postura mais agressiva e avançam para pressionar os adversários.

 

Ward: Em alguns mobas, existem habilidades ou itens que garantem visão em áreas de fog, esses itens são chamados de ward ou sentinelas. Há o termo popular 'wardar' que se refere ao ato de colocar um desses itens de visão em uma área escolhida pelo jogador.

 

3 RESPOSTAS
IDeath Angel
Arauto
Arauto

Obrigado, precisava desse dicionário, mas acho que esse dicionário seria melhor aproveitado no tópico de novos jogadores

show de boa, o problema é memorizar todos aeuhue
O tempo é Rei e as partidas são lições

"O coração é o músculo mais forte ''
Bola
Electrons
Tropa
Tropa

**VOU TRAZER ISSO DO ANTIGO FÓRUM DO LoL QUE FOI ARQUIVADO:**

**Definições Básicas:**

Lane = Linha por onde os minions passam entre as torres.

Top= Lane localizada no canto superior esquerdo do mapa.

Mid= Lane que atravessa o mapa transversalmente indo do canto inferior esquerdo ao canto superior direito.

Bot= 1) Lane localizada no canto inferior direito do mapa.

Bot= 2) Campeão controlado pela "inteligência artificial" do jogo.

AD = Attack Damage

AP = Ability Power

Harass = Atacar um inimigo para tirar vida e/ou retira-lo da posição atual.

Push = empurrar a lane contra as torres inimigas com o intuito de destrui-las. Deve-se saber em qual hora fazer isto para tornar o push efetivo.

Tower Dive = Atacar um champion inimigo debaixo da area de ataque da torre inimiga.

Tower Hug = Ficar próximo da torre para se proteger de investidas inimigas.

BG = Bad Game - Jogo ruim

AI=Inteligência artificial.

Smurf = Conta secundária do LoL, a maioria dessas contas são de players high elo que querem jogar ranked em níveis baixos e do povo que da refer a friend
em um segundo email.

CS (Creep score) = quantidade de minions e monstros neutros matados.

Elo = Pontuação do seu ranking no LoL. Nível baseado nas partidas ranqueadas que vc jogou. Quanto maior sua taxa de vitória, maior seu Elo.

CC = Stuns, Slows - Qualquer efeito que deixe o inimigo desorientado ou lento.

Red= Buff do lizard elder. (monstro vermelho de galhos). Também serve pra indicar que alguém tem/possui o poder dado a quem matou o monstro.

Blue= Buff do ancient golem. (monstro azul de pedra). Também serve pra indicar que alguém tem/possui o poder dado a quem matou o monstro.

Red Buff= Poder adquirido pelo campeão que matou o monstro Red, tem duração limitada, concede o poder de incendiar tropas, monstros e campeões inimigos.

Blue Buff= Poder adquirido pelo campeão que matou o monstro Blue, tem duração limitada, concede o poder de acelerar a regeneração da mana gasta com habilidades.

Mana= Barra azul que fica em baixo da barra vermelha (de vida) durante as partidas. É seu estoque de magia que pode ser usada em habilidades. Obs: Nem todos os campeões tem barra de Mana; alguns usam o espaço do Mana para mostrar outros recursos.

Spam: Uso repetido de habilidades sempre que possível, ou uso demasiado de texto no chat.

Tri-bush: Arbusto de 3 pontas localizado nas lanes Top e Bot.

**Ações:**

Bait= Fazer com que um inimigo o siga de modo a deixalo fora de posição.

Kite= Aplicar dano aos inimigos com Auto-Ataques de forma a ficar sempre em uma posição segura.

Peeling= Dar prioridade a proteger do que a causar dano.

Poke= Aplicar dano aos inimigos de forma a ficar sempre em uma posição segura.

Feedar= Fazer com que o time inimigo consiga dinheiro facilmente. Seja morrendo para ele ou deixando ele farmar os minions de sua lane indiscriminadamente.

KS (Kill Steal)= Roubar propositalmente a kill do seu companheiro de time, isso não significa dar ultimo hit em alguem que esta fora do alcanca do parceiro de equipe ou dar last hit em quem você já estava ajudando a matar.

Farmar= Adquirir ouro (gold) por meio de matar tropas e monstros neutros.

Farmar Elo= Adquirir Elo por meio de ganhar partidas a todo custo com o intuito de (claro) subir de Elo.

Gank= Um ou mais jogadores atacarem um jogador de maneira apegar o mesmo "de surpresa"; por exemplo, esperando que ele se aproxime de uma arbusto onde vc ou 2 de seu time estão esperando pra dá o bote. (não consegui achar uma definição boa, gank é uma coisa óbvia mas dificil de explicar.)

Leash= Dar um ataque inicial para gerar aggro em um inimigo controlado pela AI.

MIA (missed in action)= Inimigo está fora do campo de visão do mapa, normalmente usado quando um champion deixa a lane no começo do jogo mesmo que você saiba onde ele se encontre.

GG (good game)= Bom jogo, quando acaba partida.

GG WP (good game well played)= Bom jogo, bem jogado.

GG Noob= Querendo dizer que quando a partida terminar, uma ou mais pessoas da equipe vão dá _report_ em alguém (estou procurando uma definição mais acertada pra isso).

Noob= pessoa iniciando em um jogo sem conhecimento do mesmo. Erroneamente utilizado para ofender players por "falta de habilidade".

Report= Em português: "Relatar". Ato de relatar aos admins do LoL uma pessoa que fez alguma coisa errada/fora das regras antes, durante ou depois da partida. O popular "X9".

Jungle= Jogar na floresta matando "bichos neutros". O jungle serve para liberar uma lane para um solo e para auxiliar o time com controle do mapa e a cumprir objetivos globais.

Aggro= "Raiva" de um inimigo com inteligência artificial para que o mesmo ataque um alvo especifico.. (outra definição que ficou horrível).

**Itens:**

IE= Infinite Edge

BT= Bloodthirsther

LW= Last whipser

GA= Guardian Angel

Atmogs= Atma's Impaler+Warmogs

Matmogs= Frozen Mallet+Warmogs.

Atmallets= Atma'a Impaler + Frozen Mallet

PD= Phantom Dancer

RoA= Rod of Ages

**Estratégias:**

Metagame= Estragaria básica para composição do time (o conceito esta sendo usado errado, mas como todos usam assim vou manter essa definição.

Metagolem= Bruiser com trinity force+atmas impaler+mercury threads+flash+force of nature;opcionais da build são frozen mallet e warmogs. mas um dos dois deve ser feito.


_Tópico Original de 2012 por: Gainborought._
_Revisão e acréscimos (2019): Electrons._