cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

Leaver Buster, o caçador de abandonadores! - O caçador de abandonadores?

INTRODUÇÃO

 

Neste tópico, serão feitas reflexões sobre o funcionamento do sistema de Leaver Buster. Mas não basta refletir, correto? É preciso apontar possíveis soluções práticas aos problemas - então, ao fim de cada reflexão será feita uma sugestão de melhoria.

 

1ª Reflexão acerca do Leaver Buster.

 

Imagine que você está naquela partida rankeada de sábado à noite, e o domingo promete... No placar só dá você! 8/0 e a partida só está começando! Seu time tem a vantagem e você é a peça chave - então, você perde a conexão. Chato não é mesmo? Sim, para você e para seu time. No domingo de manhã você acorda, toma um banho, come alguma coisa e vai começar sua merecida maratona de partidas de League of Legends - Afinal, a semana foi bem puxada, hã? Você abre o cliente e se depara com a seguinte mensagem; "Você será colocado(a) em uma fila de baixa prioridade por 5 partidas"... e seu domingo só está começando.

 

Mas cada caso é um caso, certo? Lembra daquele jogador que se aborreceu e abandonou o jogo, deixando você e o resto do time em desvantagem propositalmente?

 

Embora possamos presumir que a ausência de 1 jogador será prejudicial ao time independentemente do motivo, observe-se o pensamento de Aristóteles sobre justiça; ele entende que a Justiça se faz "tratando iguais como iguais e desiguais como desiguais, na medida da sua desigualdade" - o questionamento é: será que uma pessoa que abandona intencionalmente a partida merece o mesmo tratamento que uma pessoa que perdeu a conexão por motivos alheios à sua vontade?

 

Da forma com que o Leaver Buster funciona atualmente, essas duas pessoas receberão o mesmo tratamento.

 

Sugestão: Poderia haver sistemas automatizados para identificar se o abandono foi intencional, ou não.

 

2ª Reflexão acerca do Leaver Buster.

 

Essa vai para os que têm filhos pequenos em casa. Imagine que a Laurinha de 9 anos de idade voltou da escola com uma reclamação da professora anotada em sua Agenda (Essa é para os antigos mesmo). Na anotação, a professora informa a você - Pai da Laurinha - que ela não está fazendo o dever de casa.

 

A pedagogia nos diz que, na educação de crianças e adolescentes, não basta punir quando fazem algo de errado - é preciso incentivar quando ela tem bons comportamentos. Na obra "Pedagogia do Incentivo ou Pedagogia da Punição" a pedagoga Sônia Caldas Pessoa diz o seguinte sobre a punição:

 

"A punição é um método extremamente ineficiente de modificação do comportamento. A punição só funciona no curto prazo. A longo prazo a punição não funciona porque é muito difícil aplicá-la de forma consistente. Na perspectiva da criança sempre vale à pena se arriscar e se comportar mal. Pode ser que o adulto não descubra. Ou vai que o adulto está de bom humor e resolve ser menos punitivo…"

 

A autora afirma, ainda:

 

"A pedagogia do incentivo se baseia na máxima de que a criança desenvolve a qualidade elogiada. Ou, a plantinha adubada e regada cresce robusta e saudável. Se os adultos prestam atenção preponderantemente nos comportamentos inadequados, a criança vai desenvolver os comportamentos inadequados. Por outro lado, se os adultos ignoram – dentro de limites – os comportamentos inadequados, a criança vai desenvolver os comportamentos adequados."

 

Da leitura atenta da obra, veja-se que recompensar os bons comportamentos é uma medida mais eficaz que punir os maus comportamentos.

 

Analogamente, assim como os Pais possuem um grau hierárquico mais elevado que os filhos no ambiente familiar - a equipe da Riot possui certo grau de hierarquia sobre os jogadores no ambiente do League of Legends (Alguns são até mesmo crianças ou adolescentes). Diante do exposto, questiona-se; Será que a punição aplicada pelo sistema de Leaver Buster é mesmo eficaz na mudança de comportamento dos jogadores?

 

O Leaver Buster aplica uma penalidade de 5 minutos por 5 partidas e, na reincidência, majora a penalidade para 10 minutos por 5 partidas, terminando em 20 minutos por 5 partidas, o que totaliza quase 2 horas de espera, sendo impossível reduzir o tempo de espera em futuras punições, após chegar ao limite de 20 minutos.

 

Sugestão: Cumulativamente ao sistema Leaver Buster - Poderia ser inaugurado sistema de recompensas e incentivos aos jogadores com alto tempo de permanência nas partidas. (Obs:. Permanência é diferente de não desconexão - o jogador que desconectou pode rapidamente retornar à partida e manter um alto tempo de permanência nela)

 

3ª Reflexão acerca do Leaver Buster.

 

Lá está você, procurando a sua blusa favorita e mais badalada para ir a um encontro na Orla da sua cidade com aquela garota que você chama para sair há meses e que só aceitou o convite agora. Não há mais onde procurar sua camisa, então você passa na frente do quarto do seu irmão e vê, por acaso, sua camisa embrulhada e amassada no chão do quarto ao leito da cama. Estamos diante de um conflito.

 

O conflito é inerente à condição humana e em qualquer sociedade, moderna ou antiga, oriental ou ocidental, capitalista ou socialista - em todas elas haverá conflito. O conflito de interesses tem sempre que ser analisado caso a caso e por uma pessoa desinteressada no conflito - no caso acima, por exemplo, se for você a dar a solução do conflito com seu irmão pela camisa, talvez ela não seja tão justa, não é mesmo?

 

Na proposta do Leaver Buster se insere a solução de um conflito antigo nos campos de batalha do League of Legends - o conflito entre os jogadores que permanecem nas partidas com aqueles que saem. Como jogadores, podemos ter interesse mais de um lado que do outro, dependendo da estabilidade da nossa internet - argumento, claro, como jogador interessado, mas tentando ser o mais justo possível.

 

É certo que inicialmente o jogador recebe uma penalidade mais leve, todavia, eventualmente a maioria absoluta dos jogadores chegará à penalidade de 20 minutos por 5 partidas por ser impossível retornar à penalidade inicial de 5 minutos por 5 partidas - desse modo, uma perda de conexão pode custar ao jogador uma fila de quase 2 horas, que talvez seja justa para o jogador que sai propositalmente mas definitivamente não parece nada justa para o jogador que perdeu a conexão.

 

Desconsiderando por alguns instantes as nuances da saída proposital, ou não - existem outros fatores que poderiam influenciar o tamanho da penalidade aplicada, considerando inclusive o princípio da proporcionalidade adotado na Ciência Jurídica (A ciência de resolução de conflitos) - me refiro aos modos de jogo e tiers das partidas. Pois bem:

 

Será que um jogador que abandona uma partida de ARAM deve sofrer a mesma penalidade que outro jogador que abandonou uma partida Rankeada? (As partidas ARAM costumam ser curtas e não valem PDL) Noutra perspectiva, será que um abandono numa partida rankeada no Prata causa o mesmo prejuízo que um abandono de partida com um Desafiante?

 

Sugestão: Os tempos de espera no Leaver Buster poderiam variar conforme a gravidade do abandono - medida pelo modo em que se abandonou e o tier dos jogadores da partida rankeada abandonada.

Exemplos de tempo de espera de cada fila por 5 partidas:

ARAM: 5 minutos

TWISTED TREELINE: 5 minutos

NORMAL: 10 minutos

RANKEADO: Ferro - Desafiante / 15 - 30 minutos (Variando conforme o tier)

 

AGRADECIMENTOS

 

Aproveito para agradecer à paciência e interesse de quem poreventura se propuser a ler este tópico ou comentar e à Equipe da Riot por disponibilizar um jogo gratuito, divertido, com comunidade ativa e equipe excelente.

 

:Champion115: "Sewer skewers for everybody"!

 

SITUAÇÕES REAIS

 

Ao longo do post foram criadas algumas situações hipotéticas, mas é interessante exemplificar com situações reais de aplicação do Leaver Buster. Tendo isso em mente, este tópico se destina a trazer situações reais colhidas de experiências de jogadores acompanhadas de parecer.

 

1ª Situação (Adicionada em 05/06/2019):

O jogador entrou na fila rankeada, escolheu o campeão e perdeu a conexão por cerca de 2 minutos. Retornou ao jogo imediatamente após reestabelecida a conexão e descobriu que havia sido dado "Remake" na partida e o jogador marcado como "Leaver" e aplicada a respectiva penalidade do Leaver Buster (Tudo isso nos 2 minutos em que sua internet esteve sem funcionar).

 

Parecer: Na situação acima não me parece ter sido atingido o objetivo a que se propõe o Leaver Buster. De fato, o caso parece, ao contrário, demonstrar o quão obtuso é o sistema ao aplicar penalidade sem considerar critérios de razoabilidade, sem oferecer oportunidade de defesa ao jogador e presumindo que este agiu de má fé.

 

2ª Situação (Adicionada em 05/06/2019):

Jogador inicia partida ARAM, perde a conexão no minutos iniciais e, alguns minutos depois, consegue retornar a partida. A despeito da desvantagem, o jogador se destaca e "carrega" o time, inclusive sendo honrado no final da partida onde é marcado como "AFK", não recebe recompensas e sofre a penalidade de Leaver Buster para as partidas seguintes.

 

Parecer:

Nesta situação, não acredito ter havido aplicação justa de penalidade. Um dos objetivos do Leaver Buster é evitar que jogadores que abandonam partidas proporcionem más experiências àqueles que permanecem nelas. No caso em análise, vê-se que o jogador conseguiu, a despeito da desconexão, proporcionar uma experiência boa ou ao menos nem tanto negativa quanto um jogador que abandona propositalmente a partida e não mais retorna por exemplo.

 

Algo interessante nessa situação é que ela consegue nos mostrar como a própia premissa de que parte o Leaver Buster pode ser relativizada - a premissa de que toda desconexão acarretará uma experiência negativa.

 

Note-se, que desconstruindo essa premissa, podemos afirmar com tranquilidade que nem toda desconexão é merecedora da penalidade de Leaver Buster (pensamento que não nos é novo já desde as reflexões).

 

OBs:. Até então, vislumbram-se inúmeras hipóteses de injustiça no Leaver Buster no geral; a penalização de pessoas que não desejavam abandonar as partidas, a penalização de jogadores quando o abandono não gera prejuízos, a aplicação da mesma penalidade a jogadores em situações distintas, a ausência de incentivos às boas condutas, dentre outros.

 

 

 

 

 

 

1 RESPOSTA
Tropa
Tropa

Boa noite venho falar que nas partidas rankeadas geralmente a queda do meu perfil sendo que minha internet está ok sem nenhum problema e levo o segundo levar Buster por culpa do servidor como faço pra reporta ou reverter porque sincerente na quarentena tenho muitos amigos que jogam reclama de perda de conexão vindo de punição indevida