cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Kruel01
Tropa
Tropa

Regras e Coerências dentro do LoL

Olá, vamos lá, já a algum tempo ando vendo que o jogo de uma certa forma é balanceado, porém, existem coisas que não são tão bem assim, e é isso que eu queria falar hoje.

Você vê, durante a criação de um mundo fantástico, esse universo precisa ser coerente com suas regras para que tudo gire em ordem. Um exemplo disso é que se por exemplo eu queimar um pedaço de madeira e ele começar a pegar fogo, então faz sentido que tudo aquilo que aconteça o mesmo com todo o tipo de madeira também.

Dentro do League, um exemplo disso seria o Escudo Negro da Morgana.

Essa habilidade cria um escudo mágico que bloqueia todo o dano mágico inimigo e toda a forma de Crowd Control.

Vamos analisar isso um pouco mais de detalhe.

Essa skill deixa você imune a qualquer forma de CC do jogo, seja ela slow, Stun, supress, e ela também não vê diferença. Seja uma ultimate, seja um item, ou qualquer coisa que dê CC, o escudo não deixa você tomar o controle. Além disso, ela bloqueia qualquer dano mágico durante um período e com um limite de dano. Porém, você ainda pode tomar dano físico, sendo assim, ela tem uma forma de contra.

Por mais frustrante que seja jogar contra isso, não podemos negar que ela é uma skill muito bem balanceada dentro do jogo, ela faz o que tem que fazer, e faz bem, e sem problemas. E todas as outras skills obedecem a regra.

Poís bem, é mais ou menos nesse sentido que quero comentar nesse post, tentarei ser imparcial e sem favoritismo e nem nada. Então, não levarei em conta win rate, pick rate, meta, ou seja lá o que for, mas apenas as regras do jogo e a coerência deles.

Também quero ressaltar que vou usar como base um vídeo do canal Gamer’s Tool Kit, que fala sobre coerência, entretanto, é em inglês, mas encorajo a qualquer um assistir ele: o Video é esse: Esse aqui

Mantenha em mente que isso que ele fala no vídeo pode ser usado no LoL.

Outro vídeo para entender como balanceamento funciona é esse aqui: Esse.

Ok, vamos começar com inalvejabilidade. E por mais que eu odeie essa mecânica por que o Fizz inimigo simplesmente aperta E e foge das minhas skills, eu não estou aqui para falar disso, mas sim como essa regra funciona e como temos um certo campeão que foge disso.

Bom, Inalvejabilidade é a mecânica que permite que o campeão não seja mirado por auto ataques, habilidades (target ou não) e até torres inimigas. Atualmente existem dois tipos de inalvejabilidade: Corpórea e não corpórea.

Corpórea: O campeão fica sem ser mirado, porém você ainda consegue ver o corpo dele (EX: Fizz, Yuumi), esse tipo de campeão tem sua transparência em seu modelo e na sua barra de vida levemente inclinados a desaparecerem do mapa por uns segundos (no caso da Yuumi é enquanto ela estiver com o W em aliados).

Não corpórea: O campeão tem seu modelo deletado do mapa por alguns segundos. Geralmente esse tipo de campeão “infecta” o outro inimigo por alguns segundos (EX: Master Yi, Kayn).

Vladmir entra no meio desses dois, devido que o modelo dele some do mapa, mas o jogador consegue ver a poça dele, mesmo assim, ele ainda caí sobre a mesma regra do inalvejavel.

Entretanto, existe uma campeã que foge dessa regra: Yuumi. E é dela que eu quero falar.

Até aqui, todos já devem ter entendido como funciona essa mecânica no jogo.

Poís bem, sendo assim, por que a Yuumi é o único campeão que quebra a regra do jogo e pode ser atacada por torres? Não tem sentido isso. Se todos os outros não podem, então ela também não pode.

Isso, infelizmente é uma regra, e todos os campeões deveriam seguir de igual ela. Independente de role, winrate e afins.

Sendo assim, precisamos agora de uma solução ao problema, e como quero tentar ser imparcial, eu vou levar em consideração todos os outros champs com a mesma mecânica. Então, está na hora da Yuumi também não tomar mais dano de torres quando atacar o inimigo com o W em aliado, pois não tem nem de longe lógica ter que fazer o contrario e os outros começarem a ser atacados por torre.

Vamos a outra coisa que sempre que vejo fico com uma interrogação na cabeça.

Feitiços de invocador

Feitiços de invocador são habilidades do próprio jogador. São as famosas cartas na manga, na qual podem mudar o rumo de uma Team Fight ou um confronto mano a mano. Essas habilidades são independentes dos campeões escolhidos e não tem custo, porém tem um alto custo de tempo, podendo chegar aos 5 minutos.

Entretanto, esses itens não tem coerência entre um e outro, pois alguns podem ser usados independente se o campeão foi atordoado ou não, outros podem.

Vale ressaltar que o nome “feitiço de invocador” é usado pois antigamente, o jogador fazia parte da lore principal do league. Hoje, o “invocador” não existe mais, porém os feitiços ainda sim.

Poís bem, eu não sei como a Riot criou os feitços, mas vou ser imparcial e dizer que eles também tem suas regras, assim como todos eles não terem custo e ter alto CD.

Vamos lá, sabemos que barreira, Ignite, Exaust, smite, purificar, fantasma e curar podem ser usados mesmo durante um stun, dando margem para outplays lindos e roubos de baron.

Então, sabemos que eles tem uma regra clara: Podem ser usados durante CC, e faz sentido pois eles são feitiços que são independentes do campeão, e consequentemente de qualquer efeito que eles tomem menos a morte pois quem usa eles é o invocador e não o campeão. Lembra que eu falei que essas habilidades eram cartas na manga? Pois bem, é isso mesmo.

É claro que essas spells existem mesmo depois da personagem invocador desaparecer da lore do jogo, o que significa que hoje ela pode não ter mais tantas regras quanto antes, mas ainda mantem as principais que comentei ali em cima. Isso ainda é enfatizado in game pois a Zoe pode roubar esse feitiço de você depois de usado, ou da possibilidade do jogador poder mudar de feitiço usando a runa de feitiços deslacrados. Ou seja o feitiço de invocador deixou de ser algo especial e se tornou mundano, pois agora, ele pode ser roubado por um campeão do jogo, coisa que antes talvez nem era de ser pensada.

Bom, já que é assim porque o Flash não pode ser usado também durante o stun? A barreira consegue ser tão game Change quanto o Flash se bem usado, e ambos tem CDs altos, não existe motivos coerentes ou especiais que digam que não podem? Se de 6 feitiços mencionados, 5 podem ser usados mesmo durante alguma forma de controle de grupo, então o Flash que também é um feitiço igual aos outros também pode, sem mas ou porém.

E tem o teleporte, que poderia ser usado da mesma maneira, assim, o cara pode fugir quando o cara já usou seu CC.

Mantenham em mente que regras são importantes, e que os itens, campeões, feitiços, ou seja lá o que for tem que obedece-las independente da situação, e não o contrario, mesmo que fique forte ou fraco. Ao meu ver tem coisas que a Riot não consegue pensar e ver que não vai dar certo antes de colocar no jogo, coisa que já devia ter sido pensada já durante a pré produção de tal conteúdo.

6 RESPOSTAS
Kiruki
Arauto
Arauto

A Riot quebra as skins que ela mesma cria direto.
Só ver a Xayah SSG que você vai entender isso.

@Kiruki  escreveu:
A Riot quebra as skins que ela mesma cria direto.
Só ver a Xayah SSG que você vai entender isso.

SG ou SSG?

Kruel01
Tropa
Tropa

agradeceria se vocês se mantem-se no assunto e não no flamengo.

Alias já que tu insiste na gente ficar no tema vou falar o seguinte : O league of legends criou mais coisa do que consegue administrar!

NA moderadores vascainos, tinha nem xingamento nem nada wtf]

VAI FLAMENGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Riot não se preocupa com balanceamento ao criar um campeão. Hoje, o que menos importa são as regras, não há regras. O que mais temos no jogo são campeões que fogem das regras, principalmente os últimos que foram lançados. Eles já lançam um boneco sabendo que ele vai desbalancear o jogo, quanto mais OP melhor e "depois a gente vê o que faz pra balancear". Fazem isso propositalmente para movimentar o jogo e chamar atenção para que os jogadores joguem o jogo. Tá errado? Não, mas ao meu ver é a forma menos inteligente de se fazer isso.

O LOL tem mais de 100 campeões mas é jogado basicamente sempre com os mesmos 10, 20 campeões. E desse montante de 20 campeões a maioria são os últimos lançamentos. Por que vou jogar com os outros mais de 100 campões se eu posso jogar com apenas UM de ADC, SUP, MID, JG ou TOP? Vou jogar só com ele, por que ele é OP. Não há fraquezas claras neles e quando a fraqueza é percebida ela é bem difícil de se explorar.

Vide Pyke. Um boneco que tem engage, controle de grupo, velocidade de movimento, recuperação de vida, dano, MUITO dano, execução e "mutchas otras cositas mas". Faz muitíssimo com pouco. Até pouco tempo tinha até waveclear.

Sylas. É um boneco que tem praticamente tudo e até mesmo pode chegar a ter tudo que o Lol tem a oferecer.

A Zoe é um campeão engraçadinho, fofinho mas não faz o menor sentido no jogo. É um boneco que tem uma habilidade única e exclusiva mas que não faz sentido no jogo. A Riot cria um boneco assim, totalmente fora da regra e do contexto do jogo, e depois pra "balancear" nerfa todas as outras habilidades até chegar o ponto de ninguém mais querer jogar com ele. Quando dão qualquer buff o boneco vira um demônio.

A Zoe é um boneco que foi feito para se lançar skin e sem a minima preocupação com a saúde e balanceamento do jogo. E esse é o ponto que me incomoda no League of Legends. Os bonecos são criados e lançados exclusivamente para isso. Essa é a única regra que é seguida. Bonecos que fazem muito com pouco, Super Over power, pra gurizada jogar e pensar "coroi, vou virar main disso" e comprar as skins. E só.

Funciona? Funciona. É a forma mais inteligente? Nem de longe... Por que assim o jogo nunca terá um balanceamento saudável. E o desbalanceamento afasta mais jogadores dos que as skins que são lançadas atraem.

A Yumi foi criada seguindo a regra de bonitinho, fofinho e over power para vender skin, igual a Zoe. Um boneco que desbalanceia o jogo e que para resolver isso a única forma será a transformando num minion que fica invulnerável. Claro, isso depois que ela vender bastante skin.

Isso é o que vejo sendo um leigo total em design de jogos.

https://banjomanbold.files.wordpress.com/2012/12/pato_aviao.jpg?w=640