cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Lenda
Lenda

Entenda como a Riot balanceia os campeões

Atualmente a Riot balanceia o jogo focando em 4 níveis de habilidade:

Jogador Ferro até o Ouro (normal)

Jogador Platina até o Mestre (habilidoso)

Jogador Grão Mestre até o Desafiante (Elite)

Profissional (Competitivo)

Essas informações foram retiradas do blog de desenvolver, Rioter Scruffy, e foi traduzida e postada no fórum BR https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Mec%C3%A2nicas-de-Jogo/Vis%C3%B5es-de-Balanceamento-24-01-20...

A ideia da Riot é que todos os 148 campeões do jogo, sejam viáveis em pelo menos 1 desses segmentos, e nenhum campeão pode ser OP, extremamente dominante em nenhum deles. Por isso campeões como Akali, mesmo tendo baixas estatísticas do jogador casual ao habilidoso, segue tomando nerfs, pois ela aparece em quase 100% das partidas profissionais.

A outra forma com q a Riot balanceia o jogo é focando nos dados estatísticos globalmente dos campeões. https://nexus.leagueoflegends.com/pt-br/2019/05/dev-champion-balance-framework/

Mas vamos tirar um exemplo do BR.OP.GG https://br.op.gg/champion/statistics que apesar de levar em consideração apenas o servidor Coreano, vai nos ajudar a entender o balanceamento por trás do jogo em partidas ranqueadas.

Observe que os números do Sett, estão exageradamente altos, pois além de uma taxa de vitórias beirando 55%, ele ainda tem uma taxa de escolhas muito alta, quando isso acontece, significa dizer q o campeão está muito acima da curva, e é por isso q ele receberá nerfs no próximo patch, já programados.

Nerfs e buffs programados para o próximo patch.

https://twitter.com/MarkYetter/status/1221928313226067968

Observe q o mesmo padrão se repete com o Ekko, e é por isso q ele tbm receberá nerfs no próximo patch. Campeões como Master Yi e Karthus podem ter altas taxas de vitórias, mas sua taxa de escolha é relativamente baixa, e por isso eles não estão acima da curva.

O Altíssimo win rate do Taric se da por conta da estratégia de afunilamento, por isso a Riot pretende nerfar essa estratégia no próximo patch, já a Diana receberá um nerf por seus números estarem altos.

Miss Fortune e Senna q seram nerfadas na posição de ADC, seus números tbm estão exageramente altos. o Aphelios chegou a ser top 1 de ADC, mas tomou nerfs e se estabilizou, Aphelios receberá ainda um pequeno nerf, mas tbm por sua dominância no competitivo.

E para fechar os suportes, A Leona receberá Nerfs por seus números estarem muito acima da curva tb. Veja q o Nautilus já sofreu uma queda por conta de um simples nerf q ele tomou no Q no último patch.

Fiz esse tópico pq muita gente falou q eu tava meio sumido, e tbm com o intuito de mostrar como funciona o pensamento por trás do balanceamento de campeões da Riot, sei muito bem q as vezes eles deixam muito a desejar nesse aspecto, mas em um game com 148 campeões, itens, runas, habilidades diferentes, é praticamente impossível q o jogo seja perfeitamente balanceado, eles mesmos já admitiram isso.

Espero q tenham gostado.

Tags (1)
27 RESPOSTAS
Highlighted
Arauto
Arauto

aee Yuumi vai ser buffada!!
Highlighted

Ótimo Post.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Excelente post!
"Nunca um, sem o outro"
Highlighted
Dragão
Dragão

Quanto aos campeões com alta taxa de banimento, essa estatística não é levada em consideração? Por exemplo: Zed e Yasuo.
São dois campeões que há anos aparecem na lista de campeões mais banido do jogo, sengundo dados do League of Graphs. 

@Draicker 

banerzinho
Highlighted

Só esqueceu de fala que a Riot balanceia o jogo por Skins também, vide Yuumi e Jinx buffadas para Skin Cupido Mortal.
''Eu tenho um presente mágico pra você, lá vai!'' - Zoe -
Highlighted

Legal o Lee Sin sempre no meta com quase 40% de pick rate e quase 50 de win rate, riot se recusa a nerfar, apenas buffs e mais buffs de mundial.
Highlighted

@ShZi  escreveu:

Quanto aos campeões com alta taxa de banimento, essa estatística não é levada em consideração? Por exemplo: Zed e Yasuo.
São dois campeões que há anos aparecem na lista de campeões mais banido do jogo, sengundo dados do League of Graphs. 

@Draicker 

Sim, tbm é levado em consideração, mas como o win rate deles estão meio baixos, 48% no Yasuo e 49% no Zed, eles acabam não aparecendo na lista dos melhores campeões de suas lanes.

Highlighted

@WellingtonA7  escreveu:
Só esqueceu de fala que a Riot balanceia o jogo por Skins também, vide Yuumi e Jinx buffadas para Skin Cupido Mortal.

Não dá pra argumentar contra essa lógica tb XD

Highlighted

e sobre campeãos buffados perto de ganharem skin? tem algum motivo por tras? UISADHUDAS

mas foi um bom topico, eu não sabia dessas informação, thx
Highlighted

@YasuoDoSeuTimexD  escreveu:
e sobre campeãos buffados perto de ganharem skin? tem algum motivo por tras? UISADHUDAS

mas foi um bom topico, eu não sabia dessas informação, thx

Tem, é mais simples doq parece, ganhar mais $ kkkk.

Highlighted

faz sentido, eu nunca pensei nessa possibilidade, pensei q a riot estava tentando balancear por amar os player 😞
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Enquanto isso Akali é nerfada tendo uma winrate bizarramente baixa só porque highelo/competitivo joga muito com o campeão.
Eu queria entender o que a Riot queria, que a Akali tivesse o mesmo nível de poder de um Garen? O boneco é extremamente complicado, não faz sentido ele ser "equilibrado" utilizando os outros campeões como base, o desafio do champ é a mecânica dele, se ele tem a mecânica muito avançada ele tem que ser mais fortes que os campeões que não tem mecânica alguma, senão qual seria a lógica de usar um char mais difícil se ele não me dá maiores possibilidades que um char simples?

Já já a gente vai ter que ser obrigado a jogar com campeão de skillcap nulo, por que o pessoal não gosta de levar outplay do jogador que gasta horas da vida dele pra aprender um campeão...

Enfim, basicamente a Riot disse que vai utilizar isso como critério para balanceamento a partir dessa temporada só que já fazia isso, mas com outro nome...
@ShZi Utilizar taxa de banimento no caso do Zed e do Yasuo como critério seria um tiro pela culatra. Maior parte dos bans nesses campeões são por não entender como o champ funciona(tipo o Zed, que tem milhares de maneiras de ser parado, tanto que nem tem a winrate tão boa assim) ou por não querer que o próprio time pegue pra não feedar(cof...yasuo...cof), como se o main Yasuo não fosse morrer milhares de vezes com qualquer outro campeão lutador. Já é ruim pickar esses dois campeões que são até equilibrados, ai a riot nerfa e quebra as pernas dos bonecos? 

Highlighted
Tropa
Tropa

"EQUILIBRADO"

https://br.pinterest.com/pin/578220039645438365

OLHA QUE RIDICULO O BALANCEAMENTO DO JOGO AINDA...PEGARAM LVL6 E JA ERA, MESMO COMEÇANDO PERDANDO O DANO É MAIOR QUE O NOSSO QUE ESTAVA NA FRENTE DE KILL, XP E FARM ATÉ PEGAREM LVL6....APENAS TRYNDA COMEÇOU COM DIFICULDADES, E O JGO TERMINA ASSIM.

Highlighted
Arauto
Arauto

Nossa ainda bem que não mexeram no Blitão, da minha md10 so perdi uma de seis e todos com Blitz
Highlighted
Tropa
Tropa

Eu acho que o modo que ele usam pra decidir qual champ deve ser nerfado é bom, tipo eles levam todo o servidor em consideração e tals, mas o modo que eles nerfam, é muito estranho, eles vem estragando muitos bonecos.
Eu saio do sup, mas o sup não sai de mim 😕
Highlighted

Legal post.

Sistema horrivel, muitos champs sao brokens e soh precisam que alguem famoso use e vire moda e pronto, pick rate go up, win rate go up pq eh broken. Riot tinha q perceber isso antes nos seus servidores internos. Tem muito champ broken como quiana (nao sei e nao quero saber como escreve) com um kit broken e a riot ignora. Akali vai ser nerfada ate o inferno e vai continuar impossivel de ser usada.

Riot eh desumilde, acha q tudo q faz eh lindo e maravilhoso e nao volta atras. Com raros momentos onde o remake do champ a la LB e Rengar onde deixaram os champs menos op, ai ao inves de melhorar eles voltam atras no modo op.

Riot eh incompetente pra balancear e desumilde.

E andam buffando champ quando deveriam nerfar o resto pros champs fracos voltarem.
Highlighted

Obrigado mesmo! Finalmente alguem com bom senso que ao inves de chorar e falar asneiras como "Riot odeia champ X, Champ Y é queridinho da Riot...", faz um post bem estruturando explicando por cima os principios basicos para escolher quais champs irão ou não tomar nerfs.

Fora que, além disso, tem a questão de como nerfam o champ, entrando em quesitos de power-budget do Kit e ánalise do QUE está tornando o champ forte demais, decidindo no que será focada a mudança e como ela afetará o desempenho do champ em um geral.

Eles tem extrema noção disso, tanto que é comum ver rioters falando "Esperamos uma queda de 1% de win-rate com mudança X".
É bem legal acompanhar o pessoal responsavel por isso, e ver os comentarios deles sobre o assunto!
Highlighted

@WellingtonA7

Obvio que não podia faltar o bom e velho "conspiração da Riot por skins".
Eu mesmo ja até troquei comentarios com pessoal que participava da equipe de balanceamento. Quem é mais velho do fórum vai lembrar do Shin Kazuo que participava aqui e era membro do time de balancemento de la. Uma vez ele até foi ironico dizendo "Obviamente, eu todo dia passo lá no time de skins pra ver quem vai ganhar skin e devo buffar".

Skins são feitas com base na popularidade, não no poder. Se fosse assim, Akali não ganhava skin atrás de skin tomando um Nerf na cara desde o rework, ou um champ como Garen que só foi forte por 1 ou 2 patches em ANOS recentemente, ganhar skin tbm (isso que a skin anterior dele foi bem antes do mini-rework dele).

Por ser um Game Designer eu mesmo, eu NUNCA vou concordar com esse tipo de argumentação, pois é uma questão de ética de desenvolvedor. Fora que eu acompanho muito o pessoal da equipe de balanceamento nas midias e reddits, e entendo como funciona um pouco essa coisa. Riot tem seus defeitos, e eu aceito e apoio que o pessoal critique. Mas essa coisa de Skin/BUff é a teoria mais besta que ja ouvi.
Highlighted

Sim a riot balanceia para vender skin e para "flashy" plays no competitivo. Alem desse metodo acima.

Um nao exclui o outro.