Pra quem acompanha lives ai na Twich talvez já tenha se deparado com os streamer caindo contra cheater ou ficou sabendo pelo Twitter, enfim. Passado semanas deis de que começaram a splanar sobre esses caras em todos os lugares, a Riot não fez absolutamente nada. Mas esse não é um post pra focar nisso especificamente.
A muito tempo se discute a ineficácia do sistema para punir as atitudes negativas dos jogadores. E chegou em um nível que marginais(não vou chamá-los de jogadores para não equipará-los ao resto da comunidade) se sentem na liberdade de ultrapassar os limites da toxidade comum em jogos, e entrar na esfera que pode ser considerada criminal.
Hoje no começo do dia entrei numa partida da soloq e um individuo começou a xingar todos no lobby aleatoriamente com insultos racista, homofóbicos e de favelados. Eu não vi que ele pegou Lulu jg de ghost e purificar, se não teria dado dodge, mas não estava prestando atenção. Dentro do jogo ele mostrou para o que veio, se matou na rota do meio 30 exatas vezes, como se não bastasse ainda digitou e mandou no chat, apologia a pedofilia, abuso de vulneráveis e sexismo. Sim, só isso, porquê o racismo só não era o suficiente(eu tenho print, mas não vou por aqui por motivos óbvios). E nem preciso dizer que ele derramou mais ódio na tela de pós-partida. Eu fiquei tão incrédulo com aquilo tudo, que eu sai e nem reportei. Fui e abri um ticket, porquê eu acho melhor. E você acertou, um bot me respondeu.
Beleza, o que me fez vim fazer esse post? Estou eu agora a tarde jogando uma soloq e cai contra dois smurf, sim, um dos problemas que a anos a Riot ignora, e que vai continuar ignorando pra sempre. Como o marginal da partida que eu descrevi anteriormente falou em game, "que diferença faz um jogo pra quem vai jogar milhares nesse elo". Ou seja, se a empresa pensa igual aos players câncer que matam o jogo, eu pergunto onde o LoL vai parar? A tendencia é morrer né? Ou atrair novas vitimas para continuar jogando e renovando sua player base. É o que a Riot vem fazendo.
Continuando, o suporte quitou aos 3 min e os dois smurf deram gg aos 14 min. A como a cereja do bolo eu vou fazer vocês imaginarem uma situação, em que um jogador upa uma conta do level 1 até o 33, joga 22 partidas(ranqueadas[detalhe que ele também é smurf]), com o nick ODEIO NEGR0Z e não da em nada. Imaginaram? Pois é... de fato isso é uma realidade. E é isso que aconteceu num único game.
Obs: 12 horas depois do primeiro ocorrido que eu relatei, eu olho o histórico e vejo que a conta depois de 5 partidas executando as mesmas coisas, ainda não tomou ban. Como eu sei? Porque o dono de verdade da conta logou e jogou umas 3 partidas.
O jogo chegou a um ponto em que fazer livre uso de cheat, livre discurso de ódio e apologia a crime, não resulta em nada. Agora xingar o cara de ruim quando ele é ruim, vocês sabem né? Ban, ban e ban.
Edit 1: Lembrei que quando eu mencionei o nick racista do individuo, três caras do meu time foram lá e passaram pano. Como assim? tem outra interpretação pra "odeio *****"?
Essa impunidade dos jogadores tóxicos só mostra o quanto a Riot é Preguiçosa, Amadora e está cagando para o LoL, parece que a Riot vê o League como um poço de fazer dinheiro, e a única preocupação dela com o jogo é lançar o máximo de conteúdo cosmético monetizável possível.
Posso estar falando besteira, mas duvido que qualquer empresa dona de um jogo online competitivo deixe esse tipo de comportamento acontecer.
E o pior é que não é de hoje essa impunidade, comecei no League em abril de 2017, e nessa época já tinha vídeo do Não Muito Noob satirizando a toxidade dos players.
O futuro do LoL é morrer, não pelo jogo ser ruim, mas porque a empresa responsável trata o jogo e os problemas do mesmo como se não fosse nada; League of Legends é o jogo certo nas mãos da empresa errada.
A Riot nunca toma uma atitude de prontidão para esses problemas, ela sempre faz planos e planos para essas soluções, e nunca chegam, sempre estão distantes, e o que particularmente mais me revolta quando se trata desse assunto, é que se o player printa e da exposed no tóxico aqui no fórum eles REMOVEM O POST.
Eles não dizem que vão banir o player, se algo foi feito, ela simplesmente tira o post, como um cúmplice de um crime que oculta as provas para o seu comparsa.
Eu, por sorte, nunca cai com players tóxicos a esse ponto, mas é ridículo ver que isso acontece e que a Riot nada faz sobre isso.