Olá,
vim hoje trazer um assunto polêmico e importante para a nossa comunidade de LoL.
Todos sabemos que o ARAM é um modo fixo que é bastante amado e jogado mesmo não possuindo nenhuma "recompensa" direta por jogar o modo... E mesmo assim ele tem tamanha popularidade (a própria Riot já afirmou isso).
Mas por qual motivo não temos partidas ranqueadas no ARAM ????
A própria Riot se posicionou sobre isso no ano passado e disse que tem medo de implementar um sistema ranqueado e tirar a "graça" do modo que é literalmente jogar de forma aleatória e se divertir sem ser tão competitivo, e também tem medo dos jogos serem decididos na seleção de campeões (por conta de algumas composições HOJE serem mais fortes que outras)...
Mas hoje trago argumentos e deixo o tópico em aberto para discussão de quem pretende somar com o assunto a respeito das afirmações feitas pela própria RIOT e já antecipo que me coloco a disposição para viabilizar as ranqueadas no ARAM (nem que seja com meras sugestões).
Sugestões !!!
1- Não há motivo para terem medo de implementar um sistema ranqueado no aram, pois acredito que isso só iria hypar o MODO ao invés de torná-lo tão competitivo a ponto de ser "injogável".
Aliás, em Summoner's Rift tem a opção de NORMAL GAME e RANQUEADA SOLO DUO / RANQUEADA FLEX, ou seja, eles também poderiam implementar esse sistema no ARAM para tornar o modo com variedades pra quem quer apenas se divertir sem competir (normal game) e pra quem gostaria de competir e ser recompensado com isso (ranqueadas).
2- A respeito dos jogos serem decididos na seleção de campeões, isso a própria RIOT pode resolver, afinal eles possuem uma equipe de balanceamento exclusiva para o ARAM e eles podem FACILMENTE gerar um mecanismo de balanceamento para tornar o jogo JUSTO.
"Ah mas como?"
Existe DIVERSAS formas e uma delas seria: Separar os campeões do ARAM por TIER baseado no WINRATE deles no ARAM, exemplo:
TIER S (1 campeão tier S pra cada time)
TIER A (2 campeões tier A pra cada time)
TIER C (2 campeões tier C pra cada time)
Dessa forma seria uma fila balanceada pelo Winrate e dependeria apenas da execução dos jogadores em partida.
Além disso, vale ressaltar que o próprio Summoner's Rift não é nem um pouco balanceado mesmo com você olhando os picks no draft, pois além do MATCHMAKING ser completamente desbalanceado muitos jogadores jogam ou testam picks inusitados e faz com que o jogo termine na seleção de campeões. A diferença é que no ARAM o próprio jogo escolheria os picks pra gente (de forma balanceada seguindo a sugestão).
3- Seguindo a sugestão acima, o jogo colocaria 2 dados disponíveis para cada jogador poder roletar e ter a chance de cair com um pick mais confortável (rodando o dado mas ganhando campeão do mesmo tier para não desbalancear). Isso torna mais balanceável ainda tendo a opção do DADO, pois mesmo sendo de forma aleatória você teria 2 chances para pegar um pick confortável ou que seja favorável para sua composição e seu time.
4- Vamos lembrar do nosso falecido 3x3 (Twisted Treeline), o modo era muito pouco jogado e por isso foi removido. E mesmo nesse modo que tinha um matchmaking horrível (ouro caindo contra challenger) tinha um sistema ranqueado e um sistema de normal game...
Inclusive no próprio TFT lançado recentemente que é um modo que depende bastante da SORTE, tem o modo ranqueado e o modo normal.
Então porque no ARAM também não pode ter ranqueada ???? LITERALMENTE NÃO FAZ SENTIDO...
5- Pra balancear mais ainda, cada jogador terá direito a 1 ban por jogo.
Ou seja, se tiver algum campeão/alguns campeões quebrado no "meta", ele terá 10 chances de ser removido.
6- Todos os campeões liberados para todos os jogadores. Para evitar smurfs criadas para proveito no ARAM.
Com apenas essas 6 sugestões já posso afirmar que não faz sentido o ARAM não ter um sistema ranqueado, inclusive acho que já passou da hora da RIOT atender a demanda da sua comunidade.
Eu tenho mais de 3000 partidas no ARAM e posso afirmar com tranquilidade... O que mais faz diferença no ARAM é a mecânica dos players, e com modo ranqueado isso teria ao menos um equilíbrio (julgando pelo próprio ELO). Mas isso talvez afetaria o queridinho da Riot que é o 5X5, já que o ARAM TALVEZ se tornasse mais popular que o 5x5 por ser um modo mais divertido para muitos jogadores. ênfase no TALVEZ...
Desfecho:
Então se você concorda comigo ou se pelo menos não discorda, peço a sua ajuda e compreensão e ajude esse post a chegar na RIOT. Se você discorda, comente o porque que tentarei entender seu ponto de vista, porém o foco da discussão é viabilizar o sistema ranqueado no ARAM.
Eu queria fazer um post muito maior e com muito mais argumentos (pois tenho), porém acho que ficaria muito exaustivo pra quem está lendo...
O que posso sugerir ao pessoal que compartilha da minha ideia é compartilhar o link desse post e pedir para os seus amigos ajudarem a fazer esse post chegar na riot, afinal o ARAM só foi criado porque a própria comunidade floodou os fóruns pedindo a abertura e fixação desse modo. Então creio que sim, esse post pode viabilizar o sistema ranqueado no ARAM, ENTÃO VAMOS TER FÉ GALERA.
Enviem esse link para o https://twitter.com/MarkYetter ele é um Rioter e é o responsável por diversas mudanças.
No mais agradeço a todos e espero contar com a ajuda e feedback de vocês... Estou disponível para opiniões e conversas.
- GLivio
salve.. aramzin é vida.. add ai . bora jogar family
"Nossa região é uma das que mais joga aram"
De onde vc tirou isso?
Não é o que mostra um gráfico de 2018.
"É também impossivel balancear o aram, não por conta dos campões ou item mas por como é a lane, ela é muito estreita e comps de cc ou de campões a distancia tem muita vantagem."
É perfeitamente possível balancear composições sem tirar o fator "aleatório" do modo. Aliás, como já disse antes, ARAM já não é completamente aleatório simplesmente por não habilitar todos os champs.
Dependendo do ponto de vista, SR ranqueado também é uma completa perda de tempo.
Concordo amigo.
Respeito a opinião do amigo acima, mas os fatos para ranqueadas no ARAM já estão no tópico.
Seria muito hype um modo ranqueado no Aram, concordo com a proposta do tópico.
mano poderia colocar um nível mínimo para poder jogar aram ranqueado - exemplo nível 150 - assim evitaria um monopólio de pessoas criando conta para poder jogar aram ranqueado.
E o sistema de balanceamento como você disse realmente parece algo simples de se fazer... basta olhar o winrate de cada campeão no aram e classifica-los de acordo
tendo como base que: toda partida 1 adc cairá para cada time - 1 tanker - 1 mago. algo nesse sentido... para evitar por exemplo: 3 magos etc.. pelo menos é minha opinião... espero que sua ideia vá avante. Um abraço cordial.
Tenho 6k+ de jogos no ARAM e eu espero por isso faz mais de 3 anos sei la... Apoio totalmente
Pena que essa ideia ta sendo postada em fórum BR, visibilidade 0
As ideias desse post não são exclusivas do BR. A Riot sabe, e não é de hoje, que existem jogadores nos diferentes servidores que gostariam da fila ranqueada. Ela só decidiu não fazer nada mesmo.
https://na.leagueoflegends.com/en-us/news/dev/ask-riot-smurfs-in-clash/
Na minha opinião, as desculpas dadas são bem fracas ou desconsideram alternativas relativamente simples.
Por isso que existe a opção mute all e reportar.
Tem toxicidade em todos os modos e isso não vai mudar 😃
Eu apoio a proposta também. Atualmente eu jogo 95% dos jogos ARAM.
Ue já não tem ranked não? todo mundo jogando como se fosse a md10