cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

Por quê nós tiltamos? - Entendendo o "Tilt" e os beneficios de uma mente concentrada.

Eae, Gemada aqui!

Tudo tranquilo? Espero que sim!
Voltei aqui com mais um post para o fórum, falando sobre Tilt e explicando um pouco sobre sua relação com a concentração no jogo.

Usei como base e inspiração para esse tópico, o video de um trecho de uma live do Dr. K, falando sobre isso, no qual achei SUPER legal e adoraria compartilhar com a galera.

Fica aqui pra quem quiser dar uma conferida:

Vou transferir o conhecimento do video da mesma forma que foi aplicado, então, comecemos!

• "Uma mente concentrada pode perfurar rochas"

Quando você joga, qual o impacto que isso tem sobre sua mente? É simples: Concentração.
Quando você está jogando, você fica focado em apenas uma coisa, o seu jogo. É um estado no qual eu gosto pessoalmente de assemelhar ao estado de Fluxo (Flow, no original) definido por Mihaly Csikszentmihalyi:

"O estado de Fluxo no game design, é definido pela concentração completa e enérgica de um jogador em uma atividade, com alto grau de satisfação e realização. "

Esse estado pode ser exemplificado com uma imagem:

flow

O Fluxo no jogo se da pelo equilibrio entre desafio e as habilidades do jogador. No caso, se um jogo oferece pouco desafio comaprado à muita habilidade, o jogo se torna tedioso. Se você tem um desafio enorme que não condiz com sua habilidade, ele acaba se tornando frustrante (Igual minhas normal games contra Grão Mestre Kappa).

O ponto é que, no LoL, quando estamos jogando uma ranked, normalmente estamos nesse estado concentrado, focado no nosso jogo. Uma das caracteristicas desse estado é a mente calma e relaxada.

• Agora, vamos para o exemplo prático:

Vamos supor que você está na sua ranked, jogando sua lane e preocupado em ganhar sua rota.

Se o Yasuo do seu time começa a feedar o laner inimigo morrendo 3 vezes seguidas, e reclamar no chat que seu jungler não ajuda. O que isso faz com sua mente? Você perde sua concentração.
Pois você para de focar no jogo, e começa a focar no que seus aliados estão fazendo. E isso faz com que você tilte/dê rage naturalmente, pois sua mente saiu do estado onde ela fica relaxada.

E o que também acontece quando você começa a pensar nos outros jogadores e para de pensar no seu jogo? Sua diversão e performance no jogo desaba.

Pois sua mente vai estar tão ocupada flutuando entre: "Esse cara aqui é horrivel, esse outro é péssimo, etc..." que você sai do seu estado de fluxo, e tanto sua calma, diversão e performance desabam.

E nós sabemos disso! Logo, se você muta seus aliados, qual o resutado que isso tem sobre você? Você está eliminando distrações e ajudando sua mente a focar-se no jogo. 
Se você começar a respirar fundo, mutar seus aliados e focar na partida, algo como: "Ah, eu sei que esse cara vai la no mid e vai morrer de novo. Mas não importa, eu vou fazer o MEU trabalho aqui e jogar o jogo", seu desempenho vai continuar mais estável, e as chances de você conseguir segurar um jogo por não estar abalado com seu time é maior.

No final, podemos resumir da seguinte forma:

Estar concentrado significa estar calmo, com desempenho bom e se divertindo. Se nas partidas, você começar a ter um mind-set de ignorar suas distrações, seu desempenho e diversão sobem imensamente. Então, sim, /Muteall é uma solução absurdamente importante para que League se torne um jogo mais divertido na maioria das vezes.

Pare de entrar em discussões por quê fulano reclamou do seu desempenho. Ignore o que dizem sobre seu champ. Pare de dar atenção para comentarios ridiculos feitos por pessoas na internet que você nem mesmo conhece.

Não, eu não estou defendendo quem faz comentario preconceituoso in-game. Mas saiba que se importar com isso não só vai te desconcentrar do teu jogo, como vai disperdiçar seu tempo que poderia estar gastando ganhando a partida em vez de tentar concientizar o joãozinho mono-zed da sua partida.

Lembre-se do seguinte, League of Legends, apesar de tudo, ainda é só um jogo. Tu ta aqui pra jogar, se divertir e ganhar, e não pra tentar dar lição de moral em alguém. Então para de digitar, e comece a apertar as teclas para usar suas skills para ganhar teu jogo. FOCO!

Enfim, espero que esse post tenha sido interessante de ler para entender mais sobre o impacto que a concentração  tem sobre o jogador, e por quê de perder cncentração leva ao tilt. Se puderem, confiram o video também, pois Dr. K é um psicologo gamer, e ele explica ainda melhor do que eu pude explicar aqui!

Tags (1)
6 RESPOSTAS
Highlighted
Tropa
Tropa

Eu até assistiria o vídeo se tivesse legenda em PT-BR 😞
Highlighted
Lenda
Lenda

Ótimo tópico.
Highlighted
Moderação
Moderação

Belo tópico @Gemada de Taric,

Gosto demais do trampo do Dr.K, comecei a acompanhar as streams dele na twitch faz umas semanas atrás.

Highlighted

@Mango Sent
Poisé, achei ele esses dias. Eu tenho curtido MUITO os videos e os tópicos que ele aborda! Vou começar a acompanhar ele também!
Highlighted

bom tópico, é muito difiicl alguem ficar 5 meses sem tiltar pelo menos uma vez no jogo
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Obrigado Gemada por esse post sensacional.