cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Filosofia em League of Legends. A escola na diversão.

Olá, como professor de filosofia e português, eu sempre me pego analisando as falas dos personagens e atribuindo interpretações filosoficas e eu achei legal da minha parte compartilhar as refêrencais filosóficas de um personagem ( estou experimentando esse tipo de post, já que é um pouco fora da curva do que vejo por aqui). Sou apaixonado pelas Falas do Urgot, acho elas ótimas, mas vou usar as falas do :champion133:.  

-> Igual na escola, qualquer dúvida, ou acréscimo será sempre bem vindo. Vamos fazer League ser o tema de uma aula. 

Pretendo focar nas falas do personagem, com o tempo posso relacionar com a Lore.

"somente os dignos sobreviveram" -  peço atenção a palavra Digno, porque escolheram essa e não "os fortes", ou "os poderosos". As escolhas das palavras tem seu próprio significado ( teoria na enunciação, é o nome disso) 

Digno -> que tem ou revela dignidade ou elevação de caráter; honestidade, honradez.

Então, ele não quer dizer que a pessoa que vai para sombras é excluida sociedade, porque somente se pode ser honrado por alguém, nunca sozinho. Essa frase somente os que são honrados sobrevivem. Mas qual o significado de honrado para o Zed, com certeza não é o mesmo para o Shen... Honrado é aquele que luta pelo que acredita e vence naquilo que pensa ser o certo. Se você quer ser um pro player de league, você será honrador ao tentar e conseguir. O Kami é um exemplo, quando ele começou aposto que ele ouviu, "isso não dá futuro".

" eu sou a lamina na escuridão" - essa lâmina é uma metáfora para perigo. da para compor mais reflexões mas estão a frente.

" corte-lhes o ultimo suspiro"  - ultimo suspiro é um eufemismo para matar, ele está tentando ser poetico aqui. Um adendo sobre o uso de Lhe, sempre em objeto indireto, quando queremos focar "A QUEM" no começo. Corte o ultimo suspiro deles (de eles, união da preoposição -de- mais o pronome -ele(s)-.), o zed fala "corte-lhes" porque ele está demostrando, ou apontando para quem é a ação. É uma forma mais viva de falar, corte o pescoço deles é bem objetivo e menos "vivo". É como se o Zed estivesse falando com você.

" as trevas vem de dentro" -  Bom,  ele está pregando o individuo maior que o sujeito.  A diferença é que o sujeito faz parte de uma sociedade, e o Zed quer que busquemos nossa individualização. porque a luz ilumina um ambiente, varias pessoas, já nas trevas você está sempre sozinho. Essas trevas faz referência ao conhecimento proibido que é EXCLUIDO do clã (que é a sociedade) dele. O conhecimento vem de dentro não da sociedade. 

" despreze limitações" - sociedade vs individuo. as limitações é sempre imposta pelas idéias dos outros. Você pode ser um incrivel jogador de lol e tem total capacidade de ser do competitivo, mas a sociedade em volta diz que games não dá futuro. Essa frase do Zed diz para você superar as limitações impostas.

" não negue a mim" - aqui é bem duvidoso, ele pode estar falando " não tire essa oportunidade de mim" ou " não negue o Zed ( individuo) dentro de você para a sociedade". Essa é a frase quando você dá o ban nele, é bem inteligente da parte da Riot.

"eles seguem o mestre errado" - ou seja, segue as idéias da sociedade, pelo contexto das falas, EU SUPONHO, que o mestre certo para ZED é você mesmo, já que "as sombras vem de dentro".

"ninguem escapa a propria sombra" -  O arquétipo de sombra, usado por Jung é seu ID em Freud ( correlativos, mas nunca a mesma coisa). Ou seja sua individualização.  Você pode tentar viver como a sociedade manda, mas você vai acabar vivendo o que seu ser pede, você pode ser um vendedor, trabalhar no escritório, mas no final você vai acabar ou indo para ser jogador profissional ( se essa for sua vontade), ou vai viver triste com aquela sombra de querer ser um jogador profissional.

"ignorancia é fatal" - ele diz aqui para conhecer o máximo possivel, porque no clã do pai do shen algumas técnicas eram proibidas, ou seja, existia limitações, coisas que não se sabia (ignorância). Ele fala aqui para aprender até o proibido.

"desafie as trevas, encontre a verdade" "a verdade está nas trevas" - uma das minhas prediletas de todo o jogo.  As trevas nós sabemos que é o individuo, sua vontade. Mas o que é Verdade?  provisóriamente entendemos que é o mesmo que "ninguem escapa a propria sombra" ja que é só você seguir sua essência. Mas quero falar sobre "verdade x realidade". O filósofo é o Wittgenstein (se fala VITGuens-Istain) o livro é o Tratactus I.  Segundo esse "cara", nós não temos acesso a realidade, porque somos escravos dos nossos sentidos e da interpratação do cérebro. 

Tocamos em Algo, isso manda um sinal elétrico para nosso cérebro que interpreta aquele tocar e podemos dizer é plana, ou é áspera... mas nossos sentidos são falhos. Uma mesa, não importa quanto lisa ela for, com um microscópio vemos que ela é feita de varios buraquinhos.  A mesa ser lisa é uma Verdade, porque é aceita pela sociedade que é lisa. Pegue uma mesa lisa, chame seus amigos e pergunte o que eles acham, todos vão falar "é lisa". A realidade é inacessivel, porque mesmo com o microscópio você estará usando OUTRO SENTIDO, a visão. Os raios de luz batem no objeto e refletem na retina e o olho manda um sinal para o cérebro que interpreta. Você não está vendo a realidade das coisas, você está vendo a luz que as coisas refletem.

Mágico, como uma simples frase de game pode criar uma reflexão enorme. Quando o Zed diz "desafie as trevas, encontre a verdade"  ele está dizendo desafie-se e encontre a interpretação própria das coisas.

" não tema o caminho obscuro"  "aceite a escuridão, ou morra nas trevas" - Siga o seu desejo, seja pro player ( ou o que você quiser ser), viva sua sombra, ou ela irá te perseguir. 

"equilibrio é a maestria dos tolos"  "equilibrio é fraqueza"  - uma pessoa equilibrada nunca arrisca nada, e geralmente essas pessoas são orgulhosas por serem "seguras". Zed quer que você corra riscos, aventure-se.  "eu fiz um concurso publico agora estou seguro na vida" mesmo tendo o desejo de ser padeiro. Ele foi tolo, segundo zed, porque não se arriscou nas suas sombras.

"segredos guardados, armas disperdiçadas" - todo conhecimento é valido, pode vir a ajudar. Vou dar um exemplo triste, mas real. Na segunda guerra mundial o Campo de concentração de Auschwitz (tem um documentário fantastico com esse nome que mostra como foi) fazia pesquisas sordidas contra seres humanos. Quando o mundo derrotou a alemanha nazista e teve contato com o conhecimento adquirido pelos criminosos, eles usaram para o bem. Muitas técnicas médicas, ou forma de entender o corpo foi descoberta pelos nazistas, mas usada para salvar pessoas hoje. eles não ignoraram o conhecimento que foi construido no mal, mas usaram ele para o bem.

" as sombras me iluminaram" - ele está fazendo um jogo de palavras, "sombras" como escuro , mas fazendo referência INdireta a o individuo e "iluminaram" fazendo referência direta a conhecimento. 

"tradição é o cadaver da sabedoria" - tradição sendo as regras sociais (sociedade) que priva o conhecimento, o que um dia foi sabedoria hoje é só uma limitação pra chegar na sabedoria. Esse cadaver é uma metáfora para limitação, porque um morto não faz mais nada.

"o que eu fiz, não pode ser desfeito" - Suas escolhas tem efeitos. Aqui é uma dica para o jogador também. Se você ultar e o inimigo e ele correr para perto do time dele, você não pode desafazer, vai ter que enfrentar e tentar sair. espero que tenha seu W.

Mas se você seguir sua sombra e fazer o que você deseja, você precisa ter em mente que tem consequências. Seja responsavel. 

Zed é bem militante.

Espero que tenha sido exclarecedor, e que faça você ver o valor de cada fala de cada personagem. O objetivo da Riot é criar um personagem que não seja mais um, mas que conecte seus desejos, suas vontades, suas crenças, suas sombras. Eu faço isso para mim, hoje eu resolvi compartilhar. Preste atenção nas falas dos personagens e o que eles querem dizer. Sugestões de personagens? escreva ai. 

análise Urgot

análise Yasuo

""Agora estou Pistolinha" Alistar
"A força só se revela quando se é destroçado" Urgot "
7 RESPOSTAS
Highlighted
Arauto
Arauto

Re: Filosofia em League of Legends. A escola na diversão.

pqp mano, eu amo o zed, cada frase dele traz esse efeito, e incrivel, "tradição é o cadaver da sabedoria" vc entende o quanto essa frase se aplica hj? esse bando de gente burra seguindo coisa velha, n vivendo como quer e NAO Deixando quem quer viver fora dos costumes viver, e incrivel, isso quando puxo pra um lado pessoal, mas ela vai pra varios lados.
sobre o urgot, comecei a jogar com ele a pouco, as frases dele me tbm me capturam pra saber mais sobre ele, vc ve ele falando de zaum, os conflitos dos baroes da quimica, aquelas ameaças, te faz perceber que ele ta dentro daquilo, ele vive eessa guerra, sofreu e ja aceitou, e uma pessoa perturbada por isso, e muito da hora "a unica realidade que voce precisa é uma arma apontada para sua cabeça" muito gangster

Highlighted
Tropa
Tropa

Cara, que post bacana!!! Parabéns, continue.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Bom, a base filosófica do Zed, para você ir além nessa ideia é Nietzsche.
Para poder ler Nietzsche você precisa: Conhecer Sócrates/Platão, pelo menos em dois livros, A república e O banquete.
O melhor livro do Nietzsche para começar a ler é "o crepúsculos dos Ídolos".
Procura "Nietzsche - professor covis de barros filho" ele te explica Nietzsche de uma forma divertida.

Eu fiz o post sobre o urgot. =D. Obrigado por comentar. Espero que eu tenha te divertido e ensinado alguma coisa.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Obrigado, pretendo sim! =D
Highlighted

"Some of these lands shall explode during the time! ... And, uh... ...I'll nos stay here for a long time!" - Theo

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Olá, desculpe, eu não consegui entender a referencia.
podia me explicar?

😃
Highlighted
Arauto
Arauto

Cara agradeço pelo conveniente de ter chgado a este post.

Muito obrigadopela aula, parabens belo trabalho