cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

✅ [GUIA] Gírias e Expressões usadas no LoLzin (Quase todas xD)

Ir para a solução

Eu vejo muita gente que joga LoL, porém não sabem as gírias que são usadas dentro do jogo. Geralmente essas gírias são usadas pra facilitar a comunicação entre você e seu time, não precisando escrever uma redação só pra dizer o que você ira fazer..

Eu vi um post antigo em outro fórum que é parecido, porém é muito desatualizado..
Esse aqui eu pretendo atualizar sempre que puder pra deixar as coisas claras pra todos!

Vamos começar?

Um adendo: O post é focado no mapa Summoner's Rift, outros mapas podem usar algumas gírias, porém não são todas..

Do início

Temos 4 rotas pelo jogo: TOP, JUNGLE, MID E BOT

°TOP Fica na parte superior do mapa;

°MID Fica na parte do meio do mapa;

°BOT Fica na parte inferior do mapa;

°JUNGLE Fica entre todas as outras rotas, a parte da selva.

Vou separar algumas gírias que são habitualmente usadas por determinada função:

Lembrando que não são especificamente pra aquela função, apenas usadas com 

mais frequência

TOP: Tank = Um campeão que tem bastante resistência e vida, é ele que recebe o dano pro

time.

Off-tank ou Bruiser = Campeões que balanceiam a resistência e dano, que batem muito e 

que apanham muito também antes de morrer.

Squishy = É um campeão que morre fácil, geralmente utilizado também o termo "papel".

Split push = É o ato de avançar uma rota o mais rápido possível, exercendo pressão na                                   rota.

Splitter = Um campeão que faz Split push muito bem.

Dive = Tentar eliminar o oponente embaixo da torre inimiga.

Stomp = Ganhar a rota sem muito esforço, anulando o adversário do jogo.

MID: Assas = Um campeão assassino.

Mage = Um campeão mago.

Burst = Grande quantidade de dano em pouco tempo usando suas habilidades.

Roaming = Ato de sair da sua rota para ir a outras rotas ajudar seus aliados, geralmente

pra conseguir um abate.

Poke = Trata especificamente utilizar habilidades de longo alcance em seus inimigos para

drenar o máximo de vida que puder, geralmente usado pra preparar uma Team Fight

enfraquecendo os adversários antes de pular todo mundo pra cima.

Harass = Bem parecido com o Poke, porém o objetivo é punir o adversário até o ponto

dele não conseguir farmar ou fazer nada, obrigando ele a recuar.

Instakill (IK) = Matar o oponente tão rápido sem dar tempo de reação.

BOT: Farmar ou Creepar = Ato de matar os minions adversários pra conseguir ouro extra e XP.

CS (Creep Score) = Quantidade de Farm que você já tem.

Kiting = Ato de fugir e bater ao mesmo tempo, causando o máximo de dano possível.

enquanto é perseguido por algum campeão geralmente corpo-a-corpo.

Ward = Sentinela para visão.

Engage = Partir pra cima da equipe adversária.

Desengage = Parar o engage da equipe adversária.

All in = Partir pra cima da equipe adversária com tudo que tem disponível.

Heal = Curar você mesmo ou um aliado.

Shield = Usar escudo em você mesmo ou um aliado.

jUNGLE: Gankar = Ajudar uma rota que está com problemas para conseguir uma vantagem.

Junglar = Farmar a Jungle.

Buff = Pode estar se referindo a um status positivo ou a um monstro Grande da Selva,

o RED ou o BLUE.

Debuff = Estar com um status negativo.

DoubleBuff (DB) = Estar com o Buff do RED e do BLUE ao mesmo tempo.

RED = Monstro da Selva (Rubrivira) que quando abatido, concede um Buff ao seu

campeão, ataques básicos incineram o alvo, causa lentidão e sua regeneração

de vida aumenta.

BLUE = Monstro da Selva (Azuporã) que quando abatido, concede um Buff ao seu

campeão, 10% de Redução de Tempo de Recarga e sua regeneração de mana

aumenta.

Itens

Algumas pessoas escolhem abreviar o nome dos itens também, pra não ficar escrevendo o nome inteiro, algumas pessoas não conhecem, mas é pra isso que estou fazendo esse tópico,

certo? lul

Alguns itens são: IE (Infinity Edge - Gume do Infinito).

BT (The Bloodthirster - Sedenta por Sangue).

GA (Guardian Angel - Anjo Guardião).

LD (Lord Dominik's Regards - Lembranças do Lorde Dominik).

PD (Phantom Dancer - Dançarina Fantasma).

AC (Ardent Censer - Turíbulo Ardente).

DD (Duskblade of Draktharr - Crepúsculo de Draktharr).

ER (Essence Reaver - Colhedor de Essência).

BF (BF Sword - Espada G p C).

Lembrando, esses são só alguns itens que eu acho importantes, alguns eu mesmo inventei por achar mais prático, e como eu raramente jogo solo, algumas pessoas já sabem os significados xD

Chat

Existem algumas gírias pra comunicação direta pelo chat, alguns exemplos muitas pessoas já conhecem, outras não..

Alguns exemplos são: CD (Cooldown - Tempo de Recarga).

CDR (Cooldown Reduction - Redução de Tempo de Recarga).

BRB (Be Right Back - Volto já).

TY (Thank you - Obrigado).

GG (Good Game - Bom Jogo).

BG (Bad Game - Jogo Ruim).

WP (Well Played - Boa Jogada).

OOM (Out of Mana - Sem mana).

OP (OverPowered - Muito forte).

GJ (Good Job - Bom Trabalho).

AFK (Away from Keyboard - Longe do teclado/ausente do jogo).

Quit (Sair).

Feeder (Alguém que morre propositalmente para dar vantagem ao inimigo).

FW (Free Week - Rotação Semanal Grátis).

Funções e Campeões

Existem 5 funções principais no jogo, são elas: TOP - Campeões geralmente tankers ou 

lutadores.

JG -    Campeões que limpam a selva rápido, 

geralmente Lutadores e Off-tankers.

MID - Campeões de Clearwave (limpeza fácil de

minions na rota) geralmente Magos ou

assassinos.

ADC - Campeões de dano de ataque a distância.

SUP - Campeões com um bom Engage ou Peel

(Poder de proteção).

Alguns campeões também tem seus nomes diminuídos para poupar tempo..

Alguns exemplos são: Lee - Lee sin.

Tw - Twitch.

LB - LeBlanc.

J4 - Jarvan 4.

GP - Gangplank.

MF - Miss Fortune.

EZ - Ezreal.

TF - Twisted Fate (atenção ao contexto, pois TF tambem pode significar 

Team Fight ou Luta de Equipe).

Tags (1)
41 RESPOSTAS
Highlighted
Tropa
Tropa
otimo trampo
Highlighted

@Premmy escreveu:
Eu iria dar mais sugestões, mas to na dúvida se você conseguiria formatar o tópico... Então deixei pra lá... ainda quer mais sugestões de expressões? hahaha'

Claro que pode hsauheu

Por mais que eu não consiga adicionar ao tópico, as respostas dos outros complementam o tópico também.. já é de grande ajuda lul

Eu estou estudando um jeito de meio que "burlar" entre aspas enormes, pra caber tudo num tópico só

Por enquanto, podem ir mandando mais sugestões ^~

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo
tem umas que eu não conheço, me explica o significado:

Biri Biri
Tio ta aí
Lep
Mec
RX
Vrau
Highlighted

@colodopaimorfeu escreveu:
tem umas que eu não conheço, me explica o significado:

Biri Biri
Tio ta aí
Lep
Mec
RX
Vrau

As duas primeiras nunca nem vi, Mec ( pelo menos aqui no Rio é uma gíria de algo "top" hahaha ) RX é uma expressão bordão do BrTT ( eu diria )... Vrau é uma giria, um sentido parecido com "pegar"... é tipo aquele "Pá" e etc... Ex... "Chega de talon invisível e VRAU, matou o cara"

Agora o Lep... Ah meu caro Lep...  Bem explicadinho aí xDDDDDD

Highlighted
muito util
Highlighted
Tropa
Tropa
Obrigado ♥
Highlighted
para quem ta iniciando no league isso e ótimo.

Ria e o mundo rirá com você. Chore e você chorará sozinho.
Highlighted

@Ana Luiza Belo tópico, para dizer que foram todos creio que só faltou as abreviações Kite Back (Estratégia relacionada ao time correr em conjunto exercendo dano/CC simultaneamente), FB (FirstBlood), DK (DoubleKill), TK (TripleKill), QK (QuadraKill), PK (PentaKill), IK (Instant Kill) , Off (Termo utilizado para parar de bater em determinado objetivo) e Pink(Termo designado a antiga "Sentinela Detectora" atual "Sentinela Controladora")

Highlighted

Eu agradeço por ter feito esse post, muitas dessas gírias eu consigo entender, mas também teve algumas das quais eu não sabia, e que fazem uma grande diferença, pelo menos não vou ficar boiando quando alguém falar alguma dessas gírias para mim.

Highlighted
Deus sabe o quanto os iniciantes precisam desse post. Valeu moça! o/
Highlighted
tinha muitas girias q eu usava pesando q era outra coisa kkkkkkkkkkkkkkkkk
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo
GJ
Highlighted
Aqui em Minas mec e fazer sexo -_- fiquei tipo MEC SIGNIFICA ISSO?WTF!!!
Highlighted
Good Job=Bom Trabalho
Highlighted
Bem explicado ! Parabéns
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo
Esse post é tão bonito que deveria ser elogio. Ah, você é tão "post da ana luiza no fórum".
Highlighted
Tio tá aí tem relação com o verbo tiltar, geralmente é dito para alguém bravo e depois se diz tilta não (tiO tá não
Highlighted
O que é Peel? Chase?
Highlighted

@BrunoPasti 

Peel é ajudar seu aliado, seja com suas habilidades de defesa como cura, escudo, desengage; impedir o inimigo de se aproximar do seu aliado; usar itens de auxílio e etc.

Chase é forçar uma perseguição no inimigo com a intenção de matar ele e garantir uma vantagem, seja no mapa ou para conseguir ouro (o que é arriscado se não feito estrategicamente).

Highlighted
Tropa
Tropa
Oque significa n/a