cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

RANKED NO ARAM - [IMPORTANTE]

Olá, 

vim hoje trazer um assunto polêmico e importante para a nossa comunidade de LoL.

Todos sabemos que o ARAM é um modo fixo que é bastante amado e jogado mesmo não possuindo nenhuma "recompensa" direta por jogar o modo... E mesmo assim ele tem tamanha popularidade (a própria Riot já afirmou isso). 

Mas por qual motivo não temos partidas ranqueadas no ARAM ????

A própria Riot se posicionou sobre isso no ano passado e disse que tem medo de implementar um sistema ranqueado e tirar a "graça" do modo que é literalmente jogar de forma aleatória e se divertir sem ser tão competitivo, e também tem medo dos jogos serem decididos na seleção de campeões (por conta de algumas composições HOJE serem mais fortes que outras)...

Mas hoje trago argumentos e deixo o tópico em aberto para discussão de quem pretende somar com o assunto a respeito das afirmações feitas pela própria RIOT e já antecipo que me coloco a disposição para viabilizar as ranqueadas no ARAM (nem que seja com meras sugestões).

Sugestões !!!

1- Não há motivo para terem medo de implementar um sistema ranqueado no aram, pois acredito que isso só iria hypar o MODO ao invés de torná-lo tão competitivo a ponto de ser "injogável".

Aliás, em Summoner's Rift tem a opção de NORMAL GAME e RANQUEADA SOLO DUO / RANQUEADA FLEX, ou seja, eles também poderiam implementar esse sistema no ARAM para tornar o modo com variedades pra quem quer apenas se divertir sem competir (normal game) e pra quem gostaria de competir e ser recompensado com isso (ranqueadas).

2- A respeito dos jogos serem decididos na seleção de campeões, isso a própria RIOT pode resolver, afinal eles possuem uma equipe de balanceamento exclusiva para o ARAM e eles podem FACILMENTE gerar um mecanismo de balanceamento para tornar o jogo JUSTO.

"Ah mas como?"

Existe DIVERSAS formas e uma delas seria: Separar os campeões do ARAM por TIER baseado no WINRATE deles no ARAM, exemplo:

TIER S (1 campeão tier S pra cada time)

TIER A (2 campeões tier A pra cada time)

TIER C (2 campeões tier C pra cada time)

Dessa forma seria uma fila balanceada pelo Winrate e dependeria apenas da execução dos jogadores em partida.

Além disso, vale ressaltar que o próprio Summoner's Rift não é nem um pouco balanceado mesmo com você olhando os picks no draft, pois além do MATCHMAKING ser completamente desbalanceado muitos jogadores jogam ou testam picks inusitados e faz com que o jogo termine na seleção de campeões. A diferença é que no ARAM o próprio jogo escolheria os picks pra gente (de forma balanceada seguindo a sugestão).

3- Seguindo a sugestão acima, o jogo colocaria 2 dados disponíveis para cada jogador poder roletar e ter a chance de cair com um pick mais confortável (rodando o dado mas ganhando campeão do mesmo tier para não desbalancear). Isso torna mais balanceável ainda tendo a opção do DADO, pois mesmo sendo de forma aleatória você teria 2 chances para pegar um pick confortável ou que seja favorável para sua composição e seu time.

4- Vamos lembrar do nosso falecido 3x3 (Twisted Treeline), o modo era muito pouco jogado e por isso foi removido. E mesmo nesse modo que tinha um matchmaking horrível (ouro caindo contra challenger) tinha um sistema ranqueado e um sistema de normal game...

Inclusive no próprio TFT lançado recentemente que é um modo que depende bastante da SORTE, tem o modo ranqueado e o modo normal.

Então porque no ARAM também não pode ter ranqueada ???? LITERALMENTE NÃO FAZ SENTIDO...

5- Pra balancear mais ainda, cada jogador terá direito a 1 ban por jogo. 

Ou seja, se tiver algum campeão/alguns campeões quebrado no "meta", ele terá 10 chances de ser removido.

6- Todos os campeões liberados para todos os jogadores. Para evitar smurfs criadas para proveito no ARAM.

Com apenas essas 6 sugestões já posso afirmar que não faz sentido o ARAM não ter um sistema ranqueado, inclusive acho que já passou da hora da RIOT atender a demanda da sua comunidade.

Eu tenho mais de 3000 partidas no ARAM e posso afirmar com tranquilidade... O que mais faz diferença no ARAM é a mecânica dos players, e com modo ranqueado isso teria ao menos um equilíbrio (julgando pelo próprio ELO). Mas isso talvez afetaria o queridinho da Riot que é o 5X5, já que o ARAM TALVEZ se tornasse mais popular que o 5x5 por ser um modo mais divertido para muitos jogadores. ênfase no TALVEZ...

Desfecho:

Então se você concorda comigo ou se pelo menos não discorda, peço a sua ajuda e compreensão e ajude esse post a chegar na RIOT. Se você discorda, comente o porque que tentarei entender seu ponto de vista, porém o foco da discussão é viabilizar o sistema ranqueado no ARAM.

Eu queria fazer um post muito maior e com muito mais argumentos (pois tenho), porém acho que ficaria muito exaustivo pra quem está lendo... 

O que posso sugerir ao pessoal que compartilha da minha ideia é compartilhar o link desse post e pedir para os seus amigos ajudarem a fazer esse post chegar na riot, afinal o ARAM só foi criado porque a própria comunidade floodou os fóruns pedindo a abertura e fixação desse modo. Então creio que sim, esse post pode viabilizar o sistema ranqueado no ARAM, ENTÃO VAMOS TER FÉ GALERA.

Enviem esse link para o https://twitter.com/MarkYetter  ele é um Rioter e é o responsável por diversas mudanças.

No mais agradeço a todos e espero contar com a ajuda e feedback de vocês... Estou disponível para opiniões e conversas.

- GLivio 

:Champion65: :Summoner31: :Summoner32: :Habilidades19: :Iten2045:

36 RESPOSTAS
Highlighted

salve.. aramzin é vida.. add ai . bora jogar family

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Interessante, mas não vai acontecer.
1- Ranqueada normal já tem gente reclamando sobre vários coisas, times, desbalanceamento, no aram o personagem sendo aleatório só vai ser mais críticas.
2- Em outros países não existe SR normal as cegas, pois isso diminui o cenário competitivo.
2.1 - Além de quanto mais modos de jogos existirem mais demorada vão ser a filas (menos pessoas por fila), e começa mais desbalanceamento por causa das filas também.
3. Voltando ao item 2. então poderiam tirar o ARAM e colocar o aram competitivo (ou seja, a mesma coisa, só muda um "status" indicando o quanto jogou praticamente). Mas ai os dois grupos vão começar mais rage, pois algo que era para ser "mais de boa perder" para alguns vai ter mais valor do que para outros.

Não estou sendo contra a ideia, só acho bem improvável, como inclusive eu tenho ideias e sei que a riot não faria também, seja tempo, custo, implementação, o que for...
Aliás, com esse tópico, por mim eu apoiaria ter só fila ranqueadas, tirar a putaria de MMR em filas diferentes DO MESMO ESTILO (já que quem tem mecânica... Bem, tem mecânica). Só que para isso também implementar um bom balanceamento impossível, que de ARAM tenha balanceamento justo, se for SR 5x5 também tenha o balanceamento justo, se caiu uma lane auto fill identifique e tenha balanceamento justo...

Mas como eu disse, não vai acontecer.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Nossa região é uma das que mais joga aram e normal game, ao meu ver isso influencia diretamente no nosso desempenho no mundial, tem gente que só joga esses modos por sinal, eu fui uma delas por 2 a 3 anos nao por vontade propia mais fui.

Dividir em fila aram ranqueada e aram normal pra mim só vai dividir a quantidade de jogadores pra cada lado aumentando o tempo de fila.
Sem falar que vai ser mais estressante que jogar as ranqueadas de hoje ja que por ser aram mesmo valendo pontos muitos nao vao jogar a serio tiltando por tabela aqueles que vao pela vitoria.

É também impossivel balancear o aram, não por conta dos campões ou item mas por como é a lane, ela é muito estreita e comps de cc ou de campões a distancia tem muita vantagem. "a mas voce nao pode escolher os campões" entao de nada vale os pontos, no maximo vao ser medidores de quanta sorte voce tem ou em quao bom em combar e acertar skill shot voce é.

Com todo respeito mas ao meu ver aram com pdl é perca de tempo e recurso e nao à futuro algum.

P.S. Ser Sup é ser mãe, ser filho é ser rebelde !
- I'm the best Sup. I really am, sue me! -

Highlighted

"Nossa região é uma das que mais joga aram"

De onde vc tirou isso?

Não é o que mostra um gráfico de 2018.

"É também impossivel balancear o aram, não por conta dos campões ou item mas por como é a lane, ela é muito estreita e comps de cc ou de campões a distancia tem muita vantagem."

É perfeitamente possível balancear composições sem tirar o fator "aleatório" do modo. Aliás, como já disse antes, ARAM já não é completamente aleatório simplesmente por não habilitar todos os champs.

Dependendo do ponto de vista, SR ranqueado também é uma completa perda de tempo.

"Quem pode me ofender? Só um tipo de pessoa, aquela que diz uma coisa com a qual eu concordo."
- Leandro Karnal
Highlighted

Concordo amigo.

Respeito a opinião do amigo acima, mas os fatos para ranqueadas no ARAM já estão no tópico. 

Highlighted
Tropa
Tropa

Mano, pelo q eu li no seu texto, o seu desejo de uma fila ranqueada no aram vem pelo fato de vc não se sentir recompensado. A fila ranqueada com certeza é uma das maneiras de recompensar um jogador, mas também não é a única. Ao criar uma fila ranqueada, além das recompensas vc traz tb competitividade, eu jogo bastante aram(acho q 3k de partidas, assim como vc) e acho q competitividade não combina muito bem com o aram. Pensando aqui bem rápido: e se eu criasse uma conta do 0 e comprasse apenas campeões com os quais eu quero jogar? o aram é aleatorio, mas eu posso restringir as escolhas, pq todos os champs nao sao liberados no aram. A partir disso ja quebra td a sua lógica de balanceamento; pq imagine agora q caiam 5 pessoas no mesmo time, e essas 5 fazem a mesma coisa q eu, compram apenas os campeões q querem jogar. E ai na minha conta só possuem campeões de tier S e A.. enfim fica mt dificil de balancear, e isso põe em cheque essa recompensa q vc ganharia saca? tipo, vc mereceu mesmo essa recompensa? por ganhar um jogo competitivo onde o balanceamento é muito questionável e as escolhas sao totalmente aletatorias? E ai voltamos a estaca 0. Vc ainda iria se sentir pouco recompensado, so q dessa vez estressado e com saudade do aramzinho raiz onde geral fica zoando no chat/call enquanto desvia de skills e se mata pra matar a soraka.
Highlighted

pessoal_precisa_aprender_a_ler.png

"Quem pode me ofender? Só um tipo de pessoa, aquela que diz uma coisa com a qual eu concordo."
- Leandro Karnal
Highlighted
Tropa
Tropa

Seria muito hype um modo ranqueado no Aram, concordo com a proposta do tópico.

Highlighted
Tropa
Tropa

Up!
Highlighted

mano claro que tem diferença de tier entre os campeões . Um velkoz, xerath, ezreal no aram são acima da média... São fortes justamente pela forma do mapa, não existir ganks, uma única rota para se preoculpar, etc. Precisa de um balanceamento para não cair em um time com: EZREAL, VELKOZ, XERATH, ZIIGS, SETT. faz um balanceamento de tier dos campeões (é fácil) não é difícil fazer isso... outra coisa, colocar nivel 150 por exemplo para jogar aram ranqueado.
Highlighted

mano poderia colocar um nível mínimo para poder jogar aram ranqueado - exemplo nível 150 - assim evitaria um monopólio de pessoas criando conta para poder jogar aram ranqueado. 

E o sistema de balanceamento como você disse realmente parece algo simples de se fazer... basta olhar o winrate de cada campeão no aram e classifica-los de acordo

tendo como base que: toda partida 1 adc cairá para cada time - 1 tanker - 1 mago. algo nesse sentido... para evitar por exemplo: 3 magos etc.. pelo menos é minha opinião... espero que sua ideia vá avante. Um abraço cordial.

Highlighted

Tenho 6k+ de jogos no ARAM e eu espero por isso faz mais de 3 anos sei la... Apoio totalmente 
Pena que essa ideia ta sendo postada em fórum BR, visibilidade 0

Highlighted

As ideias desse post não são exclusivas do BR. A Riot sabe, e não é de hoje, que existem jogadores nos diferentes servidores que gostariam da fila ranqueada. Ela só decidiu não fazer nada mesmo.

https://na.leagueoflegends.com/en-us/news/dev/ask-riot-smurfs-in-clash/

Na minha opinião, as desculpas dadas são bem fracas ou desconsideram alternativas relativamente simples.

- Leandro Karnal
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Isso aumentaria o nível de toxicidade do lol
Highlighted

Por isso que existe a opção mute all e reportar.

Tem toxicidade em todos os modos e isso não vai mudar 😃

Highlighted

Eu apoio a proposta também. Atualmente eu jogo 95% dos jogos ARAM.

Highlighted

Adorei suas idéias!
espero que implementem agora na season 11, por que como tudo mudou , o ARAM tb poderia, colocar Ranked nele seria mto top!

abrs