cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
MirelinhaXD
Dragão
Dragão

Diga-me tudo sobre o toplane

Ir para a solução

Quero saber o que sabem sobre essa lane. E sem piadinhas, se possível.

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
THACAOS
Arauto
Arauto

dsasadds

""As sombras me iluminaram." Zed."

Ver Resposta em Destaque no post original

8 RESPOSTAS
THACAOS
Arauto
Arauto

dsasadds

Ver Resposta em Destaque no post original

@THACAOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK tá, mas falando sério. Como é jogar nessa lane, como se comporta na lane, e talz. Quero aprender.

@MirelinhaXD 

early game
freeza a lane e avança quando jg e top laner inimigos estiverem longe!

mid game
split

late game
split

Bink
Arauto
Arauto
pra mim é a lane com maior snowball do game, onde os bruisers com early forte ala Renekton dominam, a melhor lane pra tu jogar duo com um jungler, já que uma vez que tu pegue vantagem de kill ou consiga mandar o cara base e faça ele perder wave/xp a vantagem só tende a crescer e é bem difícil o top laner inimigo voltar pro game sem ajuda do jungler, dai o cara já atrás recebe mais um gank e depois um dive, tilta xinga a mãe do jungle e quita.
Draicker
Lenda
Lenda
Minha lane primária sempre foi suporte, mas teve um campeonato q eu participei q tive q ser improvisado no top pra cobrir uma vaga do time. Infelizmente eu só aprendi a jogar com a maioria dos campões no top q eram tanks, como Shen, Maokai, etc. O q eu posso te dizer é, se seu champion perde nas trocas pro outro, oq normalmente acontece, não inicie puxando a wave, deixe q ela fica próxima a sua torre, de uma forma q vc consiga farmar com segurança e q o inimigo fique exposto a tomar ganks.

Erro comum, se tiver muitos minions, o Inimigo já farmou e empurrou a wave, e chegou seu jg pra gankar, mas ele ta lv 3 e vc apenas 2, não vá, pingue vermelho dizendo cuidado, muitos minions pra bater em vcs no gank, e vc com level a menos, a chance de tomarem um double kill é grande.

Conheça as match-ups do top, quem ganha em que momento do jogo. Eu como top tank, n ganhava muito minhas lanes, mas focava em farmar e quando houvesse oportunidades no mapa eu dava TP pra ajudar o time, (no caso do Shen eu ultava, ajudava o time, voltava B, comprava e dava TP tudo isso bem rápido). Normalmente eu era o cara encarregado de só defender o Split do adversário, mas pra Splitar vc tem q ter noções básicas de pressão, se seu time não tem pressão em canto nenhum do mapa, splitar pode ser ruim, pq vão te fechar e te matar e seu time n vai cobrar nada no mapa.

Se vc acha q vai apanhar na lane, pegou um counter difícil de se jogar contra, pega a resistência de acordo com o inimigo por exemplo (duas runas de +6 de armadura). Pega runas q te dêem sustain como ventos revigorantes (se vc for tomar muito poke, como em match-ups melee contra ranged no top q são chatas de se jogar contra), pegue outra runa com biscoitos, compre poções e o Escudo de Doran, meu foco sempre foi sobreviver e ter utilidade nas lutas pro meu time, já q minha champion pool do top era toda voltada para tanks. É isso q eu posso te dizer da minha experiência do top.

@MirelinhaXD  escreveu:

Quero aprender.

Sério mesmo? A essa altura do campeonato? Admiro a sua coragem kkkkkk

@Drill Barnacle Conhecimento nunca é demais. Quero saber mais sobre toplane.

@MirelinhaXD  escreveu:

@Drill Barnacle Conhecimento nunca é demais. Quero saber mais sobre toplane.

Olha, o pouco que eu manjo é meio que o básico pra qualquer solo lane, aliás acho que de forma geral a toplane é o básico da solo lane elevado a quinta potência, então todas as coisas simples aqui tipo regras de troca e controle de wave acabam sendo mais impactantes.

Uma coisa muito importante no top é conhecer muito bem os match-ups porque você vai passar muito tempo no 1v1 tanto por conta de que você vai ter que ficar segurando o seu oponente no splitpush, quanto porque o top geralmente tem menos oportunidades pra juntar com o time e recuperar alguma vantagem caso você tenha ficado atrás na lane, ou seja, mesmo a vantagem mais boba de troca que rolar na lane vai snowballar muito e muitas vezes vai te obrigar a passar o jogo inteiro tendo que jogar sempre atrás. Dica de match-up você geralmente consegue em subreddit onde algumas comunidades com os jogadores mais tryhard tem registros com guias de match-up completos e atualizados, e tem também algumas coisas no mobafire mas fora isso vai de você ir aprendendo com a prática e vendo em streams ou criadores de conteúdo, o solo renekton only apesar de usar muito click bait ele é muito didático e ensina bem umas coisas importantes de controle de wave.

E por falar em controle de wave isso é outra coisa importante, mas isso você acha razoavelmente fácil por aí, a parte mais difícil mesmo é conseguir adaptar isso pra cada tipo de jogo, por isso que eu recomendo começar com Campeões bem simples tipo Jax ou Darius que aí você consegue ficar menos focado em masterizar mecânicas específicas e consegue pegar mais as bases da role. (aliás tá aí uma boa ideia de tópico pra essa semana)

Outra coisa importante é ficar atento ao que tá acontecendo com o time pra achar boas oportunidades pra TP e rotações, e não só pra oportunidades mas pra saber como está cada lane e ver se vale mesmo a pena sair do top pra tentar ajudar porque as vezes acaba sendo só perda de tempo. Mas geralmente um bom roaming ou uma boa entrada na luta é o que mais surte influência na vitória vindo da toplane, splitpush é muito difícil de executar sem um time bem coordenado (é certeza que quando você estiver levando T2 o seu time vai perder uma TF e dar um barão) e apesar de render vitórias lindas e geralmente as mais divertidas, é bem inconsistente. 

Mas fora isso o top é meio que uma terra de ninguém, tem vários estilos de jogos possíveis e o seu comportamento de lane e as suas rotações vai depender muito do seu estilo e plano de jogo. Se fosse pra recomendar com a minha opinião bem bias de jungle, eu iria sugerir coisas como Pantheon ou Quinn que são muito fortes na lane então você acaba tendo um pouco de vida fácil em uma das partes mais difíceis, e depois consegue facilmente espalhar sua vantagem pelo mapa. Fora isso é seguir a dica mais básica e jogar com um Campeão que você gosta ou acha legal porque mesmo que ele seja mais fraco ou mais difícil, o simples fato de você curtir a gameplay vai fazer você tiltar menos durante esse processo de aprendizagem.