Por motivos a pagina brasileira do lol não quis se pronunciar o do porque do erro e apenas se limitou em dizer que estão passando por um problema. Mas tal erro é causado pelo avast, uma incompatibiliade no arquivo ingame do lol faz com que o avast encerre a partida, portanto desativar o antivirus é a solução temporaria ou como dito pela riot usar outro antivirus temporariamente:
https://status.leagueoflegends.com/#na
"Incompatibilities with Avast are causing players to disconnect from games. Until that’s resolved we recommend using an alternative antivirus software."
Como se trata de um antivirus, de a preferencia em desinstalar ele e seus vestigios, pois até onde lembro, principalmente o avast pós desinstalação deixa um tanto de "raiz mal cortada" pelo pc. Alem disso, é um erro de conflito com um arquivo no lol, pode ser que outros programas tambem apresentem o mesmo problema.
Atualização do caso: nada mais foi dito sobre o problema, e mesmo assim jogadores estão apresentando problemas, até mesmo quem não usa Avast, além de outros bugs que vieram nessa atualização da madrugada dia 12, impossibilidade de pingar os itens e alguns com problemas nos alertas. Tem alguma solução certa pra quem não consegue conectar no game? Infelizmente não, e que chato que está tendo essa demora toda, não me lembro da ultima vez que houve um problema de conflito que durou tanto tempo assim( dia 11,12,13, 3 dias já). O que pode ser feito depende de cada jogador, verificar todos os programas ativos no computador e ir desativando pra ve se na sorte o game consiga conectar. Eu não estou passando por esses problemas, meu desktop de segundo plano só tem a steam, discord e as definições da nvidia ativos, e não conheço alguem proximo/na cidade que esteja passando por isso para poder ajudar a buscar soluções.
Um bagulho que me preocupa um pouco eh que esse problema nao eh novo, e ano passado o avast descobriu que jogadores de league estavam recebendo golpe de phishing.
eu uso avg w deu problema tbm. depois que desinstalei voltou.
eu espero que resolva. nao aguento mais tomar bam por um problema da riot.