cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

Diversidade e Representatividade

Bom dia!

Eu sou Felipe Malk e comecei a jogar League of Legend em menos de um ano. Desde que comecei, percebi algo que começou a me incomodar. Eu percebi que frente à tanta diversidade de personagens, temos pouquíssimos personagens negros que são humanos ou extremamente parecidos com humanos em meio a muitos personagens brancos. Para ser mais exato, contamos 2 personagens obviamente negros, Ekko e Lucian, e 3 que foram considerados pardos, Nidalee, Karma e Ilaoi.

Temos um grupo no Facebook chamado LDRV - League of Legends onde eu levantei essa questão. Felizmente, não fui o primeiro a fazer isso. O feedback da comunidade foi positivo e foi levantado que existe sim essa demanda por maior representatividade dos campeões, e ela é grande. Enquanto escrevo essa mensagem, me lembrei do poderoso discurso da Viola Davis em 2015 (https://www.youtube.com/watch?v=OSpQfvd_zkE) em que ela fala da redefinição do que é ser uma mulher sexy e evidente, e que essa mulher poderia ser negra. Quem quiser saber mais sobre representatividade e sua importância, existem vários vídeos no YouTube pra mostrar isso.

Quero parabenizar o time por aumentar a visibilidade gay ao atualizar a lore do Varus, que está linda! No entanto, sabemos que ainda há muito trabalho a se fazer, como a criação de personagens lésbicas (especialmente as não estereotipadas) e campeões acima do peso, que também podem ser sexy e desejáveis como é a Miss Fortune. A questão são personagens fora do padrão de beleza que todos nós conhecemos e estamos acostumados.

Poucos jogos possuem uma comunidade tão grande e poucos ainda incluem personagens gays, bissexuais, lésbicas e trans em suas estórias. Um exemplo, é o Magic The Gathering, jogo que amo e que tem sido um bom exemplo de inclusão e representatividade.

Eu acredito que a representatividade importa, e que você não necessariamente precisa ser um homem branco, hétero e musculoso pra ser um herói. Acredito que as pessoas se sentem melhores e mais importantes quando conseguem se enxergar nas telas da televisão, dos cinemas, das revistas e até nos jogos.

3 RESPOSTAS
Highlighted
Arauto
Arauto

Por que um homem branco, nao representaria um homem negro e visse versa? Qual a diferença de um homem branco, para um homem negro?

Highlighted
Tropa
Tropa

Exatamente oque eu estava conversando com o meu namorado,a representatividade ainda mais num jogo com visibilidade tão grande como o LOL precisa aumentar.Eu sou um cara trans que jogo esse jogo faz mais ou menos 2 anos,e agr adicionaram essa lore do Varus.Queria ver mais pessoas trans,mais negros,mais pessoas fora do peso padrão que não são esteriotipadas como "comilões ou fanfarrões".Mas sinceramente acho que não há interesse por parte da comunidade,o pessoal mal consegue se entender e jogar o jogo como humanos...imagina querer apoiar um personagem trans/gay/assexual/bi/negro 

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Esse tipo de questão já foi levantada inúmeras vezes. Quanto ás campeãs ''sexy'' acho que já faz algum tempo que a Riot deixou de focar nisso. Os ultimos campeões lançados tem sido bem diferentes desse estereótipo, como por exemplo Zoe e Illaoi. Sem falar nos que nem parecem ter forma humana.

Como você mesmo já disse o público do jogo é enorme, e imagina se cada pessoa fizesse questão de se sentir representada de uma forma exata? Eu acho que a Riot realmente tenta agradar todos os lados e vem fazendo isso aos poucos. Os campeões negros que você citou são um exemplo da diversidade. O que mais você gostaria? Não dá pra tudo ser exatamente como a gente quer.  Sinceramente eu não entendo como faz tanta diferença pra algumas pessoas a sexualidade dos campeões. É algo que na minha opinião não devia nem ser aprofundado, porque é algo totalmente indiferente á jogabilidade. Dessa forma, ficaria a critério de cada um ''imaginar'' as preferências do seu campeão como bem quer.