cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Moderação
Moderação

Saiu no Reddit! - PQC - Irelia, A Dançarina das Lâminas

Weee! Chegou o Saiu no Reddit! Desta vez é sobre a atualização da Irelia!

Dia 9 rolou o AMA no Reddit sobre o rework da Irelia. Para quem não conhece o AMA (Ask Me Anything) ou PQC (Pergunte Qualquer Coisa), é um local para o pessoal perguntar sobre um assunto específico seja dirigido a um grupo ou indivíduo responsável ou que tem vivência pelo tema.

Na discussão, rolaram várias perguntas legais e curiosidades interessantes -- então, estou aqui para trazer este conteúdo. Não serão todas as perguntas e respostas, pois são coisas de região ou não fazem sentido. Caso tenha interesse pelo assunto ou quer ver na íntegra, dê uma passada na thread original do Reddit.

Para quem chegou de para-quedas e não sabe nada sobre a Irelia, confira esses links aqui embaixo:

Chega de bate-papo -- e que a dança comece!

Nine_Tee_Six: Como vocês decidem quais aspectos manter quando estão trabalhando na recriação de um Campeão?

Riot_Owleycat: Temos algumas informações legais no link acima do painel da PAX.
Mas sempre fazemos várias pesquisas e brainstorming quando o rework começa. Levamos em consideração o que os jogadores pensam do Campeão, conversamos com os ritos quais kits, histórias e visuais são mais icônicos e importantes.
Essa é a informação que usamos no DNA (Design, Narrativa, Arte) da pré-produção que definimos para começar.

SpaceNorth: Adicionando um pouco mais, nossas pesquisas também levam em consideração o que conecta a pessoa ao Campeão original, mas nos perguntamos o que fariam deles um ótimo Campeão atualmente.

Cryo00: Qual o motivo de tornar ela distante da Karma e ser contra seus métodos?

JohnODyin: É, todos serem 100% amigáveis tornam as coisas chatas rapidamente. Não digo que ela e a Karma sejam inimigas (ambas buscam o mesmo objetivo), mas é como o Professor X e Magneto.

4catslol: Entrei em um debate e preciso resolver. A Irelia Lâminas Noturnas tem uma voz mais abafada comparada com as outras?

RiotEarthSlug: Não sou o cara do som, mas sim, tem. O motivo é por ela vestir uma máscara, então existe um pouco de alteração na voz.

moobeat: Comprei a Irelia no seu lançamento original, fiquei muito satisfeito com a arte da Irelia Aviadora!
Poderia compartilhar qualquer conceito e habilidades que foram descartadas, pode ser ridícula, interessante ou divertida.

Lonewingy: Ela ter 6 braços e todos seguram espadas, LUL.

RiotAether: Para quem estiver curioso, só dar uma passada nesse vídeo e ver o terceiro conceito desse slide da apresentação.
https://www.twitch.tv/videos/247751817?t=2h10m32s

I_love_Gordon_Ramsay: O que torna os ataques dela tão fluídos em comparação ao ataque bástico de outros Campeões?
Sinto que os lançamentos recentes têm ataques básicos com animações caprichadas em comparação aos Campeões antigos, o que facilita o farm.

JaasoH: Os ataques da Irelia são uma forma de dança. As movimentações principais foram desenvolvidas para serem suaves e fluídas a cada ataque, suas espadas por outro lado são rápidas e violentas, dando uma boa sensação de jogabilidade. Indo para o lado técnico da coisa, a Irelia possui dois estados para ataques básicos dependendo da distância do alvo, passando por um ciclo de "dança" do ataque bástico. Todas suas habilidades possuem uma transição ÚNICA para a animação de corrida e de parado. Exite muita coisa acontecendo quando ela está chutando bundas, seriam +40 animações únicas acredito eu, Campeões antigos possuem muito menos. Trabalhoso, mas tudo isso foi necessário para dar a sensação de quem ela é, uma dançarina das espadas irada.

Jadarko: Algum bug engraçado durante o seu desenvolvimento?

Riot_Rainslight: https://youtu.be/kWAR6s5egGM
Não faço ideia do que rolou de errado aqui, mas aconteceu quando era feito o esboço para o seu trailer.
Melhor nerfar.

Brutusness: O que a Irelia pensa sobre o Swain ser o Grande General de Noxus? Sente algum remorso de ter deixado ele viver e ver isso acontecer? Ela está contente com essa decisão?

JohnODyin: Obrigado pela pergunta! Na época do confronto, a Irelia não sabia direito quem era o Swain, e ele não fazia ideia de quem era a Irelia. No presente, Irelia sempre continua a observar os navios estrangeiros chegando no litoral de Navori. Você pode até considerar ela paranóia. Acredito que podemos dizer que caso ela tenha que fazer isso novamente, ela tentaria terminar tudo de vez, mesmo que o Swain não seja muito o seu grande problema.

Skypual: Como vocês nerfariam a Irelia caso necessitasse? Ou como buffariam?

Blaustoise: Nerfs: R e o que ele pode fazer para impactar em uma luta.
Buffs: Começo do jogo, provável que olhando nos status base, também na Qualidade de Vida (QoL) do Q (Último hit nos minions no nível 1, com a Força da Trindade + Sterak especificamente).
Nada disso é confirmado, mas o geral é nerfar o late, buffar o início de jogo.

ScarizardPlays: Tenho 2 perguntas para RiotSolcrushed:

1) Qual foi é coisa mais importante que encontrou durante o processo de desenvolvimento quando estava criando o seu Kit? Dá para perceber que você encontrou uma fórmula que funciona bem para traduzir os Campeões antigos nos novos, expandindo estrategicamente e dando mais mecânicas para os Invocadores.

2) Como foi essa jornada e motivo da passiva da Irelia, Fervor Ioniano, aumentar o dano contra escudos?
E por último, uma pergunta para RiotPhoenix: No passado Campeões corpo-a-corpo com foco em ataques básicos possuíam poucos efeitos vísuais, especificamente comparados aos Magos e Campeões de habilidades supressoras como os Suportes. Quais foram os processos e problemas que encontraram para expressar isso visualmente com a Irelia?

RiotSolcrushed: Hey! Eu ainda dou uma passeada silenciosa em suas streams de tempos em tempos, bom trabalho.
1) Pergunta difícil :p. Eu começo o projeto com um objetivo em mente e de que eu não vou sair dele, relacionado a "que tipo de emoção esse Campeão evoca quando os Invocadores jogam com ele?", e geralmente pego isso do próprio Campeão original.
2) Essa é uma discussão que tivemos com o time de sistemas. A interação criada foi para dar espaço a possíveis contra ataques de itens que fornecem escudos. Geralmente um item precisa ser mais completo que um Campeão baseado em contra ataque, a intenção por trás de sua passíva foi mais para ser um contra-ataque leve.

RiotPhoenix: Hey Scar, valeu pela pergunta. Todos os Campeões, corpo-a-corpo ou longo alcance, definitivamente possuem seus esquemas únicos. A Irelia ter a sensação de trocentas espadas sem possuir várias na tela foi super difícil. Nesse caso colocamos uma nova técnica em prática que permite as particulas ficarem em sincronia com a velocidade de animação, então dar a sensação do seu ataque básico parecer suave como manteiga independente da sua velocidade de ataque. O desarme da sua Lâmina da Vanguarda foi algo complicado de entender, passou por várias modificações para ter uma identificação fácil e sólida.

mykalR: Quanto tempo levou para fazer o rework?

Ranger_XIV: Do início de tudo até o seu lançamento, provável que 7-9 meses?

EdwinMols: Foram uns 4 meses de protótipos e estudos, depois 5 meses de pré-produção até o seu lançamento.

TFAsc_Fenrir: Então quer dizer que temos uns bons 2 ou 3 Campeões sendo trabalhados que não temos a menor ideia, certo?

Riot_Owleycat: Sim, podemos dizer que quase isso. Você tem um bom ponto nisso, Reav3 e o seu roteiro não mentem (:

Kadexe: Bateu uma curiosidade: por que o dano verdadeiro dela foi alterado para dano mágico. Irelia tinha poucos elementos em seu kit, manter o seu dano verdadeiro seria manter uma jogabilidade fraca. Tenho algumas hipóteses para isso:

• Diferenciar sua passiva do Estilo Wuju.
  • Dar liberdade ao seu poder.
  • Colocar um toque de contra-ataques através de itemização.

RiotSolcrushed: Suas hipóteses estão quase todas no ponto, eu só não me importei muito para o estilo Wuju (existem mais passívas com dano mágico em acertos do que dano verdadeiro).
O principal motivo foi que ela não precisava. Irelia é uma Campeã com alta mobilidade, pode facilmente escolher com quem ela quer lutar. Então faz sentido ter um tipo de Campeão que ela não quer comprar briga (Invocadores que vão para builds de tanque).

PhoenixRal: Vou passar alguns feedbacks e o que estou sentindo sobre o Campeão:

1. As espadas da Irelia eram uma parte icônica que a separava de outros Campeões, vou sentir saudades das antigas, mas também curti muito as novas. Por que vocês decidiram fazer essa mudança?
  2. A fase de rotas está bem complicada atualmente, só é possível ganhar se você conseguir pegar alguns stacks com sua passiva. Vocês farão ajustes em sua curva de poder para deixar sua fase de rotas mais tolerável?
  3. Existe um sentimento geral de que a Irelia é mais fraca que a Camille. Que tipos de posições vocês veêm a Irelia ter no jogo? Por que pegar ela em vez de outros Campeões que conseguem preencher melhor a sua função, como a Camille?
  4. Por último, o E dela não dá uma sensação de recompensa, acertar uma habilidade difícil daquelas e sem nenhum dano parece ser apenas para pegar marcas.

E só queria dizer obrigado para quem fez o visual e splash art da Irelia Aviadora. Ela está tão bonita agora!

Riot_Owleycat: A Irelia Aviadora foi feita pela Incrível Jana Schirmer:
https://www.artstation.com/janaschirmer
Ela é uma das minhas artistas favoritas!

Ranger_XIV: Hey Phoenix, vou dar as respostas na ordem!

1. Não estavam passando aquela fantasia/impressão de várias espadas. Queríamos cortes e movimentos rápidos, suas espadas antigas não conseguiriam manter o que buscávamos.
  2. Sua fase de rotas realmente está um pouco difícil atualmente. Claro se ela sofrerá modificações depois de algumas atualizações para não deixar ela tão dependente, mas ainda estamos observando.
  3. Eu pessoalmente não sinto ela a par com a Camille ou até mesmo similar. Eu escolheria ela pela mobilidade nas lutas de time, considerando também o seu R, desarmar pode causar muito mais impacto na luta do que o R da Camille.
  4. Entendo o E dela ser difícil, mas pelo fato de adicionar vários stacks, avanços e interrupções, talvez não seja a habilidade mais satisfatória, mas acredito que abre grande parte do seu kit para perseguir os oponentes.

ascendgg: Hey pessoal!

1. Qual foi a parte mais desafiadora do rework?
  2. Qual é a skin/splash favorita do time?
  3. Riot pls, dá uma skin nova para a Irelia.

Riot_Owleycat: Questão 2: Não sou tão justo, mas amei a splash base e seu design. A Aviadora foi uma bela surpresa e ficou em segundo lugar para mim.
Questão 3: Mesma coisa! Skin de Irelia, pls!

EdwinMols: Como produtor vou ter que falar que foi a linha do tempo de produção.
O prazo para Irelia foi um pouco mais curto que outras atualizações deste mesmo porte, isso testou nossa habilidade de priorizar e adaptação.

Moonboy65: Quem trabalhou nas novas splash arts da Irelia?

Riot_Owleycat: Pode deixar que eu te respondo!
Eu fiz a arte base e dei um suporte para o time de ilustradores extremamente talentosos que trabalharam nesta grande atualização:

A Irelia Ordem do Lótus foi trabalhada por todos praticamente, mas foi originalmente feita pela Michelle Hoefener e um pouco de contribuição do Alex Flores.
https://michellehoefener.deviantart.com/
https://www.artstation.com/alexflores

Pwnage_Peanut: Por que vocês deram um escalonamento de AP tão grande para a Irelia?

RiotSolcrushed: Foram colocados com a intenção de possibilitar builds divertidas (mas não otimizadas). Builds alternativas que não destroem o balanceamento do jogo e não incentivam práticas tóxicas, elas adicionam bastante para o jogo (Criatividade e expressão dos Invocadores, maior variedade, itemização com vários caminhos etc...)

nekofrog: Qual o motivo de o cabelo dela ser tão mal feito? Dá a impressão de que os Campeões mais antigos possuiam um cabelo melhor, por que a escolha?

JaasoH: Se você estiver falando sobre a animação? Foi mal cara.
Temos algumas tecnologias que possibilitam uma fidelidade maior de animação, mas coloca mais peso no jogo dependendo da complexidade do cabelo. O cabelo da Irelia é grande e complexo e pensado para se ajustar ao seu corpo e movimentação. Se colocarmos esse tipo de técnica, ela não vai rodar muito bem em máquinas mais antigas e queremos que todos os jogadores aproveitem jogar de Irelia.
O cabelo dela foi animado a mão para cada movimento e transição que ela possui.

Avalanche687: Por que o modelo dela é tão grande?

Ranger_XIV: Ajuda a melhorar a visibilidade quando ela está dando dashes e se movimentando. Também pareceu condizente com suas espadas.

M3gapede: Vocês reutilizaram a animação de "andar" da Eve? Parece muito igual.

Ranger_XIV: Nope, isso não é algo que fazemos. ENTRETANTO é o mesmo animador, entãããããoooo...

JaasoH: Nope, mas eu também fiz a animação da Eve, então possível que seja isso, fiz as animações da Irelia do zero.

XenobladeEmpo: Estou bem impressionado com as artes promocionais que os Campeões pós rework estão recebendo.
Qual é o processo feio até a splash final?

Riot_Owleycat: Muito obrigado S2
Ahhh, essa resposta vai ser um pouco longa - desculpas...
Primeiro, as splashes base são diferentes das splashes de skin, e sempre recebem uma camada extra de detalhes - pois serão utilizados em ícones, precisam representar sua história, modelo dentro de jogo e todos o trabalho que o time investiu. Skins são mais fáceis, mas ainda possuem seus pilares, temas, histórias que vão nos guiar.
O processo geral é:

1. Pesquisas (com o time e fundações).
  2. Esboços ---> precisam ser aprovados pelo time e pela sua disciplina de ilustrações, mais esboços se for necessário.
  3. Composição de cores ---> também precisam ser aprovadas.
  4. Decisão - corrigir anatomia, pegar referências, fazer o "correto".
  5. Renderizar
  6. Continuar renderizando
  7. Feedback! Algumas vezes quando a "parte feia" acaba, nós verificamos as ilustrações e buscamos por críticas - isso acontece 1 ou 2 vezes por semana.
  8. Polir - mais ou menos uma semana antes de publicar, um pouco antes para as splashes base, nós passamos por modificações de última hora.
  9. Passo apenas para a splash base, temos uma reunião com artistas bem talentoso de Movimentação Gráfica para planejar a tela de login. Depois de planejar é preparado tudo para que isso aconteça, isso significa, limpar todas as camadas, cortar todos os componentes (TODOS OS PEDAÇOS DE CABELO) e os elementos "escondidos" são pintados.
  10. Entregar. Morrer. Dormir absurdos.

Isso tudo leva mais ou menos 6 a 8 semanas, nós fazemos todas as splashes ao mesmo tempo.

E por ora é só! Espero que tenham gostado deste PQC, e não se esqueçam de conferir a discussão original do Reddit e o Vídeo dos Bastidores de criação da magnífica Irelia.
8 RESPOSTAS
Highlighted
Arauto
Arauto

Re: Saiu no Reddit! - PQC - Irelia, A Dançarina das Lâminas

Pra mim entra na minha lista como segundo melhor rework. 

1. Evelynn 
  2. Irelia
  3. Warwick
  4. Galio
  5. Yorick
  6. Swain
  7. Urgot

E fica meu feedback positivo sobre o video de Bastidoresfaçam mais disso no próximo campeão ou Rework. É muito bom ver como funciona a "mágica", sem falar que ainda serve MUITO bem como uma jogada de markiting pro publico mainstream meio bur.rinho. kk

AGORA SÓ QUERO SABER DE KAYLE E MORGANA! 
NÃO ME DECEPCIONE RITO GOMES, MI DE UMA MORGANA BEM SAFADINHA E UMA KAYLE BEM BRUTA PORÉM INOCENTE! 

Highlighted

"JohnODyin: É, todos serem 100% amigáveis tornam as coisas chatas rapidamente. Não digo que ela e a Karma sejam inimigas (ambas buscam o mesmo objetivo), mas é como o Professor X e Magneto."

Ou seja o sonho da Irélia é exterminar os noxianos :v

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Nerfa o Late e da buff na fase de rotas. Realidade: Nerf dano ult, cdr e correcao de bug no E que deixava ela um pouco tranquila na line; Buff: 3 de Armor base.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

vc n botou poppy nisso ta mt na disney
yorick na lista dos mlehores kkk
''assinatura legal''
Highlighted

tópico muito bom
Highlighted
Dragão
Dragão

O meme precisa voltar. Nerfa Irelia Rito!! tá forte demais.
Highlighted
Dragão
Dragão

Concordo contigo, os Reworks estão bem legais, melhor que os personagens novos. Nem quero novo, só quero reworks kkk
Highlighted
Arauto
Arauto

@O CEIFADOR1337@  escreveu:
vc n botou poppy nisso ta mt na disney
yorick na lista dos mlehores kkk

Poppy já é um rework bem old já, faz o que? Quase 3 seasons que reworkaram ela kkkk