cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

MAESTRIA: O QUE PODE SER FEITO PARA DEIXÁ-LA MAIS INTERESSANTE?

Opa, e aí leitor, como que você tá?
Tltou na sua ranqueada e entrou aqui pra se desestressar? Ou só tá aqui por um acaso?

De qualquer forma, prazer em conhecê-lo. Queria discutir com ambos que clicaram em meu post por achá-lo... interessante?

Muitos aqui, e acredito que sejam todos, já sabem da existência da maestria dentro do League of Legends: um sistema de pontuação que visa beneficiar seu status com certo campeão, apesar de existir aqueles com maestria 7 que joga parecendo estar testando pela primeira vez o personagem.
E falando em maestria 7, ela é a maior maestria que podemos alcançar. Com a chegada dos Eternos, agora somos capazes de dar um upgrade não só na maior maestria do jogo, como também nas outras, a partir de nossos marcos que precisamos completar dentro de jogo, tendo dois eternos completamente distintos um do outro em quesito de tarefas, mas ambos exercendo a mesma função. Entretanto, para conseguir esse up no seu Ctrl+6, deve-se pagar com essências azuis ou até mesmo com seu próprio bolso na loja do jogo, excluindo as Cápsulas de Eternos, que já garantem um fragmento de Eterno aleatório que custaria RP normalmente. Ao comprá-los, resta apenas jogar e alcançar os seus recordes com cada campeão, conquistando, a cada número específico de marcos, um número a mais em sua maestria exibida dentro de partida.

Isso, todos já sabem. Mas e quando ficamos "insatisfeitos" de alcançar Eternos?

Talvez não seja o problema de muitos melhorar ainda mais o que podemos fazer com nossas maestrias, mas sempre pensamos em mais possibilidades de customização em coisas do gênero. Você cansou de uma skin que você acha linda pra dedéu, apenas por enjoo? Simples: utilize um croma e renove sua vontade de brilhar com ela em Sumonner's Rift novamente!

E essa é minha proposta, como um fã leigo do jogo.

"Um croma pra maestria? O que esse cara tá falando? A empresa já tem muitos problemas pra resolver."

A questão não é acrescentar mais e mais coisas em algo que já está pronto. É justamente remodelá-lo para a preferência dos jogadores. 

Não entendeu? Bem, vamo lá.

Imagine que você tenha ido a uma sorveteria e tivesse olhado o cardápio, mas você se depara com algo inusitado: apenas três sabores de sorvete podem ser escolhidos - morango, uva e Tutti Frutti - sem nenhuma opção de acompanhamento, sendo que você pode selecionar e comer apenas um dos três para todo o sempre, a começar pelo sabor de morango, catalogado pela loja como o mais barato, e finalizando no de Tutti Frutti, classificado como o mais caro, respectivamente,

"Mas eu posso mudar para outro sabor depois?"

Sim, mas você precisa seguir a hierarquia dos sabores tabelado pela loja, ou seja, do vermelho para o de uva, e do de uva para o Tutti Frutti. Além do mais, caso queira mudar para os outros, você não poderá retornar ao sabor anterior, concluindo que, ao chegar ao sabor mais caro, você não poderá voltar a tomar nem o sabor de uva ou o de morango.

Mas aí, depois de alguns anos, a sorveteria que você tinha ido faz uma reforma, e ao chegar lá, eles apresentam algo interessante: você pode contribuir com o estabelecimento fazendo alguns desafios para eles, tais como: tirar uma foto tomando o sorvete do comércio e postar nos stories do Instagram, avaliar o app da loja na Google Play ou até mesmo competir entre seus amigos quem come mais rápido ou em maior quantidade. Em troca, ao invés de receber o mesmo sorvete de sempre, agora ele virá com uma cobertura a mais. Granulado, leite condensado e calda de chocolate são as opções de cobertura para selecionar, com um limite de três coberturas para pôr no seu sorvete. Dessa forma, inicialmente você irá começar sem poder colocar nenhuma cobertura, até você conseguir o primeiro ranking de cliente fiel com a sorveteria. Com o primeiro ranking, obrigatoriamente você seleciona uma cobertura toda vez que você pedir o sorvete. Para poder começar a colocar duas coberturas agora, precisa conquistar o próximo ranking de cliente, e assim por diante, até você poder colocar três coberturas.

Essa foi a analogia que eu usei para tentar explicar a atual situação das maestrias - apenas três maestrias podem ser mantidas, sem a possibilidade de poder voltar à maestria anterior caso você a aprimore a um nível maior. Ficamos enjoados com a maestria 5, 6 e 7, então a Riot implementou os Eternos, uma forma de melhorarmos os status de nossos campeões favoritos a partir dos marcos, ganhando um pauzinho a mais a cada nível de Eterno que conseguimos para poder exibi-la em partida.

E isso não é um ponto negativo. Tudo o que elas fizeram, a Riot e a sorveteria de mentirinha, é realmente muito bom. Mas e aí? Você continua enjoado com o sabor do sorvete, mesmo com as coberturas sendo colocadas. E agora, a sorveteria fechou para reforma. O que irá vim agora?

Muito provavelmente já podemos esperar que irá vim mais Eternos para podermos ver até onde conseguimos chegar com nossos mains - não é a toa que só existe a Série Inicial e a Série I de Eternos para serem escolhidos. Mas e quanto aos "novos sabores de sorvetes"?

"Pô, aumentar o número de maestrias dentro do jogo? Tá de sacanagem, né?"

O que eu trago aqui não é propor uma quantidade maior de maestrias, até porque já tem muitas pessoas falando disso, e, ao meu ver, não vi ninguém oferecendo essa minha ideia.

Ao invés de darmos novos limites, por que não ampliamos o caminho que atravessamos até chegar ao limite existente, a ponto dele se tornar quase infinito?

Não entendeu de novo, né? Vamo lá.

Todo processo tem início, meio e fim. Quando queremos pegar o maior nível de status de um campeão, ou seja, alcançar o maior número de maestria e atingir o maior número possível de desafios existentes dos Eternos, tanto da Série Inicial quanto da Série I, o início desse processo é apertar no botão "Jogar" e se divertir na primeira partida com tal campeão. O meio é quando estamos nessa luta em busca de status para seu personagem. Finalizamos nosso objetivo quando temos todos os marcos alcançados com nosso recorde lá nas alturas, com a "M7" habilitada. Contudo, a gente sempre fica em um vaívem entre o meio e o fim, dado que é provável uma nova série de Eternos vim para sermos desafiados.

Com a chegada dos Eternos, a Riot Games deu uma boa ampliada nesse processo, fazendo com que a gente precise jogar ainda mais para aumentarmos os pontos de maestria, que já é algo que não possui limite, a não ser o próprio número de maestrias. Acontece que, surpreendentemente, já temos jogadores que já alcançaram todos os marcos dos Eternos, com sua pontuação extremamente colossal de Eternos, tanto em abates, estruturas e objetivos quanto nos desafios do próprio campeão.

Talvez a Riot necessite dar uma gama de opções maiores para customizarmos nossa maestria. O jogo pré-estabelece que ter a maestria 7, com uma pedra azul de decoração e pequenas asinhas ao lado dela, é o melhor que você pode adquirir, independente se você gosta do design ou não. Mas e se quiséssemos colocar uma pedra verde, em vez da pedra azul, ou retirar as asas e deixar apenas o resto da maestria com a pedra azul?

Eu confesso uma coisa: não gosto muito das maestrias visualmente. Não porque elas sejam ruins, já que isso é relativo de se pensar e eu nem penso dessa forma, muito pelo contrário: o trabalho dos desenvolvedores foram e ainda são incríveis. Mas eu já passei tanto tempo vivenciando elas que eu sinto uma vontade de poder reformulá-las ao meu estilo. Recentemente, habilitei Senna Velho Oeste como skin permanente - uma grande sorte, digasse de passagem -, e sempre que eu a olho dentro de jogo, eu penso: "Imagina se a maestria 7 tivesse uma pedra alaranjada ao invés da azul, o tanto que combinaria com essa skin da Senna." E isso é algo legal de se pensar, já que, reforçando mais uma vez, aumenta a criatividade dos jogadores em se customizar nas partidas.

"Ok, parece ser legal (ou não), mas como a gente conseguiria mudar a cor das pedras?"

Seguindo a lógica de aprimoramento de maestrias, o máximo que você consegue chegar jogando normalmente, sem gastar uma pedra de essência azul, é a maestria 5. Após alcançar a "M5", você necessita de adquirir 2 emblemas de maestria 6, dadas ao conseguir uma nota S- ou mais com o respectivo campeão, além de que você também precisa ter 2450 essências azuis ou um campeão nós espólios, fragmento ou não. O mesmo vale para o aprimoramento de M6 para M7, com um diferencial que você precisa de um emblema a mais, agora podendo ser pegos apenas alcançando notas S ou mais, e 500 essências azuis a mais.

A Riot Games agregou mais matéria prima necessária para aprimorar as maestrias a cada vez que aumentamos elas. Mas, em tese, falta algo que você pode conseguir para a sua maestria, mas que ainda não foi lançado, em que você precisa ganhar S+ com o respectivo campeão, 1 ou 2 "emblemas de maestria" a mais e um número fixo de essências adicionais.

É aí que as pedras coloridas entram.

Com 2950 + x essências ou um campeão em espólios e 4 ou 5 "emblemas de maestria", você poderia trocar a cor azul da atual maestria em outra que você ache mais maneira de ser utilizada ou mudar o próprio desenho da maestria, onde você adquire novos designs de maestria em espólios, como as recompensas do Clash ou até mesmo uma possível "cápsula de maestria", que ficariam salvas na aba de coleções, podendo repetir o processo quantas vezes quiser, sempre podendo trocar de cor e o formato da maestria. Em uma visão mais capitalista, assim como as skins, ícones e cromas, a Riot poderia lançar pedras e armaduras de maestrias com diferentes níveis de raridade, apresentando novos efeitos acústicos e visuais ao pressionar Ctrl+6 em jogo.

Não sei vocês, mas, na minha cabeça, isso é algo genial.

Cada campeão com uma maestria "diferente" para ser usado, que pode ser combinado com uma paleta de cores da skin do seu campeão (ou do próprio campeão), com certo croma ou porque apenas é sua cor favorita, são gigantescos os "sabores de sorvete" que podem ser escolhidos, sem ser mais apenas morango, uva e Tutti Frutti. Cada um mais gostoso de ser usado do que outro, com combinações selecionadas pela própria preferência da pessoa.

Mais uma vez, não sei se alguém já falou algo a respeito, então já me desculpo caso eu esteja roubando o palco de outro. Provavelmente muitos sintam a mesma coisa pela maestria: algo que precisa ser remodelado por estar velho e sem-graça demais. Outros preferem do jeito que está por gostarem da nostalgia, das lembranças de quando a Riot lançou os 2 novos níveis de maestria. E tem aqueles que nem ligam pro que a Riot faz com maestria.

De qualquer modo, seria de extremo apoio, como um membro da comunidade do jogo, deixar sua opinião em comentários como esses. Mensagens com críticas construtivas, mensagens concordando e apoiando com o que foi escrito, compartilhamentos e marcações, ambas são bem-vindas. Esse é o meu primeiro post aqui no fórum (pelo o que eu me lembro), e gostaria de encontrar jogadores que gostam de compartilhar suas ideias em prol de um League of Legends mais atrativo e animador de se jogar. Vai que um Rioter aparece aqui nesse post e leva a ideia para a equipe, trazendo, em alguns anos, a ideia á tona para o jogo, mais polido e sofisticado.

Mas enfim, vou ficando por aqui, então.
Mantenham o respeito e a generosidade com seus colegas de equipe. Rage é feio.

E bebam água.

10 RESPOSTAS
Highlighted

Se pudesse deixar a maestria 7 negra ou roxa, que nem a 6, não pensaria 2 vezes.
Highlighted

Vamos ver se a Riot coloca algo do gênero no jogo né. Mas valeu por se expressar mano, ajuda na divulgação. Assim, mais pessoas vão poder ver e talvez apoiar a ideia

E a corrente só vai aumentando...
Highlighted

Galera, sempre estarei editando o post quando preciso. Às vezes foge algumas coisas da cabeça que eu só me recordo horas depois. 

Highlighted
Lenda
Lenda

Maestria não deveria existir.
Nem Eternos.

Só fazem poluir minha tela.

Highlighted

Acho que maestria e Eternos são as duas coisas que mais motiva as pessoas a jogarem. Talvez mais do que ranqueada.
Elas são como se fossem aqueles sites que mostram umas informações da sua conta: o tempo que você já jogou LoL, qual o seu pior campeão, o seu melhor, quantos jogadores você já matou no total, etc.
A diferença é que a Riot não integrou eles pra dentro do jogo. Ainda.
De qualquer forma, obrigado por se expressar no post. Ajuda na divulgação.
Highlighted

lacrou mana
Highlighted

Valeu meu bom.
Highlighted
Barão
Barão

Acho que a Rito deveria começar a pensar nas maestrias 8, 9... @IWANDERLEYI @MatadorDeBoboca @Irresolution @Dizzie 

Highlighted

@Drakhen rapaz, se já está dificil pegar a 7 com esse sistema de notas bugado, imagina se tiver a 8, 9...

Apesar que não iria reclamar se tivesse até o 10, pq o lvl máximo não sendo múltiplo de 5, da uma agonia msm.

Mas devia ter mais recompensas como ícone ou os títulos que têm nos contratos de personagens mo Valorant.

Highlighted

Não sei se seria tão interessante assim.
Quer dizer, é claro que anunciar novos níveis de maestria já dá uma expectativa alta aos jogadores. Mas acredito que, assim como tinha sido com o anúncio das maestrias 6 e 7, as pessoas podem levar muito pra cima e ficar como está hoje. Ao meu ver, né.

Eu penso mais em uma ideia na qual as maestrias sejam mais abrangentes e diversificadas, algo que a Riot pode deixar de lado por vários anos sem ter que averiguá-la constantemente. Não que as últimas atualizações a respeito das maestrias não tenham feito isso, claro.