cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

Opinião Sobre o LoL atualmente

Olá invocadores, trago hoje minha opinião sobre o LOL de um modo geral e a minha visão sobre esse jogo que eu acompanhei desde o NA, após dar uma parada com a primeira versão do concorrente com a letra D, que na época ainda não estava na sua vesão 2.

Eu tenho jogado moba por uns 20 anos mais ou menos e acompanhando todas as mudanças que a RIOT vem fazendo no game dela e acredito que posso fazer uma comparação do antigamente para o atualmente e tentar levantar uma hipótese do porquê desse game ter ficado tão chato e frustrante depois de anos.

Lembrando antes que qualquer coisa que esse post é somente a minha visão resumida sobre certas mudançase e sugestões para o que eu acredito que o LOL precise para melhorar.

Eu não sou nenhum expert em MOBA, sou um jogador mediano como 99% da galera que circula por aí, só vou deixar aqui o que eu penso sobre o passado, o presente e o possível futuro do LOL

Ao final pretendo fazer alguns questionamentos pertinentes relacionados ao League of Legends como e-sport, sobre os posicionamentos da RIOT em relação ao futuro do game (que eu acredito que não será respondido pela empresa) e também pretendo levantar possíveis soluções para a forma que o game se encontra atualmente.

Pontos importantes a serem observados

1. O jogo era casual e rápido
    1. A partida durava no máximo 25 minutos.
    2. Em partidas rápidas a frustração por perder a partida era menor.
    3. Em uma hora as vezes dava para jogar 3 partidas inteiras.
    4. O carater casual do jogo fazia com que ele fosse mais atraente para pequenas pausas em estudos e trabalho, e não prejudicava o desempenho da pessoa em afazeres pois não prendia o player por muito tempo e não o escravisava feito um zumbi depressivo e frustrado na frente do PC.
    5. Não existia a sensação de prisão que existe hoje quando a partida vai mal e não acaba nunca pois tudo terminava mais rápido.
  2.  Heroi feedado carregava o game na maioria das partidas
    1. Quem ganhava a lane fase tinha como prêmio a satisfação de triturar o time adversário.
    2. Um heroi feedado com uns 3 a 4 kills no início do game contra outros 3 players sem kill normalmente matava os adversários.
    3. O sistema era mais justo pois quem jogou melhor ganhava e ponto final.
    4. Não existia a frustração de mesmo o time ganhando a lane fase e fechando o primeiro item mal ter dano para ganhar uma team fight como acontece hoje.
    5. O jogo ficava menos tenso pois não havia tanta preocupação com o adversário virar o game após ter ganho na fase das lanes.
  3. Existiam mais herois fáceis para crianças jogarem
    1. O gank do WW era só clicar no adversário que você teleportava em cima do inimigo
    2. O W da ashe atravessava literalmente tudo na tela e dava dano em minions e herois inimigos (roubado)
    3. O range de algumas skills como a do Gragas, do Xerath e da Silvir eram tão longos que você nem via eles na tela.
    4. Lança da Nidalee com 1 item arrancava 80% do HP fácil e só os tanks pra segurar ela.
    5. Um Master Yi AP Tankava a torre e 1 heroi pra sempre usando CDR e o W dele Healando (rsrs)
    6. O Corki (que sumiu no game) simpesmente botava todo mundo pra correr ultando e explodindo tudo no caminho.
    7. Havia mais dano e as trocas se resolviam muito mais rápido de modo geral
  4. As builds foram trancadas
    1. Alguns herois tinham possibilidade maior de buildar dano mágico e físico.
    2. Um noob não ficava useless pois mesmo buildando errado ainda ajudava o time pois era possível escalar dano com itens errados.
    3. As runas permitiam Builds Troll que tornavam alguns heois mais versáteis
    4. De um modo geral a possibilidade de buildar dois tipos de dano aumentava a liberdade no game.

Em suma, eu acredito que o LOL se transformou de um jogo simples e divertido para um game competitivo e estressante, um "pseudo" e-sport, e quando falo pseudo é porquê acredito que um game competitivo eletrônico com objetivos de ser consolidado no mercado precisa aplicar métodos e tecnicas presentes em outros cenários competitivos que são externos ao ambiente eletrônico para garantir a "saúde" de seu jogo tendo um controle da sua demanda de jogadores buscando marketing orgânico que é feito através de relatos de jogadores que chamam amigos para jogar o game por dizer que ele é divertido ou desafiador.

Questionamentos para a empresa RIOT (duvido que respondam)

1. Se é intenção da RIOT consolidar o League of Legends como um e-sport porquê ainda não existem juízes nos jogos assim como é feito em qualquer esporte e e-sport sério? Sistema de Juízes em partidas ranqueadas
  2. Se o maior problema para os players sérios que querem realmente evoluir no game são os trolls, porquê a RIOT ainda não abriu cadastro com RG dos jogadores para que alguém possa abrir um processo por calúnia, difamação e ofensas na justiça contra outro jogador que o ofenda no chat do game?
  3. Se outra das reclamações dos jogadores é o problema com crianças em excesso porquê a RIOT ainda não separou os jogadores por categorias etárias como já é nos outros esportes que existem no mundo afora?

O fato é que o LOL deixou de ser um joguinho divertido e casual e virou uma bizarrice hibrida que não chega nem a ser um e-sport sério e nem é mais um jogo com a característica do divertimento.

O lol de hoje que gera frustração e ainda não dá suporte necessário para que os players possam jogar com pessoas do seu nível de maturidade, evoluir e ser respeitados dentro do game que é atualmente um quasímodo mal acabado que fica variando seu sistema nos pontos errados e falhando pela falta de resolução dos seus defeitos mais antigos e incômodos como os trolls, o chat que só serve para ofensas e o problemas das crianças.

As sugestões que possam melhorar o game são:

1. Separação dos players por faixas etárias;
  2. Criação do Sistema de Juízes em partidas ranqueadas
  3. Cadastro de players maiores de 18 anos com logs de conversas que possam ser requisitados para ações legais após partidas mediante quaisquer ofensas.
  4. Criação do modo baby para as crianças jogarem com herois menos mecânicos e builds mais abertas
  5. Retomada da valorização da ranqueda em times de 5 pessoas e menor valorização da solo/duo
  6. Possibilidade de exlusão definitiva do chat do game e utilização permente dos pings, obrigando os players a formarem times que usem o voice como recurso de comunicação.

Você deve estar se perguntando do porquê eu acreditar que as mudanças acima poderiam surtir efeito sobre os problemas acima, e eu pergunto a você, porquê não surtiriam?

Mudanças mais pesadas e incisivas poderiam ser testadas para que o jogo terminasse de fazer sua transição de um simples brinquedo eletrônico infantil com objetivo de trazer divertimento para um "xadrêz" eletrônico para mentes de alto desempenho estratégico e coordenação em equipe exemplar.

Essa é a minha opinião, aguardo sugestões, críticas construtivas e opiniões contrárias ( de preferência que persuadam com argumentos e não com ofensas ) nos comentários.

Assinatura

9 RESPOSTAS
Highlighted
Arauto
Arauto

Rapaz... Eu concordo somente com alguns pontos da sua opnião

O jogo era casual e rápido

1. A partida durava no máximo 25 minutos.
  2. Em partidas rápidas a frustração por perder a partida era menor.
  3. ...não o escravisava feito um zumbi depressivo e frustrado na frente do PC.

Discordo, o jogo antigamente raramente durava 25 minutos, principalmente as ranqueadas.
O bom do LOL é você poder crescer até o ponto de que time  jogar melhor, vence.
Na minha opnião anda é mais frustante doque uma partida rapida, pois normalmente é stomp e nada é mais frustante que você está no bot e não poder ter nenhuma reação porque seu top feedou.
Eu me sinto impotente, me pergunto se eu poderia ter feito algo para mudar e normalmente não acho resposta pois é algo fora do meu controle, salvo algumas ocasiões.
Para min uma partida com uma média de 40 minutos é satisfatoria, pois é um ponto do jogo que como disse antes, depende de quem jogar melhor.

Heroi feedado carregava o game na maioria das partidas

1. Quem ganhava a lane fase tinha como prêmio a satisfação de triturar o time adversário.
  2. Um heroi feedado com uns 3 a 4 kills no início do game contra outros 3 players sem kill normalmente matava os adversários.
  3. O sistema era mais justo pois quem jogou melhor ganhava e ponto final.

Acho isso um tema delicado pois, por exemplo, se um TOP ou um MID ficar forte em cima da sua rota, parabens você ganhou ali e merece ser recompensado.
Mas isso deveria mesmo dar a vitoria a ele? Pois na maioria dos casos o pessoal ganha a rota solo, alguns são campados, então você jogou melhor que o adversario, certo?
Mas isso não quer dizer que você jogou melhor que o resto do time inimigo, são 4 players que estão em desvatagem.
O que resta é tentar suas estrategias e sua sorte.

O Lol é um jogo em equipe, porque um jogador deveria impactar tanto em uma partida?
E é o que mais tem, um é responsavel por dar vantagem para todo seu time, coisa que não deveria está assim.
Hoje diminuiu mais, no entanto isso ainda está muito forte.

Existiam mais herois fáceis para crianças jogarem

1. O gank do WW era só clicar no adversário que você teleportava em cima do inimigo
  2. O W da ashe atravessava literalmente tudo na tela e dava dano em minions e herois inimigos (roubado)
  3. O range de algumas skills como a do Gragas, do Xerath e da Silvir eram tão longos que você nem via eles na tela.

O jogo evoluiu e está cada vez mais balanceado, algo que é muito dificil em um universo com 137 personagens.
Alguns dos seus exemplos são divertidos, mas muito desbalaceado, algo que não pode mais acontecer.
Concordo muito com a parte de campeões facieis, a riot está transforma todas as skills em skill shot, repare nos reworks quase todos o Q antigos :champion3::champion83::champion92::champion95::champion103::champion108::champion135:que iam direto no alvo agora viraram Skill shot.
A Riot tem que fazer mais algums campeões simples, já teve caso de pessoas com deficiência na mão que se pronunciou sobre isso, fica algo muito limitado.
Tiro por mim, eu não tenho uma coordenação motora das melhores, por isso evito jogar com campeões tipo :Champion110: ou :Champion12: em ranqueada pois não me dou tão bem.

As builds foram trancadas

1. Alguns herois tinham possibilidade maior de buildar dano mágico e físico.
  2. Um noob não ficava useless pois mesmo buildando errado ainda ajudava o time pois era possível escalar dano com itens errados.

Concordo, eu como jogador de suporte, minha única variação, por exemplo ,é a bota pois o resto é quase sempre o mesmo.

Discordo em partes do seu suma, o jogo sempre foi competitivo, mas concordo que já foi mais divertido.
O que acredito que está afetando mais são as mudanças com foco no competitivo, na minha opnião a Riot está dando um tiro no pé ao focar nisso ao invés de ser pela SoloQ e nos jogadores no geral.

Seus Questionamentos e Sugetões são delicados, realmente gostaria do jogo como está falando, mas o problema é maior que esse.

Separar por faixa étaria e RG pode ser muito ruim para a Riot, pois grande parte parte do seu público é o juvenil.
Por RG limitará o cadastro além de ser facilmente burlado.
Modo Baby não seria efetivo, seria só mais um razão para os jovens quererem jogar no normal.

Jogar só por píng seria uma péssima ideia, além de boa aprte dos players jogarem solo uma hora quem joga equipe poderá ficar sem sua equipe.
Um limite de caracteres por chat seria uma solução ideal.

Mas um ótimo post para argumentação, mas por se extenso não acredito que ganha grande reprecursão.

Highlighted

Eu sei que a extensão do post é ruim por conta do povo ter preguiça de ler, só que eu vou referenciando ele nas minhas respostas a outros posts que tenham foco de reclamar do LOL. Com o tempo eu vou gerando fluxo no meu post. A ideia é eu deixar ele aqui e ir trazendo pessoas por aqui para darem sua opinião deixando o link dele como argumento nos posts similares aqui no forum. Se não unirmos as ideias o LOL afunda de vez. De cada 10 partidas que eu jogo hoje, umas 8 tem troll. Eu quero muito o fim dos trolls.

Abraço.
Highlighted

é uma parada rápida
sérião pq vcs n fazem logo o chat de voz ne partida, a gente n é criança, no csgo tbm tem um monte de mongol e tilte
tem uma coisa chamada (mute)
e é mt melhor para o time se comunicar
é mt lerdeza ter que digitar ou pingar
ping os crs nunca escultam quando alguem sai da lane tem que digitar
n seria mais fácil c vcs paracem de tratar a gente como criança?
sério ta tenso jgr assim
a mundança que teve ja ta mt boa
mas dx igual csgo é mt melhor
Highlighted

Poderiam melhor o client ne, tem muita animação
Highlighted

League of legends um jogo q eu jogo a 6 anos e nunca fiquei tao descepcionado com esse loucher lixoo q eles n consertam, constante mente o meu e do meus amigos bugam e nunca conseguimos jogar juntos, A EMPRESA GASTA BILHOES PARA CRIAR SKIN HORROROSAS E Q N MUDA NADA NO JOGO AO INVES DE ARRUMA O PRINCIPAL Q É O LOUCHER, eu estou muito revoltado com a empresa e ja estou instalando outros jogos do genero q escutam os jogadores ao inves de pensar em dinheiro.
Parabens Riot games por ser esse tipo de empresa ...
Highlighted

é simplesmente incrível como essa empresa de bosta não cria um sistema descente pro jogo. É bug é troll é retardados jogando e ferrando com a partida, que da vontade de parar de jogar, e oque a empresa faz só cria skin nove em vez de corrigir esses problemas bando de incompetente !
Highlighted
Tropa
Tropa

Ola, eu gostaria de falar que eu realizei minha md10 e eu nao saí do Bronze, como se eu n tivesse feito, sendo que eu apenas perdi 2 das 10 partidas e meu k/d/a ficou relativamente bom em todas, gostaria de saber o por que e se vão arrumar

Highlighted

cliente **cogumelo do Teemo**
Highlighted

cliente L I X O eles censuraram essa palavra