cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Valarin
Aronguejo
Aronguejo

Debugando o Servidor - Edição da Friaca (Dezembro/2018)

E aê, meus honoráveis!

Chegamos ao fim de 2018 e também ao nosso último Debugando o Servidor do ano! Foi uma honra abrir esse canal para falar com vocês sobre o estado do nosso querido joguinho.  Também é ótimo receber a gratidão de vocês pela transparência ou puxões de orelha sobre problemas aos quais não estávamos dando a devida atenção. Em 2019, espero que possamos evoluir esse canal ainda mais.

Disclaimer:

Nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, de Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), de funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL, etc.

Bora lá para o que aconteceu esse mês:

Servidor

Quando falo de servidor, me refiro a duas coisas: a plataforma, que é onde fazemos o login, onde estão históricos de partida, replays, missões, loja, etc.; e o servidor de jogo, que é onde os jogos propriamente ditos acontecem.

Fim de temporada é a época mais crítica do jogo não só para quem está tentando subir aquele elo de última hora, mas também para os servidores: é quando temos mais pessoas jogando simultaneamente, logo qualquer problema vai gerar um impacto imenso em vocês. Imagina dar problema no servidor no último dia da galera tentando pegar elo? Nagacáburos que me dibre.

Felizmente nada aconteceu nas últimas semanas da temporada e em dezembro tivemos somente uma hora de derrota impedida ativada (depois do fim da temporada) em um problema que aconteceu de madrugada devido a uma configuração errada feita por um de nossos engenheiros, que acabou afetando alguns servidores.

Conectividade

Quando falo de conectividade me refiro à infraestrutura de internet geral do Brasil, às redes das operadoras de telecomunicações e ao Riot Direct (a “operadora” da Riot que tem rede própria para melhorar a latência nos jogos).

Esse mês tivemos alguns problemas na integração da nossa rede com as redes da Tim e da Vivo que afetaram alguns jogadores. A situação com a Tim foi resolvida, porém a nossa integração direta com a Vivo ainda está desabilitada enquanto trabalhamos em conjunto para entender o que está acontecendo (isso significa que os clientes da Vivo podem estar jogando uma latência maior do que estão acostumados, principalmente fora das regiões metropolitanas).

Saúde do Jogo

Em saúde do jogo eu falo sobre o cliente, sobre bugs, performance e mais tantas outras funcionalidades do jogo.

Em fim de temporada evitamos lançar novas funcionalidades ou fazer mudanças de grande impacto na infraestrutura do jogo, devido às festas de final-de-ano ou férias, então não tenho muitas novidades nessa seção esse mês. Continuamos trabalhando em melhorias do cliente que devemos começar a implementar ano que vem e continuamos trabalhando nas otimizações necessárias para fazer o Clash acontecer em 2019.

Resumão do mês(TL;DR):

Servidor - Mês tranquilo, final da temporada rolou sem problemas.

Conectividade - Problemas na integração com algumas operadoras podem estar aumentando a latência para alguns jogadores. Estamos trabalhando para normalizar.

Saúde do Jogo - Sem muitas mudanças, pois congelamos para o final-de-ano. Novidades voltam em janeiro.

Então por esse mês é isso, galera! Voltamos no final-de-janeiro com maiores novidades do que vem por aí.

Valeu! :Habilidades101:

Tags (1)
110 RESPOSTAS
RTS Nemesis
Tropa
Tropa

Eu gostaria de reclamar sobre a queda no server que afetou a maioria dos jogadores, e eu fui um deles. Eu reloguei depois de 1 hora pra ver se voltou e me deparo que levei um leavebuster. Vocês poderiam me ajudar?
Doutor Brown
Tropa
Tropa

oi eu sou o guilherme, e gostaria de reclamar sobre o servidor de jogo, não sei se é só comigo q acontece isso mas creio que não, ultimamente ando jogando partidas em que a conexão cai derre pente sem a internet estar com problemas e muitos bugs visuais acontecem porque não carregou direito o jogo. Mas na ultima partida que joguei foi a gota da água, no dia 01/01/2019 joguem uma partida com má conexão, eu cai, reconectei e quando voltei eu esta com um bug que me impedia de usar minhas habilidades, não conseguia nem usar a sentinela. acredito eu que o bug foi por causa do servidor porque tinha aliados meus com muito leg na partida e acabei perdendo a partida por isso, não quero nada só que não ocorra erros ou bugs que afete meu jogo quando os servidores ficarem ruins ou cheios de mais, e tenha um bom dia!

verdade isso também aconteceu comigo, mas tb nn aparecia minha vida nem dos adversários, e ficavam falhas em minha tela, não era meu computador porque depois fui jogar outro jogo e nao ficou assim
sariga100
Tropa
Tropa

good rito
Destitute
Tropa
Tropa

Haverá algum problema para pessoas que jogam (mesmo acostumadas com isso) com a latência de 60,80 ping?

É que tem "um amigo meu", sabem... E estou preocupado com ele...

Obrigado.

P.s: A internet dele é 4G da Tim.
I X
Tropa
Tropa

Dia 28/01, ativaram o urf, a sucata que chamam de servidor não está aguentando. 4 do meu time estão enfrentando desconexões.

Todo dia que o servidor falhar vou continuar comentando nesse post do forum para elaborar o mural da vergonha do server.

Reconectando~:Iten3022:

Higorwsc
Tropa
Tropa

E o problema do bug do fps 00 em determinados minutos?
Perez
Tropa
Tropa

Amigos, Eu gostaria de falar um pouco sobre a situação dos jogadores do nosso querido joguinho na região nordeste. Provavelmente é de conhecimento de vcs que todos os players do nordeste, por melhor que sua internet seja, não consegue jogar de igual pra igual com os players das outras regiões pois o ping minimo que a região consegue é de 60-80ms e isso faz com que os jogadores da região se tornem poucos competitivos. Vocês estão realizando alguma ação com relação a isso?
CorjaHumana
Tropa
Tropa

A atualização 9.3 trouxe uma oscilação no meu ms absurda, a cada 5 segundos dá um pico no ms e está um nojo jogar desse jeito. Sofrendo hate costante porque não consigo jogar... mesmo jogando safe, levo outfarm... pelo amor dos deuses, façam alguma coisa.

alll mightt
Tropa
Tropa

riot bota skin do ryze triufante como premio no clash, essa skin é dada para quem joga os torneio de lol oficial, e clash é oficial ia motivar mais gente a jogar, ja que o ryze só tem 3 skin feia na loja o resto é tudo legado ou reprinte do skt