cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Aronguejo
Aronguejo

O que fazer com Trolls e AFKs?

Olá Gamers, tudo bem?

Recentemente olhando o site eu tenho visto uma pilha de de tópicos de jogadores indignados com Trolls e AFKs em sua partida. Ao ver da maioria das pessoas nesses tópicos a Riot Games está fazendo vista grossa pois estão recebendo dinheiro e é isto que interessa para a empresa. Além disto alguns jogadores ainda vão além, dizendo que o fórum tem bloqueado os tópicos de pessoas indignadas e que querem sair do jogo. Mas eu não vou começar uma caça as bruxas aqui e simplesmente reclamar e condenar. Eu acredito que o fórum é um lugar de discussões, onde nós jogadores podemos nos reunir e discutir sobre maneiras de melhorar o jogo. Eventualmente a empresa vai sim cometer erros, e é nosso dever como consumidor vir aqui e dar um puxão de orelha na Riot, mas este caso é bem diferente. Então a todos que querem uma discussão saudável sobre os problemas com Trolls e AFKs, eu os convido para este tópico.

Primeiramente eu gostaria de dizer que problemas com Trolls e AFKs aparecem em qualquer jogo competitivo. Desde Dota 2, CS: GO, até Paladins, você vê pessoas entregando partidas e saindo do jogo. Então primeiramente você tem que lembrar é que o problema não é da Riot Games, mas um problema social. Isto te faz pensar um pouco sobre como nós Brasileiros reagimos online em diversas comunidades a fora, e eu vou lhe dizer, nós somos vistos e agimos como pessoas que não encaram as coisas a sério. Vamos botar assim, LoL é um jogo, e como um jogo o objetivo principal é se divertir. Só que alguns não estão no jogo para se divertir somente, estão no jogo por vários motivos. Alguns querem ser jogadores profissionais e vêem LoL como uma porta de entrada, outros usam o LoL para escapar dos seus problemas diários fora do jogo, outros simplesmente querem jogar sem ter que serem criticados por seus erros. Quando levamos isto em conta, pense comigo, o ambiente do jogo é estabelecido pela empresa ou pelos jogadores? A empresa não oferece meios de retribuir o bom comportamento e punir o mal comportamento?

Quando eu era criança e jogava bola na rua com os meus amigos, eu era ruim. Eram ruim mesmo. Em consequência eu acabava perdendo. O problema é que eu jogava para me divertir, mas os meus amigos odiavam perder. Era um simples jogo de rua entre amigos, mas o clima ficava tenso quando estavamos perdendo. Agora para e pense, o mesmo não acontece contigo nos times da escola ou em outras situações como em jogos de tabuleiro com amigos? Então este clima de derrotas e angústias vão aumentando a nossa raiva quando tudo que queriamos era jogar um jogo justo, disputado de igual para igual. Mas aí vem o Joãzinho que foi zombado por seus colegas na escola e disconta toda sua raiva na sua partida, fazendo com que 4 outros jogadores tenham um péssimo dia. Ou seja, são pessoas que estão ditando este comportamento em seu jogo e pelo fato dele ser competitivo nós queremos a vitória e quando um jogador do nosso próprio time trolla, achamos que reportar o jogador irá puni-lo imediatamente e então ficaremos satisfeito. O que não lembramos é que o jogo nos mede em uma balança entre bom e mau comportamento.

As vezes nós estamos num mal dia e jogamos mal. Então nosso time nos reporta como Troll. Só que não é sempre. As vezes jogamos mal muitas vezes, mas não estamos fazendo por que queremos, apenas estamos aprendendo. Então nosso time nos reporta como Troll. As vezes um jogador resolve simplesmente estragar o jogo se matando ou xingando outros jogadores sem motivo. Aí sim nós deveriamos reportar-los como Troll. Mas uma coisa que eu percebo também, os Trolls surgem da toxicidade, e nós só nos importamos com tóxicos quando a derrota ocorre. Enquanto eu estou ganhando o meu Top laner pode ser o tóxico que quiser que eu não me importo. Então é um caos total. Como a Riot vai saber de fato que o cara está trollando, tendo um mal dia, cometendo erros de mais ou entregando o jogo? Com vários reports! Se você só reportar um jogador quando perder, o número de reports será baixo, mas se a cada atitude negativa você reportar determinado jogador, fica mais fácil pra Riot saber que o jogador está sim atrapalhando o jogo de vários jogadores e não somente está tendo um mal dia. Todos dias vemos tópicos de jogadores reclamando que tomaram ban aqui no fórum, sinal de que os reports estão funcionando, não acham?

Agora os AFKs, isto é uma situação mais delicada. Um jogador pode ficar AFK porque acabou sua luz, porque sua internet caiu, porque teve uma situação na sua vida real ou porque quis. Imagine a seguinte situação, você está jogando sua partida da MD10 quando de repente sua mãe cai da escada e você precisa chamar uma ambulância. Como a Riot vai saber se você saiu do jogo porque quis e não por uma real emergência. Ou você está na sua MD10 e a luz simplesmente cai e demora pra voltar. Não tem como a Riot ficar sabendo, mas se você ver no chat algo do tipo "to base" e o cara ficar realmente AFK, no final do jogo, independente de você ter vencido, reportem o jogador. A tendência é que ele venha a repetir a atitude em outros jogos, aí fica bem fácil pra Riot saber que ele está ficando AFK porque quer e não por problemas fora do jogo.

Por fim vou propor aqui as minhas soluções para estes dois problemas. Com Trolls, penso que é como lidar com um Bully. O Bully gosta de saber que estamos incomodados com as atitudes dele, ele gosta de ver que nós saímos do sério ou sofremos por conta dele. Para lidar com um Bully geralmente você precisa fazer aquilo que ele mais odeia, ser gentil com ele. No começo ele vai rir da sua cara, mas se você continuar eventualmente ele vai parar porque ele não consegue mais te atingir. Então minha sugestão para lidar com Trolls é ao invés de responde-lo com respostas agressivas, tentem ajudar o cara. Perguntem pra ele por que ele está fazendo isso e se pode ajudar. Provavelmente ele vai dizer algo como "FDC, a riot não da ban mesmo". Se você está vendo que não consegue ajuda-lo, como neste caso citado, mute ele e siga com seu jogo. "Ah tah, mas aí eu perco por conta deste ridiculo e você quer que eu seja legal com ele" Apenas durante a partida, depois da partida pode reportar, a não ser que ele mudou totalmente sua atitude e realmente resolveu ajudar o time. Aí cabe colocar uma balança.

Agora quando aos jogadores AFKs, em meu site eu escrevi uma matéria que cheguei a postar aqui no fórum. Sugiro que dêem uma lida, mas basicamente eu digo que o melhor a se fazer é ao invés de só reclamar, encontrar uma maneira de reverter o jogo com jogadas inteligentes. Infelizmente AFKs vão acontecer. No tópico eu explico melhor, eu sugiro que dêem uma olhada quem não leu. Agora vem a parte de vocês, o que mais acham que podemos, nós jogadores e empresa, fazer para resolver este problema?

Um grande abraço e bom jogo a todos!

21 RESPOSTAS
Dragão
Dragão

Texto muito grande para ler tudo Man... mas uma resposta para sua pergunta do topico é.... aprender a lidar e se possivel ignorar!

Sempre vao ter  e isso não vai mudar, uns são pq n tem noção e outros pq querem mesmo, mas o ideal é aprender a lidar e ignora-los.

Vc joga mto melhor qndo foca em si, na sua play do que em trolls ou AFKs.

Joga o jogo, tenta fazer o seu melhor e caso seja algo mto gritante ou intencional, report para Riot, pq SIM... eles veem os reports, e mtos por acreditar que não, nem se dão ao trabalho deixando impune esses jogadores.

Segue o jogo!

@Sour White E aí Branco Azedo, beleza?

Pow cara, perdão. Eu também senti que botei de mais no texto. É que as coisas foram aparecendo e fui botanto e botando e botando e bem... Acho que ninguém vai ler isso tudo ae né? xD Mas pelo menos botei o que senti pra fora. Ta aí algo para eu aprender agora que estou tentando virar blogger, escrever muito com pouco. Enfim, concordo com sua opinião aí, é só que estava vendo tanto apoio as pessoas que estavam falando mal sem darem uma solução que resolvi criar o tópico. Valeu por contribuir ao tópico.

Um abraço e bom jogo!

Tamo junto @Enaisiul... se for mais curto e objetivo, as pessoas vao ler de boa, pq o tamanho do texto assusta rsrs.... Mas vc ta certo, esse tema é complicado mesmo!

E aí gamers,

Sei que o texto ficou mais como um desabafo do que informativo, por isso eu fiz uma matéria. Esta matéria ficou mais clara do que o textão aí em cima. Então se ainda tem interesse no assunto, a matéria é esta aqui, Como Melhorar Sua Mentalidade. Nela eu falo um pouco sobre como ajusta sua mentalidade para lidar com os lados negativos do jogo. Espero que seja da ajuda de todos.

Um grande abraço e bom jogo!

Tropa
Tropa

Reporta pra ter paz de espírito fingindo que vai acontecer algo, porque nunca dá em nada, exceto se for você, se sua internet cair, é fila de baixa prioridade, se tu sair do sério com um troll e chamar sequer de "chato", é restrict, se tu jogar mal uma partida, capaz de ainda tomar algo por "intencional feeding". Mas os caras que tão fazendo mesmo, tão suave lá, principalmente se são pessoas que costumam colocar mais RP. Como eu sei? Amigos tóxicos que compram RP direto, não tomam nenhuma punição, assim como eu comprava muito e não tomava nada, agora que faz mais de ano que não gasto dinheiro com lol, se eu falar um A no chat, tomo restrição. Será que é pra gente perder direito aos espólios e ter que gastar se quiser algo? Não, imagina... Hahahaha

@Drw E aí mano, beleza?

Poxa, sinto muito pela sua frustração cara. Eu já conheci empresas como esta que realmente não dão ouvidos aos jogadores e simplesmente fazem vista grossa para os jogadores contribuintes, mas eu acho que a situação é um pouco diferente desta pela Riot. Antes que tu passe para agressividade e me chame de puxa-saco da empresa, eu não estou dizendo que não respeito sua opinião, apenas queria contribuir com a minha. Diariamente vejo pessoas aqui no fórum reclamando que foram banidas, tomaram restrição de chat e leaverbuster. Pelo que li, apesar da reclamação, todas foram bem motivadas. Eu mesmo não coloco RP no jogo há mais de 2 anos e até hoje não tomei uma restrição de chat, mas já tomei leaverbuster, por ficar caindo em partidas. Quanto aos teus amigos, eu já tive vários que perderam bordas de platina e até diamante por report, então acho que nossos casos não cruzam. Pode ser que seus amigos foram pouco reportados, não sei. Enfim, confia em mim mano, não é o dinheiro que motiva a Riot não, enquanto outras empresas no ramo de MMORPGs.... Enfim, espero que a situação melhore para ti.

Abraços e bom jogo!

Tropa
Tropa

Bom li partes do seu topico , mas o principal ( titulo ) , amigo , entenda que existe milhares de trolls nesse servidor , sejam eles feeders propositamente , rage em excesso ( nao um simples burro ou idiota no chat , isso nao é rage e NAO DEVE SER INTERPRETADO COMO TAL ) , ETC . Para acabarmos com esses jogadores , devemos deixa- los faze - lo , pois assim eles nao teram atençao e serao banidos se continuarem a fazer isso , nao falo da boca pra fora , ja fui banido uma vez por 14 dias , desde entao parei com 90% da toxidade e tento fazer o meu melhor . 

Um grande abraço , companheiro 

@NaoS0uEu E aí cara, é você mesmo ou não? Rsrsrs

Então, por isso comparei lidar com Trolls da mesma maneira que lidar com Bullying. Os Trolls, assim como os Bullys só continuam atacando por que recebem justamente aquilo que querem... Atenção. Por isso que o /mute é uma ferramenta que poucas pessoas usam, mas deveriam usar com mais frequência. É sempre uma boa notícia quando um jogador que foi banido se reforma mano, fico feliz por ti. Gogo pegar honra nível 5 esse ano e mostrar pra esse povo que não precisa bater boca pra ganhar jogo! 

Um abraço e bom jogo!

Mano esquece essa powra ta perdendo tempo com texto nesse jogo sempre sobra pra quem tenta manter a boa conduta ontem o cara foi banido pq respondeu um cara toxico!

Agora na minha Acc-1 quando tem troll tipo um Wukong-mid com itens > :Iten1004::Iten1004::Iten1004::Iten1006::Iten1006::Iten1006: eu do ff 2 nao aceita se alguem atacar T-3 top vou pra T-1 bot pro time inimigo acabar logo pq ate entao ninguem pode reportar por desistencia vou esta defendendo torre e segue o fluxo abri reportar/ticket tambem é perda de tempo só funciona se reponder o troll e ele te reportar!

Antes de me sensurar + uma vez ADMs nao estou fazendo "ACUSAÇÔES" apenas compartilhando uma de muitas expericias ao longo 7 anos nesse jogo!

@Metedor Meteoro E aí cara, beleza?

É, tô vendo que você anda bem frustrado com o jogo mano, calma. ^^ Então, eu também jogo desde a season 2 do jogo e vejo os mesmo problemas que você e outros jogadores. Eu não quero parecer grosso e entendo sua frustração, pois também quero jogar uma partida em paz, sem ser criticado pelos erros, sem um cara tentar estragar minha diversão. Mas não é da maneira como você coloca que a Riot não bane trolls não. Lembre-se, cada jogo é um jogo. Se o cara realmente atrapalhou sua partida, pode enviar ticket que resolve sim. Talvez não na hora. Talvez o cara só estava tendo um mal dia, a gente nunca sabe. Mas vários jogadores são banidos todos os dias. No fim do ano passado um rioter revelou que foram centenas de milhares de contas banidas no ano passado só no NA, e tenho certeza de que não foram jogadores injustiçados. Agora uma dica que se me permite lhe dar, se o jogo está te estressando e o /mute não está resolvendo, não traga isto para ti man, stress só causa mais problemas. Existem vários mobas, tente encontrar um com qual se sinta mais a vontade. Espero não ter lhe ofendido com minha dica mano.

Abraços e bom jogo!

@Enaisiul
Eu ia citar que enviei Ticket com 6 print desse Wu (mas os ADMs instala a ditadura de forum feliz) nele tinha os itens troll ele mandando todos ate o time inimigo tomar no C* xingou mae de P*** certeza que de 9 umas 6 pessoas repotou eu foi a ultima vez que fiquei bolado com alguem nesse jogo ai comecei a olhar o historico de partida sempre q lembrava dele e ate hj ele ta la com seus 0/10-15-18-27... trollando provavelmente feliz da vida e é RANKED né normal game nao!

Espero que vc leia antes que senrurem!

@Metedor Meteoro Enão, os reports tem que ser continuos. Se forem casos isolados não tem como a Riot saber. Mesmo que 9 jogadores reportem um jogador em uma única partida, aqui foi um jogo, tem que ser vários jogos reportados. Continuar acompanhando o cara pelo histórico não acho tão saudável para ti, pode ficar meio paranóico, mas você quem sabe. Números porém não ditam as partidas. Tu não sabe se os jogadores daquela partida reportaram ou não. Olha, se posso lhe dar um exemplo, existia um jogador na Thailandia que fazia uns videos meio bizarros em que ele só comprava botas em ranqueada e ia mid morrer. Ele fazia isso por umas quantas horas seguidas. Após um ou dois dias de uso da conta ele era banido, daí ele comprava uma outra conta nesses sites aí não recomendáveis e fazia tudo de novo. Era meio macabro a coisa, mas ele sempre acabava banido, Não no mesmo dia, mas eventualmente. Tenha calma man que os errados sempre acabam sendo pegos. Eu tinha um amigo que dava rage de 4 a 5 partidas no LoL. Ele tomou ban de 7 dias, continuou tóxico, tomou outro ban e parou de jogar. Ou seja, eventualmente tu acaba sendo pego.

Abraços e bom jogo!

@Enaisiul

Realmente nao foi saudavel isso tanto que hj em dia eu estou assim se tem troll do FF 2-3 nao aceita eu kgo pro jogo vou defender rota que o inimigo nao ta antes me importava printando e abrindo tickets e tickets nada feito entao como tenho um bom tempo de casa sem report vou continuar ignorando os troll do jogo entao como nao faço parte da toxidade do jogo fico suave!

Que isso meu bom, jamais que eu ia partir pra agressividade por tu dar sua resposta de boa. E pode ser achismo meu, afinal só a minha realidade não explica a regra das coisas, pode ser um caso excluso meu, mas é foda, eu literalmente tomei um restrict recente e a única partida no log de motivação, foi eu falando "**cogumelo do teemo** cara chato mano" e um "o doente ta me dando rage por não querer jogar 2x5"hahahaha Já tomei restrict bem motivado, o primeiro, mas esse segundo foi bem nonsense pra mim, principalmente porque eu que tava tomando rage, com 3 afk e o único que ficou, segurando um game perdido e me xingando por não querer segurar... Mas suave, vida que segue. É só desanimo momentâneo, querendo ou não, daqui a duas semanas tamo ai tentando subir de elo de novo. KKKKK

@Metedor Meteoro É isso aí mano! =] Relaxa, muta os caras e tente ajudar sua equipe a ganhar! LoL é um jogo, é competitivo, é, mas também é para ser uma diversão! ;D 

Um grande abraço mano, bom jogo para ti e que os Trolls sumam pelo menos nas suas próximas 10 partida! ;D

Concordo com você Metedor Meteoro

@Drw@  escreveu:

Reporta pra ter paz de espírito fingindo que vai acontecer algo, porque nunca dá em nada, exceto se for você, se sua internet cair, é fila de baixa prioridade, se tu sair do sério com um troll e chamar sequer de "chato", é restrict, se tu jogar mal uma partida, capaz de ainda tomar algo por "intencional feeding". Mas os caras que tão fazendo mesmo, tão suave lá, principalmente se são pessoas que costumam colocar mais RP. Como eu sei? Amigos tóxicos que compram RP direto, não tomam nenhuma punição, assim como eu comprava muito e não tomava nada, agora que faz mais de ano que não gasto dinheiro com lol, se eu falar um A no chat, tomo restrição. Será que é pra gente perder direito aos espólios e ter que gastar se quiser algo? Não, imagina... Hahahaha

, essa empresa da Ban em quem ela quer, não tem uma boa plataforma para julgar as ocorrências e tampouco pesa as diferentes situações de cada partida (por exemplo um mid que xinga um top que vai mid dar free kill só para trollar, quem toma ban é o mid paviu curto e não o top).
Abandonei por um bom tempo esse jogo e agora que voltei vejo que está cada vez pior, já foi o tempo de jogar LOL para se divertir, decadência....

Tropa
Tropa

As punições deveriam ser mais severas

Eu li man kk tudo e muito obrigado mesmo todas as minhas partidas estao assim e fiquei tao nervoso que parei um pouco com lol e resolvi me adestrar a nao ficar mais com raiva muito obrigado mesmo
Tropa
Tropa

Eu subi até o ouro 1 e desci para o ouro 3. Infelizmente a quantidade de trols e players saindo do jogo é muito! Eu sou uma pessoa competitiva e gosto de vencer as partidas. Porém o lol perdeu a graça para mim, devido a esses acontecimentos e a partida depender de cada integrante do time.
Então vai da paciência de cada um. Eu não vejo os players sendo punidos por esse tipo de conduta, é bem raro aparecer uma punição. Enfim, pra quem tem paciencia de lidar com isso, bom jogo!