cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
ekin
Tropa
Tropa

Impossível subir de elo em 2020 - com provas estatísticas - jogadores gold presos no prata médio

Vejo inúmeros tópicos sobre dificuldade em subir de elo e os argumentos são sempre os mesmos. Todos que jogam rankeadas já tiveram a experiência de ficar preso em um elo. Acontece que em 2020 conversando com jogadores no pós-partida, tenho observado que não se trata mais de um fenômeno superável. Todos com quem eu falo que desceram do gold no reset da season estão enfrentando a pior experiência com League of Legends entre todas as temporadas rankeadas. Partidas em que você está positivo e os outros 4 jogadores estão 0/5 ou pior. Partidas em que o Sett do seu time fica 20/1 e você pode assistir um youtube no alt+tab.

Abri um ticket no suporte e o pessoal foi muito atencioso, me explicaram sobre MMR, match making, algoritmo. Mas eu sou meio teimoso. Resolvi mostrar para eles em números. Peguei aleatoriamente jogadores da minha liga (Prata 3), abaixo e acima do meu nome. Ekin, o primeiro, sou eu. QV Luck, o segundo, é um amigo que relatou o mesmo problema. Todos os outros são aleatórios. Pegos na sequência, sem fazer distinção. Deixei de fora da imagem abaixo apenas aqueles que não tinham dados da S9 no mobalytics. 2 gráficos terminam no gold, mas é porque o mobalytics só compilou até dezembro, se olharem no detalhe da S10, verão taxas negativas de vitórias x derrotas e elo prata. 

Gold S9 para Prata S10 - Prisão Eterna

Aí eu pergunto, se 10 jogadores pegos aleatoriamente na fila do prata 3 eram Gold na S9. E estão há 2 meses jogando, alguns com mais de 80 partidas (ouso dizer a maioria) sem conseguir sequer chegar perto do prata 1. Quem está errado, 100% dos jogadores amostrados, ou o algoritmo das filas rankeadas?

Será que a Riot resolveu rebaixar um elo inteiro? Transformar todos que eram Gold em Prata permanentemente? Acho difícil, visto que as recompensas de temporada começam no gold. Seria o movimento mais cruel da história dos jogos rankeados. O que está acontecendo na minha humilde e hipotética opinião é que a inteligência artificial por trás do algoritmo está fora de controle. Discorda? Poste seu gráfico de elo desde a S9 nos comentários. Concorda? Idem. Vamos mostrar para os desenvolvedores que contra fatos provados com método não existem desculpas esfarrapadas de "você não está se esforçando" ou "o sistema é justo, você que precisa melhorar como jogador". 

Se ficarmos calados e dando rage nas rankeadas cada vez que aparece aquela Vi 0/15, que ficou farmando 15 minutos e está com metade do cs do jg adversário, nada vai mudar. Se mostrarmos com números, quem sabe eles escutam. Para fazer o gráfico basta digitar o seu nick no https://app.mobalytics.gg/summoner-search , lembre de colcoar a bandeirinha BR. O gráfico de elo fica abaixo do video na parte esquerda. Para ver a S9 é preciso clicar na seta "ampliar".

120 RESPOSTAS
GRAD3US
Tropa
Tropa

LoL é um jogo complicado cara. Esse sistema de elo do Lo é injusto sim cara. Nego vem falar pra mim que porque sou bronze eu não tenho noção de jogo. Cara, eu estudo esse jogo pra karalho, eu sei a função e a gameplay de cada posição, sei a função de cada campeão que eu jogo, eu pesquiso matchups, sei o funcionamento todo das torres, runas, itens, não jogo com campeões de mecânicas muito difíceis, dou prioridade pros objetivos, sei onde e quando warda, sei controlar wave, sei princípios de troca na lanefase e farmo bem. Mas mesmo sabendo tudo isso, mesmo ganhando a lane, mesmo jogando bem às vezes cai time merda e não dá pra carregar.

Sabe o que eu percebo desse negócio de carregar: você tem que ganhar a tua lane rápido. E você faz isso ou por causa da matchup ou porque tu é tão bom com o champ mecânica que consegue ganhar a lane antes do teu time dar tempo de feedar. Porque o que eu percebo é que se você não ganhar tua lane logo e teu time for uma bosta, passa tempo de mais e não dá mais pra virar. Só que aí, pelo menos na minha visão, ganhar a lane rápido não é uma questão de macro (a não ser para não tomar gank) e sim de micro. Então nego vem e fala: "Ahhh bronze não tem noção de jogo". Realmente, no bronze tá cheio de cara que não tem noção mesmo pqp. Mas também tá cheio de cara que tem, eaí que quem tem (porque estuda o jogo) se fode com time ruim se não conseguir ganhar a lane rápido, porque não deu tempo de transferir a vantagem, os cara já feedou tudo. Então muitas vezes os cara é bronze porque eles joga bem, não feeda, consegue até ganhar a lane e ter vantagem, mas não consegue fazer isso rápido o suficiente para impedir o próprio time ruim de feedar.

Acho isso zuado porque é o próprio sistema que cria isso, várias partidas não são balanceadas, quantas vitórias e derrotas izi eu já tive porque um lado era top e o outro era uma bosta. Estatisticamente esse modo a longo prazo da uma chance de 50% pros jogadores (desconsiderando smurfs, trolls, elo job), porém o fato de você entar numa partida que já pode estar perdida e perde 30 a 50 minutos nela é o pior. Ao envés da Riot fazer um sistema que deixa balanceado, não, ela prefere compensar fazendo um sistema que ter dá de prensente ora vitória ora derrota. E tudo isso porque as partidas são balanceadas baseadas no MMR, mas o MMR não consegue captar a habilidade individual e muito menos a força de vontade do player pra jogar naquele momento, assim ignorando um monte de fatores. Então como garantir que um player tenha uma partida balanceada assim? Não tem como, é sorte. E os elos e MMR do LoL são contados em vitórias e derrotas, então basta você ter azar para seu elo e MMR cair bastante. Só que em todas essas derrotas você poderia ter jogado bem, até mesmo ter pego nota A+ em várias delas, por exemplo. Só que as notas individuais das partidas não valem nada. A verdade é que o elo e o MMR só mostra o quanto de vitórias um cara teve com os times que esteve. Então o verdadeito fator que mostra tua habilidade individual seriam essas notas. Se você toda hora tira A+, S- ou S+ estando no bronze, isso quer dizer que você não é pra tar no bronze, considerando sua habilidade individual.

Mas a riot não escolheu considerar isso, ela só considera o MMR, que só é influenciado pela tua taxa de vitórias e derrotas e pela comparação do MMR coletivo da sua equipe com ao MMR coletivo da equipe adversária. Ou seja, se teu time é uma bosta e mesmo assim ganha do time bom, o MMR de todos os integrantes do seu time vai subir muito, mesmo que tenha sido você o cara que carregou e teu adc tenha ficado 0/30 (a questão da kill é só um exemplo, kill não ganha jogo). Então teu MMR não é só habilidade individual, tem muito ajuda de quem te carregou em várias partidas, tem quem te atrapalhou feedando, e tem aqueles que jogaram contra você mas não estavam muito bem no dia, e isso não acontece uma vez ou outra, ISSO ACONTECE TODA HORA.

O MMR não é o melhor sistema pra medir habilidade individual, o melhor sistema seria aquele que considerasse apenas as notas individuais nas partidas, apesar desses sistema de notas estar longe de ser perfeito, ele é muito mais confiável para medir habilidade individual, pois ele compara certos dados da partida com as estatísticas de todos os outros jogadores, fazendo a comparação e te dando a nota. Basicamente é assim que funciona o elo de jogos com xadrez e tênis, e por isso é tão justo, ninguém reclama (desconsiderando que, principalmento no tênis, teu elo dependo muito também do dinheiro que você tem pra ir em campeonatos, que não são nada baratos para participar, mas mesmo assim isso não é um problema do sistema de elo em si, mas sim um problema de acessibilidade do esporte).

Não sendo o bastante, o agravante disso tudo é que o LoL, sendo um jogo de equipe da dimenção e natureza que nós conhecemos muito bem, não tem um sistema de comunicação eficiente (no caso falo de um  voice chat). Cara, CS GO tem e eu posso afirmar: isso ajuda muito a quem é melhor ajudar quem não é tão bom a não feedar. Já o LoL não tem isso na SoloQ, que é a única rankeada que o pessoal realmente leva a sério. E a Riot diz que é para evitar toxidade. Discordo totalmente dessa atitude. CS GO pra mim é a prova, os benfícios de poder falar com o time são muito maiores dos que os tóxicos que aparecem, e quando aparecem e só mutar, ponto final.

Enfim, eu vejo que a conclusão de tudo isso é que o sistema de elo do LoL é muito impreciso em mostrar a habilidade individual das pessoas. Se o sistema de elo do xadrez, de um jogo que existe a milênios e é individual, às vezes consegue nos surpreender, imagine o sistema de um jogo de 10 anos que é em equipe. Claro que dá pra falar com certeza que um desafiante que chegou lá de forma honesta (que eu acredito ser a maioria) é muito melhor que um bronze. Porém se alguém fala que um ouro é melhor que um bronze eu desconfio. Eu vejo esse sistema com algo muito impreciso, vai ter gente ruim no ferro, bronze, do prata, no ouro e vai ter gente boa também, então não dá pra ficar classificando os caras ruim em ferro e os bons em prata ou ouro porque o sitema de elo do LoL é deturpado (isso analizando só os low elo ok?). Não é atoa que em vários elos reclamam de gente sem noção que feeda. Pode ser gente que não está num bom dia, pode. Mas e se não for? Se não for vai ser por causa desse sistema do lol, tão impreciso que deixa gente sem noçaõ feedar até no diamante.

Conclusão, alguém pode estar acima ou abaixo do elo que merecia (analizando que o prata, segundo as estatísticas, deveria ser considerado o medíocre, já que no gráfico de distribuição de players entre os elos o prata é o que tem maior número de pessoas e a curva mais acentuada -logo não estou analizando os elos pelos que eles representam hoje, pois como já argumentei ele é deturpado, mas pelo que na minha opnião deveriam representar se fosse preciso: ferro- muito abaixo da média, bronze- abaixo da média, prata/ouro- média, ouro/platina- um pouco acima da média, diamante- acima da média, mestre ao desafiante- muito acima da média), ou seja, alguém na média pode estar no bronze por azar e alguém abaixo da média pode estar no prata por sorte? Minha resposta é sim e por mais que você aceite, é o que acontece. E a psicologia explica muito bem isso. Melvin Lerner disse que nós gostamos de acreditar que as pessoas tem o que merecem, ou seja, que as coisas ruins só acontecem com pessoas ruins e que as coisas boas só acontecem com as pessoas boas. E ele diz que isso acontece porque as pessoas preferem acreditar que vivem num munto justo e organizado, mas ele diz que isso não é verdade e eu concordo com ele. O sistema do LoL não é perfeito e nada é nem será, porém ele também está muito longe disso, e não é atoa que não é só eu que percebo isso, mas um monte de gente que reclama desse sistema. Isso é tudo, se você leu até aqui, obrigado pela sua atenção.